Seo para e-commerce — O Guia para posicionar lojas virtuais no Google!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 8 leitura mínima
Imagem: Freepik

Conseguir colocar uma loja na primeira página do Google é o desejo de muita gente, no entanto, como elaborar seo para e-commerce?

Além da credibilidade, estar bem ranqueado nos mecanismos de busca aumentará significativamente suas oportunidades de venda. 

O Seo para e-commerce é essencial para atrair clientes, portanto, fator decisivo para que o sucesso aconteça. 

Você sabia que apenas 10% das pessoas avançam para a segunda página do google? Pois é, por isso a importância de estar na primeira página. 

Calma, não precisa se desesperar se sua loja ainda não aprece na primeira página, vou te apresentar um guia para posicionamento no google usando de forma correta o seo para e-commerce

Veja também

O que é seo para e-commerce e sua importância?

Primeiramente, trata-se de uma pergunta crucial e importante, porque muita gente apenas ouviu falar, mas saber de fato o que é não sabem. 

Em suma, SEO significa “Seach Engine Optimozation” traduzindo seria: otimização para o Sistema de Buscas”. 

O Seo para e-commerce engloba uma série de estratégias a fim de colocar sua loja nas primeiras posições, e o melhor não serve apenas para o google, ajudará no ranqueamento em outros mecanismos como Bing, Yahoo, Explore etc.

Não importa se a loja é grande ou pequena, o processo é o mesmo e visibilidade é o ponto-chave, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. 

Para o e-commerce está bem posicionado é importante, podendo destaque receberá mais visitas, e como consequência aumentará suas vendas. 

O seo para e-commerce é um investimento preciso, escolhendo o profissional certo os resultados serão garantidos. 

Estratégias de seo para e-commerce

Os consumidores atuais estão cada vez mais atentos, sabem comparar e pensam na hora de escolher qual produto comprar. 

O seo para e-commerce ajudará sua loja não apenas aparecer, mas aparecer para o público certo, um público engajado e com interesse em compra. 

Jornada de compra 

A jornada de compra é o percurso que o cliente faz até concluir a compra. A jornada começa com a descoberta da loja virtual, pela atração do produto, aqui pode existir comparação de marca e preço.  

Agora você entende porque o bom posicionamento aumenta as chances de venda? Mas, espere não é só isso. 

De nada adianta estar na primeira página dos mecanismos de busca se ao clicar na loja o cliente não encontre em detalhes o que espera. 

O seo para e-commerce vai além do posicionamento, os produtos precisam ter descrições, falar dos benefícios, ótimas fotos, avaliações, etc.

Como estratégia de seo para e-commerce o link Building faz parte do processo, quando se tem links de autoridade apontando para sua loja o google entende que seu site é relevante, isso aumenta seu posicionamento orgânico. 

Guia para posicionar lojas virtuais no google

Finalmente o passo a passo para posicionamento de lojas virtuais no google, são 10 dicas eficazes que se aplicadas com afinco em breve colherá os resultados. 

Definição de palavra-chave

Ao definir a palavra-chave você estará identificando para o google para quem deseja que seu site apareça, ou seja, pessoas interessas na palavra-chave definida. 

Para e-commerce recomendamos a palavra-chave em long tail por ser mais específica, de modo a responder melhor para o ranqueamento.  O próprio google oferece o Keyword Planner para ajudar na busca pela palavra-chave.

Capriche nos títulos

É imprescindível que toda página do site tenha títulos adequados, isso pode implicar diretamente no ranqueamento. 

Além disso, o título deve conter a palavra-chave para otimização, e que a descrição não ultrapasse 70 caracteres. 

Heading tags

Estas servem para dar destaque aos títulos, se trata de códigos HTML, popularmente conhecidas como H1, H2, H3, etc. e devem ser usadas de maneira crescente. 

Meta descriptions

Como o nome sugere é uma descrição do seu texto, tal descrição aparece no google abaixo do título quando alguém procura por sua palavra-chave. Interessar-se evitar excessos, ao fazer a meta descrição não ultrapasse 160 caracteres. 

Otimização de imagens 

Para quem quer vender precisa enxergar possibilidades por toda parte, uma ótima imagem venderá o produto por si mesma.

Ainda, as imagens precisam estar otimizadas para seo, preencha a tag <alt> e tag <src> pode parecer bobagem, mas simples detalhes colocam seu concorrente na frente na busca orgânica. 

URL amigável

É o endereço URL, também conta para o seo, nele deve conter a palavra-chave, não deixe a URL muito longa, ideal é colocar apenas o nome do produto que você quer vender. Ou seja, sua palavra foco.

Descrição de produtos

Aproveite a descrição para vender o peixe, detalhadamente seja objetivo, mostre as vantagens do produto, evite a repetição, um bom texto é sinal de conversão. 

Ao linkar outra página com a página atual aumentará a relevância de ambas, pode ser link apontando para a home, para a categoria ou até mesmo para produtos similares. 

Prova social 

A prova social são as avaliações de quem já comprou o produto, dê destaque, deixe outros compradores lerem, a prova social sendo positiva costuma converter muitas vendas. 

Velocidade do carregamento 

Ninguém gosta de navegar em uma página que demora a ser carregada, as pessoas buscam agilidade, tempo é quesito essencial em um e-commerce. 

Portanto, se uma página demora para carregar muitas pessoas podem desistir de comprar na loja, e isso além de implicar em perdas econômicas aumenta a taxa de rejeição com o google. 

Organização

Da mesma forma que bagunça afasta, organização atrai. Então, mantenha a home organizada, cada produto na categoria especifica. 

Se coloque no lugar de um cliente, veja se o site está agradável, se é fácil pesquisar e encontrar as coisas. 

Concluindo sobre Seo para e-commerce

Como você notou é um conjunto de técnicas que ajudarão o e-commerce a se posicionar de forma favorável? 

Mas, é preciso ficar ciente que mesmo realizando todas as técnicas citadas acima, e foram apenas algumas, não é muito rapidamente. 

Primeiramente se estuda uma série de fatores, depois aplica as técnicas e aguarda os algoritmos do google rastrearem seu site.

Além disso, algumas técnicas são constantes de modo a manter a posição, como a de link building. Anotou as dicas? Então mãos a obra. 

Por fim, desejamos boa sorte no seu e-commerce, até a próxima! 

Compartilhe este artigo
Seguir:
Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.