Backlinks tóxicos: como remover backlinks toxico em 6 passos?
Se precisa remover os backlinks tóxicos do site por ser rebaixado na SERP devido um ataque, recomendo fazer uma auditoria do perfil de backlinks!
Nessa altura do campeonato você já deve saber que os backlinks e um dos mais importantes fatores de ranqueamento. Entretanto, da mesma forma que os bons backlinks conta como um ponto positivo, os backlinks ruins também conta como um voto negativo para o seu site.
Nesse sentido, pessoas mal-intencionadas usam disso para atacar adversários com caminhões de link ruim para derrubar na SERP. Desconsiderando os seus esforços com estratégias de link building.
Portanto, se você esta passando por isso, fique até o final desse artigo que você sairá dessa página com um perfil de backlinks limpo.
Sem mais delonga, passarei duas formas de remover os backlinks tóxicos e prejudicial que apontaram para seu site. A primeira é.
Veja também: Comprar backlinks brasileiros — Pacotes com DR 30 | 50 | 80+
Canal Semrush Brasil
Como remover os backlinks tóxicos que apontam para o seu site usando a auditoria do perfil de backlinks da SEMRUSH?
A primeira opção para remover de forma automática e prática os backlinks considerados tóxicos no seu site e usando a ferramenta de monitoramento da Semrush.
De forma prática e rápida, a semrush e capaz de verificar o seu site e encontrar os backlinks tóxicos. Além disso, te dar a possibilidade de criar um arquivo desses backlinks tóxicos já no formato certo para enviar para o Google remover.
Entretanto, segundo testes feitos em algumas remoções de backlinks considerados tóxicos via semrush não teve 100% de êxito na varredura para encontrar os links que aponta para o site.
Porem, é a forma prática para desconsiderar os links ruins que apontam para o seu site, por mais que não seja 100% efetiva.
Portanto, para remover todos os backlinks sem valor e considerados tóxicos que aponta para o seu site usando semrush, siga os passos.
Crie um perfil gratuito ou premio na Semrush!
O primeiro passo para começar a remover os backlinks apontados como tóxico para o seu site e criar um perfil na Semrush.
Nesse sentido, e super fácil e prático para criar um perfil usando apenas seu endereço eletrônico como qualquer outra ferramenta que você já tenha usado.
Melhor opção para criar sua conta na semrush e usando a primeira opção!
Portanto, após criar o seu perfil na semrush, sendo ele gratuito ou premio, e hora do próximo passo.
Inicie um projeto do seu site na Semrush
O segundo passo após criar a sua conta na semrush criar um projeto do seu site na plataforma.
Nesse sentido, para criar um projeto do seu site dentro da Semrush e só seguir a imagem abaixo.
Adicionar Novo Projeto!
Como na imagem acima, após clicar em adicionar novo projeto, adicione o domínio e o nome do projeto como na imagem abaixo para criar.
Insira domínio e nome do projeto!
Como fazer a auditoria do perfil de backlinks via Semrush?
Após criar o seu perfil e criar o projeto do seu site na semrush, e hora começar a auditoria do seu perfil de backlinks.
Nesse sentido, com essa auditoria do perfil de backlinks a semrush varrerá o seu site e encontrar os backlinks tóxicos que apontam para o seu site.
Configure a auditoria de backlink
Após criar seu perfil e adicionar seu site a um projeto inicie a configuração da auditoria de backlinks como na imagem acima e abaixo.
Após escolher o “Campaingn Scope” e hora de iniciar a sua auditoria do perfil de backlinks e esperar que a Semrush encontre e analise todos os backlinks apontando para o seu site. Para assim, mostrar quais são tóxicos para serem removidos.
Para que todos os backlinks sejam descobertos e analisados, conecte sua conta da semrush a sua propriedade do Search Console.
Com isso, a ferramenta de auditoria de backlinks terá acesso a todos os links que apontam para os seus sites descobertos pelo Google Search Console. “Como no exemplo abaixo”!
Conecte a conta da semrush ao Google Search Console!
Após isso, verifique a sua conexão como a página da semrush explica no próximo passo, e estará tudo pronto para que a semrush encontre e analise todos os seus backlinks.
Nesse sentido, após finalizar a auditoria do perfil de backlinks, você terá o resultado de todos os backlinks apontando para o seu site, e agora pode separar e remover os tóxicos. Como na imagem abaixo!
Resultado da auditoria do perfil de backlinks tóxicos.
Como separar e remover os backlinks tóxicos?
Bom, agora vem o passo de separar e criar um arquivo de todos os backlinks tóxicos e mandar para o Google remover.
Nesse sentido, após finalizar a sua auditoria, clique no percentual de links que a semrush considera como tóxicos, como mostra na imagem acima!
Portanto, você será redirecionado para a página onde terá somente os backlinks considerados tóxicos que você clicou no passo anterior. Como na imagem abaixo!
Analise a pontuação de toxidade
Como na imagem acima, você analisará se cada backlink e realmente toxico, marcar e mover para a aba rejeitar os que são, como na imagem abaixo!
Selecione todos os links tóxicos para aba repudiar
Após isso, todos os links tóxicos serão movidos para a aba rejeitar ou repudiar, é nessa parte será que você criará o arquivo para enviar para o Google remover. Como na imagem abaixo!
Repudiar backlinks tóxicos
Como mostra a imagem acima, na área repudiar, você conseguirá ver e todos os domínios tóxicos e exportar em forma de arquivo TXT.
Nesse sentido, clicando em “Exportar para TXT”, seu arquivo de backlinks tóxicos no formato certo estará pronto para você poder enviar para o Google remover. Como na imagem abaixo!
Exporte o arquivo em TXT
Portanto, realizado isso, chegou a hora de enviar o arquivo criado para o Google poder remover essa lista de backlinks tóxicos do seu perfil.
Como enviar o seu arquivo de backlinks tóxicos para o Google remover?
Com o seu arquivo pronto, e hora de enviar para o Google e depois configurar a semrush para que a mesma também remova esses backlinks em próximas auditorias que você faça.
Portanto, siga o passo a passo da forma que passarei para você conseguir terminar o envio do seu arquivo para o Google remover os backlinks tóxicos.
Envie o arquivo para o GSC
Como na imagem acima, você pode ir direto para o passo 3 da explicação da imagem acima e abrir a ferramenta de rejeição do Google. Dado que, o passo 2 e 1 já foram explicados e feitos durante o processo anterior.
Que é, selecionar os backlinks tóxicos e exportar o arquivo no formato correto para o Google remover.
No passo 3:
- Abra a ferramenta de desavow do Google.
- Selecione a propriedade referente ao site que você quer remover os backlinks tóxicos.
- Envie o arquivo que você exportou da Semrush.
Arquivo de backlinks tóxicos enviados para o GSC
Após isso, volte na semrush e clique em feito para finalizar a auditoria de remoção de backlink toxico.
Finalize a configuração para ter a nova pontuação de toxidade!
Pronto! Dentro de algumas semanas o Google deixará de contar esses backlinks que você considerou como tóxicos, quando ranquear as suas paginas.
OBS… Recomendo tomar cuidado e selecionar os domínios certos para a remoção, do contrário, seu ranqueamento pode ser prejudicado caso você selecione e remova links que estão contribuindo e não prejudicando o seu site.
Em conclusão, essa foi a forma prática para criar o arquivo no formato certo via semrush para enviar para o Google remover.
Como remover backlinks tóxicos selecionando manualmente?
A segunda forma de selecionar os links tóxicos que estão apontando para o seu site, e poder criar assim o arquivo de remoção, e diretamente pelo Search Console. Ou seja, uma forma difícil, porem, mais segura de fazer.
Portanto, no seu perfil de backlinks do GSC, selecione manualmente e coloque em um bloco de nota todos os domínios considerados tóxicos lincando para o seu site. Assim, você separará com 100% de êxito e remover os links certos.
Perfil de backlinks no GSC
Nesse sentido, após selecionar todos os backlinks tóxicos manualmente via GSC, faça o mesmo processo de envio do arquivo para o Google remover.
Pronto! Sua limpeza de perfil de backlink esta pronta, agora e só monitorar pelo menos uma vez por semana, para evitar novos ataques.
Portanto, pode levar algumas semanas para o seu site ter mudanças nas SERPs devido à ação que você acabou de tomar.
O Guia Completo de SEO para iniciantes cuidarem da otimização do proprio site!
Se você deseja crescer o seu site, e alavancar seus conteúdos a níveis que nunca imaginou, conhecer o mínimo do SEO para iniciantes será essencial.
Desse modo, será o SEO quem trará os primeiros passos de um site com tráfego orgânico de qualidade, que poderá começar a trazer resultados, visto que tudo estará otimizado conforme os mecanismos de pesquisa.
No entanto, como você já deve saber, o mundo da otimização de mecanismos de pesquisa é complexo e está em constante mudança.
Entretanto, você pode entender facilmente o básico, e até mesmo um pequeno conhecimento de SEO pode realizar uma grande diferença.
Diferente do que muitas pessoas afirmam, nós mostraremos que usar as técnicas de SEO não é difícil, e você pode facilmente aprender.
Confira nesse guia desenvolvido somando o que aprendi no Guia do Google, com anos de testes em vários nichos de mercado a seguir:
Antes de tudo, o que é SEO para iniciantes?
SEO: significa, Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), é a prática de aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego do site, e também a exposição da sua marca, por resultados de pesquisas não pagas (orgânicas).
Ou seja, estamos falando de um conjunto de estratégias, direcionadas para trazer a melhor visibilidade para sua página durante uma pesquisa.
Dessa forma, sabe quando você pesquisa algum termo no Google, e aparece uma lista de sites específicos nas primeiras páginas e posições? O foco principal do SEO é proporcionar justamente aquilo para os conteúdos.
O melhor de tudo, sem precisar pagar nada, trazendo o conhecido “tráfego orgânico”, ou seja, sem publicidade.
Atualmente, o SEO é uma das coisas mais utilizadas pelas pessoas que desejam alavancar seus conteúdos e trazer grandes resultados.
Como funciona o SEO?
Primeiramente, você deve saber que os mecanismos de buscas, como o Google, Bing e dentre outros, usam “bots” para rastrear páginas na “web”, coletando informações sobre essas páginas e colocando-as em um índice.
Desse modo, o próprio algoritmo do Google, analisa cada conteúdo daquele nicho, considerando uma série de fatores, e assim cria uma classificação dentre os sites.
Justamente nesse momento que entra o SEO, visto que ele organizará o seu site, trazendo estratégias que andam exatamente em cima do que o algoritmo do mecanismo de busca procura.
Como o próprio nome já diz, ele otimizará o seu site e conteúdo, para que os mecanismos de buscas, consigam dar atenção ao seu site, e proporcione um bom posicionamento.
O SEO se trata de algo separado em uma série de fatores de otimização, que você usará, e assim andar junto ao mecanismo.
Por exemplo, a qualidade do conteúdo e a pesquisa de palavras-chave são fatores-chave para a otimização do conteúdo, compatibilidade com dispositivos móveis, e dentre outros, são alguns dos fatores considerados pelo Google, e estão nas estratégias de SEO.
Assim, otimizar seu site e conteúdo com esses fatores, pode ajudar suas páginas a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
Outra forma de otimizar o texto e usando as palavras de transição para melhorar a legibilidade e experiencia do usuário no seu texto e site.
Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Primeiramente, saiba que ambas as estratégias têm como foco trazer mais pessoas para a sua página e conteúdo, e proporcionar resultados.
No entanto, por mais que tenham as mesmas intenções, saiba que são estratégias totalmente diferentes.
Começando pela que falamos anteriormente, no tráfego orgânico, você consegue adquirir um resultado através das próprias pesquisas realizadas nos mecanismos.
Dessa forma, o tráfego de pesquisa orgânica vem de pessoas que encontram links de negócios entre os resultados do mecanismo de pesquisa, como no Google, por exemplo.
Logo, é a otimização de SEO e algumas outras características, são quem influencia mais nos resultados da pesquisa orgânica.
Já o tráfego pago, se trata de uma estratégia atribuída a partir de visitantes que clicam em um link em um anúncio ou lista patrocinada.
Assim, você precisa pagar para aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.
Em resumo, de uma simples, em uma alternativa você precisa fazer um investimento em propaganda, já na outra não.
Entretanto, o considerado mais valioso e de maior procura, é o tráfego orgânico.
Alguns dos motivos por ter amplamente essa consideração, são:
- De acordo com estudo realizado pela Social Fresh, 33% dos cliques de resultados de pesquisa orgânica vão para a primeira listagem no Google.
- Os sites que estão no topo devido ao tráfego orgânico, colherão muito mais benefícios no longo prazo.
- O Google direciona a maior quantidade de tráfego para o orgânico, por ser a fonte mais confiável para quem está pesquisando uma compra.
Portanto, mesmo que seja uma alternativa que possa ser mais “dura” e leve mais tempo para se indexar, os benefícios após isso, são altíssimos.
Podemos dizer que esse é o principal motivo pela procura das pessoas pelas estratégias de SEO, para adoção do tráfego orgânico.
Por que o SEO é tão importante para quem está iniciando?
Se você está tendo o primeiro contato com todo esse assunto, certamente pode surgir a dúvida. Por que é tão importante o SEO para iniciantes?
Para respondermos essa pergunta, você concorda que quem move um site são as pessoas que acessam?
Independente da sua estratégia, seja com os anúncios, venda de produtos e dentre outros, o que movimentará o seu site, são as pessoas, ou seja, o tráfego.
Até porque, um site sem tráfego, sem visitas, sem cliques, sem nada, não consegue sair do canto, e todo o investimento será em vão.
A única solução para um site sem estratégia, seria o tráfego pago, mas, se trata de uma alternativa totalmente temporária, e sem contar que os investimentos são altos.
Logo, a principal alternativa hoje para obter tráfego de qualidade, e crescer a sua marca nos mecanismos, será através do orgânico.
Como já citamos anteriormente, o tráfego orgânico anda em conjunto com o SEO, onde para ele funcionar, se torna totalmente essencial essas estratégias.
Sendo assim, o SEO é importante para você trazer esse resultado para o seu site, trazendo um tráfego de qualidade, nome e também impor a sua autoridade digital.
Portanto, sim, é uma estratégia com uma enorme importância, e como já dito, todo gestor de site, principalmente iniciante, que quer resultados, deve conhecer.
Devo contratar um profissional, consultor ou agência de SEO?
Quando falamos em estratégias digitais, isso com toda certeza pode ser um tabu para muitas pessoas, sendo algo considerado muitas vezes “difícil”.
Assim, nesse momento é muito provável que você elabore a seguinte pergunta. Devo entrar em contato com um profissional, consultor ou agência de SEO?
No entanto, dependendo da sua vontade de aprender e da complexidade do (s) seu (s) site (s), você mesmo pode realizar alguns SEO básicos.
Isso porque, você verá mais na frente, que grande parte dos fatores de SEO são simples, e que com simples estratégias nos seus conteúdos e site, se tornará possível realizar a otimização.
Inicialmente, principalmente se a sua possibilidade de investimento ainda for muito baixa, você mesmo pode adaptar a estratégia ao seu conteúdo. Não é nada tão “complicado”.
No entanto, é claro, você precisará estar disposto a aprender, para assim adotar essa estratégia aos seus conteúdos.
Se você acabar procurando ajuda especializada, é importante saber que muitas agências e consultores “fornecem serviços de SEO”, mas podem variar muito em qualidade.
Portanto, para garantir que o investimento será correto e que de fato boas estratégias vão ser usadas, procure contratar um Analista de SEO profissional.
Dicas para aplicação do SEO para iniciantes!
Você viu anteriormente que o SEO para iniciantes pode trazer grandes resultados, gerando um grande desempenho no seu site.
No entanto, não é segredo que para isso, é totalmente necessário aplicar essa estratégia.
No entanto, mesmo assim, você mesmo pode ter medo de aplicar erradamente, não seguir o que realmente vale a pena, e assim ao invés de ajudar, atrapalhar o seu site.
Entretanto, você deve saber que tudo é bastante simples.
Até por isso, para lhe ajudar nesse processo, confira algumas dicas de SEO para iniciantes, que lhe ajudarão a adaptar essas estratégias da forma correta possível.
Se você está disposto a adaptar essa estratégia, sozinho, e esse é o momento ideal.
Como encontrar as melhores palavras-chave para usar no seu texto?
Se você quer que os seus conteúdos e site apareçam sigam as estratégias corretas de SEO, e trabalhe em conjunto com o algoritmo dos mecanismos de buscas, encontre as melhores palavras-chave para o seu texto.
Primeiramente, você deve saber que as palavras-chave são os pilares de tudo no SEO, sendo o termo buscado pelo usuário na pesquisa.
Sendo assim, comece realizando uma análise e estudo, tendo em mente as palavras-chave que mais estão sendo pesquisadas, e tem uma maior densidade para o seu nicho.
Após encontrar, serão elas que você investirá no uso de seus conteúdos.
Até porque, você pensa que vale a pena investir em algo que não tem procura? Dificilmente terá resultados, concorda?
Para facilitar a sua vida, visto que alguns nichos que podem ser mais difíceis de encontrar palavras-chave do que outros, hoje existem algumas plataformas, como a Ubersuggest, que vai lhe ajudar a encontrar os termos ideais.
Lá você verá quais são as palavras que são mais procuradas, analisando o seu desempenho, como: quantidade de buscas, relevância, dificuldade de SEO, e dentre outros.
Coloque na sua cabeça que as palavras-chave são o começo de tudo, e é muito importante encontrar as melhores.
Ofereça um conteúdo de qualidade, e seja relevante ao usuário!
O que adianta você oferecer um conteúdo todo otimizado em SEO, mas não ser uma informação de qualidade e relevante ao usuário?
Saiba que o Google, por mais que seja um sistema que analise, a qualidade do texto e da informação será uma das principais coisas consideradas.
Até porque, pense que o usuário que acessar um conteúdo irrelevante, ele entrará no site, passar pouquíssimo tempo, e depois sair, pois, aquilo dito, não responde a sua dúvida.
Logo, ao notar isso, o Google jogará o seu site lá para baixo, e procurar por outros que realmente respondam à dúvida de um usuário.
Desse modo, garanta produzir conteúdo que seja de valor, e tenha realmente relevância e qualidade.
Uma dica que passamos para muitas pessoas que estão entrando no SEO para iniciantes é: elabore um conteúdo, como se fosse para você ler.
Saiba que a boa experiência que o usuário terá será a coisa mais importante para o Google, um dos principais pontos do algoritmo.
Seja objetivo, claro e direto na hora de responder uma dúvida, e garanta que aquilo seja o que realmente os usuários buscam.
Coloque na sua cabeça que SEO e conteúdo andam juntos.
Seja original
Nunca use plágio ou copie conteúdo da “internet”, saiba que ser original é essencial para o sucesso.
Primeiramente, saiba que o uso do SEO para iniciantes, será focado em trazer uma grande autoridade e relevância ao seu site.
No entanto, como você adquirirá essa autoridade e toda essa relevância, se o seu conteúdo é uma cópia idêntica de outros sites?
Você precisa ser a diferença, oferecendo conteúdos únicos, e de bastante qualidade, para conseguir ter sucesso.
Além disso, caso você não saiba, o plágio é crime e você pode ter muitos problemas não só com o Google, mas até com sites terceiros, visto que será usada uma informação já citada.
No entanto, vale ressaltar que algumas coisas, sabemos ser impossível não ficar igual, como dados, e dentre outras coisas.
Não tem problema! Contanto que o dado seja correto, e tenha vindo de uma fonte primária e que seja de uso público.
Por conseguinte, você pode pegar também ideias em sites para a construção dos seus conteúdos, vendo aquilo que traz resultados.
Até porque, muitas das vezes as ideias podem acabar, e assim você precise de alguma inspiração, seja com tema, e dentre outros.
Isso é totalmente normal, e você pode fazer tranquilamente.
Só não pode copiar idêntico, seguindo até o mesmo padrão usado por terceiros.
Use a Etiqueta Canonical para evitar conteúdos duplicados!
Infelizmente, principalmente se o seu nicho é muito forte, e tem muitos concorrentes, pode acontecer dos conteúdos duplicarem, e a culpa não é sua.
Isso porque, www.meusite.com.br e site.com.br são duas páginas diferentes para o Google, ou seja, normalmente os conteúdos podem duplicar.
Entretanto, ao acontecer isso, você pode ficar desesperado, com medo de perder seu conteúdo, ou até ser penalizado pelo Google.
No entanto, usando uma simples técnica de SEO, você consegue reverter isso rapidamente, e sem muitos problemas.
Essa Etiqueta é referente a uma linha de código em HTML, indicando a página original. O código tem o seguinte formato:
Após o código com a nomenclatura: “href”, você coloca o link do site que deve ser considerado o principal naquele conteúdo.
Assim, caso ocorra de surgir conteúdos duplicados, os mecanismos de buscas, como o Google, vão considerar o seu site como o principal.
Elabore os conteúdos direcionados aos usuários!
Saiba que não será outra pessoa que lerá o seu conteúdo, e sim, os usuários.
Claro, não preciso nem contar que os usuários estão procurando por informações rápidas, e que respondam com maior clareza e qualidade aquilo que eles têm dúvida.
Ou seja, como uma das estratégias de SEO, saiba que escrever conteúdos de qualidade, e que realmente vão responder à dúvida do usuário é essencial.
Assuntos sem muito arrodeio, que sejam diretos, claros, e principalmente, verdadeiros, são pontos principais.
Isso é algo bastante considerado pelos motores de buscas, como o Google, onde um conteúdo mal escrito, totalmente sem qualidade, será considerado SPAM.
Caso você não saiba, os conteúdos (SPAM) não tem nenhuma relevância para os mecanismos de pesquisa, onde o seu site vai com toda certeza, lá para o final.
O seu conteúdo será considerado invalido, e você será certamente penalizado por isso.
Então, para não jogar todas as outras estratégias de SEO fora, garanta que cada um dos seus conteúdos tenha bastante qualidade.
Encontre os melhores e contextuais backlinks para o seu site!
Primeiramente, caso você não saiba, backlinks são links externos compartilhados entre sites, geralmente do mesmo nicho, na busca de trocar tráfego.
Sites maiores geralmente vendem backlinks para que sites menores consigam receber parte daquele tráfego, e assim, consigam bons resultados, e gradualmente também ganhe autoridade.
Hoje em dia, usar os backlinks se trata de uma das estratégias de SEO mais importantes, principalmente, para quem quer agilizar o processo de crescimento.
Isso porque, o Google considera que se o seu site está recebendo links de um local com uma certa autoridade, isso pode confirmar que o conteúdo que está no seu site é tão bom, que um site de autoridade mencionou como uma extensão.
Ou seja, as estratégias de linkbuilding podem disparar suas posições, ajudando a criar bastante autoridade, sendo algo essencial para quem está investindo no SEO para iniciantes.
No entanto, mesmo que possa parecer uma excelente alternativa, é essencial que você mantenha o controle a respeito da quantidade.
Até porque, backlinks demais podem ser considerados um possível SPAM, o que levará o seu conteúdo lá para baixo.
Então, saiba usar essa estratégia com sabedoria, para evitar possíveis problemas.
Além disso, você deve garantir também, que os backlinks que estão sendo recebidos e de qualidade, dado que sites ruins, e sem relevância, pode prejudicar o seu site.
Portanto, se você contratará backlinks, garanta sempre procurar por profissionais que sejam de qualidade.
Dica Extra: Monitore e remova os backlinks tóxicos que apontam para o seu site para melhor o SEO geral e o posicionamento.
Mencione referencias externas para sites de autoridade no seu seguimento!
Quando está lendo um conteúdo, e o mesmo confirma aquela informação, citando uma fonte de qualidade, é mais fácil de acreditar na veracidade do artigo, não é mesmo?
Ou seja, você estará mostrando que aquela informação vem de uma fonte confiável, e isso pode ajudar muito no desenvolvimento do seu site no tráfego orgânico.
Sendo assim, você pode facilmente realizar citações como:
“Conforme a Microsoft, os computadores têm processadores…”
Lembrando claro, que essa citação deve ser feita em uma fonte que se relacione com o seu nicho, e principalmente conteúdo.
Um erro muito comum que conseguimos observar no SEO para iniciantes, é muitos produtores elaborando menções falsas.
Entretanto, saiba que isso pode levar o seu site lá para baixo, e assim você nunca conseguirá ter autoridade naquele nicho.
Hoje você consegue encontrar facilmente dados, citações, estudos e dentre outras coisas na “internet”, para praticamente todos os nichos.
Portanto, encontrar não será um problema.
Lembre-se também de tomar cuidado em relação à quantidade, onde muitos links externos podem ser prejudiciais.
Trabalhe também os links internos do site!
A lincagem interna, é basicamente a citação de seus outros conteúdos, num artigo.
Dessa forma, essa é hoje uma grande estratégia de SEO para iniciantes, dado que você conseguirá manter o leitor por muito mais tempo no seu site.
Isso porque, durante a leitura de um conteúdo, ele pode complementar a informação em outro post, e assim acompanhar os outros.
Saiba que o Google e outros mecanismos veem isso como algo muito positivo, visto que se o usuário passa um bom tempo no seu site, é pelo conteúdo ser realmente bom e de valor.
No entanto, tenha cuidado apenas com a quantidade, para não deixar o seu conteúdo poluído.
1 a 2 links internos é suficiente.
Garanta também que os links tenham alguma relação com o texto, caso contrário, pode não fazer sentido ter os links ali.
A mais importante estratégia de SEO para iniciantes e Garantir que o site seja rápido para carregar em dispositivos moveis!
Um negócio extremamente importante e que você deve saber, estamos na época da tecnologia e velocidade.
Ou seja, as pessoas estão sempre em busca de informações de qualidade, e o melhor, rápidas.
Então, sabendo disso, você concorda que as pessoas não vão esperar muito tempo para o seu site carregar?
Você até pode ter uma página bem otimizada em SEO, com conteúdo de qualidade, bem estruturada e afins, mas, se a sua página for uma tartaruga no carregamento, o Google vai lhe colocar lá para baixo.
Até porque, a boa experiência do usuário é o mais levado em consideração pelo Google, onde uma página lenta, não é uma boa opção.
Dessa forma, você deve procurar sempre manter a velocidade do seu site em dias, em todos os seus posts.
O tempo de carregamento deve ser algo memorável, o mais rápido e ágil possível.
No entanto, vale ressaltar a importância dessa velocidade de carregamento tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.
É muito comum na maioria das vezes darmos importância apenas para o computador, mas hoje, um dos grandes locais de pesquisa são os celulares.
Portanto, fique atento a isso em ambos, e garanta um bom desempenho do seu site.
Garanta que a palavra-chave esteja no título H1
Se você não sabe, o conhecido H1, é nada menos do que o título principal do texto, sendo aquele que aparece no conteúdo pesquisado.
Ou seja, nem preciso falar que é o primeiro contato que o usuário terá com o seu artigo, onde é essencial a palavra-chave estar nele.
O algoritmo do Google considera muito isso, visto que a palavra-chave foi o pesquisado pelo usuário, e o conteúdo precisa responder aquilo.
Então, trabalhe sempre e use a palavra-chave principal no seu título H1.
Portanto, outra estratégia importante, é colocar essa palavra-chave logo no início do título, conforme o exemplo a seguir:
Palavra-chave: complemento do título.
Faça isso e garanta resultados.
Sabe outro lugar que também é muito importante que a palavra-chave esteja? Nos títulos e subtítulos, ou também chamados h2, h3…
Distribua a palavra sobre o texto, e garanta que ela esteja nesses locais.
No entanto, uma das regras de SEO é: o texto não deve conter mais de 75% dos subtítulos com a palavra.
Ou seja, usar também em todos os títulos e subtítulos será prejudicial.
Coloque a palavra-chave também na (URL)
Como uma das regras de SEO para iniciantes, de grande importância, garanta que a palavra-chave também esteja na (URL).
Dessa forma, se as suas palavras foco foi “como comer saudável”, a sua (URL) deve ser da seguinte forma:
https://www.seusite.com.br/como-comer-saudavel
Regra: sem acentos e palavras sempre minúsculas.
Isso é uma regra de SEO, de extrema importância, mas que infelizmente, muitas pessoas ainda deixam de usar, e são duramente penalizadas pelo Google.
Até porque, a URL é o endereço do seu conteúdo, e nada mais importante do que nesse local, mostrar o conteúdo oferecido.
Portanto, não cometa esse erro.
Outro ponto muito importante, é que a sua (URL) seja a mais amigável e curta possível.
Até porque, não faz sentido usar uma (URL) muito longa, sendo algo que pode penalizar o seu site e conteúdo.
Dessa forma, é essencial que a sua (URL) seja curta, simples e direta. Sem muitas enrolações.
Por exemplo, se as suas palavras foco foi “como comer saudável”, a sua (URL) deve ser da seguinte forma:
https://www.seusite.com.br/como-comer-saudavel
Assim, no próprio URL da sua página você já consegue direcionar o público para qual conteúdo está sendo oferecido.
Por mais que para muitos possa parecer algo, ainda, sim, é algo bastante comum de ser observado no SEO para iniciantes.
Como tática de SEO para iniciantes procure utilizar variações da sua palavra-chave principal?
Ultimamente, o Google mudou muitas de suas estratégias de ranqueamento, e vem considerando bastante conteúdos com palavras-chave alternativas.
Desse modo, apenas você usar a palavra-chave principal durante o texto, pode não ser o suficiente para grandes resultados.
Assim, você deve distribuir durante o texto, algumas das variações dessas palavras, de modo a diversificar o texto.
No entanto, você pode se perguntar nesse momento: e como encontrarei essas palavras?
Saiba que isso é algo extremamente simples e fácil.
Em ferramentas como a Ubersuggest, você consegue encontrar uma abundância de palavras relacionadas ao termo principal.
Portanto, você pode pesquisar, selecionar aquelas com maior relevância, e assim distribuir também durante o texto.
Claro que a palavra-chave principal continua sendo muito importante ainda, e deve estar no texto.
Coloque textos alternativos nas imagens do conteúdo!
As imagens são mídias de extrema importância em um texto, tornando aquela leitura bastante cansativa.
No entanto, você não deve simplesmente adicionar as imagens, onde também é importante colocar um texto alternativo nela.
Lembrando que a palavra-chave deve estar no texto alternativo.
Isso é uma regra de SEO muito importante, e às vezes pouco comentada.
Após publicar, jamais mude a URL
Se você não quer perder o seu artigo, após postar e indexar, jamais fique mudando a URL do texto.
Isso porque, ao fazer isso, você pode se deparar com o famoso “ERRO 404” e assim precisar apagar o post, e postar tudo novamente.
Ou seja, se for uma postagem que está dando resultados, certamente você perderá isso.
Portanto, fique atento a isso, e realize alterações na (URL) apenas antes de publicar.
Meta de descrição deve conter sua palavra-chave!
Sabe aquele mini texto que fica abaixo do título no momento em que pesquisamos no Google, ali é a famosa meta de descrição.
Saiba que aquele texto além de precisar ser chamativo, por ser um resumo do que o usuário encontrará, ele também deve conter a palavra-chave.
Além disso, se possível ainda adicione as variações da palavra-chave, visto que também é algo bastante importante.
Estamos falando de uma regra de SEO básica, mas esquecida por muitos, que acabam sendo penalizados.
Considerações finais sobre SEO para iniciantes.
Se você está investindo no SEO para iniciantes, saiba que isso pode lhe trazer grandes resultados.
No entanto, para isso é preciso seguir o correto é conhecer como funciona essa estratégia.
Então, após tudo isso, o que você está esperando?
Os 04 Principais motivos que fazem com que uma empresa não apareça no Google Maps!
Por que minha empresa não aparece no Google Maps? Se esta acontecendo com você, então é bem provável que você esteja perdendo uma série de clientes locais, certo? Então saiba como aparecer no Google Maps.
Para quem está investindo em marketing local, não há como negar que ter a empresa cadastrada no Google Maps é essencial.
Mas, se a sua empresa não aparece no Google Maps, o que será que é possível fazer? Ou, como se cadastrar para o seu negócio começar a aparecer nessa plataforma?
Hoje em dia, como a internet vem se tornando cada vez mais acessível, as pessoas estão a toda hora fazendo algum tipo de busca online.
Se estão com vontade de comer em um restaurante mexicano, por exemplo, logo pegam o celular e fazem essa busca no Google.
Ou, se estão precisando de um equipamento específico, pegam novamente o celular e pesquisam qual é o comércio mais próximo.
Assim, ter uma empresa cadastrada no Google Maps é vital para todos os que querem aumentar o número de vendas, em especial quando se trata de SEO local.
Se a sua empresa não aparece no Google Maps, saiba haver algumas razões para que isso esteja acontecendo, e falaremos sobre tudo isso no artigo de hoje. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Qual é a importância para uma empresa aparecer no Google Meu Negócio?
É verdade que estamos falando do Google Maps, mas a verdade é que essas duas ferramentas são indissociáveis.
Afinal de contas, é através do Google Meu Negócio que a sua empresa consegue ter um cadastro muito bem detalhado a respeito do seu negócio, seja ele virtual ou local.
É através da ficha do Google Meu Negócio que você pode incluir a história, data de fundação, fotos, serviços, produtos e ainda receber orçamentos por chat.
É por causa dessa mesma ferramenta que é possível fazer postagens de promoções e novidades, além de criar um site gratuito.
Isso quer dizer que não ter a sua empresa no Google Meu Negócio é um problema muito grave, vista que você estará perdendo uma série de oportunidades e benefícios dos resultados orgânicos por meio do SEO.
Qual é a diferença entre aparecer no Google Meu Negócio e no Google Maps?
A grande parte das pessoas ainda confundem essas duas ferramentas que, por mais que se complementem, têm funções diferentes.
O Google Maps usa os dados do Google Meu Negócio para exibir o seu mapa. Isso quer dizer que, ao fazer uma busca no Google, ele acaba por mostrar a listagem do Google Maps.
Mas todos esses resultados estão atrelados aos dados que estão cadastrados na ficha do Google Meu Negócio.
Ou seja, ainda que pareça tudo igual, são duas ferramentas distintas, com o seu próprio uso, ainda que ambas se complementem.
Principais motivos por que a empresa não aparece no Google Maps!
Se a sua empresa não aparece no Google Maps, saiba haver alguns fatores que podem contribuir para esse fato, em dentre elas, podemos destacar as 4 seguintes:
- Sua empresa ainda não está cadastrada no Google Meu Negócio;
- Sua ficha foi suspensa por infringir alguma diretriz;
- A empresa ainda não foi confirmada por carta ou telefone no Google Meu Negócio;
- Ficha ainda não tem autoridade para aparecer.
Certo, mas como saber quais desses problemas estão acontecendo com a sua empresa e qual a melhor forma de resolver? É sobre isso que falaremos a seguir.
Como aparecer no Google Maps?
A seguir, veja o passo a passo para aprender como aparecer no Google Maps.
1. Empresa ainda não está cadastrada no Google Meu Negócio
Para a sua empresa poder aparecer no Google Maps, primeiro você deve ter cadastrado no Google Meu Negócio.
Afinal de contas, é através desse cadastro que o Google vai saber o endereço da sua empresa, portanto, irá mostrar no mapa.
Mas se você não lembra se já tem um cadastro, a melhor forma de descobrir se a sua ficha está no Google é digitando o nome da sua empresa + o endereço.
Você pode fazer isso direto no Google ou através do Google Maps. Ao fazer isso, o ideal é encontrar no botão em que diz que você é proprietário da empresa.
Em seguida, é só fazer os passos para poder administrar o local e realizar as devidas alterações e incluir as necessárias, a fim de que a sua ficha fique bem posicionada.
2. Ficha suspensa por infringir alguma diretriz do Google Meu Negócio
Às vezes pode acontecer de você já ter o seu cadastro no Google Meu Negócio há anos, mas, de uma hora para outra, a sua empresa não aparece no Google Maps. Nesse caso, o que pode ser?
Existe a probabilidade de você ter infringido alguma diretriz e, por isso, tenha recebido a punição de ficar suspenso.
Mas o que pode levar com que a empresa receba punição? Na verdade, isso acontece em especial quando, no nome da empresa, coloca alguma palavra-chave no nome da ficha.
Supomos que o nome original da empresa é: Sorveteria Italiana. No entanto, para poder posicionar no Google, a empresa resolver cadastrar o nome da seguinte forma:
- Sorveteria Italiana em Balneário Camboriú.
Nesse caso, pode sim acontecer de o Google punir a sua ficha e suspender, ainda que de forma temporária.
A princípio, esse comunicado deve ir para o e-mail do administrador da ficha do Google Meu Negócio. Mas, se você avaliou a ficha e viu não haver o que alterar, então será necessário entrar em contato com o suporte.
Mas, se você observou o que era necessário alterar, é só esperar algum tempo até que a sua empresa volte a aparecer.
3. A empresa ainda não foi confirmada por carta ou telefone no Google Meu Negócio
Muitas vezes pode acontecer de você não terminar de preencher a sua ficha no Google Meu Negócio. Por consequência, acaba que não tem confirmação.
Ou seja, a sua empresa não aparece no Google Maps. Para poder fazer essa confirmação, é necessário averiguar o seu Gmail.
Nesse caso, acesse o Google Meu Negócio e clique no botão para poder realizar o seu login. Em seguida, caso tenha a ficha, ela irá abrir para poder continuar o processo de verificação.
Para dar prosseguimento, é só fazer o passo a passo que será solicitado na sua tela. A confirmação pode ser por:
- Telefone;
- Carta;
- SMS;
- Videochamada.
4. Ficha não tem autoridade para aparecer
Suponhamos que você já tem a ficha cadastrada no Google Meu Negócio, não tem nenhuma punição e já fez o processo de confirmação, mas ainda assim a empresa não aparece no Google Maps.
Nesse caso, é bem provável que a sua ficha não tenha autoridade para aparecer, por mais que busque pela empresa pelo nome.
Mas por que isso acontece? Depende. Muitas das vezes, se porventura o nome da sua empresa for muito parecido com alguma outra, pode haver esse problema.
Certo, mas se esse for o caso, o que posso fazer para resolver essa questão e fazer com que a empresa apareça no Google Maps?
Ficha não tem autoridade: como resolver?
Nesse caso, você deve trabalhar junto aos fatores de ranqueamento para fazer você posicionar a sua ficha no Google Meu Negócio. O que precisa ser feito é:
- Atualizações constantes da sua ficha. Cadastre algo novo toda semana, se possível;
- Faça constantes pedidos de avaliações para a sua ficha ter a quantidade e qualidade necessário de avaliação;
- Use palavras-chave na sua comunicação na ficha, inclusive ao colocar o nome da ficha com a palavra-chave.
Conheça os segredos dos 5 melhores Verificadores de Backlinks do mercado!
Primeiramente, se você esta buscando uma dica do melhor verificador de backlinks para analisar como esta a qualidade e frequência com que os links aparecem e desaparecem do seu perfil, chegou ao lugar certo.
Não é novidade que os backlinks são um dos fatores de ranqueamento mais importante atualmente, e seu perfil de backlinks todo, é como os mecanismos de pesquisa mede a sua autoridade. Em outras palavras, mede o quanto outros sites falam bem do seu site através dos links e textos ancora que apontam para você.
Sendo assim, entendendo a importância do link building, monitorar esse processo também e fundamental, portanto, encontrar um monitorador de links que realize todo o trabalho de checar os backlinks para você, e seja barato ou gratuito, e uma missão!
Por isso, separei uma lista dos melhores checadores de perfis de links para ajudar você a escolher um. Obs. Dica Extra do final do artigo e a que utilizo!
05 Tops, ferramentas backlink checker (verificador de backlinks) que indico!
A lista de ferramentas foi escolhida e testadas para trazer o que ha de melhor na questão de análise de backlinks. Portanto, recomendo ler todo o artigo para escolher a que você vai usara partir de hoje para checar e acompanhar o seu perfil de links.
05 – Websiteseochecker
Ocupando a quinta posição de backlink checker está o Websiteseochecker, um site de análise de perfil de links gratuito e super fácil de usar.
- Primeiramente, acesse o site;
- Em seguida, adicione a página que quer analisar os links;
- Cique em verificar;
- Por fim, analise o resultado;
Assim, em poucos passos você consegue ter uma breve análise dos links da página gratuitamente, e ter uma noção da qualidade e frequência com que os backlinks aparecem por meio de métricas. Que são, por exemplo:
- Pagina onde está o backlink;
- Texto ancora;
- Fluxo de citação;
- Fluxo de confiança;
- Se o link de dofollow ou nofollow;
- Qualidade do backlink;
- Quando foi visto por último?
Fonte: Captura de tela websiteseochecker.com
Com métricas como essas desse checador de links, você tera uma análise mais completa e poderá traça planos de ação para as suas campanhas de link building.
04 – Thehoth backlink checker
A quarta posição fica com a thehoth, ferramenta de verificar perfil de backlinks gratuitamente desenvolvida pela Sem rush.
Outra opção gratuita que supera as expectativas no quesito de acompanhamento de links para SEO. Em outras palavras, esse checador de backlinks foi desenvolvido por uma das maiores ferramentas de SEO da atualidade.
Portanto, além de garantir a veracidade dos dados que você tera do seu domínio, e uma opção extra caso você não queira contratar a ferramenta da Sem rush.
Seguindo o mesmo processo de uso que todas as ferramentas de checar links, você tera as seguintes métricas como resultado:
- URL onde está o backlink;
- Texto ancora;
- No follow ou Do follow;
- Pontuação: autoridade do backlink.
Imagem: Captura de tela thehoth.com
Essa e muito usada e atualmente também uso para anisar meus backlinks, claro que assinando a Sem rush, você tera dados mais completos de análise de links. No entanto, com essa você já consegue ter uma boa ideia da saúde dos seus links.
03 – Verificador de backlinks da Link-assistant
Essa é outra ferramenta de checar backlinks gratuita e faz com que você não precise pagar caro para ver e analisar os seus links.
Afinal, diferente das duas primeiras opções acima, essa traz dados mais completos após a verificação. No entanto, e necessário se inscrever para ver o relatório completo da análise do seu perfil de backlinks.
Com a ferramenta backlinks checker dá link-assistant, você tera acesso as seguintes métricas:
- Quantidade de backlinks geral;
- Domínios de referência;
- Numero de IP exclusivos;
- Pontuação da página;
- Importância do domínio;
- Backlinks Dofollow / nofollow;
- Histórico de backlinks;
- Histórico de domínios de referência.
Imagem: Print link-assistant.com
Além disso, você terá acesso também as métricas tradicionais de qualidade de backlinks mencionados nas ferramentas de checar backlinks acima.
02 – Seranking backlink checker
Esse verificar de backlinks desenvolvido pela Seranking ocupa a segunda posição como um dos melhores e mais completo no que faz.
Pois, mesmo que seja muito semelhante ao outros, ele disponibiliza métricas mais completas e possibilita analisar backlinks em segundo sem precisar de cadastro.
Dessa forma, usando ele para checar o seu perfil de links, você terá as seguintes métricas na página do relatório final:
- Confiança do domínio;
- Confiança da página;
- Texto ancora;
- Quantidade de backlinks do perfil;
- Dominios de referência;
- Dofollow / nofollow;
Imagem: Print seranking.com
Além disso, tem as métricas de histórico e qualidade dos backlinks que apontam para o seu perfil.
01 – Verificador de backlinks da Smallseotools.com
Outra ferramenta de checar backlinks muito usada e a da smallseotools, pois, usando a Api da Semrush ela consegue disponibilizar as mesmas métricas que o Thehoth backlink checker já mencionado acima.
Portanto, o processo de uso e o relatório são os mesmo, você tera uma análise menos completa, mas já da para ter uma base do perfil de backlinks.
Dica Extra – Neilpatel / Ubersuggest
Por fim, outra ferramenta que uso bastante e o verificador de backlinks da ubersuggest, ferramenta de SEO completa criada por Neilpatel.
O processo de uso e o mesmo de todas as outras, no entanto, o relatório de análise de links e um tanto peculiar. Em outras palavras, você terá uma visão de uma ferramenta mais completa de SEO.
Nela você poderá analisar, por exemplo:
- Autoridade do domínio;
- Domínio de referência;
- Quantidade de backlinks;
- Backlinks ao longo do tempo;
- Domínios novos e perdidos;
- Domínios de referência por dia;
- Texto ancora;
- Página do backlink;
- Autoridade da página;
- Spam Score;
- Primeira vez visto;
- Ultima vez que o link foi analisado.
Imagem: aplicativo.neilpatel.com
A melhor opção para analisar e checar os backlinks que o seu recebe ao longo da estratégia de construção de link.
Conclusão sobre checar backlinks
Em conclusão, essas são as melhores ferramentas para verificar os backlinks de um site que uso e recomendo, são gratuitas com certa limitações, no entanto, economizara dinheiro na contratação de uma ferramenta de SEO para checar apenas o perfil de backlinks.
Nesse sentido, falando em backlinks, se você quer comprar backlinks contextuais em grandes sites e portais de notícias me procure, terei o prazer em te passar detalhes de como trabalho e os sites que você tera os backlinks em uma conversa comigo, te espero!
Entendendo o Double EEAT: Como Melhorar a Qualidade do Seu Conteúdo e Aumentar a Autoridade do Seu Site!
No mundo digital em constante evolução, garantir que o seu conteúdo se destaque é mais importante do que nunca. Um dos conceitos mais relevantes para isso é o Double EEAT, que se refere a Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness e Experience. Neste artigo, exploraremos como você pode aplicar esses princípios para melhorar a qualidade do conteúdo do seu site e aumentar sua autoridade nas buscas do Google.
O que é Double EEAT?
Double EEAT é um conjunto de critérios que o Google utiliza para avaliar a qualidade do conteúdo de um site. Esses fatores são cruciais para determinar como e onde seu site será ranqueado nos resultados de busca. Compreender e implementar o Double EEAT pode ser a chave para o sucesso do seu site.
Expertise
O que é Expertise? Expertise refere-se ao conhecimento e à habilidade demonstrados na criação de conteúdo. Um artigo sobre saúde, por exemplo, deve ser escrito por profissionais da área, como médicos ou nutricionistas.
Como Demonstrar Expertise? Para mostrar expertise, é essencial:
- Produzir conteúdo baseado em pesquisa e dados confiáveis.
- Incluir biografias de autores com credenciais relevantes.
- Utilizar citações de fontes respeitáveis.
Authoritativeness
O que é Authoritativeness? Authoritativeness é a percepção de que um site ou autor é uma fonte confiável de informação. Isso é construído ao longo do tempo e pode ser impulsionado por backlinks de outros sites respeitáveis.
Construindo Autoridade Para aumentar sua autoridade:
- Busque parcerias com influenciadores e especialistas do setor.
- Participe de eventos e webinars para aumentar sua visibilidade.
- Crie conteúdo que seja frequentemente compartilhado e referenciado.
Trustworthiness
O que é Trustworthiness? Trustworthiness diz respeito à confiabilidade do seu site. Os usuários precisam sentir que podem confiar nas informações que você fornece.
Aumentando a Confiabilidade do Seu Site Para aumentar a confiança:
- Inclua políticas de privacidade claras e termos de uso.
- Responda a comentários e avaliações de usuários de forma transparente.
- Utilize HTTPS para proteger a navegação dos usuários.
Experience
O que é Experience? Experience se refere à experiência do usuário ao interagir com seu site. Um site bem projetado e fácil de navegar pode impactar positivamente a percepção do usuário.
Criando uma Experiência Positiva para o Usuário Para melhorar a experiência do usuário:
- Garanta que seu site seja responsivo e rápido.
- Utilize uma navegação intuitiva e clara.
- Atualize regularmente o conteúdo para mantê-lo relevante.
Implementando o Double EEAT no Seu Site
Passo a Passo para Integrar EEAT
- Avalie seu Conteúdo Atual: Identifique áreas onde a expertise pode ser melhorada.
- Construa Backlinks: Desenvolva uma estratégia para obter links de sites respeitáveis.
- Otimize a Navegação: Revise o design do seu site para garantir uma experiência fluida.
Estudos de Caso e Exemplos Práticos
Um exemplo de sucesso na aplicação do Double EEAT é o site “Healthline”. Eles têm uma equipe de profissionais de saúde que escrevem artigos, demonstrando expertise e aumenta sua autoridade. Como resultado, o site é frequentemente ranqueado nas primeiras posições do Google para termos relacionados à saúde.
Conclusão
O Double EEAT é fundamental para quem deseja melhorar a qualidade do conteúdo e a autoridade do seu site. Ao focar em expertise, autoridade, confiabilidade e experiência, você não apenas atrai mais visitantes, mas também constrói uma base sólida de confiança com seu público.
Recursos Adicionais
FAQ (Perguntas Frequentes)
1. O que é Double EEAT? Double EEAT é um conjunto de critérios que avaliam a qualidade do conteúdo de um site, incluindo expertise, autoridade, confiabilidade e experiência.
2. Como posso melhorar a autoridade do meu site? Aumente sua autoridade obtendo backlinks de sites respeitáveis e criando conteúdo que seja frequentemente compartilhado.
3. Por que a experiência do usuário é importante? Uma boa experiência do usuário pode impactar positivamente o ranqueamento do seu site e a satisfação do visitante.
05 Estrategias e 10 Sites DA 30+ para você conseguir backlinks grátis hoje!
A reputação de uma marca/site tem um peso crucial no posicionamento do mesmo nos mecanismos de pesquisa, os backlinks de qualidade no nicho de atuação são poderosos. Só que conseguir bons backlinks grátis não é um trabalho fácil, passei por isso, na prática no início!
Se tem um site novo sabe do que estou falando, não importa a qualidade do seu conteúdo, os links naturais só vêm para os que ocupam as primeiras posições e já são grandes marcas.
Se chegou até esse artigo é por que já esta ciente da importância que os backlinks tem, e está com dificuldade de conseguir bons sites para ter bons links sem precisar pagar.
Após passar por essa mesma dificuldade, criei esse artigo para passar as estratégias que uso para conseguir publicar em grandes sites, e alguns sites para conseguir backlinks grátis hoje mesmo!
Estratégia 1: Guest Posting
A primeira estratégia, e talvez a mais usada aqui, é o guest post!
Uma estratégia poderosa de criação de conteúdo para enviar em sites parceiros do mesmo nicho ou objetivo estratégico, com links apontando para uma página em um termo específico.
Com isso, o site recebe um conteúdo de qualidade, que agregará valor a sua audiência, e você ganha um ou dois links de graça no processo!
Para encontrar oportunidades de guest post, você pode buscar por sites que aceitam sugestão de pautas, releases e outras formas de conteúdo externos.
Aqui estão dois Sites com DA 30+ para guest posting:
- www.araraquaranews.com.br
- www.portalolhardinamico.com.br
Você poderá enviar suas sugestões de guest post para os portais acima clicando aqui! O conteúdo deve ser escrito por humano e com foco em alguma kW de calda longa com mínimo 500 buscas mês!
Estratégia 2: Criação de Infográficos
A criação de infográficos ainda funciona muito bem para conquistar backlinks grátis, quando feito com qualidade e profissionalismo, o pode de compartilhamento e incorporação são surreais.
Uso tanto para conquistar links gratuitos para meus projetos, quanto em forma de estratégias em campanhas de linkbuilding para clientes.
Para criar você pode usar os modelos Canva ou de qualquer outra ferramenta disponível no mercado, uso o Canva profissional e tenho excelentes resultados.
Para promover seu infográfico, use uma postagem de blog com texto descritivo para ranquear no Google. Além disso, disponibilize o infográfico para outros autores poderem incorporar em seus sites com um backlink grátis para seu site.
Compartilhe a publicação nas redes sociais e envie para sites relevantes no nicho, e sites de infográficos para o mesmo ter o maior alcance possível e conquiste mais links gratuitos possíveis.
Aqui estão alguns Sites com DA 30+ para compartilhar infográficos:
- itamarajunoticias.com.br
- www.j1agora.com.br
Clicando aqui você poderá enviar o seu infográfico que eu mesmo publicarei nesses portais acima!
Estratégia 3: Broken Link Building
A terceira técnica consiste em encontrar links quebrados em páginas relevantes e tentar substituir por links para o seu site gratuitamente, apenas por indicar o erro ao site principal.
Usando ferramentas como Semrush e Ahrefs, procure por páginas que tenha links quebrados (links externos apontando para páginas que não existem mais) em sites autoridades no seu nicho de atuação. Ao encontrar, entre em contato com o dono do site para informar o erro, e ofereça uma página relevante do seu site para substituir o link quebrado.
Não e uma técnica tao eficaz como as outras, mas já me ajudou a conquistar alguns dos melhores backlinks que meu site tem hoje. Além disso, a eficácia da técnica dependera muito da copy do seu e-mail de contato. Seja persuasivo!
Sites com DA 30+ que já conseguir backlinks grátis usando a técnica de Broken Link Building:
- www.em.com.br
- novanews.com.br
Estratégia 4: Criação de Recursos Valiosos
A criação de outros recursos além do infográfico te ajudara a conquistar backlinks grátis poderosos para seu projeto, e não só isso, ter mais alcance e amantes da marca.
Com a criação de pesquisas e relatórios, ferramentas e templates, além de guias abrangentes capazes de induzir o compartilhamento e viralização em outros locais na web.
Além disso, com esse tipo de material você conquistara mais amantes da marca, pessoas que voltam para rever seu conteúdo várias vezes no mês. Portanto, recomendo muito diversificar os recursos mantendo a qualidade para conquistar o máximo de links grátis possível no processo!
Sites com DA 30+ para promover recursos:
- www.business2community.com
- www.socialmediatoday.com
Estratégia 5: Parcerias e Colaborações
A parceria de troca de publicação ou link e outra técnica que exploro desde o início em 2019, já me ajudou a conquistar vários backlinks grátis de qualidade.
Consiste em contactar outros webmasters por meio de contato direto ou grupos de WhatsApp para propor a troca de link ou publicação com links. Você publicar um artigo do parceiro no seu site e ele publica um artigo seu no site dele.
Esse tipo de parceria traz vários benefícios, além da taxa de resultado ser a maior entre todas as estratégias. Perdendo apenas para a compra de backlinks, a possibilidade de conquistar links de alto nível é maior.
Aqui está alguns Sites com DA 30+ para parcerias:
- criativaonline.com.br
- www.tudorondonia.com
Conclusão
Bom, essas são as 5 estrategias mais usadas aqui para conseguir backlinks grátis para meus projetos e projetos de clientes. Espero ter ajudado com as recomendações de sites.
Não deixe de entrar em contato para tentar publicar sua matéria ou fazer sua parceria de troca de publicação para ter o seu backlink grátis ainda hoje!
Guest post: 4 dicas de como fazer linkbuilding
Hoje falaremos sobre guest post. A internet se revelou no tempo da pandemia uma ferramenta simplesmente sensacional para que a vida não precisasse parar. O mercado cresceu e se reinventou. E nunca foi tão fácil alcançar tantas pessoas como hoje.
O ramo se desenvolveu de tal maneira que muitas estratégias foram criadas. Todas pensadas como uma maneira de atrair as pessoas e ser visto por todas elas. E o guest post é uma dessas possibilidades incríveis de poder ser observado nas redes.
Mas, como funciona essa estratégia? Quais os benefícios? Há riscos na utilização de guest posts? Isso tudo deixaremos bem claro aqui neste artigo!
O que é Guest post?
Em primeiro lugar, precisa entender do que se trata um guest post. De modo bem resumido, se trata de uma publicação de alguém, realizada no perfil ou site de outra pessoa. Em outras palavras, um guest post é como se fosse um convite de um site para outro. Como se um estivesse falando no espaço do outro, amigavelmente.
Isso quer dizer que você produz um conteúdo e posta em um espaço que não é seu. Lentamente quem faz isso consegue ir criando sua imagem e sua autoridade na internet. Porque isso é tão importante?
Hoje a utilização dessa estratégia tem funcionado como a melhor para se criar autoridade. Trata-se de conteúdos de qualidade que chamam a atenção para si, ou seja, para o site criado. Esse é o resumo do que é um guest post.
Porque escrever Guest Post?
Se você pensar por um minuto pode parecer bem irracional a ideia de escrever para outros sites e de maneira gratuita. Mas, saiba que essa é uma grande e estratégica oportunidade de conseguir autoridade dentro do Google. Explicaremos melhor.
Todas às vezes que você escreve um artigo e a pública em outro lugar, você cria um link. Em outras palavras, você inclui alguns links nesses textos e consegue fazer aumenta a sua própria autoridade nos mecanismos de pesquisa.
Ou seja, basta apenas o esforço por escrever e pensar em assuntos que prendam a atenção das pessoas. Pense naquilo que elas querem saber. E no meio, coloque alguma coisa que ligue diretamente a você. Ou mesmo para onde deseja que a pessoa navegue. E depois, é só assistir dos links acontecendo.
Conquistar backlinks
Os chamados backlinks são aqueles links em outro site. Em outras palavras, é quando um link de site específico está noutro. Isso expressa a confiança e aumenta a autoridade tanto do site onde está o link, como a indicação que ele faz.
Para ter backlinks perfeitos o ideal é que:
- Você pode comprar: isso faz com que a confiança nesse link seja ainda maior.
- Apresentação tranquila: que o link não fique incomodando no site, mas pareça o mais natural possível.
- Que tenham relevância: a relevância, nesse caso, se mede pela coincidência entre o link e o site. Ou seja, não são tão diferentes, a ponto de serem parceiros.
Tráfego qualificado
Esse é um nome que se dá aquele tráfego com grande potencial de conversão. Isso quer dizer que agrega mais pessoas interessadas. O que gera, por exemplo, um grande engajamento faz com que um canal seja mais relevante. Isto é, cresce as interações e isso é sinal do crescimento do interesse por aquele canal e pelo seu conteúdo.
Mais autoridade
A autoridade num comércio qualquer significa, basicamente, que aquele lugar sabe bem o que está fazendo. Em outras palavras, com o total domínio daquela área e pode esclarecer todas as dúvidas. Além disso, é aquele espaço que oferece o atendimento de todas as diversas necessidades de seus clientes.
Na internet isso não é nem um pouco diferente. A única coisa que muda é que precisa criar maneiras das pessoas confiarem em você. Por exemplo, numa loja física a pessoa confia mais porque a loja não irá sair andando depois que comprar. E nas redes muitas pessoas têm medo de cair em golpes.
Portanto, criar autoridade é também gerar a confiança de que a pessoa pode contar com o site. E sempre que precisar, estará ali. Porém, essa autoridade só pode ser criada com as estratégias certas. E a ideia dos guest posts é uma dessas de sucesso para ter nome nesse mercado virtual. Isso porque demonstra que sabe bastante sobre o assunto.
Melhores posições nos mecanismos de pesquisas
As posições na internet significam, basicamente, uma hierarquia de interesse. Quando você digita algo no Google, aqueles sites que aparecem por primeiro são os que estão numa posição mais elevada. Isso em comparação, por exemplo, aos que estão na página 2.
Várias técnicas são utilizadas para isso. Como é o caso das palavras-chave, conteúdo de qualidade, legendas estratégicas, entre outras. Em resumo, todos os detalhes de uma postagem contribuem para a posição na internet.
A importância do guest post
Um guest post é importante por vários motivos. Os principais são a autoridade e a visibilidade. Em outras palavras, postar conteúdos de qualidade na internet demonstra autoridade no assunto. Por outro lado, ter links espalhados em vários sites faz com que você seja mais visto.
Basicamente é a construção de uma identidade pela internet. Uma maneira de ser falado e mencionado em vários lugares.
Como criar o conteúdo para guest post?
A primeira coisa que precisa fazer é pesquisar. Ninguém consegue escrever algo relevante sem uma boa pesquisa. Porque só assim para se informar sobre o interesse das pessoas no momento?
O mais recomendado é fazer isso pelo Google mesmo. Ou pode também utilizar de sites que façam esse trabalho de busca dos interesses no momento.
Depois disso, na hora da escrita, pesquise o que outras pessoas estão publicando. Ou seja, aprenda também sobre o conteúdo para poder escrever sobre ele. Isso fará toda a diferença no contato com o seu público. Vejamos algumas dicas práticas!
1. Siga a linha editorial do site que publicará o Guest post!
Pense por um minuto por qual motivo um site consegue fazer sucesso com a estratégia de links? Com certeza é porque faz parcerias com sites que não são tão diferentes assim. Em outras palavras, não há vantagem nenhuma, publicar algo num site que, por exemplo, não concorde com o site lincado.
Portanto, o ideal é que se siga a linha editorial do site. Pois, ao ser publicado o guest post nele, não parecerá estranho. Inclusive, uma prática muito comum é a de pesquisar no site de interesse a sua linha de conteúdos. Assim, a parceria ficará ainda mais clara entre os dois sites. O que é vantajoso para ambos!
2. Não exagere nos links
Os links são muito interessantes para quem deseja ser visto em várias páginas. Ou seja, é uma maneira de atrair as pessoas. Porém, vá sempre com calma. Colocar links demais na frente das pessoas polui muito a sua visão. Sem contar que não atrai.
Na verdade, quando se enche muito uma página com links a pessoa irá querer escapar de todos eles. O ideal é fazer com que cada um seja visto, por exemplo, um a um. E que isso não atrapalhe a leitura e navegação das pessoas.
3. Conteúdo de qualidade
Em relação àquilo que se produz, não pense que pode ser sobre qualquer coisa. Na verdade, o que funciona mesmo é quando você pensará como um leitor seu. O que é você gostaria de ver, ou que chama a sua atenção?
Por isso, saiba que para conquistar precisa ser esperto. Ou seja, precisa oferecer às pessoas exatamente aquilo que elas desejam. E isso significa que deve ajudar de alguma forma com os seus textos. Eles serão somente lidos se forem relevantes na vida das pessoas.
Então, busque no Google e entre os seus concorrentes aquilo que mais está sendo pesquisado. Olhe notícias e interesses das pessoas. Depois faça o seu texto com esses melhores assuntos. Lembre-se que deve fazer com que as pessoas se interessem por aquilo que está falando. Conteúdos de qualidade geram atenção e futuros clientes.
Como encontrar bons sites que aceitam guest post?
Observar os sites que se quer colocar um link como esse é sempre a melhor maneira de avaliar. Não faz sentido alguém querer colocar um texto num site que não possui sucesso. Por isso, alguns pontos são muito importantes na hora de escolher um site. Os critérios são:
- Público-alvo: em primeiro lugar, precisa saber se o seu público-alvo navega nesse site. Porque não adianta nada escrever para quem não irá se interessar pelo conteúdo! Pergunte-se, portanto, se o seu público visita esse site.
- Conteúdo do site: o conteúdo é muito importante. Se o que percebe no site não tem ligação nenhuma com os seus objetivos, não é bom. Ou seja, qual a maneira das pessoas te observarem ali se não há nenhuma semelhança com o conteúdo do site.
- Nível do tráfego: confira sempre se o tráfego é bom. Pois, o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas. E isso quer dizer que deve haver nesse ambiente um alto nível de acessos, visualizações e engajamento.
- Originalidade: a maior corrida na internet é geralmente por esse motivo. Cada um está tentando demonstrar para as pessoas que aquilo que oferece é original. Ou seja, o melhor. Então, saiba qual o nível desse site naquilo que ele oferece. Quanto mais único ele parecer no mercado, melhor para essa parceria.
- Entre outros.
Não importa quantos critérios você terá nesse momento. O mais importante é prestar atenção nos detalhes. Além disso, entenda que se envolver com qualquer site é parecer companheiro na internet. E você com certeza não irá querer ser associado a um site sem sucesso!
Parcerias
As parcerias são atitudes muito interessantes dentro dessas várias estratégias que já comentamos. Trata-se de uma espécie de acordo para que se um compartilhe o conteúdo do outro. De maneira geral é isso.
Claro que existem várias maneiras de se fazer isso. Você pode, por exemplo, ter um amigo em área diferente e fechar esse acordo sem grandes formalidades. Mas, a maneira mais conhecida de fazer isso são as parcerias pagas. Em outras palavras, você investe para ter uma publicação sua no site de outra pessoa.
Funciona da seguinte maneira. Você contrata por link, por texto. Não o espaço. Afinal, ninguém venderá um espaço inteiro no próprio site para outra pessoa. Então, saiba a oferta que está sendo feita para evitar futuros problemas. Entenda que isso é um negócio. Portanto, trate sempre como um comércio mesmo.
Compra de espaços para guest post
A compra de espaço para publicação de guest post é importante de dois lados. Primeiro de quem publica, pois, terá uma publicação com seu site ou sua pessoa. E isso gera visibilidade nas redes. Por outro lado, isso é também interessante para quem oferece o espaço. Pois, o seu próprio site fica mais rico em conteúdos.
Quando acontece essa parceria, a pessoa que escreve fica conhecida como um especialista no assunto que escreveu. Portanto, aparece como uma autoridade nisso. E para quem está recebendo esse artigo, sobe a sua credibilidade. Porque aparece como uma preocupação trazer pessoas de autoridade no assunto?
Plataformas de guest post
A plataforma de guest post é uma opção para acompanhar essas movimentações de artigo. Um sistema como esse faz, por exemplo, um monitoramento de artigos e links. Por isso, é muito interessante para quem deseja saber para qual assunto e sites é melhor apostar num determinado momento.
Sugestão de pauta
Mais uma vez a pesquisa é muito importante. O que mais chama a atenção das pessoas ou que elas estão interessadas nesse momento? Ou seja, trata-se de procurar dar àquilo que as pessoas querem, da maneira mais acertada possível.
Conclusão
Por fim, entenda que você não é o único a produzir conteúdos na internet. Porém, precisa querer ser o melhor. E para isso acontecer, entenda que a autoridade é uma construção diária.Cada post, cada texto, cada palavra, tudo é muito importante no conjunto. E cada detalhe colaborará com a construção de sua identidade nas redes. Portanto, utilize da estratégia de guest post como uma oportunidade para ser visto como um especialista, principalmente.
SEO para YouTube: 16 dicas para virar um Youtuber
Seu canal do YouTube não tem os resultados que você esperava e esta aqui procurando algo que faça o diferencial para que seus vídeos tenham mais visualizações, curtidas e seguidores? Como sei que a resposta é sim! Portanto, vamos direto às estratégias que posso te ensinar sobre SEO no YouTube e vídeos, e como você usara isso para triplicar os seus resultados atuais.
Muitas pessoas desejam ter um canal com grande quantidade de seguidores, mas não sabem que nem sempre será fácil o caminho a percorrer.
Não basta postar vídeos, precisa aplicar técnicas SEO para ajudar os algoritmos do YouTube a posicionar melhor os seus vídeos.
Como no Google, o SEO para YouTube fará seu vídeo entrar nos mecanismos de busca, para isso otimização é a chave.
Vamos ao conceito a palavra SEO do inglês Search Engine Optimization significa uma variedade de técnicas aplicadas ao conteúdo com o intuito de melhorar o ranqueamento orgânico contribuindo para o crescimento do canal.
Crescer nesse sentido, quer dizer maior tráfego para seus vídeos, sendo fundamental principalmente se você vender algum produto ou se pensa em monetizar.
Veja também:
- Seo para e-commerce — O Guia para posicionar lojas virtuais no Google!
- SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!
- Como usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google?
Vantagens do SEO no YouTube
Uma das vantagens sem dúvidas é a expansão de algum negócio, investir no canal é importante para atrair as pessoas, ganhar visibilidade pode aumentar o engajamento.
Confira algumas das vantagens do SEO para YouTube.
- Fortalecer o marketing orgânico
- Explorar seu nicho construir reputação digital.
- Comunicar diretamente com o persona.
- Ajuda no SEO do site.
- Poderá monetizar o canal
- Ganhará destaque
Melhores estratégias SEO para YouTube!
O YouTube considera vários aspectos do usuário, de modo que apresenta o vídeo conforme interesse da pessoa, porém não é todo vídeo.
Para que seu vídeo seja relevante e que o próprio YouTube trabalhe a seu favor precisara aplicar estratégias de SEO.
Palavra-chave!
Não pense em postar um vídeo sem antes ter decidido qual a palavra-chave, é através dessa palavra que seu vídeo será encontrado.
O YouTube entende que seu vídeo precisa aparecer para quem estiver buscando a palavra-chave que você escolheu.
Onde usar? Simples, deve incluir no título, na descrição e nas tags desse modo o YouTube saberá identificar.
No entanto, o que parece simples pode demandar tempo, afinal, para conduzir SEO para YouTube precisa de pesquisa.
Nunca fuja da ideia principal do seu vídeo, a palavra-chave tem que corresponder, para ajudar na pesquisa siga as dicas abaixo.
O próprio YouTube pela barra de pesquisa oferece termos mais pesquisados no momento, coloque sua palavra-chave lá e veja abaixo títulos relacionados.
Benchmark técnica de analisar vídeos concorrentes, observe o que você pode tirar de ideia.
Bons títulos!
Após ter decidido sobre a palavra-chave é hora de escolher o título, este precisa ser atraente, otimizado e claro que contenha a palavra-chave naturalmente.
Fuja da tentação títulos longos, eles não ajudam, de acordo com pesquisas os vídeos com melhores posições possuem títulos curtos e objetivos.
Utilize etiquetas!
Para SEO para YouTube as etiquetas são de grande valia, assim como a palavra-chave ela identifica o Google os assuntos abordados no vídeo.
Descrições
A descrição não precisa ser um capítulo de livro, deve ser curta e objetiva e conter sua palavra-chave. Use da persuasão e informação.
Vídeos longos
Conteúdos longos implicam em tempo de permanência no vídeo, retenção, mas para isso acontecer você precisa ter feito o SEO para YouTube.
Vídeos curtos não se posicionam muito bem, de modo que se o seu vídeo for mais longo aumentará as chances do YouTube indicar para outras pessoas.
Outras dicas para SEO no YouTube!
Curtidas, comentários e inscrições!
Frase clássica que escutamos no começo ou final de algum vídeo, não é por acaso quanto mais engajamento o seu vídeo tiver mais bem posicionado ficará.
O engajamento faz parte do SEO para YouTube, e o melhor naturalmente, então quando postar um vídeo não deixe de pedir carinhosamente as pessoas para te darem esse apoio.
Thumbnail
A capa do vídeo que chamamos Thumbnail pode atrair visitantes para o seu canal, capriche. Algumas pessoas inclusive, pela capa já julgam se vão ou não assistir o conteúdo, isso independente do título.
Portanto, dedique tempo se preciso ou pague por essa ajuda, o que você não pode fazer é deixar passar por despercebido.
Saiba escolher imagens que convertam por si só, frase de efeito e cores apropriadas, faça perguntas, atice a curiosidade da pessoa.
Coloque legenda nos vídeos!
As legendas tornam seu conteúdo acessível para os deficientes auditivos. O próprio YouTube possui a transcrição automática, mas é falha.
As legendas ajudarão no SEO para YouTube porque no texto terá a palavra-chave, então, tendo oportunidade inclua legenda em seus vídeos.
Nome do arquivo!
Vídeo pronto, tudo ok, calma já nomeou o vídeo com a sua palavra-chave? Se não, não suba o vídeo antes de realizar esta etapa tão importante para o SEO.
Utilize links e backlinks!
Com o YouTube você deve ter outras redes sociais, aproveite a descrição do vídeo para divulgar outras mídias sociais. Além disso, e recomendável você utilizar estrategias de linkbuilding para conseguir backlinks de qualidade para vídeos do YouTube.
Compartilhamento
Uma vez que você já pediu as pessoas para compartilharem não deixe de realizar o mesmo, essa ação levará pessoas ao seu vídeo.
Gera engajamento que poderá ser convertida em inscrição ou curtida e quem sabe comentários.
Capítulos do YouTube!
Indispensável principalmente se o vídeo for longo, isso facilita a vida das pessoas que querem às vezes apenas assistir um pedaço em específico.
Seleção musical.
Assim como os capítulos a seleção musical além de ajudar na organização deixa a experiência do usuário agradável.
Mantenha a frequência!
Se você já tem alguns seguidores mantenha a frequência com as publicações, as pessoas se acostumam e já sabem que tal dia e horário sai vídeo novo, ficam esperando ansiosas.
Direitos autorais!
Não faça plagio, se não todo trabalho de SEO para YouTube pode ser jogado no lixo e você não que isso, além do mais, não conseguirá monetizar o canal. Existem opções gratuitas de imagem, vídeo e até de som.
Qualidade
Por fim, mas não menos importante, essencial para quem quer crescer o canal é a qualidade do vídeo.
Certifique-se que a imagem e som estejam agradáveis, se não souber como editar peça ajuda a um profissional, mas é importante prezar pela qualidade do seu canal na totalidade.
E, nessa altura, gostou das dicas? Nos deixe saber através dos comentários abaixo, até a próxima!
SEO para concessionária de veículos: 5 dicas de um especialista
Goiânia, 11 de maio de 2022. Confira as 5 dicas e estratégias de SEO para impulsionar a sua concessionária automotiva.
SEO para aplicativos: 3 soluções para atrair usuários pelo Google
Goiânia, 11 de maio de 2022. Como indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google? Confira as dicas do especialista John Mueller.