Você sabia que é possível usar algumas técnicas para atrair clientes? Um exemplo bem claro é utilizar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. E, ao fazer isso, passar a receber trafego organico para o seu negócio. Portanto, se você quer aprender essa técnica, é só continuar nesta matéria que explicaremos tudo em detalhes.
Você sabe como usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google? Se você não tem como investir em técnicas pagas, saiba haver várias formas de conseguir resultados bem interessantes, sem precisar investir. E é sobre isso que falaremos neste artigo.
Para que o seu negócio tenha sucesso, as pessoas precisam saber que ele existe. Para tal, há várias coisas que você pode fazer. No entanto, algumas técnicas exigem que você invista em promoções pagas, por exemplo, ou outras estratégias.
É claro que elas são recomendadas e que você deve apostar nelas. Elas entregam um resultado bem eficaz. Contudo, nem sempre você está em condições, ou apenas quer testar outros recursos. E, um bom trabalho de SEO pode fazer com que você obtenha resultados semelhantes.
Sendo assim, para criar mais visibilidade, autoridade e atrair novos clientes, saiba que é possível utilizar ferramentas e plataformas do Google para atingir esses resultados. É claro que eles podem demandar mais trabalho, mas é bastante recompensador.
Fora isso, as suas estratégias precisam ser muito bem pensadas e devem ser analisadas com cuidado. Sendo assim, se você quer aprender a ter resultados e a usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, é só conferir os próximos tópicos.
O que é SEO?
Antes de tudo, você precisa entender o conceito de SEO para poder aplicar nas suas estratégias. SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Em suma, quer dizer um conjunto de técnicas cujo objetivo é posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. Precisa de uma explicação um pouco mais lúcida para poder compreender?
Sabe quando você tem alguma dúvida sobre um assunto, e vai procurar no Google? Então, ao fazer isso, aparecem alguns resultados. No entanto, uns aparecem no topo, outros aparecem no final da página. E o que determina isso é o SEO.
Então, quando um resultado aparece no topo, sinal de que tem um bom SEO. E há pessoas que usam o mecanismo de busca para procurar produtos e serviços. Sendo assim, é possível afirmar que SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é uma ótima estratégia.
No entanto, para que a sua estratégia dê certo, você precisa ter noção de alguns conceitos básicos, bem como saber elaborá-las. Mas se você não entende muito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos lhe dar algumas dicas.
O SEO dá realmente resultados?
Muito se fala em SEO, mas será que ele realmente é eficiente, e traz resultados significativos para uma empresa? A resposta é sim. O SEO é a base para que o seu negócio possa alcançar o sucesso que você deseja.
O Google já faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros. Qualquer dúvida que as pessoas têm, recorrem a esse mecanismo de busca. Sendo assim, se você trabalha para que o site da sua loja apareça na primeira página, os resultados podem triplicar.
São várias as pesquisas que corroboram com essa afirmativa. Fora isso, diariamente, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, sendo um total de 1,2 trilhão de pesquisas em todo o mundo. Ou seja, o poder que essa plataforma tem, para propagar produtos e serviços, é gigantesco.
Para entender melhor sobre o poder do SEO, confira abaixo algumas estatísticas:
- 84% dos usuários fazem 3 ou mais pesquisas diárias. (Fonte: Moz, 2019);
- 46% das pesquisas de produtos na internet começam pelo Google. (Fonte: Jumpshot, 2018);
- 90% dos usuários acessam apenas os links das primeiras posições. (Fonte: Search Engine Land, 2018)
Ou seja, como você pôde notar, trabalhar bem o SEO do seu negócio é capaz de aumentar o número de vendas. Sendo assim, você deve saber como bolar a sua estratégia. Falaremos sobre isso nos tópicos seguintes.
09 Dicas de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google!
O SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, como você pôde ver, é uma ótima estratégia para alavancar o seu número de vendas e tornar o seu negócio mais conhecido. Então, se você quer aprender algumas dicas, é só conferir os próximos tópicos.
Defina seu público-alvo
A primeira coisa que você deve entender, para poder ter resultados através do Google, é definir o seu público-alvo? Mas o que é exatamente isso? Em suma, é você saber identificar quais são os seus potenciais clientes. Ou seja, aqueles que compram ou usufruem dos seus serviços.
No marketing digital, ou de estratégias para SEO, o público-alvo pode ser referido como “avatar” ou “persona”. Mas por que é importante que você saiba como definir a sua persona? Porque esse simples fato é importante para o restante do seu projeto e para as estratégias que você irá elaborar?
Fora isso, quando você entende qual é o seu público, é mais fácil de se comunicar com eles. Ou seja, é possível dar uma experiência mais personalizada. Comunicar-se de uma maneira que faça com eles se sintam mais propensos a consumir o seu produto ou serviço.
Para definir o seu público, você precisa pesquisar muito. Procure obter características precisas, pois isso irá facilitar na hora de construir a sua estratégia. Faça pesquisas através de questionários ou formulários online, por exemplo. Utilize todas as ferramentas a seu favor.
Alguns pontos que você deve tentar levantar, são: gênero, idade, renda, nível de educação, estado civil, qual o ciclo de vida, onde eles vivem, etc. Ainda que de início não pareça, quanto mais informações você coletar, melhor. Isso estreitará muitos laços e fazer com que o seu SEO seja mais preciso.
Além disso, você pode consultar outras pesquisas para facilitar o entendimento do seu público. Se for possível, analise pesquisas do IBGE ou de outros órgãos que tenham coletado dados sobre o seu segmento, por exemplo.
Analise a concorrência
Analisar a concorrência é uma das formas de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. Mas por quê? Primeiro de tudo, você deve saber como anda o mercado. É preciso estar preparado para tudo, então, a análise é de suma importância.
Fora isso, quando você analisa os seus concorrentes, você consegue obter várias informações que são úteis. Na hora de definir o seu público, por exemplo, você pode olhar a concorrência e observar qual público mais consome os seus produtos/serviços.
E, a partir daí, você consegue enxergar onde a sua concorrência está errando ou quais pontos devem ser melhorados. Lembre-se que, para ter sucesso, você precisa ter um diferencial. E você pode definir um diferencial analisando o mercado e a concorrência.
Se você nota que, dentre a concorrência, está faltando uma estratégia X, você deve incluir isso no seu plano de negócios! Ainda que seja um ponto bem simples, ao fazer a sua análise, muitos pontos ficarão esclarecidos. Então não negligencie essa parte.
Em suma, a análise de concorrência é uma ótima maneira de identificar problemas e lacunas. Essa é uma estratégia tão importante quanto a produção de conteúdo e, portanto, você deve incrementar isso nos seus planos. Com certeza irá gerar resultados positivos para o seu negócio.
Algumas coisas que você deve considerar ao fazer essa análise é:
- Definir principais concorrentes;
- Analisar a estratégia de conteúdo;
- Encontrar pontos fracos;
- Averiguar em quais canais eles atuam;
- Analisar estratégia de SEO;
- Observar os temas abordados;
- Descobrir tipos de conteúdos que produzem, etc.
Pesquisa de palavra-chave
O SEO opera em palavras-chave. Portanto, antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, você deve fazer uma análise de quais são as principais palavras-chave voltadas para o assunto. E, ao encontrá-las, procure ao máximo incrementar nos seus artigos.
Elas irão ajudar a determinar quando o seu site irá aparecer quando as pessoas realizarem pesquisas no Google. Portanto, fazer a escolha certa influenciará em como você irá aparecer nos mecanismos de buscas do Google.
No entanto, se você não faz ideia de como fazer isso, saiba que há várias ferramentas que podem lhe auxiliar nesse processo. Ademais, você deve dar um certo foco em palavras-chave de cauda longa. Ou seja, que possuam três ou mais palavras.
Integre as palavras-chave em suas páginas
Um erro comum é associar as palavras-chave apenas em artigos. No entanto, se possível, você também deve inseri-las em suas páginas. Dessa forma, o Google irá entender qual o contexto da sua página, e irá recomendar com mais facilidade.
Fora isso, ao integrar as palavras-chave de cauda longa, a sua página tende a possuir uma classificação melhor para tais resultados. Portanto, sempre que possível, inclua em cabeçalhos, títulos, meta descrição e no corpo do texto de suas páginas.
As palavras-chave possuem grande relevância em relação a como o seu site irá posicionar. É claro que o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é eficiente. No entanto, você deve fazer da maneira correta.
Então, se você não entende muito bem como funciona essa estrutura, antes de qualquer coisa, recomendamos que você procure entender um pouco mais sobre esse assunto.
Conteúdo de qualidade
Como você criará conteúdo para a sua persona, se você ainda não tiver o seu público-alvo bem definido? O que estamos querendo dizer é que todas essas dicas se integram com outras? Aplicar todas, da maneira correta, é essencial para conquistar o resultado desejado.
Ademais, você só irá criar um conteúdo de qualidade quando souber o que a sua persona está interessada. Independentemente de quais estratégias você irá fazer, o conteúdo sempre será a coisa mais importante.
As pessoas querem que as suas dúvidas sejam sanadas. Ademais, é através dos seus conteúdos que você pode contestar qualquer objeção advinda dos seus clientes. E é por isso que ao analisar o seu público, você deve coletar o máximo de informações possíveis.
Você irá usar tais informações para elaborar todas as suas estratégias. Para criar algo de qualidade e focado na sua persona, você precisa entender quais são as suas dores e quais as expectativas dela referente ao seu produto ou serviço.
É apenas após entender esses pontos que você poderá aplicar essa dica. O seu conteúdo deve ser focado em eliminar qualquer objeção que possa surgir. Essa técnica, quando bem aplicada, com certeza irá lhe render bons resultados.
Então, sempre que for produzir algum conteúdo, tenha uma persona em mente. Ademais, preocupe-se em como resolver o problema dela durante o seu artigo. Fora isso, ao produzir o conteúdo, não se esqueça das palavras-chave.
Calendário editorial
O seu trabalho precisa ser consistente. Com certeza você sabe que as coisas não são instantâneas. Então, ainda que todas as suas estratégias sejam aplicadas da forma correta, elas podem demorar um certo tempo para surtir algum efeito.
Contudo, você nunca deve perder a sua consistência. É isso que irá fazer você ter resultados. Portanto, uma das dicas é você criar e manter o seu calendário editorial. Mas o que exatamente é isso? É quando você se preocupa com a consistência de publicações de artigos.
Procure publicar um artigo por dia, pelo menos. Isso com certeza irá ajudar com que os seus resultados aumentem. O Google adora esse tipo de trabalho, em especial para sites novos. Sites que publicam regularmente ganham mais autoridade.
Ademais, eles conquistam uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa. Fora isso, entenda que conteúdo novo informa ao Google que você está mantendo o seu site e páginas atualizadas. E ele gosta disso.
Então, planeje e siga o seu calendário editorial. No entanto, se você não tem tempo para entrar no site e publicar todos os dias, saiba que é possível agendar os seus artigos. Então, no final de semana, que tal agendar um artigo para cada dia, por exemplo?
Mas lembre-se, essa é uma ótima forma de aplicar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. Contudo, ela demanda um certo tempo. Então, pense a longo prazo o quanto isso irá lhe beneficiar e o quanto será bom para o seu negócio.
SEO On-page!
Em primeiro lugar, você deve entender o que significa SEO on-page. Em suma, trata-se de um trabalho que consiste na aplicação de uma série de técnicas e estratégias. Utiliza-se em várias dimensões de um site, blog ou loja virtual.
O seu objetivo é fazer com que haja maior exposição nas ferramentas de busca. No caso do SEO on-page, aplicam-se elementos que compõem a página de um site, como os marcadores técnicos de SEO, o texto, formatação, imagens, links, etc.
O SEO on-page também influencia para que você alcance as primeiras posições no Google. Nesse ponto, há várias coisas que você deve considerar. Citaremos alguns exemplos abaixo.
URL amigável
A URL é uma prévia do seu conteúdo. Portanto, ela deve possuir termos claros. Ademais, na sua composição, sempre que possível, você deve inserir uma palavra-chave que deseja ranquear.
Título da metatag
Ou seja, é o snippet na página de resposta do Google. Ela precisa ser instigante para gerar cliques. Fora isso, deve conter a sua palavra-chave em foco.
Descrição da metatag
Em suma, é a descrição do seu site ou artigo. Ela será listada nas páginas de resposta do Google. Portanto, também deve conter a sua palavra-chave em foco.
Tag line
A tag line é o título da sua página. Ela precisa suscitar interesse, para que as pessoas cliquem nele. Fora isso, a sua palavra-chave em foco também deve estar presente.
Títulos e legendas
Os seus textos precisam ser organizados. Por isso, você deve usar subtítulos, usando as tags H2 e H3. O Google valoriza isso, pois entende como um conteúdo de qualidade.
SEO Off-page e backlinks orgânicos
Essa é uma dica de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google que deve ser usada como um complemento a dica anterior. Assim como há SEO on-page, também existe o SEO off-page. E ambos devem ser bem trabalhados e estruturados.
Mas, primeiramente, o que é SEO off-page? Trata-se, também, de um conjunto de estratégias. No entanto, elas são fora do ambiente do site. Sendo assim, o seu objetivo é de criar backlinks para o seu site, o que faz com que a sua página ganhe destaque no Google.
No caso do SEO off-page, você precisa elaborar algumas estratégias que criem links de qualidade que apontem para o seu site. No marketing digital, refere-se a ele como link building. Ele é essencial para aumentar a relevância do seu site.
Certo, você entendeu o que é SEO off-page e qual a sua importância. Mas como essa técnica deve ser aplicada, para um bom resultado? Falaremos disso abaixo.
Veja também: Vale a pena comprar backlinks? O que você precisa saber!
Contextualização
Sempre que você for buscar um site para gerar links, você precisa fazer com que eles sejam contextualizados. Isso quer dizer que eles precisam seguir uma linha semântica do site de destino.
Diversidade de domínios
Se você criar vários links, vindo de um único site, isso não irá gerar o impacto que você espera, em questão de relevância. O ideal é que você diversifique. O Google tende a medir a popularização de um site levando em conta a diversidade de domínios.
Sites relevantes
Sites e páginas que possuem autoridade técnica, irão dar mais força para o seu link. Portanto, sempre que possível procure por sites que sejam relevantes. O que importa nem sempre é a quantidade, mas a qualidade dos links que você recebe.
Gerar leads
Em suma, leads são contatos de possíveis consumidores que deixam seus dados e informações pessoais. Ou seja, é quando uma pessoa fornece e-mail, nome e número de telefone. As pessoas que fornecem essas informações é porque estão interessadas nos produtos ou serviços da empresa.
Dessa forma, devem ser tratadas como potenciais clientes. Então, se você quer usar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, essa é uma ótima alternativa. Fora isso, quando você gera leads de forma gratuita, os resultados são maravilhosos.
Ademais, há algumas formas de o que você deve fazer para poder gerar leads. E, nos tópicos abaixo, iremos falar com mais detalhe sobre cada um deles.
Use o Twitter
Você sabia que o Twitter é uma ótima plataforma para gerar leads? E isso acontece porque, através dela, você consegue interagir com várias pessoas, de uma maneira super objetiva e simples. Isso vai criar valor a marca, além de captar leads.
Webinars
Webinars são palestras ou seminários online. Eles servem para gerar empatia entre os potenciais clientes e o seu negócio. É uma estratégia um tanto simples, mas que com certeza irá fazer a diferença para quem quer aumentar os resultados.
Ebooks
Na grande maioria dos casos, o ebook possui um conteúdo mais profundo sobre determinado assunto, que é ligado ao segmento da marca. Sendo assim, para disponibilizar o download, geralmente deve-se preencher com alguns dados. Então, é uma ótima forma de gerar leads.
Formulários
É apenas preenchendo formulários que um visitante se torna lead. Então, deixe os seus formulários bem visíveis dentro da sua página.
Como usar o SEO para atrair clientes com o Google Meu Negócio para SEO local?
As pessoas da região onde a sua empresa está localizada, precisam saber da existência do seu negócio. Sendo assim, cadastrar a sua empresa nessa plataforma é de suma importância. Com certeza isso irá atrair novos clientes para você através das técnicas de SEO.
Sabe quando você pesquisa no Google “Restaurantes mexicanos”, por exemplo, e aparece uma série de restaurantes? Então, isso acontece porque os estabelecimentos estão cadastrados no Google Meu Negócio com SEO trabalhado.
E isso faz com que o número de visitas e de clientes aumentem. Afinal, se a sua empresa aparece como primeiro resultado, é bem provável que a pessoa interessada se desloque até lá, para usufruir dos seus produtos e serviços.
Fora isso, essa simples técnica reúne informações bem úteis para o usuário, como o horário de atendimento, endereço, avaliações, fotos do ambiente etc. Ademais, se o seu estabelecimento tiver um site, você pode incluir.
Dessa forma, o cliente poderá obter mais informações sobre a sua empresa, onde todas as dúvidas poderão ser sanadas. Sendo assim, essa técnica de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é muito eficaz.
Ademais, como se tudo isso não bastasse, você ainda pode interagir com os usuários, visto que é possível fazer perguntas. Então, sempre que alguém interessado questionar alguma coisa sobre o seu estabelecimento, você pode responder com facilidade.