Descubra os motivos pelos quais sua empresa não está sendo encontrada no Google Maps e como solucioná-los!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 10 leitura mínima
Imagem: freepik premium

Por que minha empresa não aparece no Google Maps? Se esta acontecendo com você, então é bem provável que você esteja perdendo uma série de clientes locais, certo? Então saiba como aparecer no Google Maps.

Para quem está investindo em marketing local, não há como negar que ter a empresa cadastrada no Google Maps é essencial.

Mas, se a sua empresa não aparece no Google Maps, o que será que é possível fazer? Ou, como se cadastrar para o seu negócio começar a aparecer nessa plataforma?

Hoje em dia, como a internet vem se tornando cada vez mais acessível, as pessoas estão a toda hora fazendo algum tipo de busca online.

Se estão com vontade de comer em um restaurante mexicano, por exemplo, logo pegam o celular e fazem essa busca no Google.

Ou, se estão precisando de um equipamento específico, pegam novamente o celular e pesquisam qual é o comércio mais próximo.

Assim, ter uma empresa cadastrada no Google Maps é vital para todos os que querem aumentar o número de vendas, em especial quando se trata de SEO local.

Se a sua empresa não aparece no Google Maps, saiba haver algumas razões para que isso esteja acontecendo, e falaremos sobre tudo isso no artigo de hoje. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Qual é a importância para uma empresa aparecer no Google Meu Negócio?

Qual é a importância para uma empresa aparecer no Google Meu Negócio

É verdade que estamos falando do Google Maps, mas a verdade é que essas duas ferramentas são indissociáveis.

Afinal de contas, é através do Google Meu Negócio que a sua empresa consegue ter um cadastro muito bem detalhado a respeito do seu negócio, seja ele virtual ou local.

É através da ficha do Google Meu Negócio que você pode incluir a história, data de fundação, fotos, serviços, produtos e ainda receber orçamentos por chat.

É por causa dessa mesma ferramenta que é possível fazer postagens de promoções e novidades, além de criar um site gratuito.

Isso quer dizer que não ter a sua empresa no Google Meu Negócio é um problema muito grave, vista que você estará perdendo uma série de oportunidades e benefícios dos resultados orgânicos por meio do SEO.

Qual é a diferença entre aparecer no Google Meu Negócio e no Google Maps?

A grande parte das pessoas ainda confundem essas duas ferramentas que, por mais que se complementem, têm funções diferentes.

O Google Maps usa os dados do Google Meu Negócio para exibir o seu mapa. Isso quer dizer que, ao fazer uma busca no Google, ele acaba por mostrar a listagem do Google Maps.

Mas todos esses resultados estão atrelados aos dados que estão cadastrados na ficha do Google Meu Negócio.

Ou seja, ainda que pareça tudo igual, são duas ferramentas distintas, com o seu próprio uso, ainda que ambas se complementem.

Principais motivos por que a empresa não aparece no Google Maps!

Se a sua empresa não aparece no Google Maps, saiba haver alguns fatores que podem contribuir para esse fato, em dentre elas, podemos destacar as 4 seguintes:

  1. Sua empresa ainda não está cadastrada no Google Meu Negócio;
  2. Sua ficha foi suspensa por infringir alguma diretriz;
  3. A empresa ainda não foi confirmada por carta ou telefone no Google Meu Negócio;
  4. Ficha ainda não tem autoridade para aparecer.

Certo, mas como saber quais desses problemas estão acontecendo com a sua empresa e qual a melhor forma de resolver? É sobre isso que falaremos a seguir.

Como aparecer no Google Maps?

Como aparecer no Google Maps

A seguir, veja o passo a passo para aprender como aparecer no Google Maps.

1. Empresa ainda não está cadastrada no Google Meu Negócio

Para que a sua empresa aparecer no Google Maps, primeiro você deve ter cadastrado no Google Meu Negócio.

Afinal de contas, é através desse cadastro que o Google vai saber o endereço da sua empresa, portanto, irá mostrar no mapa.

Mas se você não lembra se já tem um cadastro, a melhor forma de descobrir se a sua ficha está no Google é digitando o nome da sua empresa + o endereço.

Você pode fazer isso direto no Google ou através do Google Maps. Ao fazer isso, o ideal é encontrar no botão em que diz que você é proprietário da empresa.

Em seguida, é só fazer os passos para poder administrar o local e realizar as devidas alterações e incluir as necessárias, a fim de que a sua ficha fique bem posicionada.

2. Ficha suspensa por infringir alguma diretriz do Google Meu Negócio

Às vezes pode acontecer de você já ter o seu cadastro no Google Meu Negócio há anos, mas, de uma hora para outra, a sua empresa não aparece no Google Maps. Nesse caso, o que pode ser?

Existe a probabilidade de você ter infringido alguma diretriz e, por isso, tenha recebido a punição de ficar suspenso.

Mas o que pode levar com que a empresa receba punição? Na verdade, isso acontece em especial quando, no nome da empresa, coloca alguma palavra-chave no nome da ficha.

Supomos que o nome original da empresa seja: sorveteria italiana. No entanto, para poder posicionar no Google, a empresa resolver cadastrar o nome da seguinte forma:

  • Sorveteria Italiana em Balneário Camboriú.

Nesse caso, pode sim acontecer de o Google punir a sua ficha e suspender, ainda que de forma temporária.

A princípio, esse comunicado deve ir para o e-mail do administrador da ficha do Google Meu Negócio. Mas, se você avaliou a ficha e viu não haver o que alterar, então será necessário entrar em contato com o suporte.

No entanto, se você observou o que era necessário alterar, é só esperar algum tempo até que a sua empresa volte a aparecer.

3. A empresa ainda não foi confirmada por carta ou telefone no Google Meu Negócio

Muitas vezes pode acontecer de você não terminar de preencher a sua ficha no Google Meu Negócio. Por consequência, acaba que não tem confirmação.

Ou seja, a sua empresa não aparece no Google Maps. Para poder fazer essa confirmação, é necessário averiguar o seu Gmail.

Nesse caso, acesse o Google Meu Negócio e clique no botão para poder realizar o seu login. Em seguida, caso tenha a ficha, ela irá abrir para poder continuar o processo de verificação.

Para dar prosseguimento, é só fazer o passo a passo que será solicitado na sua tela. A confirmação pode ser por:

  • Telefone;
  • Carta;
  • SMS;
  • Videochamada.

4. Ficha não tem autoridade para aparecer!

Suponhamos que você já tem a ficha cadastrada no Google Meu Negócio, não tem nenhuma punição e já fez o processo de confirmação, mas ainda assim a empresa não aparece no Google Maps.

Nesse caso, é bem provável que a sua ficha não tenha autoridade para aparecer, por mais que busque pela empresa pelo nome.

Mas por que isso acontece? Depende. Muitas das vezes, se porventura o nome da sua empresa for muito parecido com alguma outra, pode haver esse problema.

Certo, mas se esse for o caso, o que posso fazer para resolver essa questão e fazer com que a empresa apareça no Google Maps?

Ficha não tem autoridade: como resolver?

Nesse caso, você deve trabalhar junto aos fatores de ranqueamento para fazer você posicionar a sua ficha no Google Meu Negócio. O que precisa ser feito é:

  1. Atualizações constantes da sua ficha. Cadastre algo novo toda semana, se possível;
  2. Faça constantes pedidos de avaliações para a sua ficha ter a quantidade e qualidade necessário de avaliação;
  3. Use palavras-chave na sua comunicação na ficha, inclusive ao colocar o nome da ficha com a palavra-chave.
Compartilhe este artigo
Seguir:
Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.