Você sabe o que é o seo para sites e como ele pode ajudar sua marca a se posicionar no Google?
Seo do inglês Search Engine Optimization significa uma série de estratégias que em conjunto trabalham para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
O posicionamento orgânico é sinônimo de autoridade além de gerar tráfego qualificado para sua página, de acordo com pesquisas apenas 10% dos usuários clicam em avançar para a segunda página.
Portanto, quando falamos de estratégias seo para sites, falamos do essencial em todo posicionamento.
A melhor parte é que se você demandar tempo e um pouquinho de esforço pode conseguir sem investir nada.
Seo, o que é?
Direto ao ponto, estratégias de otimização, através dele qualquer página bem trabalhada alcança as primeiras colocações no Google.
Imagina quantas pesquisas são realizadas por dia nos mecanismos de busca, milhares não é mesmo?!
E certamente seu site tem alguma resposta, então nada mais justo do que, posiciona-lo bem para as pessoas acharem.
O Google leva para as primeiras posições os sites com melhores técnicas seo aplicadas, em geral, quem está na primeira página transmite maior credibilidade ao usuário.
É o desejo de todo site a tão famosa primeira página e isso é uma realidade presente, o que dificulta muitas vezes é a concorrência, porém você pode se tornar forte e ultrapassa-los.
Seo para sites — o que você precisa saber?
Explicarei abaixo alguns detalhes sobre o seo para sites te mostrando algumas das melhores estratégias. Mas, antes entenderemos alguns conceitos.
Mecanismos de busca
São sistemas compostos por algoritmos que rastreiam os sites, são de fato os responsáveis pelo posicionamento.
Pode ser Google, Bing, Yahoo, etc. Funcionam da mesma forma. Ao rastrear um site os robôs realizam uma varredura considerando uma série de fatores como, por exemplo, a experiência do usuário.
Como funciona o algoritmo no Google?
Algoritmo pode ser definido como a classificação dos links de modo a posicionar os que melhores se encaixam as regras do algoritmo.
É um conjunto de fatores que vão fazer o algoritmo reconhecer um site como relevante, portanto, o seo para site alimentará as hipóteses do Google enxergar sua URL como potencial.
Fatores de rankeamento
Se você está buscando realizar seo para sites precisa considerar os fatores de rankeamento.
Sabemos que os fatores de rankeamento são guardados a 7 chaves pelo Google, no entanto, testes e pesquisam levam a conclusão de alguns deles.
Sobre a divisão podemos dizer serem o seo on e off page. On page cuida da organização interna do site, títulos das páginas, otimização de imagens, tags adequadas, H1, H2…
Enquanto o off page cuida do externo como, backlinks, ou seja, sites que apontam para o seu, tempo de carregamento das páginas, sinais sociais entre outros.
Melhores estratégias para posicionar no Google
Além das otimizações on e off page, nada melhor do que conteúdo de qualidade. Entregue o que o usuário deseja saber sem enrolação e de maneira natural.
Mas antes, faça um planejamento, aqui é o princípio do seo para sites, mas não se engane que o resultado não será muito rapidamente.
Estamos falando de médio a longo prazo, porque uma vez que se alcança autoridade é preciso manter algumas estratégias para garantir a posição, como os backlinks, por exemplo.
Defina objetivos
Os objetivos estão incluídos no planejamento, o que você deseja?
- Leads
- Vendas
- Tráfego
- Autoridade
Tendo o objetivo definido é possível melhor trabalhar o seo para sites.
Definição da persona
Quem é o seu público alvo? Quem você deseja alcançar? Quais são as necessidades da sua persona?
Muitas pessoas esquecem, mas essa definição faz toda diferença, afinal, é o público que você deseja, são as pessoas que vão clicar no seu link, gerar tráfego para o seu site.
Como estratégia em seo para sites não deixe de pesquisar e definir a persona?
Ferramentas seo
Algumas ferramentas trabalham em nosso favor, e o melhor é que algumas só pelo free já saímos ganhando.
Essas ferramentas são nossas aliadas como estratégia seo, o próprio Google fornece opções gratuitas como o Google Analytics e Search Console.
Palavra-chave
Muito se fala na palavra-chave, mas o mau uso pode por toda estratégia a perder. Lembrando que ela precisa concordar com o seu texto, e deve constar em lugares apropriados.
Como dica básica ela deve constar no título H1, no primeiro parágrafo, espalhadas naturalmente no artigo e em outro H.
Na parte de pesquisa da palavra-chave entra o que chamamos de marketing de conteúdo, onde você identifica de acordo com as pesquisas as palavras com maiores chances de se posicionar organicamente.
Tamanho do conteúdo
O tamanho do artigo funciona como desempate perante o Google, não basta ser maior, precisa estar otimizado, entre 2 artigos bem otimizados, com a mesma pontuação, no ranking de posicionamento o Google colocará o que for maior.
Quando for fazer a pesquisa observe o tamanho dos textos dos concorrentes, não precisa ser maior, porém certifique-se de não ser menor.
Link build como estratégia
Por fim, mas não menos importante temos a estratégia de link building onde outros sites colocam links que apontam para o seu. Além disso, você pode optar pela contratação de um profissional linkbuilder para criar os seus backlinks de forma orgânica.
Isso fará com que sua autoridade perante o Google aumente, uma vez aumentada maiores hipóteses de estar posicionado nas primeiras páginas.
Você pode conseguir esses backlinks pedindo outras pessoas para te indicarem, ou realizando outra estratégia, a de Guest posts.
Nos Guest posts você fará a criação de um artigo e dentro colocará um link em uma palavra na qual deseja ranquear e irá oferecer outros blogs para publicarem.
Como incentivo queremos te dizer para não desistir de um projeto se o mesmo estiver demorando para dar resultados, como dizem poder ser “trabalho de formiguinha”, porém terá a recompensa.
Existem outros tipos de estratégias, selecionamos apenas as melhoras principalmente se você estiver começando do zero, dará um bom salto. Sabe de outra estratégia que não foi mencionada aqui? Fale conosco através dos comentários abaixo, será gratificante a sua participação, até a próxima!
Veja essa matéria em formato de WebStories e tenha uma visão diferente sobre as estratégias de SEO para posicionar sites nos mecanismos de pesquisa!