SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 19 leitura mínima
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É fato que a internet é um grande contribuinte para o crescimento de uma empresa. No entanto, você precisa utilizar da maneira correta para conquistar que resultados almeja. E é por isso que você deve aprender a fazer SEO para Google meu negócio, já que ele pode lhe dar o que você espera. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar neste artigo.

O SEO para Google meu negócio é essencial para que o seu negócio possa ser conhecido. É aquele velho ditado, como você quer que as pessoas comprem da sua loja, se elas nem sequer sabem da existência dele? Portanto, para mudar essa realidade, não deixe de conferir as nossas dicas sobre esse assunto!

O que é Google meu negócio?

A grande parte das coisas estão mudando para o digital. Portanto, é preciso tentar se adaptar a esses novos moldes e padrão. As pessoas estão vivendo em uma época que prezam pela agilidade de informações e facilidade na resolução de problemas.

E pense bem: hoje, qual é a melhor forma de se conseguir esse resultado? Pela internet, é claro! E é por isso que a cada ano o Google vem trazendo novas ferramentas, para se adaptar a esses novos padrões e também auxiliar outras pessoas nisso.

O Google meu negócio, ou Google my business, é uma plataforma da empresa que visa dar aos empreendedores a chance de divulgar o próprio negócio. Ou seja, é uma chance única e que todo mundo deveria aproveitar.

Como essa é uma ferramenta gratuita, todos os resultados são orgânicos. Portanto, para que você aumente a relevância do seu negócio, é essencial que você aplique da forma certa o SEO para Google Meu Negócio.

Ademais, essa ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes. Ou seja, ela estreita os laços, o que é muito benéfico para o seu comércio. Fora isso, através dessa plataforma, as pessoas podem conferir as informações a respeito do comércio de uma forma muito mais rápida, ágil e fácil.

Como funciona o Google Meu Negócio?

É uma plataforma bem simples. Não há nada de complexo. Contudo, é justamente por essa característica que essa ferramenta dá resultados. Porque é uma forma simples de conferir algumas informações de um determinado local comercial.

Em suma, ele funciona da seguinte forma: você, empreendedor, deve cadastrar o seu negócio nessa ferramenta. A partir daí você precisa informar alguns dados básicos dele, como:

  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Eventos que vão acontecer;
  • Site do estabelecimento, etc.

Essas simples informações já vão fazer uma grande diferença, mas ainda assim é preciso trabalhar com SEO para Google meu negócio, para que os efeitos sejam ainda mais positivos.

Além disso, à medida que as pessoas forem se relacionando com o seu negócio, ou seja, interagindo, fazendo comentários, adicionando fotos, avaliando, etc., também irá aparecer na sua página do Google meu negócio.

Essa estratégia, por mais simples que pareça, é muito benéfica, visto que as pessoas irão criar mais confiabilidade no seu negócio.

Porque o Google meu negócio é importante?

Porque essas informações impactam a vida de quem está navegando pelo buscador?

Imagine a seguinte cena: uma pessoa está em viagem na cidade de Campos do Jordão, por exemplo, e quer comer em um restaurante japonês.

Qual é a primeira coisa que ela faz? Pega o celular, abre o Google e digita “Restaurante japonês Campos do Jordão”. Contudo, se o seu negócio consegue suprir o desejo dessa pessoa, mas não está cadastrado na plataforma, como ela saberá da existência dele?

Sendo assim, como você pôde perceber, ainda que essa plataforma seja um tanto simples, ela pode lhe trazer novos clientes. Mas, como citado, isso deve ser feito da maneira correta, e é por isso que você deve usar SEO para Google meu negócio.

Veja tambem: SEO para iniciantes: Guia completo para quem está iniciando no marketing

7 Dicas de SEO local para Google Meu Negócio!

SEO local é aquele que se refere a região do seu negócio. No exemplo acima, criamos a hipótese de existir um restaurante japonês em Campos do Jordão. Então, o mais recomendado seria usar recursos do SEO local para o Google Meu Negócio.

Afinal de contas, por ser um espaço físico, você quer atrair clientes daquela localidade para ir até você. Por isso é benéfico ter essa estratégia de SEO local. Então, nos tópicos abaixo, mostraremos algumas dicas de como ele deve ser aplicado.

Menos tráfego, mais resultados

Não é porque um site tem um grande número de acesso mensal que ele tem sucesso. Às vezes, o seu concorrente pode possuir metade do tráfego que você tem, mas gerar mais resultados ao final do mês. E sabe por que isso acontece?

Porque muitas pessoas ainda estão focadas em gerar apenas tráfego. É claro que ele é importante, afinal de contas, faz com que o seu comércio se torne mais conhecido e tenha mais renome. Contudo, tráfego não é sinônimo de resultados.

O seu tráfego deve se basear em resultados, não apenas no número de acessos e visitas. Você precisa atrair as pessoas certas, para elas poderem lhe gerar resultados. E, para conseguir isso, deve-se aliar o SEO para Google meu negócio.

Quando algum usuário pesquisa por negócios locais, na grande maioria das vezes ele quer uma informação rápida, como telefone, endereço ou apenas as orientações para chegar no local.

E é por isso que você deve se esforçar para que essas informações sejam facilmente acessadas. Esse é um dos motivos pelo qual o Google está se dedicando em certas mudanças na ferramenta. 

Então, quando o buscador apresenta o Local Pack, o usuário clica em uma das empresas que irá aparecer como resultado e lê todas as informações que desejar. Rápido, simples e muito prático. O usuário não precisa acessar o site para conferir informações das quais não precisas.

Gerencie seu negócio na plataforma

Já ouviu aquele ditado que tudo aquilo em que você dá atenção, tem vida? É cerca disso que queremos dizer com essa dica. Você precisa sempre gerenciar a sua empresa na plataforma, seja para adicionar informações, seja para atualizar algumas coisas, ou seja, para responder alguma dúvida de um dos usuários.

Pense bem! Se você chega no endereço de um restaurante, e ele aparenta estar abandonado, você teria coragem de entrar e consumir no local? No Google meu negócio não é diferente. Quando você abandona a sua empresa na plataforma, o usuário pode julgar que ela não existe mais, por exemplo.

Ou, em alguns casos, o cliente pode pensar que as informações são muito antigas e que não correspondem mais com a realidade. Portanto, nem que seja uma vez a cada dia, procure gerenciar a sua empresa na plataforma.

Então, se em algum dia de feriado o horário de funcionamento da sua loja diferir, procure atualizar os dados, para que o usuário note que a sua empresa ainda está ativa, e que se preocupa com eles. Fora isso, você também pode adicionar fotos, nem sempre é preciso esperar que algum usuário faça isso por você.

Tenha em mente que qualquer dado preenchido pode determinar a tomada de decisão do consumidor. Então, quanto mais completo o seu cadastro estiver, mais confiança do Google e dos usuários você conquistará.

Contudo, para alguns segmentos, o Google meu negócio vai além desses dados básicos. Se a sua empresa é sobre hotéis, por exemplo, alguns anúncios pagos permitem que o usuário visualize preços de diária ali mesmo na SERP.

Agora, se você tem comércio de restaurante com entrega, o Google pode informar ao usuário em quais aplicativos ele pode solicitar.

Utilize as ferramentas à sua disposição

Essa dica até se complementa com a anterior. Afinal de contas, quando você usa uma ferramenta do Google meu negócio, você está gerenciando a sua empresa. Mas, com essa dica, estamos querendo dizer para que você interaja com o seu público através das perguntas feitas.

A ferramenta de perguntas e respostas é um ótimo critério de credibilidade, além de criar laços com os seus clientes. Outra coisa que você deve fazer uso são os Google Posts, que servem para publicar atualizações e novidades sobre a empresa.

Dessa forma, se você possui uma empresa de eventos, você pode anunciar os eventos da semana, o que incita a curiosidade das pessoas. Ademais, o Google meu negócio tem prometido trazer outras novidades, então fique atento.

Incentive as avaliações

A ferramenta de perguntas e respostas é um dos fatores para rankeamento. Portanto, você deve incentivar que os seus clientes façam algum comentário sobre o local ou mesmo dê as famosas estrelinhas.

Além de criar conexões e fazer com que outras pessoas se interessem pelo seu comércio, acaba elevando a confiança que outros depositam em você e no seu negócio. Ademais, o buscador consegue entender o que os usuários pensam sobre a empresa.

Então, se muitas pessoas comentam que o seu restaurante tem “comida boa e barata“, o Google consegue entender essas palavras-chave e pode te posicionar nela. Portanto, fazer com que os seus clientes falem de você no Google meu negócio só irá te trazer benefícios.

Mas, para isso poder acontecer, primeiro é preciso habilitar essa opção. E já te adiantamos, críticas irão acontecer. E, nessa situação, você deve avaliar bem o que irá responder, para poder resolver o problema sempre que necessário.

Além disso, não podemos deixar de falar que o próprio Google oferece um marketing kit para a criação de posts que incentive os clientes a darem feedback nessa ferramenta. Portanto, não perca tempo!

Crie parcerias

Uma das formas de mostrar que você tem relevância é criar parcerias. Aos olhos do Google, construir autoridade na web é o mesmo que conquistar backlinks e citações de outros sites de qualidade, confiança e autoridade.

Ao nível local, isso é ainda mais importante. Afinal de contas, fazendo isso, o Google consegue entender melhor qual é o nível de destaque do estado, na cidade ou no bairro. Pense em diferentes formas de citações e links de negócios locais da sua região.

Contudo, ao criar esses links, você deve se preocupar em manter os dados da empresa sempre corretos.

De acordo com algumas pesquisas, a inconsistência de dados é o principal problema para rankear as páginas localmente. 

Veja tambem: Como comprar backlinks brasileiros? Pacotes com DR 30|50|80+

Site responsivo

Atualmente, as pessoas podem acessar sites de várias plataformas, seja PC, notebook, celular, “tablet”, etc. Portanto, o seu site deve ser agradável de se ler em todas as plataformas. É cerca disso que estamos querendo dizer com site responsivo.

Fora isso, dê uma certa atenção de como o seu site ficará nos celulares. Afinal de contas, as pesquisas através de um dispositivo móvel têm crescido bastante nos últimos tempos. Esse também é um fator bem importante para posicionamento.

Além disso, ao deixar o seu site responsivo, você deve considerar quais informações são mais importantes para quem acessa o site pelo celular. O número de contato e as informações de como chegar são mais importantes que a página “sobre nós”, por exemplo. Portanto, leve isso em consideração.

Marketing de conteúdo focado no seu local

Se você quer que o seu site cresça no local onde o seu comércio está, é preciso que ele possua uma boa base de conteúdos focados na sua região. Independente da técnica aplicada, você deve oferecer conteúdos de qualidade.

Então, se você tem um restaurante mexicano em Porto Alegre, que tal criar um artigo sobre as principais atrações da cidade, e referenciar o seu restaurante? É uma técnica um tanto simples, mas com certeza essa é uma ótima técnica de SEO para Google meu negócio.

Recursos que o Google meu negócio proporciona!

O Google meu negócio quer que o seu negócio cresça usando essa plataforma. E é por esse motivo que ele disponibiliza alguns recursos. Um exemplo disso é o fato de a empresa oferecer um kit explicando sobre marketing, e como fazer para aplicar na sua empresa.

Fora isso, a plataforma possui vários outros cursos gratuitos que podem te ajudar a entender como usar essa ferramenta o melhor possível. Ainda que seja trabalhoso, é muito recompensador. Dentre outros recursos que o Google meu negócio proporciona, podemos citar:

  • Conversar com os seus clientes 1 a 1;
  • Configurar postagens;
  • Gerenciar seu site;
  • Oferecer informações adicionais do seu negócio;
  • Responder às perguntas frequentes;
  • Receber feedback.

Dúvidas sobre o Google meu negócio!

Se você começou a usar o Google meu negócio a pouco tempo, é normal que você tenha algumas dúvidas. No entanto, é preciso que todas elas sejam sanadas, para que você se sinta mais confiante de usar essa plataforma. Portanto, nos tópicos abaixo, falaremos sobre as dúvidas mais comuns a respeito desse assunto.

Como alterar o endereço no Google meu negócio?

Pode acontecer de você ter de mudar o seu comércio para outro lugar. E, para não perder clientes, você deve atualizar essa informação na plataforma. Portanto, para realizar esse procedimento, tudo o que você deve realizar, é:

  1. Clicar na ficha que deseja fazer alteração;
  2. Ir ao menu “Informações”;
  3. Encontrar o campo de endereço;
  4. Apertar no ícone de lápis de edição;
  5. Em seguida, na janela que irá aparecer, coloque o novo endereço;
  6. Clique em “aplicar”;
  7. Aguarde a revisão e aprovação do Google.

Ao fazer isso, o seu pedido já foi enviado e, em alguns minutos, haverá essa atualização. Ademais, salientamos que você pode adicionar o novo endereço escrevendo-o por extenso ou arrastando o pino vermelho ao local correto.

Como apagar fotos no Google meu negócio?

Isso dependerá um pouco. Se foi você mesmo quem postou a foto, é bem mais simples de excluir. Para tal, a única coisa que deve ser feita é:

  1. Acessar o aplicativo;
  2. Clicar em “Perfil”;
  3. Ir até à aba “fotos”;
  4. Localizar a foto que quer excluir;
  5. Clicar nos três pontinhos, situado no canto superior direito;
  6. Apertar em “excluir foto”.

Agora, se foi um usuário que postou a foto, não é assim tão simples. Você não pode apenas fazer esse mesmo procedimento para exclusão. E isso acontece porque um dos princípios do Google meu negócio é prezar pela transparência.

Portanto, para realizar esse procedimento você deve denunciar a foto, ou sinalizá-la como imprópria. E, ao fazer isso, o Google analisará a questão. No entanto, não é certeza de que a imagem será excluída. Isso só irá acontecer caso o Google considere a foto leviana coisas do gênero.

Como excluir os comentários do Google meu negócio?

Falamos no tópico anterior que uma das premissas do Google meu negócio, é prezar pela transparência. Sendo assim, você não pode apenas excluir um comentário ou avaliação. Para isso ocorrer, você também deve denunciar, para que ela passe por uma análise.

Então, se você denunciou um comentário negativo, mas que foi sincero, é bem provável que essa avaliação seja mantida. Portanto, nessas situações, recomenda-se que você procure uma forma de intermediar o problema e resolvê-lo.

Fora isso, caso sejam feitas avaliações fakes positivas, ainda que elas não sejam denunciadas, é provável que elas desapareçam. Afinal de contas, o algoritmo consegue entender quando há essa manipulação. Sendo assim, não faça isso, pois o Google irá lhe enxergar com maus olhos.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.