Primeiramente, na proposta de práticas de SEO on-page, as empresas sempre procuram por novidades que possam ajudar a ganhar mais destaque nas plataformas de busca. Assim, é possível ter um aumento do tráfego de visitação em blogs ou redes sociais corporativas.
A prática de SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos motores de busca inseridos em plataformas de pesquisa, como o Google, nas redes sociais e outras páginas na internet.
Dessa forma, isso facilita a experiência dos usuários que precisam encontrar determinado assunto. Ou um produto dentro de uma loja virtual, ou mesmo uma matéria específica em um portal de notícias.
De qualquer forma, a empresa que está presente na internet pode ter o posicionamento questionado caso não esteja presente entre as primeiras páginas de busca.
Mas isso pode ser melhorado se utilizar o SEO on-page de maneira correta, implementando diferentes elementos, como:
- Meta descrição;
- Palavras-chave;
- Título e subtítulo;
- URLs amigáveis.
Além disso, a prática de SEO on-page nas diversas estratégias dá o poder de credibilidade ao site, desde que contenha conteúdos otimizados a partir de textos e artigos, áudios e vídeos. E até mesmo através de códigos de rastreamento e imagens utilizadas de qualidade.
Meta descrição resume assunto
Na meta descrição é possível empregar um resumo sobre o conteúdo proposto, com palavras-chave e um atrativo para o clique no conteúdo.
Caso o site seja reconhecido como autoridade, a meta descrição se destaca no resultado das páginas de busca, além de auxiliar na leitura do algoritmo e atrair os usuários.
Além disso, esse texto deve ser curto, com no máximo 160 caracteres. Ainda, precisa despertar o senso de curiosidade do leitor, para ele poder ser levado a clicar sobre o link apresentado.
Palavras-chave são essenciais
Em todos esses elementos apresentados, as palavras-chave devem estar inseridas de uma forma natural e bem posicionada.
Com isso, o algoritmo reconhece como uma possibilidade apresentável em relação à pesquisa que está sendo feita.
O SEO on-page, de todas as maneiras, pode funcionar para atração de leads, no caso de sites comerciais, lojas virtuais e e-commerces, ainda melhor, para tratar da jornada de compra.
Título e subtítulo imprimem autoridade
O marketing de conteúdo é uma estratégia que deve ser explorada ao máximo, o tempo todo, nos mais diferentes momentos de uma campanha publicitária e dentro de um planejamento de comunicação contínuo e versátil.
O título deve ter destaque, sendo o primeiro a aparecer na página e atuando como “chamariz” nas páginas de pesquisa, enquanto o subtítulo destaca sobre assuntos específicos que imprimem autoridade ao longo do texto e indica quais os assuntos serão abordados naqueles materiais.
Mesmo roteiros produzidos para podcasts e vídeos publicitários ou institucionais, essas pausas propostas identificadas como H1, H2 e assim por diante podem servir muito bem para posicionar o leitor, o ouvinte ou o telespectador, bem como o algoritmo.
URLs amigáveis facilitam algoritmo
Um cuidado precioso que o programador deve tomar é em relação às URLs utilizadas, os endereços eletrônicos das páginas de um site.
Sempre que possível, os caracteres alfanuméricos devem ser substituídos por palavras-chave, como o título da matéria, devendo ser curtos, objetivos e representando bem o tema proposto.
Essa mecânica está inserida na construção do site e páginas dos produtos. Portanto, cabe ao desenvolvedor do site incluir essa possibilidade, e quem alimenta se aproveita ao máximo das condições de implementação de um SEO dinâmico e reconhecido nas demais.
As tendências de SEO para 2022
O investimento em anúncios em plataformas digitais ajudam as empresas a se posicionarem como autoridade em determinados pontos, quando se trata de especificações, objetivos e metas traçadas em um planejamento estratégico de Marketing, com foco, na prática de SEO.
Então, para garantir um ranqueamento adequado no site de buscas do Google, é preciso acompanhar as mudanças impostas pela empresa. Os algoritmos mudam ano a ano, aprimorados e ampliados para garantir uma melhor experiência para os usuários.
A partir de 2022, por exemplo, serão implementadas novas ferramentas e elementos que serão fundamentais para a adaptação dos sites se apresentarem em um bom posicionamento após uma busca:
- Core Web Vitals
- Intenção de busca;
- Otimização de imagens;
- Pesquisa por voz;
- Princípio EAT.
Vale a pena compreender cada um desses pontos para não ficar para trás da concorrência, e garantir o aumento de tráfego no site, no e-commerce e marcar presença nos marketplaces disponíveis.
Core Web Vitals
Essa é uma atualização que está relacionada com os algoritmos propostos pelo Google, implementando 3 métricas que focarão na experiência dos internautas.
As três métricas estabelecidas estão relacionadas à velocidade que uma página carrega, a estabilidade em perspectiva visual e as possibilidades de interatividade entre site e usuário.
Nesse quesito, as empresas devem apostar ainda mais no Inbound Marketing como meio de atração, conversão, venda e encantamento.
A tendência de Core Web Vitals propõe que as palavras-chave devem ser atraentes em relação ao público-alvo, assim como para os mecanismos de busca, como inseridos no algoritmo proposto pelo Google.
Dessa forma, é possível manter a presença online da marca, garantindo maior credibilidade e alcance no mercado consumidor.
Intenção de busca
As empresas que produzem um Marketing de Conteúdo mais centrado e especializado vão garantir presença nos resultados apresentados pela plataforma de busca do Google.
A ideia é garantir resultados relacionados a uma palavra-chave, com foco na intenção de pesquisa e experiência proposta pelo próprio usuário. Sendo assim, tudo que for genérico pode ser descartado.
Os sites e blogs que apresentam um conteúdo mais segmentado estarão um passo à frente, em se tratando especificamente dessa tendência disponibilizada pelo Google a partir de 2022.
Otimização de imagens
Há muito tempo o Google permite a pesquisa por imagens, e os QR codes viram uma tendência já explorada.
Contudo, a otimização de imagens reais pode ser ainda mais significativa com a aplicação de palavras-chave no nome do arquivo. Mas, também é essencial adicionar descrições ou textos curtos.
Aqui o SEO on-page se mantém como uma prática relevante e necessária, pois as abas propostas pelo Google devem ser exploradas em todas as possibilidades e com toda a diversidade possível.
Vale lembrar que isso também deve ser empregado nos vídeos presentes na plataforma do Youtube, em que é possível inserir anúncios diversos e ser apresentado ao público em diferentes formatos.
Pesquisa por voz
A expansão da comercialização de assistentes virtuais para automação de residências e das centrais multimídias presentes nos veículos será explorada de maneira apropriada em 2022.
O barateamento dessa categoria de equipamento e a evolução da tecnologia nesse segmento proporciona diversas possibilidades de uso em diferentes ambientes sociais, como uma residência ou no próprio veículo.
Aqui as empresas devem se adequar quanto à velocidade de carregamento das páginas, ou da entrega das informações solicitadas. Para isso, o certificado de segurança SSL deve ser garantido desde o princípio.
Além disso, o engajamento nas redes sociais se torna inevitável, independentemente do público a ser alcançado. Uma dica importante é a média do tamanho de um texto, que deve ser de, no máximo, 2.300 palavras.
Com isso, os sites poderão garantir maior envolvimento no funil de vendas, desde que haja investimento para as adaptações necessárias e estejam prontos para um atendimento de qualidade.
Princípio EAT
A sigla EAT significa Expertise, Authoritativeness and Trust, que em português pode ser traduzido para Especialização, Autoridade e Confiabilidade.
Dessa forma, os sites especializados em assuntos específicos serão priorizados a partir de uma busca onde a prática de SEO está inserida naturalmente e fluida.
Com isso, propõe-se que é preciso trabalhar, também, o marketing de conteúdo, porém com plataformas distintas, como as redes sociais.
A confiabilidade está na autoridade imposta sobre as postagens realizadas, e mesmo quando há investimento em anúncios pagos, como o Twitter Ads e outros sistemas de divulgação em massa.
De acordo com experiências anteriores, essa tendência visa explorar a autoridade conforme o número de acessos às páginas de um site. E a presença de backlinks, ou link building, em outras plataformas e parceiros comerciais.
A confiabilidade está baseada em todo o material apresentado e o impacto demonstrado na vida das pessoas. Desde um meme até a exploração do marketing viral em forma de podcasts e vídeos profissionais e amadores.
Veja também: como comprar pacotes de backlinks de qualidade e nacionais?
Conclusão
Não é de hoje que a prática de SEO on-page faz parte do mercado publicitário. Pelo contrário, antes do surgimento da Era da Informação proporcionada pela tecnologia e a internet, palavras e jargões eram aplicados para fixar marcas, serviços e produtos na mente do consumidor.
O que está acontecendo agora é que os meios digitais estão presentes em diferentes aspectos da vida da população. Há propagandas tradicionais, como cartazes em estações de metrô que são interativas a partir de um QR code com a câmera de um celular.
A ideia é trabalhar a criatividade, implementando SEO nas ferramentas digitais disponíveis, sempre levando o bom senso em consideração.
A interação é outra vertente que tende a crescer cada vez mais. Por isso, as empresas devem se manter atualizadas e oferecer conteúdos apropriados para o público-alvo.
Por fim, é muito importante lembrar que os hábitos de consumo estão em constante mudança, ainda mais depois do avanço da tecnologia e o fácil acesso a equipamentos como computadores, tablets e, principalmente, o celular modelo smartphone.
Acompanhar todas essas transformações é uma tarefa que deve ser levada a sério e com comprometimento. Assim, estar sempre presente, seja em 2022 ou em outros anos, e tenha uma continuidade nos anos seguintes.