Otimização on-page: a estratégia certa para melhorar a experiência do usuário e a taxa de conversão do seu site!

Escritor Koala Por Escritor Koala 12 leitura mínima
Otimizando paginas internamente para ter melhores posicionamentos orgânicos - Imagem: freepik.com

A otimização na página é uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO. Ela engloba as melhorias feitas diretamente nos elementos de uma página na web para melhorar a classificação nos mecanismos de busca e proporcionar uma experiência mais agradável para o usuário.

Embora técnicas fora da página, como a construção de links, também desempenhem um papel importante, o controle total sobre os fatores na página os tornam a base para o sucesso do SEO. Neste artigo, abordaremos os elementos-chave que devem ser otimizados em cada página para obter os melhores resultados em SEO, incluindo aspectos focados no conteúdo e elementos técnicos.

Principais pontos a serem observados!

  • A importância da otimização na página para o sucesso do SEO
  • Compreender os elementos de conteúdo e técnicos para uma otimização eficaz
  • Tornar suas páginas da web mais amigáveis para o SEO

Entendendo o SEO On-Page

O SEO On-Page envolve aperfeiçoar várias partes de uma página da web para que tanto as pessoas quanto os mecanismos de busca possam entender do que a página se trata. Isso inclui tornar a página mais amigável ao usuário e fornecer informações úteis.

Como o SEO On-Page está totalmente sob meu controle, algumas empresas podem exagerar na tentativa de tornar tudo perfeito para os mecanismos de busca. No entanto, “super otimizar” suas páginas da web pode prejudicar a experiência do usuário e levar a desvalorizações.

Quando crio uma boa experiência para o usuário, focando em suas necessidades e não nas minhas, provavelmente estou criando a experiência perfeita para um mecanismo de busca.

Os mecanismos de busca visam exibir o resultado mais relevante para uma consulta no formato mais fácil de absorver e da maneira mais rápida possível, tornando o conteúdo acessível à maioria dos usuários.

Meu objetivo é projetar o conteúdo para atender às necessidades dos usuários, fornecer informações efetivamente e permanecer acessível a todos, incluindo aqueles com deficiências e sem uma conexão confiável à internet.

A seguir estão os elementos de SEO On-Page para otimizar.

Conteúdo

  • Tags de cabeçalho
  • Títulos
  • Descrição
  • Conteúdo
  • Links internos
  • Links externos
  • Detalhes das perguntas e reclamações dos clientes
  • Imagens (texto alternativo, descrições, nomes)

Técnico

  • Dar nome aos elementos clicáveis
  • Velocidade da página (cache, prioridade de busca, adiamento e carregamento lento)
  • Links canônicos
  • Meta robôs
  • Schema

Elementos de conteúdo para SEO on-page

Tags de cabeçalho

Conhecidas como tags H, as tags de cabeçalho possibilitam definir o tópico da página e suas respectivas seções. Utilizar uma linguagem clara e específica melhora a experiência do usuário e a compreensão pelos mecanismos de busca. Lembre-se de utilizar apenas uma tag H1 para cada página.

Títulos

Os títulos aparecem nos resultados de pesquisa e podem ser usados para atrair o usuário a clicar em sua página. O título de uma página deve estar relacionado ao tema da tag H1, mas não necessariamente precisa ser idêntico.

Descrições

Embora as meta descrições não impactem diretamente na classificação, elas são fundamentais para o SEO on-page. Uma descrição relevante pode atrair mais cliques do que um site com descrição inadequada e classificação mais alta.

Conteúdo

O conteúdo abrange texto, imagens, sons, vídeos e outros tipos de mídia. Um conteúdo claro e objetivo melhora a experiência do usuário e ajuda o Google a exibir sua página para as consultas e público corretos.

São links que direcionam de uma página do seu site para outra. Eles auxiliam os mecanismos de busca a entender o tema de cada página e constroem a estrutura do seu site.

Conectar-se a recursos, fontes e outros sites faz parte do SEO. Linkar para um site com conteúdo valioso que complementa seu artigo é uma boa prática. Estrategias de linkbuilding e assessoria de imprensa te ajudara com isso!

Detalhes de perguntas e reclamações de clientes!

Os mecanismos de busca estão sempre em busca de perspectivas e experiências únicas. Use fóruns e avaliações para encontrar reclamações e dúvidas dos clientes e incorpore as respostas e informações corretas em suas descrições e especificações de produtos.

Imagens (texto alternativo, descrições, nomes)

Certifique-se de dar nomes adequados às suas imagens e preencher o texto alternativo e a descrição. Isso ajuda as pessoas que usam assistentes de navegação e os mecanismos de busca a entenderem melhor o que está na imagem.

Elementos técnicos do SEO on-page

Nomeando elementos clicáveis

Elementos clicáveis incluem botões, links, chamadas para ação (como números de telefone, e-mails, ícones, logins) e, às vezes, envios de formulários. Eles podem sinalizar aos mecanismos de busca quais páginas são destinadas a conversões e, como links internos, os temas das páginas vinculadas.

Os mecanismos de busca também podem determinar se uma experiência de página é uma conversão direta ou informativa e contextual com base nos elementos clicáveis e na ação que está sendo realizada.

Velocidade da página (armazenamento em cache, prioridade de busca, adiamento e carregamento preguiçoso)

Se o objetivo de um mecanismo de busca é mostrar o resultado mais relevante da maneira mais rápida possível, a velocidade da página e do site faz sentido. Mas não se preocupe demais com isso.

A velocidade da página proporciona uma boa experiência ao usuário, mas, para fins de SEO, existem coisas mais importantes do que os Core Web Vitals.

Em minha opinião, esses fatores entram em jogo apenas quando tudo o mais é igual, e os mecanismos de busca devem escolher entre dois conteúdos igualmente bons.

Nesses casos, a página que carrega mais rápido e se torna interativa mais cedo deve ser preferida. No entanto, diferentes pessoas podem ter opiniões diferentes sobre isso, e isso é perfeitamente normal.

Um link canônico é uma meta tag que ajuda a remover conteúdo duplicado para mecanismos de busca, definindo onde a versão oficial do conteúdo está localizada. Eles são usados:

  • Quando você possui produtos ou artigos em várias categorias.
  • Para testes divididos, quando você tem conteúdo semelhante ou idêntico em dois layouts diferentes.
  • Ao sindicar conteúdo para um site de terceiros.

Os links canônicos também são essenciais para migrar URLs, pois você deseja definir onde a nova página existe.

Meta robots

Meta robots são metatags que informam a um mecanismo de busca se a página deve ser indexada ou não, e se os links na página devem ser seguidos ou não.

Eles diferem do robots.txt, que define quais pastas, páginas, URLs, parâmetros e backlinks devem contar e não contar.

Uma página temporária de destino, por exemplo, pode ser noindex, follow, pois não é nada que deve ser indexado, já que é temporário, mas você possui links internos e deseja que o Googlebot siga e rastreie seu site.

A página temporária pode ser vinculada por um jornalista na mídia se for uma promoção, e é assim que ela será descoberta. Certifique-se de fazer isso corretamente, e eles são sempre situacionais.

Mas aqui está uma regra prática se você ficar preso:

  • Se você deseja que sua página apareça nos resultados de pesquisa por muito tempo, escolha index.
  • Se os links forem para o seu site, não forem pagos e devem ser seguidos, escolha follow.
  • Se a página for temporária ou não tiver valor, use noindex e faça o mesmo com os links. Se os links forem para pastas temporárias, parcerias pagas ou empresas parceiras, use nofollow nos meta robots. Isso é mais simples do que lidar com cada um individualmente.

Schema

Schema é a maneira técnica de dizer do que se trata a página e o que o usuário experimentará. Você pode definir praticamente qualquer coisa, desde a área em que oferece um serviço e qual é esse serviço até uma obra de arte criada por uma pessoa conhecida.

Há schemas para horário de funcionamento, venda de ingressos, avaliações, receitas, vídeos na página e praticamente tudo. Se você não encontrar uma biblioteca relevante para sua página, pode usar tipos adicionais e criar uma para auxiliar os mecanismos de busca a entender o que você está oferecendo às pesquisas.

Avisos do schema podem ser preocupantes, mas não são o fim do mundo. Às vezes, um campo específico recomendado não é relevante. No entanto, os erros devem ser resolvidos, ao poderem impactar seu site.

Embora alguns possam não ser usados por todos os mecanismos de busca, você encontrara todos os schemas disponíveis no Schema.org.

Tornando suas páginas mais amigáveis ao SEO

Ao otimizar alguns elementos, consegui melhorar o posicionamento das minhas páginas nos mecanismos de busca. Seguindo as boas práticas de SEO on-page, como eu fiz, você pode aumentar a visibilidade orgânica e atrair mais tráfego qualificado para seu site. Aqui estão algumas dicas úteis:

  • Marca e autoridade: foque em construir uma marca forte, mostrando sua experiência na área e estabelecendo-se como um líder no seu nicho de mercado.
  • Experiência do usuário (UX): Garanta que a navegação seja fácil e intuitiva, o tempo de carregamento seja rápido e o conteúdo, seja relevante e interessante para os usuários.
  • Backlinks e Link Building: Conquiste backlinks de qualidade por meio de guest posts, parceiras e interação com influenciadores do seu segmento.
  • Engajamento e conversões: acompanhe métricas como taxa de rejeição e tempo de permanência. Isso me ajudou a entender o comportamento dos visitantes e aprimorar estratégias de marketing digital.

Lembre-se, estas são apenas algumas das áreas importantes a serem aprimoradas. Explore outras técnicas e adapte-as ao seu negócio para obter os melhores resultados.

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