Como otimizar site para celular: 14 dicas para ranquear e converter

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 18 leitura mínima
Imagem: Wagner Santos

Em primeiro lugar, é importante destacar que a maioria das pesquisas online é realizada em smartphones. Sendo assim, gera um impacto enorme para fins de indexação e ranqueamento. Para te ajudar, vamos compartilhar as 14 dicas de como otimizar site para celular. 

Nesse sentido, as dicas foram dadas pelo especialista Brian Harnish, do portal Search Engine Journal. Lá, o autor traz as principais questões que devem ser observadas na hora da construção de um site. São os fundamentos para melhorar o ranqueamento da sua página para dispositivos móveis. 

Veja as matérias: 

Primeiras palavras sobre as dicas de como otimizar site para celular   

Quando o Google lançou a campanha mobile-first index, os profissionais de SEO trabalharam muito para se adequar. A meta era garantir que o site estivesse em conformidade com as diretrizes de melhores práticas para dispositivos móveis. Com isso surgiu um novo campo de atuação. 

Nesse sentido, a otimização para dispositivos móveis é considerado um subcampo do SEO. Exige um conhecimento especializado do profissional. Não é à toa, já que a implementação bem sucedida depende de muitos fatores. 

Mesmo assim, a maioria dos sites ainda não enxerga os benefícios do mobile-first. A título de informação, em 2020 havia cerca de 3,6 bilhões de usuários de smartphones no mundo. Além disso, o resultado inicial da pesquisa móvel no Google pode ter uma CTR orgânica de até 26,9%

Sendo assim, para contemplar todo esse mercado, é importante entender alguns fundamentos sobre a otimização para mobile. Dentre elas, podemos destacar a implementação de um design responsivo, evitar os intersticiais intrusivos, verificar os sistemas operacionais, dentre outros. Para ampliar o seu conhecimento sobre o tema, segue um vídeo do Google Search Central, onde o desenvolvedor Martin Splitt discorre sobre a indexação para dispositivos móveis. 

1. O conteúdo do site deve ser o mesmo, seja para desktop ou mobile

É fundamental utilizar o mesmo conteúdo para o site no desktop e mobile. Sendo assim, a ideia é evitar o conteúdo duplicado ou as penalidades de camuflagem. Para tal, um ótimo aliado é o design responsivo. 

Nesse sentido, o design responsivo permite a transição automática de conteúdos entre um site de desktop para mobile. Ele pode melhorar a velocidade da sua página ao aderir a um layout mais enxuto. Aliás, considere analisar o CSS para reduzir as solicitações feitas pelo servidor. 

2. Considere o conteúdo acima da dobra

Num dispositivo móvel, o conteúdo rola “infinitamente”. No entanto, o material acima da dobra não pode desaparecer. Ele é essencial para melhorar a experiência do usuário. 

Assim, o conteúdo acima da dobra é aquele que pode ser visto sem rolagem quando uma página é carregada. Ou seja, ele aparece, independente de quanto o usuário rolar o conteúdo durante a navegação. Ademais, pode trazer benefícios incríveis. 

Sendo assim, os benefícios do conteúdo acima da dobra contam para a experiência do usuário. Ele se mostrará mais interessado pelo material da página, já que o site exibirá uma menção sobre o que está lendo. Portanto, considere esta dica para melhorar a sua otimização.  

3. Desenvolve seu site “de cima para baixo”

Ou seja, considere todas as consequências de cada decisão do início ao fim do projeto. Nesse caso, mudar o plano no meio do processo é um grande erro. Portanto, é importante respeitar cada fase de desenvolvimento do site.  

Como exemplo, imagine que você está desenvolvendo um site para desktop. Mas, no meio do caminho, seu cliente quer fazer uma página para celular. Você faz a alteração, mas no sentido “de baixo para cima”. 

Portanto, tal abordagem pode te dar mais trabalho por conta dos imprevistos e dos erros estruturais. Sendo assim, é importante respeitar a ordem do desenvolvimento. Ou seja, no método “de cima para baixo” respeita todos os pontos e diminui a incidência de bugs. 

4. O usuário de desktop ainda existe 

Apesar da predominância dos usuários em dispositivos móveis, não podemos esquecer que o desktop ainda está presente na jornada de consumo. Dessa forma, é necessário entender que esses meios estão se fundindo; e não o contrário. Lembre-se que as dicas para otimização de sites mobile são fundamentais.

Sendo assim, a meta é se concentrar nos objetivos do usuário, independente da plataforma. Afinal, tanto o desktop como mobile são as ferramentas de navegação no ambiente online.

Lembre-se, é melhor focar nos objetivos do que na plataforma. Os sites devem suprir a necessidade do usuário, independente se for mobile ou desktop. No entanto, a maioria navega por dispositivos móveis. 

5. Técnicas de design responsivo 

Na primeira fase da Internet era possível encontrar sites com m-dot separados. Hoje, com a implementação do mobile-first, as páginas não devem usar tal recurso. Ele pode ser muito confuso e gerar alguns bugs, principalmente se a otimização não for bem feita. 

Embora exista um caminho seguro para a implementação do m-dot, ele não é indicado. Afinal, é um recurso primitivo ao ser comparado com as novas tecnologias. 

Hoje, o melhor caminho é através das técnicas de design responsivo. Elas podem definir as resoluções de exibição suportadas pelos dispositivos. 

O benefício da abordagem é que não gera conteúdo duplicado, como acontece com o m-dot. Além disso, sua implementação para mobile usará uma tecnologia mais atual. 

6. Código deixa o site mais rápido 

O que você acha que deixa seu site mais rápido, a utilização de código ou de imagens? Bom, nesse aspecto, é melhor optar pela codificação. 

Apesar de não parecer trazer uma diferença significativa, a codificação pode deixar o seu site mais rápido. Isso já é o suficiente para otimização, principalmente para dispositivos móveis. 

Portanto, sempre que for desenvolver um site para mobile, responda a seguinte pergunta: “Eu realmente preciso colocar a imagem aqui, ou posso codificá-la?”

Se puder codificar, então o faça. Isso pode aumentar a velocidade do seu site. Aliás, é ótimo para páginas que utilizam muitos gráficos. 

7. WordPress para mobile

Caso você construa seus sites no WordPress, é indispensável personalizá-lo para dispositivos móveis. É uma das dicas fundamentais para otimização de sites mobile. Há muitos plugins disponíveis para este fim. 

Dentre os principais, podemos citar o DudaMobile e o W3 Total Cache. Há, também, plugins para minificação de HTML e CSS. 

Afinal, se você quer construir sites para navegação mobile, nada mais justo do que utilizar os recursos certos. O WordPress conta com recursos incríveis para melhorar o ranqueamento da sua página. 

8. Não use intersticiais intrusivos, mesmo que seja para vender os seus produtos 

Os intersticiais intrusivos são ótimas ferramentas para propaganda. Eles podem alcançar uma ótima taxa de conversão do seu produto. No entanto, o Google penaliza os sites que são pegos com esse recurso. 

Contudo, há como usar os intersticiais intrusivos sem ser penalizado pelo Google. Basta se orientar pela experiência do usuário. Ou seja, evite que os anúncios tomem toda a tela disponível para navegação. 

Além disso, é importante adicionar um botão para fechar a intersticial intrusiva. Assim, os usuários podem navegar no site enquanto você divulga seu produto. Mas, lembre-se, a propaganda não pode prejudicar a experiência do usuário. 

9. Verifique o seu site em vários sistemas operacionais 

Neste caso, é importante verificar o site em vários sistemas operacionais, incluindo os tipos de monitores, programas e dispositivos móveis. É indispensável analisar a página em mais de um mecanismo de exibição. Assim, é uma forma de comparar a compatibilidade do seu trabalho. 

No entanto, é difícil verificar o site em vários dispositivos. Principalmente quando se trata de smartphones. No entanto, alguns aplicativos podem te ajudar. 

O primeiro deles é uma extensão do Chrome exclusiva para desenvolvedores Web do Google. Ele é capaz de examinar a aparência da sua página em vários tamanhos de tela e resoluções diferentes. Além disso, o recurso pode mostrar o seu site em diferentes orientações de dispositivos, como as entradas de toque por meio de simulação. 

Outra ferramenta importante é o BrowserStack. Ela é ótima para testar o seu site em muitos navegadores, sistemas operacionais e resoluções de tela diferentes. Há mais de 2 mil dispositivos para teste. 

Por fim, há o CrossBrowserTesting. É uma alternativa ao BrowserStack. Com ele, você pode verificar o seu site em mais de 1500 navegadores. 

10. Siga as recomendações de vídeo para celular  

Pode parecer exagero, mas, para fins de SEO, há recomendações de vídeo para celular. Nesse sentido, o Google precisa de alguns sinais para entender o objetivo da publicação. Por isso é tão importante seguir as diretrizes recomendadas. 

De forma simplificada, podemos dizer que o texto na página, os links de referência, os dados estruturados e os arquivos de vídeo são importantes. No entanto, você deve observar outras questões. Como exemplo, não basta disponibilizar um link do Youtube se o conteúdo não for público. 

Sobre os dados estruturados para vídeos, é recomendado utilizar o tipo disponível no VideoObject do Schema. Além disso, o Google recomenda a utilização do botão de reprodução e pausa, bem como a opção de buscar para trás e frente, além de outros quesitos. Afinal, se o usuário navega no seu site por causa do vídeo a experiência deve ser imersiva e envolvente. 

Como se não bastasse, para que o Google encontre o seu vídeo com mais facilidade, é recomendado usar o sitemap do vídeo e deixar de lado algumas ações complexas. Ademais, é aconselhável usar uma tag HTML que seja fácil de identificar e é importante certificar que os vídeos podem ser indexados. Por fim, utilize formatos de miniatura compatíveis com o da Big Tech. 

Ter um bom resultado de SEO de vídeo não é tão fácil quanto se pensa. Qualquer ponto vago pode prejudicar o rastreamento e a indexação do seu conteúdo.  

11. Os dados estruturados do Schema.org

Nesse ponto, os dados estruturados do Schema são importantes para identificar as informações especiais que os mecanismos de busca precisam captar. Aliás, são importantíssimas para o desempenho da otimização para mobile. 

Sendo assim, as informações podem ser traduzidas em snippets nos resultados da pesquisa para dispositivos móveis. Além disso, elas têm o mesmo efeito para desktop, principalmente na busca de palavras-chave segmentadas. 

Por isso, a utilização dos dados estruturados do Schema é importante tanto para mobile como para desktop. Nos dois casos as informações são reconhecidas pelo algoritmo e apresentadas em snippets. 

12. Não bloqueie scripts de suporte 

dicas otimização site mobile
Crédito FreePik

Essa é uma regra de ouro, tanto para os desenvolvedores de sites para desktop como para mobile. Os scripts de suporte como JavaScript, CSS, ou as imagens, não podem ser bloqueadas. Isso prejudica a otimização do seu site. 

Sendo assim, o bloqueio gera problemas como o 404s. Aliás, não é algo exclusivo dos sites mobile. Também acontece em desktop. 

Com o bloqueio dos scripts de suporte, o Google não consegue rastrear todo o site. Por isso, ele não entende todo o conteúdo e pode prejudicar o ranqueamento da sua página. 

13. Otimização e compressão da imagem

A otimização e compressão das imagens são importantíssimas para o bom desempenho do SEO mobile. Ou seja, você precisa garantir que as fotos estejam adequadas para todos os tamanhos e resoluções possíveis. Isso melhora a experiência do usuário. 

Sendo assim, imagens precisam estar adequadas para carregar o mais rápido possível. É, também, uma forma de design responsivo. Para tal, o Google faz algumas recomendações. 

Primeiro, é importante usar tamanhos de imagem relativos, pois elas impedem o erro na tag de contêiner. Ademais, recomenda-se usar imagens em linha, elas reduzem a velocidade de carregamento da página. 

Além disso, o Google recomenda a utilização do atributo srcset para imagens em dispositivos com DPI mais altos. Por fim, para e-commerce, é aconselhado usar as fotos expansíveis dos produtos. 

O ideal é encontrar um equilíbrio entre as imagens para otimização em dispositivo móvel. A meta é entregar um carregamento rápido com imagens bem definidas. 

14. Otimize o tamanho da página

Por fim, o tamanho da página é importante para otimização em dispositivos móveis. O site deve ser compatível para mobile. Para tal, é necessário otimizar o tamanho geral do DOM. 

Nesse sentido, é imprescindível considerar alguns pontos. Primeiro, evite as fontes personalizadas. Elas prejudicam o processo de carregamento da página e, por consequência, pioraram a pontuação no Core Web Vital. 

Outro ponto que já foi discutido é a otimização das imagens. Isso influencia no tamanho da página. Sendo assim, use arquivos de imagem que estejam alinhados com o melhor desempenho em sites mobile. 

Além disso, é fundamental diminuir a quantidade de recursos utilizados pelo DOM. Ou seja, quanto mais itens a sua página precisar renderizar, maior será o tempo de download do seu site. Isso é o suficiente para piorar a sua otimização para dispositivos móveis. 

Por fim, reduza o tamanho das páginas. Nesse sentido, você pode compactar os arquivos para economizar espaço e, assim, reduzir o tempo geral de carregamento. No entanto, faça o processo manualmente, pois, ao utilizar plug-ins, você irá pelo sentido contrário e deixará seu site ainda mais pesado. 

Aprenda mais com o Google: 

Últimas palavras sobre as dicas de otimização de sites para mobile   

Pois bem, ao longo do texto conhecemos as dicas de otimização de sites para mobile. Elas são o ponto inicial para você melhorar o ranqueamento da sua página. No entanto, é fácil constatar que não é uma tarefa fácil. 

Mesmo assim, é indispensável seguir esse caminho, principalmente num momento em que o Google prioriza a navegação em dispositivos móveis. Dessa forma, as dicas de otimização de site para mobile são fundamentais. Aplique cada uma delas e a sua página ocupará as primeiras posições no ranqueamento. 

Veja essa matéria em formato de WebStories com 08 dicas de otimização para móbile!

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.