Em 2021, o mundo passou por uma grande transformação. Assim, todas as empresas de tecnologia tiveram que se adequar ao novo cenário. Nesse sentido, o Google aprimorou a sua campanha de combate contra o spam.
Quem gosta de receber uma mensagem indesejada, um pop-up intrusivo ou até tentativas de fraude através de links? Ninguém se alegra com tal intromissão, isso é fato. Dessa forma, o Google combate o spam para proteger a qualidade da pesquisa e a segurança do usuário.
Veja as matérias:
- Conheça as 6 dicas essenciais de SEO para Startups
- Avaliações negativas podem melhorar o desempenho do SEO
- Instagram quer melhorar a classificação do conteúdo original
O que vamos aprender hoje?
SpamBrain, a ferramenta do Google contra o spam
Em 2018 o Google lançou o SpamBrain. É uma ferramenta de inteligência artificial capaz de prevenir spam. Desde então, ela conquistou resultados incríveis.
Nesse sentido, em 2021 o SpamBrain capturou 200 vezes mais sites do que o Google era capaz de fazer no início do milênio. Além disso, no mesmo ano, a ferramenta reconheceu seis vezes mais spam do que em 2020. É uma prova incontestável da sua eficiência.
Mas não para por aí. Em comparação com 2020, em 2021 o SpamBrain reduziu o spam invalido em 70% e os sem sentido em plataformas de hospedagem em 75%. Sendo assim, o recurso mostra que está evoluindo para lidar com todos os tipos de abusos.
A cada dia, cresce o volume de spam sofisticado. Mesmo assim, o SpamBrain conseguiu reduzir a sua atuação. Ele permitiu que 99% das pesquisas estejam livres do lixo eletrônico.
Para proteger a qualidade da pesquisa e a segurança do usuário
Além disso, o Google informa que em 2021 houve uma redução do spam por link, golpes e até assédio online. Muito se deu pela forma que o algoritmo protege o sinal principal. Assim, o SpamBrain pode identificar os endereços artificiais e evitar que eles afetem a qualidade de pesquisa.
Como se sabe, os golpes online ameaçam a segurança do usuário. Para reduzir o problema, as atualizações do algoritmo resultaram numa queda de 40% dos resultados de pesquisa fraudulentos. Portanto, o SpamBrain e o atendimento de suporte ao cliente protegem os internautas dos estelionatários digitais.
No quesito assédio, o SpamBrain também protege o usuário afetado. Ele é capaz de reduzir o destaque de sites com práticas exploratórias.
Combatendo a manipulação no SERP
Outro ponto positivo do SpamBrain é o combate para reduzir conteúdos de baixa qualidade e as manipulações para o ranqueamento. Assim, o algoritmo é capaz de reconhecer os materiais que violam as diretrizes de qualidade do Google. Além disso, ele vai contra aos sites que não consideram a experiência do usuário.
Como exemplo, podemos destacar a melhoria na classificação das consultas de avaliações de produtos. Em 2021, o Google atualizou o algoritmo para priorizar os feedbacks verdadeiros. Com isso, além de reduzir as opiniões de baixa qualidade, ele melhorou a experiência do usuário ao oferecer conteúdos genuínos.
Por fim, o Google enfatiza que não há nada que atrapalhe os usuários a encontrar conteúdo de boa qualidade por meio da pesquisa. Como se não bastasse, a Big Tech incentiva que os internautas denunciem os conteúdos abusivos. Principalmente aqueles com spam.
Aprenda com o Google:
Últimas palavras sobre o Google e a campanha contra o spam
Pelo que parece, no ano de 2022 vamos ter sites melhores e que prezam pela experiência do usuário. O SpamBrain faz parte da campanha de combate do Google contra o spam. No ano passado ele teve resultados incríveis e, com base nas expectativas, deve melhorar muito nos próximos anos.