Como aumentar tráfego orgânico do site?

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 7 leitura mínima
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Em primeiro lugar, saber como aumentar tráfego orgânico do site deveria ser uma prioridade. Afinal, você pode escalar o seu negócio e torná-lo visível aos quatro cantos do país. No entanto, não é uma tarefa fácil. 

Para tal, é necessário ter uma equipe comprometida com SEO. Sem isso, não há como melhorar o tráfego orgânico do seu site. Sendo assim, vamos te apresentar as soluções propostas pelo especialista Zack Kadish, do Search Engine Journal. 

Compromisso com SEO      

A princípio, não há como melhorar o tráfego orgânico de qualquer site sem o compromisso e investimento em SEO. Além disso, os profissionais da área têm dificuldades em mostrar a importância do seu trabalho. Em muitos casos, a equipe de marketing está desconectada do procedimento para ter bons resultados nos mecanismos de busca. 

No entanto, as empresas estão percebendo a importância do SEO. Não é à toa que, a partir de 2019, houve uma mudança brusca no mercado. Desde então, principalmente com a pandemia do Covid-19, ficou claro que as instituições não podem apostar todas as suas fichas no marketing tradicional. 

Nos dias de hoje, a maioria dos setores está apostando no tráfego orgânico e, é claro, no SEO. Contudo, não é um processo simples e requer muito esforço. Mas, no final, vale a pena! 

Como aumentar tráfego orgânico do site?

Pessoas conversando sobre como melhorar o tráfego orgânico do site.
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Antes da Internet existia somente uma espécie de marketing, que era dividida em gêneros. O tal do boca-a-boca, mala direta, panfletagem, são alguns exemplos. Hoje, é totalmente diferente. 

Com a Internet nós vimos a divisão da propaganda tradicional e digital. O segundo também conta com seus gêneros, como os influenciadores, anúncios ou funil. Nesse sentido, é necessário ter uma frente de trabalho voltada ao marketing orgânico. 

Ou seja, o marketing orgânico não é mais um trabalho específico do profissional de SEO. Ele deve ser compartilhado por toda a equipe. Além disso, o time e o especialista não podem ser separados, eles precisam de integração. 

Portanto, toda a equipe deve saber o essencial do SEO. Não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para quem quer melhorar o tráfego orgânico. Afinal, o time deseja que o conteúdo tenha um ótimo alcance. 

Assim, as organizações que buscam pelo sucesso através do tráfego não-pago devem ter equipes especializadas em marketing orgânico. É um indício de maturidade. Além do mais, é o principal meio de conquistar os primeiros lugares nas páginas de buscas. 

Maturidade no marketing orgânico  

Nesse sentido, uma empresa madura no marketing orgânico tem uma equipe qualificada, processos bem delimitados e ferramentas para analisar as principais métricas. Além disso, o fluxo de trabalho deve ser proativo e eficiente. Para tal, é fundamental conscientizar a equipe sobre os benefícios e dificuldades do SEO. 

Portanto, é necessário educar a equipe sobre a importância do SEO. Os especialistas devem ensinar os demais sobre os benefícios do método. Além disso, deve delimitar as atribuições de cada setor. 

A partir disso, seria melhor ter uma equipe com dez pessoas que entendam de SEO, ao invés de um especialista responsável por todo o processo. Isso ajuda a ampliar o conhecimento e a fixar as posições no fluxo de trabalho do marketing orgânico. 

Assim, todos os setores precisam estar conectados. Afinal, ao criar o conteúdo, os especialistas em SEO devem envolver toda a equipe, em alguns casos até a ala jurídica. Ademais, todos estão interessados nos resultados do marketing orgânico. 

Por fim, não importa o tamanho da sua empresa. Ela precisa estar engajada com SEO; e quanto mais melhor! É a melhor forma de melhorar o tráfego orgânico do seu site. 

A maturidade melhora o processo de SEO 

Ao educar a equipe, ao conquistar a maturidade no marketing orgânico, a sua empresa irá melhorar o processo de SEO. Aliás, com a otimização do procedimento fica mais fácil aumentar o fluxo de trabalho em marketing orgânico. Além do mais, todos podem pensar na otimização durante os estágios de criação do conteúdo.

A comunicação entre todos os setores é um indício de maturidade. E também facilita a aplicação do SEO. Afinal, toda a equipe está interessada no sucesso do conteúdo. 

Como exemplo, imagine que toda a equipe está preocupada nas métricas de SEO. Sendo assim, ela deve criar um conteúdo de qualidade que preencha os requisitos da otimização. Nesse sentido, fica mais fácil atingir os objetivos quando todo o grupo tem consciência da estratégia. 

As ferramentas e as métricas

Os profissionais de SEO devem oferecer à equipe as melhores ferramentas de trabalho. Em complemento, elas devem fornecer as métricas correspondentes aos objetivos. Afinal, sem os dados não há como mensurar o resultado da campanha. 

Sendo assim, para garantir que a sua empresa tenha um fluxo de trabalho de marketing orgânico eficiente, os profissionais de SEO devem escolher os KPIs. Assim, eles devem corresponder com as metas do empreendimento. Caso contrário, não há como conhecer o sucesso ou fracasso das ações da equipe. 

Além disso, vale lembrar que, para gerar leads, o SEO é uma estratégia de longo prazo. Nesse sentido, é importante comemorar as pequenas vitórias. Para tal, é necessário ter ferramentas que informem as métricas correspondentes à campanha.

Para finalizar 

Hoje em dia, as empresas com um bom desempenho no tráfego não-pago investiram em SEO. Além disso, elas conscientizaram a equipe sobre a importância do método. É um indício de maturidade no fluxo de trabalho em marketing orgânico. 

Dessa forma, não há como melhorar o tráfego orgânico do seu site sem investir em SEO. Não basta ter um profissional especializado no assunto, toda a equipe deve dominar o mínimo necessário. Sendo assim, o marketing só é eficiente quando todo o processo está interligado. 

Aprenda com o Google: 

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.