Goiânia, 04 de maio de 2022. Será que o Google dá preferência aos sites da própria plataforma? A pergunta foi feita por um participante do evento SEO Office-hours. Aliás, durante o programa o especialista John Mueller responde questões sobre otimização e os mecanismos de busca.
Dessa forma, um dos participantes apontou as suas dúvidas sobre a indexação. Ele utiliza as ferramentas Blogger e Sites, ambas do Google. Nos links citados você encontra mais informações sobre os recursos.
O que vamos aprender hoje?
Desenvolvedor presumiu que o Google rastreia suas próprias plataformas
A saber, na edição do Google SEO Office-hours que aconteceu no dia 29/04/2022, um dos participantes disse a John Mueller:
“Não tenho certeza do que preciso fazer para que as minhas páginas do Blogger e do Google Site sejam indexadas. Pensei que o Google rastreava as suas próprias plataformas.”
Sendo assim, percebemos que o participante não fez uma pergunta. Mas sim expôs um problema do seu site. Ao que parece, o Google não dá preferência às páginas hospedadas em suas plataformas.
Google não dá tratamento especial aos sites hospedados nas suas plataformas
Em resposta, John Mueller fez questão de destacar uma informação. O Google não dá nenhum tratamento especial para os sites hospedados em seus sistemas. Aliás, a indexação e o ranqueamento obedecem os mesmos critérios, independente de onde vem o sinal da página.
Dessa forma, todo conteúdo deve ser rastreável. Independente hospedam a página no Blogger, Sites ou em outra plataforma. Ou seja, o Google não dá preferência para o conteúdo que está no seu sistema.
Nesse sentido, não há tratamento preferencial quando se trata dos resultados de pesquisa. Portanto, as plataformas do Google podem ajudar o usuário a divulgar seus serviços e produtos, mas elas não são um atalho. O site precisa obedecer as práticas recomendadas para indexação e ranqueamento.
Aliás, é possível configurar uma página hospedada na plataforma do Google sem que o rastreador possa identificá-la. Há muitos parâmetros em jogo e cada um deles influencia nos resultados de pesquisa. Sendo assim, o rastreamento depende de alguns fatores e que não são determinados pelos sistemas de hospedagem da Big Tech.
Considerações finais
Hoje, você aprendeu que o Google não dá preferência aos sites hospedados na própria plataforma. Ou seja, todas as páginas, independente da hospedagem, estão sujeitas às mesmas práticas recomendadas para fins de indexação e ranqueamento. Sendo assim, as ferramentas Blogger e Sites não são capazes de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
Veja as matérias:
- Segundo Google, é possível indexar conteúdo traduzido!
- Como a pesquisa múltipla no Google Lens afeta o SEO?
- API de indexação, Googlebot e arquivo htaccess
Dessa forma, explicamos que o Google não dá preferência aos sites hospedados em suas plataformas. Nesse sentido, a página está sujeita a todas as normas de indexação e ranqueamento. Ou seja, basta seguir as práticas recomendadas para ter um bom desempenho em SEO.