5 Conselhos de Danny Sullivan para identificar queda na classificação

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 4 leitura mínima
Imagem: canva.com

Recentemente recebi inúmeros relatos e tive alguns cases de queda nas classificações após os últimos updates do final do ano passado. Além disso, muitas dúvidas surgiu no meu Instagram sobre como identificar o que causou a queda e como corrigir isso para ter boas classificações novamente.

No dia 14 desse mês, o Webmaster Wesley Coland dono do site retroresolve.com, pediu auxílio a Danny Sulivan no X, sobre uma queda recente nas classificações do site que antes dominava os principais tópicos do nicho.

Olá, Danny! Alguma chance de você dar uma olhada no meu site http://RetroResolve.com, por favor? Costumávamos ser os guias preferidos do Steam Deck, mas fomos muito atingidos e estou um pouco perdido sobre o porquê. Obrigado de qualquer forma!

Wesley Coland

Antes de saber quais são as recomendações de Danny Sullivan nesse caso, entenderemos quais são os principais motivos para uma queda na pesquisa.

Principais causas de quedas no tráfego da pesquisa orgânica!

Segundo uma das publicações do Google, existem algumas quedas que segue um padrão e podem ser identificadas com facilidade.

Principais causas de quedas no tráfego da pesquisa orgânica

Entenderemos agora um pouco sobre cada tipo de queda ilustrada acima e como agir em cada caso:

  1. Mudanças no Algorítimo: Atualizações e mudanças no processo usado pelo mecanismo de pesquisa para classificar resultados pode ser um dos principais motivo. No entanto, o Google afirma que em alguns casos a queda e normal, e em outras, recomenda analisar o conteúdo e criar conteúdo útil.
  2. Mudanças de comportamento: Um dos motivos de um site cair na pesquisa, pode se justificada pela mudança de interesse do público em determinado termo do nicho, se cair as buscas, o trafego orgânico será afetado.
  3. Problemas técnicos: Os problemas técnicos que podem impedir o buscador de rastrear e indexar suas paginas podem ser outro culpado da queda recente do seu trafego. Portanto, uma consulta na página de estatísticas de rastreamento e indexação podem dar indícios do que melhorar nesse quesito.
  4. Problemas de segurança: A segura do seu site e um ponto muito serio, se o mesmo for invadido, o mecanismo passara a avisar as pessoas antes de mandar alguém para seu site, o que resultara em uma queda brusca no tráfego. Veja aqui se e o seu caso!
  5. Violações de políticas: Se o seu site não está conforme os fundamentos da pesquisa, poderá ser removido da pesquisa. Dar uma analisada nas políticas de spam para se adequar é recomendado pelo Google!

5 Apontamentos de Danny Sullivan para diagnosticar queda na classificação

Agora que sabemos um pouco mais sobre os possíveis tipos de quedas nas classificações, aqui está o que Danny Sullivan recomenda para identificar o problema e recuperar o trafego novamente.

Danny sullivan

Eu sugeriria:

1) Vá para o Search Console, selecione Resultados da pesquisa em Desempenho

2) Intervalo de datas, compare os últimos seis meses com o período anterior;

3) Classifique o relatório de consultas por diferença de cliques;

4) Veja algumas das principais consultas onde os cliques caíram;

5) Veja se você continua nos primeiros resultados. Se você continua nos primeiros resultados, provavelmente não há nada fundamental que você precise corrigir.

Danny Sullivan
Compartilhe este artigo
Seguir:
Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.