Atualização da Pesquisa do Google de março de 2024: Impactos e Mudanças Essenciais!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 6 leitura mínima
Imagem: Print Google

Diariamente, as pessoas recorrem ao Google para encontrar o melhor conteúdo que a web tem a oferecer. A luta contra spammers e a promoção de conteúdo de alta qualidade sempre estiveram no centro das políticas e sistemas automatizados da gigante das buscas. Para se adaptar às novas táticas emergentes, a empresa atualiza regularmente suas diretrizes e sistemas, de modo a continuar entregando conteúdo útil e conectando as pessoas a sites de qualidade.

Dia 05 desse mês, o Google anunciou mudanças cruciais para aprimorar a qualidade e a utilidade dos resultados de busca fornecidos pelo Google. Entre elas estão melhorias no sistema de classificação de qualidade, que visa diminuir o conteúdo não original nos resultados e promover as informações mais relevantes disponíveis na web. Outra medida importante é a atualização das políticas de combate ao spam, visando evitar que conteúdos de baixa qualidade, como sites expirados transformados em repositórios de spam e obituários fraudulentos, apareçam na pesquisa.

Reduzindo resultados de baixa qualidade e não originais!

No ano de 2023, o Google iniciou um ajuste nos sistemas de classificação para diminuir conteúdos irrelevantes e não originais nas buscas, mantendo-os em níveis muito baixos. Essa experiência foi aplicada na atualização principal de março de 2023, e será aplicada e reforçada na que esta acontecendo agora.

Segundo o Google, esta atualização envolve aprimorar alguns dos principais algoritmos de classificação, permitindo entender melhor se as páginas da web são inúteis, oferecem uma experiência insatisfatória ao usuário ou parecem ter sido criadas apenas para os sistemas de busca, em vez de se concentrarem nos seres humanos. Isso pode incluir sites criados principalmente para atender consultas de busca muito específicas.

O mecanismo acredita que essas atualizações reduzirão a quantidade de conteúdo de baixa qualidade nas buscas e direcionarão mais tráfego para sites úteis e de alta qualidade. Pelas nossas avaliações, estimamos que a combinação dessa atualização com os esforços anteriores do Google, reduzirá o conteúdo de baixa qualidade e não original nos resultados de busca em 40%.

Mantendo mais spam longe dos seus resultados!

Abuso de conteúdo em escala!

Há muito tempo, existe uma política contra o uso de automação para gerar conteúdo de baixa qualidade ou não original em grande escala visando manipular os resultados de busca. Essa política foi originalmente projetada para abordar casos de conteúdo gerado em larga escala em que era evidente que a automação estava envolvida.

Hoje, os métodos de criação de conteúdo em escala são mais sofisticados e nem sempre é tão claro se o conteúdo é criado puramente por meio de automação. Para abordar melhor essas técnicas, o Google esta fortalecendo suas política para focar neste comportamento abusivo – produzindo conteúdo em escala para aumentar a classificação nos resultados de busca – independentemente da automação, humanos ou uma combinação estarem envolvidos. Isso permitirá o Google agir em relação a mais tipos de conteúdo com pouco ou nenhum valor criado em larga escala, como páginas que fingem ter respostas para pesquisas populares, mas não oferecem conteúdo útil.

Abuso da reputação do site!

Às vezes, sites com ótimo conteúdo próprio também hospedam conteúdo de baixa qualidade fornecido por terceiros visando aproveitar a boa reputação do site hospedeiro. Por exemplo, um terceiro pode publicar análises de empréstimos de pagamento em um site educacional confiável para obter benefícios na classificação. Tal conteúdo em alta nos resultados de busca pode confundir ou enganar os visitantes que podem ter expectativas muito diferentes em relação ao conteúdo em um determinado site.

Google

Agora, o Google visa desconsiderar o conteúdo de terceiros de muito baixo valor, produzido principalmente para fins de classificação e sem supervisão próxima do proprietário do site, como spam.

Estamos publicando esta política com dois meses de antecedência à aplicação em 5 de maio, para dar tempo aos proprietários de sites para fazer as alterações necessárias.

Google

Abuso de domínio expirado

Ocasionalmente, domínios expirados são comprados e reutilizados com a intenção principal de aumentar a classificação nos resultados de busca de conteúdo de baixa qualidade ou não original. Isso pode levar os usuários a pensar que o novo conteúdo faz parte do site antigo, podendo não ser verdade.

Domínios expirados que são adquiridos e reutilizados com a intenção de aumentar a classificação de busca de conteúdo de baixa qualidade agora são considerados spam.

Google

Segundo o Google, a busca auxilia as pessoas com bilhões de perguntas diariamente, mas sempre haverá áreas que podem ser melhoradas.

Continuaremos trabalhando arduamente para manter o conteúdo de baixa qualidade nos resultados de busca em níveis baixos e mostrar mais informações criadas para auxiliar as pessoas.

Google
Compartilhe este artigo
Seguir:
Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.