Com a Internet, é possível vender serviços e produtos para qualquer canto do mundo. Dessa forma, os mecanismos de otimização são ótimas aliadas. Nesse sentido, vamos te repassar 4 dicas para melhorar o SEO e expandir a nível internacional.
Quando uma empresa se consolida em território nacional, ela pensa no próximo passo. Ou seja, ela quer conquistar o público de outros países. Para tal, é importante seguir as regras de otimização do Google para ocupar as primeiras posições de ranqueamento nas pesquisas internacionais.
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O que vamos aprender hoje?
URL compatível com as páginas internacionais
Nesse sentido, o primeiro passo é criar páginas internacionais com a estrutura de URL adequada. Ou seja, os sites devem ser otimizados para o país-alvo. O caminho não é tão complicado.
Dessa forma, algumas empresas optam por codificar seus URLs internacionais com um ccTLD. A partir de então, você pode criar um subdomínio com o código do país, ou uma subpasta e até um domínio diferente. Neste caso, o conteúdo será destinado apenas aos usuários do país-alvo.
Assim, não use um domínio para cada país. Isso divide o tráfego e prejudica a visualização das informações. Dessa forma, é necessário informar ao Google a versão do site que será destinada para cada país com o intuito de encontrar o público específico.
Entregue uma experiência completa para os usuários internacionais
Não basta usar as estruturas específicas de URL. O seu site deve prezar pela experiência do usuário. Por exemplo, não adianta direcionar a página para Portugal e escrever no português brasileiro.
Além da linguagem, há a questão dos preços. Tome o exemplo anterior. Os usuários de Portugal vão estranhar se o preço dos produtos estiver em Real.
Sobre o conteúdo, você pode utilizar as tags Hreflang para informar o idioma da página. Assim, o Google mostrará o site aos usuários que falam a mesma língua. Portanto, lembre-se de otimizar o conteúdo para direcioná-lo aos países com a mesma linguagem.
A diferença entre as palavras-chave
Outro ponto importante está na diferença das palavras-chave. Cada região tem uma tendência a utilizar certos termos. Dessa forma, uma tradução literal não resolve o problema.
Para te ajudar, você pode usar ferramentas como Semrush e Ahrefs para pesquisar as palavras-chave específicas dos países-alvo. Assim, ao consultar, leve em consideração os elementos locais, como cultura, clima, dialeto e história. Pode ser trabalhoso, mas faz parte da expansão.
Nesse sentido, a sua equipe deve dedicar um tempo para pesquisar as palavras-chaves de outros países. Além disso, deve traduzir os termos com precisão. Faça isso antes de levar o seu conteúdo além das fronteiras.
Backlinks de domínios do país-alvo
Por fim, é importante contar com backlinks de domínios do país-alvo. Tal estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de SEO. Assim, escolha sites com o mesmo ccTLD da região que você quer atuar.
Para melhorar a sua performance, faça a seguinte pergunta: “Que tipos de backlinks posso usar para o Google reconhecer a autoridade do meu site?”. A partir da resposta você já tem um ótimo caminho para seguir.
Nesse sentido, lembre-se da experiência do usuário. Além disso, você deve prestar atenção nos produtos que vende e setores que atua. Afinal, a escolha dos backlinks depende da relação com o conteúdo que a sua página oferece.
Aprenda mais com o Google:
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- O que o Google entende sobre Metatags
Não é fácil, mas vale a pena
O direcionamento do seu site para outros países não é uma tarefa fácil, mas vale a pena. Basta seguir as dicas para melhorar o SEO para expandir a nível internacional. Assim, você terá um site que trabalha em seu favor.