Enquanto os desenvolvedores esperam pela próxima sessão do Google Office Hours, o especialista John Mueller dá dicas na sua conta do Twitter. Uma delas responde que alterar as URLs para testes de SEO pode prejudicar os resultados. Ao que parece, o algoritmo tem dificuldade para reconhecer o conteúdo.
Veja as matérias:
- 3 Dicas de SEO local para pequenas e médias empresas
- As ferramentas de bate-papo podem prejudicar o ranqueamento
- Segundo a Forbes, SEO e E-commerce são ótimas oportunidades
O que vamos aprender hoje?
Testes de URL
A saber, o especialista do Specsavers, Mark Stroud, fez uma pergunta a John Muller pelo Twitter. Ao que parece, sua equipe teve bons resultados com um teste A-B após seguir as orientações do analista do Google. No entanto, o staff de Mark quer fazer outra pesquisa.
Nesse sentido, eles querem enviar todo o tráfego para a página de teste. Ademais, Mark ressalta que pode ser uma má ideia. No Twitter, John Muller pede que Stroud dê mais informações.
Assim, Mark continua e diz que a equipe quer enviar todo o tráfego para a página de teste. A medida pode atrapalhar a página já indexada. Além disso, o link canônico pode estar em vigor para atrapalhar o tráfego do site.
John Mueller responde
Após todas as perguntas, John Mueller responde no sentido de que alterar os URLs para testes pode prejudicar o SEO. Ao que parece, seria mais fácil trocar o conteúdo da página do que o endereço. O site pode perder a indexação por causa da mudança.
Nesse sentido, John enfatiza que evitaria alternar a troca temporária dos URLs. De acordo com o especialista, ela pode prejudicar o sinal que é captado pelo algoritmo. Afinal, o Googlebot não teria problemas para analisar uma página que já existe.
Assim, alterar os URLs, ainda que temporariamente, para fins de teste, pode prejudicar o resultado do SEO. É recomendado que seja alterado o conteúdo da página e não seu endereço. Assim, o algoritmo teria mais facilidade para rastrear a página.
Para corrigir os problemas
Além disso, John afirma que alterar a URL para testar os resultados do SEO não é uma boa estratégia. A não ser que o desenvolvedor precise corrigir algum tipo de problema. No entanto, redirecionar o endereço é a medida mais viável.
Contudo, no caso citado, Mark queria testar os resultados do SEO e não corrigir algum tipo de problema. Nessa linha, o algoritmo tem dificuldade em rastrear os novos sinais. Portanto, é melhor alterar o conteúdo da página do que o URL.
Por fim, fica clara a importância de bons profissionais numa equipe. Afinal, alterar as URLs para eventuais testes pode prejudicar o SEO. Assim, estude bem antes de implantar qualquer medida que possa manchar a sua campanha.
Aprenda mais com o Google: