A princípio, vale lembrar que o Google Office Hours é uma ótima oportunidade para tirar as dúvidas sobre o motor de busca. Assim, desenvolvedores do mundo todo participam da reunião para melhorar suas posições de ranqueamento. Na última edição, um deles perguntou se o uso de abreviações tem algum efeito negativo no SEO.
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O que vamos aprender hoje?
O algoritmo pode ler as abreviações?
Nesse sentido, um desenvolvedor compartilhou a sua dúvida no Google Office Hours. De acordo com ele, o seu site usa abreviações no conteúdo. Assim, o algoritmo seria capaz de ler as abreviações para entender o conteúdo, ou isso deve ser evitado?
Numa primeira análise essa pergunta pode parecer ingênua, mas não é. Ela envolve a forma de comunicação do site, a compreensão pelo usuário e o alcance do algoritmo. Ademais, o Google analisa muitos detalhes para fins de ranqueamento.
Por isso, a dúvida é legítima e pode ajudar os redatores ao redor do mundo. Afinal, quem nunca deixou de abreviar uma palavra, ou de usar uma gíria por causa do algoritmo. A partir de agora, os escritores podem deixar a preocupação de lado.
O conteúdo deve ser claro
Em seguida, o especialista John Mueller respondeu a pergunta feita pelo desenvolvedor. A partir de um ponto de vista prático é importante deixar o conteúdo o mais claro possível. Principalmente se a finalidade for a indexação e o ranqueamento.
Nesse sentido, o algoritmo tem mais facilidade em compreender o conteúdo. Em certa medida, ele está programado para dar preferência às palavras completas. Mas isso não significa que as abreviaturas podem prejudicar o ranqueamento da página.
Pelo contrário, não existe norma que penalize o site que fizer o uso de abreviações. Elas podem ser usadas, desde que seja compreensível ao usuário. No entanto, deve-se evitar um texto repleto de abreviaturas.
A ideia é classificar o conteúdo e não as abreviações
Para complementar, John ressalta que o objetivo deve ser indexar o conteúdo e não as abreviações. Assim, elas fazem parte do texto, mas não constituem a sua essência. Portanto, o site deve classificar o texto e não as abreviaturas.
A partir desse ponto de vista, John afirma que não há motivos para preocupações. Afinal, se as abreviações estão no vocabulário dos usuário-alvo, então elas devem ser usadas. O algoritmo considera o conteúdo que pode ser lido e compreendido pelos visitantes.
Por fim, o uso de abreviações não tem efeito negativo no SEO. A não ser que o usuário não os compreenda. Nesse sentido, o algoritmo pode desconsiderar o conteúdo para classificar um mais legível.
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