Sabemos que o SEO (otimização para motores de busca) é um ponto fundamental na criação de uma estratégia para divulgação na web. Porém, é também nítido que esse mecanismo é associado ao Google em quase todos os momentos, então poucas pessoas sabem como usar SEO para LinkedIn.
Pois é, muitas pessoas não sabem, mas esse mecanismo pode ser utilizado para vendas. Ela é a maior rede social profissional do mundo e o que muitos se perguntam é como otimizar com ela.
Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente, a plataforma se tornou um sinônimo de divulgação de currículo e de vagas de trabalho. O famoso networking foi potencializado pelo uso da rede.
Considerações importantes sobre a rede
Com certeza a ideia de explorar a rede com o foco de aumentar negócios é algo interessante.
A pesquisa Social Media Trends do ano de 2019 demonstrou que o desenvolvimento do uso do LinkedIn por empresas cresceu cerca de 10%. No ano de 2018 cerca de 47% das empresas estavam nesse meio, agora, em 2022, o número ultrapassa os 57%!
Mas esses são apenas dados sem significado caso não saiba utilizá-los. Afinal, é realmente possível utilizar a rede para conseguir vender mais? Que tipos de estratégias podem ser utilizadas para criar algo mais denso e centrado para sua empresa? É sobre isso que vamos falar agora mesmo.
Então aproveite que o texto em questão pode ajudar bastante no seu desenvolvimento no LinkedIn.
Você deve fazer SEO para LinkedIn?
Bem, é importante saber como agir, veja bem os principais pontos da rede para se situar bem.
Com toda certeza o SEO para LinkedIn é referência em rede social profissional, mas ainda existe muito o que fazer para criar um ambiente propício para SEO!
Antes de tudo, se você já faz marketing em alguma outra rede, como o Facebook e Instagram, já terá uma grande vantagem já que a maioria trabalha sobre um mesmo tipo de divulgação.
A grande vantagem dessas redes sociais é que se facilita fazer publicidade dentro e fora das redes.
Entenda o SEO do LinkedIn
Antes de fazer grandes alterações em sua estratégia, entenda como funciona a rede social para SEO.
Isso porque, dentro de cada uma, existem diferenças na forma de se divulgar e ganhar relevância no motor de busca. Lembrando que esse motor de busca pode ser tanto do Google como do próprio LinkedIn.
Geralmente, se você possui uma empresa, deverá contar com critérios importantes para a elaboração de uma estratégia. O SEO para Linkedlin é feito para gerar relevância para aquelas pessoas que utilizam das práticas corretas para chegar a tal resultado.
Sendo assim, cada conteúdo e também a forma que seu perfil é construído irá gerar mais engajamento, portanto, o mecanismo de busca começará a ver você como mais importante.
Dessa forma, além de criar um SEO para LinkedIn, você também pode criar uma otimização que chame atenção para um blog ou até mesmo em outras redes sociais.
Aliás, é importante fazer sobre o conteúdo que pode produzir, veja mais a seguir.
Conteúdo para a rede
Bem, é verdade que para um bom SEO a produção de conteúdo é fundamental. Claro, fatores como formato da página e outros também influenciam, mas boa parte deles está bem feita no LinkedIn. Sendo assim, foque no conteúdo.
Mas afinal, o que produzir. O conteúdo da rede é mais diversificado, sendo assim seu SEO para Linkedlin pode ser feito a partir de imagens, textos e até vídeos. No entanto, não esqueça que a produção deve seguir uma linha lógica e não exagerada!
Por exemplo, se você divulgará sua empresa basta mostrar vídeos para ajudar no crescimento. Porém, a maioria das pessoas que começa nesta e em diversas outras redes são pequena nos negócios, por isso a produção de pequenos textos é eficiente.
Uma linguagem mais pessoal pode ajudar bastante a atrair pessoas. Pense ser uma rede social, então deve soar como uma fala de você para outras pessoas.
Utilize uma página para sua empresa
Bem, mas vamos lá. Você tem uma empresa e deseja divulgar no LinkedIn. Você já sabe as regras de SEO, mas ainda não entende como aplicá-las corretamente.
A primeira opção é criar uma página para a empresa, um recurso presente em outras redes sociais como Instagram ou Facebook.
Essa primeira página deverá ser a vitrine de sua empresa. Mesmo que não esteja vendendo um produto ali, as pessoas podem conhecer sua marca a partir deste local.
Em outras palavras, pode ser que não venda, mas irá obter autoridade para seu empreendimento.
E isso é importante para o SEO para LinkedIn na totalidade. Se você utiliza blogs ou sites para desenvolver sua empresa, pode utilizar sua relevância na rede social para alimentar esses outros canais.
Além disso, quanto maior o tráfego melhor o SEO, não é mesmo?
LinkedIn ADS
Muita gente nem mesmo sabe da existência desse recurso. Ele é chamado LinkedIn Ads e funciona assim como o Google Ads.
Nesse caso, você poderá divulgar, criando anúncios e alcançando aquelas pessoas que deseja.
Dessa forma você poderia fechar negócios com grandes perfis, dependendo do que vende no seu negócio. Além disso, o anúncio é direto, chega aquelas pessoas que já possuem alguma intenção de compra.
No entanto, você também deve considerar que existem formatos diferentes para esses anúncios, esses são:
- Conteúdo que aumenta o engajamento e alcance;
- Propagandas em textos;
- Anúncios mais dinâmicos e até personalizados;
- Aqueles elaborados com imagens.
Elabore o SEO para LinkedIn com base no que acredita ser o melhor para sua empresa!
Conclusão
Pronto! Você já está pronto para assumir o SEO para LinkedIn e também sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se dimensionar melhor no mercado.
Além disso, com tantas mudanças fica claro a necessidade de crescimento da marca dentro desse meio. A rede social é extremamente importante para pessoas comuns e também para empresas, quanto mais inserido nela estiver, mais oportunidades terá de aumentar seu SEO.
Veja esse artigo em formato de Web stories e tenha uma visao diferente das melhores estratégias de SEO para LinkedIn!