Em primeiro lugar, vale lembrar que, seja para site empresarial ou pessoal, o conteúdo duplicado afeta o bom desempenho do SEO. Aliás, é um dos grandes desafios dos profissionais da área. Principalmente nas páginas que compartilham as matérias com revendedores e afiliados.
Contudo, há como evitar as dores de cabeça de um material copiado. Hoje, dia 27/04/2022, nós vamos te apresentar as sugestões do especialista Corey Morris, do Search Engine Journal. O redator traz dicas de SEO para lidar com o conteúdo duplicado num site empresarial.
Veja as matérias:
- Dicas de SEO para restaurantes, melhore a classificação do seu cardápio
- Conheça as 6 dicas essenciais de SEO para Startups
- 14 dicas de otimização de sites para mobile
O que vamos aprender hoje?
7 dicas de SEO para lidar com conteúdo duplicado num site empresarial
Nesse sentido, o conteúdo duplicado pode prejudicar o desempenho do SEO, independente do tipo de site. Além disso, não é útil para os usuários, já que ninguém gosta de ver a mesma matéria em páginas diferentes. Portanto, o algoritmo dá preferência à diversidade.
No entanto, é importante ressaltar que o conteúdo duplicado pode ser uma cópia, mas vai além disso. Em muitos casos, principalmente no nível empresarial, há revendedores e afiliados que se aproveitam do material da matriz. Sendo assim, páginas do mesmo modelo corporativo tendem a aproveitar aquilo que já foi exposto.
Aliás, em alguns casos, os revendedores são orientados a usar o mesmo conteúdo. Dessa forma é importante traçar uma estratégia para ter bons resultados. É por isso que vamos ver as dicas de SEO para lidar com conteúdo duplicado num site empresarial.
1. Diretrizes para uso do conteúdo
Nesse ponto, é importante controlar que tipo de conteúdo os seus vendedores ou afiliados estão produzindo. Provavelmente, a sua empresa autorizará que eles utilizem as mesmas matérias para preservar a integridade da marca. Mas, para SEO, isso não funciona.
Sendo assim, para manter a autoridade do site da sua empresa, é fundamental ter uma política que direcione a produção do conteúdo. Em alguns casos, você precisará de regras ou diretrizes que auxiliem a sua equipe.
Neste caso, é importante diferenciar o conteúdo da matriz, das filiais e dos revendedores. Isso não quer dizer que os subordinados não possam usar o material. Mas deve haver um limite e uma regulamentação sobre as publicações.
2. Auditoria
Para melhorar o desempenho do SEO e evitar as penalidades de conteúdo duplicado, é fundamental realizar uma auditoria. Aliás, há muitas ferramentas para detectar o material reaproveitado.
Assim, é importante adotar uma rotina de auditorias internas para descobrir o conteúdo duplicado na Web. Por fim, isso pode te mostrar as páginas que copiam o seu material e tomar as medidas cabíveis.
3. Tags dinâmicas
Bom, você sabe que um site empresarial tem muitas páginas. Para dar conta do recado, ele não utiliza as tags de título manuais, meta descrições ou as de cabeçalho.
Portanto, para grandes sites de comércio eletrônico, ou de geração de leads, postagens de blog, dentre outros, é fundamental criar um conjunto dinâmico de tags. Nesse sentido, a maioria das grandes empresas usa sistemas de gerenciamento que permitem a utilização das tags variáveis dinâmicas.
Dessa forma, use a tag dinâmica a seu favor para dimensionar o conteúdo. É uma forma de personalizar o seu site. Além disso, eles são considerados relevantes para o material da página.
4. Inspecione o conteúdo do modelo global
Nesse aspecto, há uma relação direta entre o conteúdo do modelo global e o do corpo. Enquanto o primeiro faz parte do cabeçalho, rodapé, sub-navegação; o segundo é o material exclusivo de cada publicação.
Sendo assim, quanto mais conteúdo do modelo global, mais material do corpo será necessário para o seu site. Isso é importante pelo seguinte motivo: cada página não pode ter mais de 20% de conteúdo duplicado.
Portanto, tente minimizar o conteúdo do modelo global. Mas, caso você não consiga, lembre-se de compensar com o material do corpo da página.
5. Conteúdo escalável
Agora, vamos te apresentar o método de prevenção mais difícil para evitar a duplicação do conteúdo. No entanto, é o que gera os melhores resultados. Para isso, é fundamental trabalhar com uma boa equipe.
Sendo assim, a meta é criar conteúdo exclusivo para cada filial. É um desafio para os grandes sites de comércio eletrônico e as redes de restaurantes. Mas não é impossível.
Dessa forma, trabalhe com um time de criadores de conteúdo para encontrar maneiras criativas de desenvolver textos para cada filial. Você pode criar material dinâmico para incluir mais detalhes em cada página. É um desafio, mas a sua empresa constrói mais autoridade e conquista os usuários.
6. Incentive a criação de conteúdo pelo usuário
Não basta ter recursos internos para criar conteúdo, é necessário ir além. Sendo assim, uma dica é incentivar a interação com os usuários. Afinal, cada região tem sua cultura e sua forma de se relacionar com a Internet.
Dessa forma, o público pode interagir através das avaliações, depoimentos, fóruns, perguntas frequentes, dentre outras. Isso ajuda a compensar o conteúdo duplicado em algumas páginas.
Além do mais, é uma ótima oportunidade para conhecer os seus clientes. Contudo, considere o processo para melhorar a interação com o público. Em alguns casos isso pode atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
7. Tags canônicas
Em alguns casos, as tags canônicas são o primeiro e o último recurso para ajudar no combate ao conteúdo duplicado. Contudo, a equipe deve conhecer a sua aplicação. Caso contrário, poderá refletir no desempenho do SEO.
Assim, as tags canônicas são utilizadas nos casos de paginação. Principalmente quando houver conteúdo duplicado. Neste caso, basta fazer a programação para o rastreador considerar a página de destaque.
Ou seja, esta é uma ótima maneira de agregar valor e visibilidade a um link, mesmo numa situação de conteúdo duplicado. Afinal, entre uma página certa e outra copiada, é melhor direcionar o rastreamento para a primeira.
Conclusão sobre as dicas de SEO sobre conteúdo duplicado num site empresarial
Para ter um bom desempenho no SEO, você deve gerenciar o conteúdo e a estratégia do seu site. Como vimos constantemente, é um verdadeiro desafio. Mas pode render resultados incríveis.
Mais informações sobre o tema:
- Evitar a criação de conteúdo duplicado
- Comunidade Central da Pesquisa Google
- Suporte Google Webmasters
Dessa forma, é imprescindível conhecer SEO para evitar o conteúdo duplicado num site empresarial. Isso pode arruinar a sua autoridade no ambiente online. Siga todas as dicas e você terá um desempenho invejável.