Google Setembro 2023: Novidades na Atualização do Sistema de Conteúdo Útil

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 5 leitura mínima
Imagem: status.search.google.com

O Google começou a implementar uma atualização em seu sistema de conteúdo útil. A atualização começou dia 14, e deve levar cerca de duas semanas para ser totalmente concluída.

A última atualização do sistema de conteúdo útil foi a atualização de conteúdo útil de dezembro de 2022.

O que há de novo. O Google disse: “A atualização de conteúdo útil de setembro de 2023 está sendo implementada com um classificador aprimorado. Levará cerca de duas semanas para ser concluída. Atualizaremos nossa página de histórico de lançamento de classificação quando a implementação estiver concluída”.

O Google adicionou novos detalhes sobre o conteúdo útil, especificamente:

  • Adicionou novas orientações sobre hospedagem de conteúdo de terceiros e mais explicações sobre o que fazer após uma atualização do sistema de conteúdo útil (talvez você não precise fazer nada ou talvez autoavaliar seu conteúdo).
  • Adicionou novos pontos sobre a remoção de conteúdo ou alteração de datas na página de ajuda sobre como criar conteúdo útil, confiável e voltado para as pessoas.
  • O Google também removeu as palavras “escrito por pessoas” e escreveu apenas “conteúdo útil criado para pessoas nos resultados de pesquisa”. Suspeito que isso signifique que o conteúdo gerado por IA é aceitável quando é útil.

Profundidade. O que há de novo com a atualização de conteúdo útil do Google

Estávamos esperando por esta atualização. Em maio, o Google nos disse que uma atualização do sistema de conteúdo útil seria lançada este ano. O Google disse que esta atualização permitiria que o sistema de conteúdo útil “entendesse mais profundamente o conteúdo criado a partir de um ponto de vista pessoal ou especializado”. Além disso:

  • “Também estamos melhorando como classificamos os resultados na pesquisa em geral, com um foco maior em conteúdo com experiência e conhecimento exclusivos”, disse o Google há alguns meses.

Mas o Google disse que esta não é a atualização de hoje:

  • “Este trabalho ainda está em andamento e não faz parte desta atualização específica. Compartilharemos mais sobre nosso trabalho nesta área no futuro”, escreveu o Google.

O que fazer se você for afetado. O Google forneceu uma lista de perguntas que você pode fazer sobre seu conteúdo. Leia essas perguntas como postamos aqui e, de maneira imparcial, pergunte a si mesmo se seu conteúdo está em sincronia com esta atualização.

Observe que, se esta atualização o afetar, pode levar vários meses para se recuperar se você fizer tudo certo e fizer alterações em seu conteúdo ao longo do tempo.

Mais sobre a atualização de conteúdo útil. A atualização de conteúdo útil do Google tem como alvo especificamente “conteúdo que parece ter sido criado principalmente para classificar bem nos mecanismos de pesquisa em vez de ajudar ou informar as pessoas”.

Esta atualização do algoritmo visa ajudar os pesquisadores a encontrar “conteúdo de alta qualidade”, disse o Google. O Google quer recompensar um conteúdo melhor e mais útil que foi escrito para humanos e para ajudar os usuários.

Os pesquisadores ficam frustrados quando chegam a páginas da web inúteis que têm um bom ranking na pesquisa porque foram escritas com o objetivo de classificar nos mecanismos de pesquisa. Este é o tipo de conteúdo que você pode chamar de “conteúdo primeiro para mecanismos de pesquisa” ou “conteúdo de SEO”.

O algoritmo de conteúdo útil do Google visa rebaixar esses tipos de sites e promover sites mais úteis, projetados para humanos, acima dos mecanismos de pesquisa.

O Google disse que esta é uma “tentativa contínua de reduzir o conteúdo de baixa qualidade e torná-lo mais fácil de encontrar conteúdo que pareça autêntico e útil na pesquisa”.

Por que nos importamos. Se você notar alguma mudança de classificação e visibilidade na pesquisa do Google nas próximas duas semanas, especialmente se forem grandes mudanças, provavelmente pode atribuí-las a esta atualização. Leia o conselho do Google, faça as alterações necessárias e espere uma recuperação nos

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.