Para início de conversa, existem muitas barreiras que atrapalham o sucesso desejado na estratégia da sua campanha de SEO. Assim, você deve conhecer os problemas que estão por vir.
Nos dias de hoje, o SEO é um investimento de comunicação empresarial. Ele é capaz de definir o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento.
Nesse sentido, vamos te mostrar nove barreiras que atrapalham o sucesso da sua campanha de SEO. Leia o artigo até o final para conhecer os problemas que te impedem de conquistar ótimos resultados.
O que vamos aprender hoje?
1. Ignorar as metas da campanha
Agora, me responda uma coisa: você conhece alguém que conquistou uma meta sem conhecê-la? É difícil, não é? Pois bem, com SEO também é assim.
Portanto, você deve ter uma meta clara e bem definida. Além disso, precisa identificar os indicadores de desempenho, como KPIs. Sem eles, é impossível descobrir o resultado da sua campanha.
Assim, o sucesso da campanha de SEO depende das metas e dos KPIs. Ademais, é importante informar a sua equipe. Caso contrário, ninguém será capaz de desenvolver uma tática vitoriosa.
Veja as matérias:
- Conteúdo criado por Inteligência Artificial afeta SEO
- Experiência do usuário: o que é e como melhora no seu site?
- Sinais sociais para SEO — Como trabalhar as redes sociais para melhorar o posicionamento orgânico!
2. Recursos escassos
Nesse caso, a falta de recursos é um impeditivo para o sucesso de qualquer negócio. Inclusive para as campanhas de SEO. A saber, segue os principais mecanismos que você precisa para garantir bons resultados:
- Pessoas: Você precisará de uma equipe qualificada para trabalhar na campanha de SEO. Ou, então, o seu sucesso estará comprometido. Além disso, as pessoas devem ser qualificadas e cada uma deve executar sua tarefa. Podemos citar as principais funções, que são os web designers, redatores, analistas de dados, dentre outros.
- Dinheiro: Sem dinheiro não há campanha. Você deve investir para alcançar o sucesso através do SEO. Delimite o orçamento que seja adequado para pagar os colaboradores e as ferramentas para monitorar os resultados.
- Ferramentas: Aqui, você tem ferramentas gratuitas à disposição. No entanto, os aplicativos pagos emitem relatórios mais detalhados. Pesquise e escolha a que se adequar ao seu orçamento e campanha.
- Dados: A análise dos dados é uma das mais importantes para o sucesso da campanha de SEO. Ela está presente em todas as etapas. Sem eles, você não poderá descobrir se atingiu a sua meta. Por isso, invista no recolhimento e observação das informações obtidas ao longo da empreitada.
3. Ansiedade
Nesse aspecto, a ansiedade pode atrapalhar os resultados da campanha de SEO. Na maioria dos casos, os resultados demoram a aparecer.
Além disso, a campanha deve ser constante. Uma única publicação bem otimizada não será capaz de garantir a sua indexação no topo do ranking.
Sendo assim, o resultado não virá no primeiro mês. Como se não bastasse, pode levar alguns meses para que a campanha seja bem sucedida. Portanto, construa um pouco por dia e comemore as pequenas conquistas.
4. Menosprezar o nicho
Sobre este ponto, é importante que você delimite o seu nicho. Uma segmentação ampla atrapalha os resultados positivos da campanha de SEO.
A princípio, o nicho deve ser escolhido junto com os objetivos da campanha. Assim, você tem mais chance de atrair os clientes ideais.
Com uma segmentação ampla você pode atrair muitos curiosos. No entanto, as conversões só acontecem quando o cliente é qualificado.
Lembre-se que definir um nicho não significa excluir um mercado em potencial. Pelo contrário, sua comunicação será direcionada ao público interessado. Além disso, você poderá expandir a sua área de atuação quando surgirem os primeiros resultados.
5. Não respeitar as fases do Funil
Em síntese, ao encontrar o seu conteúdo, nem todo visitante está preparado para a conversão. Portanto, você deve pensar nas etapas da jornada do consumidor, tais como pesquisa, comparação, transação e experiência.
Além disso, nem todos os tópicos da sua campanha de SEO serão convertidos. É um cenário utópico.
Pelo contrário, você deve criar tipos de conteúdo para cada camada do funil. Assim, você respeitará toda a jornada do consumidor.
Como exemplo, imagine um usuário interessado em viajar. Primeiro, ele faz a pesquisa. Num segundo momento, ele faz a comparação entre os dados coletados. Por fim, ele compra os planos de viagem para ter a experiência.
Nesse aspecto, o seu conteúdo deve atender todas as fases. Caso contrário, você deixará de qualificar o seu visitante e de mantê-lo na sua rede de produtos.
Conheça mais sobre SEO:
6. Desconhecer SERPs
De fato, muitos usuários não sabem como funciona uma página de resultados do mecanismo de pesquisa, ou SERP. Assim, eles não percebem as seções e geralmente pensam que os resultados orgânicos vem de anúncios, notícias, destaques ou pacotes de mapas.
Apesar de parecer complicado, não é. A anatomia de uma SERP é simples e, ao conhecê-la, você pode otimizar os resultados da sua campanha de SEO.
Nesse sentido, há estratégias que, por exemplo, apresentam a sua página por causa da localização geográfica. E com alguns ajustes há como destacar o site para aparecer entre os primeiros do Google.
Como exemplo, a marcação pode ajudar na indexação, principalmente se você habilitar os comentários. No mesmo sentido, uma listagem de perfil comercial do Google aumenta a chance do seu site aparecer nos resultados do pacote de mapas.
7. Parcerias indesejadas
Algumas parcerias podem prejudicar a sua campanha. Principalmente as desqualificadas e sem comprometimento com as metas escolhidas.
Além disso, encerrar uma parceria ruim pode causar muita incomodação. Principalmente se houver contratos envolvidos. Por isso, é importante ter diálogo para informar as expectativas que não foram atendidas.
Como se não bastasse, é necessário ter um plano de ação para corrigir todas as falhas. Afinal, SEO é um investimento e não vale a pena trabalhar com quem não é comprometido com a campanha.
8. Não utilizar todos os canais de marketing
Não é mais novidade que as campanhas de marketing utilizam vários canais de comunicação. Nesse sentido, os resultados de SEO podem ser prejudicados quando não estão relacionados com as outras mídias.
Além disso, a estratégia de SEO não é a única para trazer resultados. Os anúncios pagos são um ótimo meio para garantir o primeiro lugar no ranqueamento. Contudo, são mais caros.
Assim, para potencializar os resultados, nada melhor do que aplicar várias estratégias de marketing. A de SEO leva tempo, raramente produz resultados a curto prazo, mas é importantíssima para o posicionamento da sua marca.
Aliás, além do SEO e anúncio pago, você pode usar as redes sociais, campanhas de e-mail, aplicativos, dentre outros recursos para enriquecer a jornada do cliente. Ademais, não aposte todas as suas fichas num único canal de comunicação.
9. Não considerar as todas métricas
Por fim, não considerar todas as métricas prejudica a sua campanha de SEO. O rastreamento de todos os dados é muito importante. Afinal, tais informações mostram o retorno do investimento nesta estratégia.
Assim, é um erro monitorar os dados de SEO e não acompanhar as estatísticas de conversão. Nada adianta ter mais visualizações e melhor posição no ranqueamento se não gerar leads qualificados.
Ademais, com o marketing digital você é capaz de monitorar todos os dados da campanha. Colete todas as informações para melhorar os resultados de SEO.
Últimas palavras
Você conheceu os obstáculos que podem prejudicar a sua campanha de SEO. Para ter bons resultados, é necessário ter recursos para investir nas pessoas, ferramentas e estratégias certas.
Por fim, mostramos todas as barreiras que atrapalham o sucesso da sua campanha de SEO. Siga as nossas dicas para não cair nas armadilhas. Assim, em breve, o seu site será indexado nas primeiras páginas do Google.