Estudo aponta que o resultado da pesquisa Google esta perdendo a briga contra o Spam!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 5 leitura mínima
Imagem: freepik.com

Qual é a sua opinião atual sobre a qualidade dos resultados da pesquisa Google? Um estudo recente apontou que o maior mecanismo de pesquisa do mundo está perdendo a guerra contra o Spam.

Eu particularmente, acredito que sim! Por mais que o Google tenha lançado uma chuva de atualizações entre outubro e dezembro de 2023, não conseguiu manter a qualidade que vinha tendo antes do surgimento das ferramentas de criação de conteúdo com IA.

Comentei aqui que o buscador parece estar dando enfase ao SEO técnico e E-E-A-T, no intuito de ter mais noção da especificação e autoridade de quem está por trás do conteúdo, para tentar diferenciar amadores dos profissionais.

Já que conteúdos de alto nível podem ser criados com IA por entusiasta no assunto como se fossem peritos, e quando buscamos pelas especificações ou reputação do autor, não existe!

O estudo teve um ano de duração, e teve como foco mais de 7000 termos relacionados as recomendações de compra. E teve como foco os 3 dos maiores mecanismos de pesquisa da Web. O Google, DuckDuckGo e Bing!

Resultado do estudo

Segundo o resultado do estudo, os links de afiliado e o primeiro ponto, estão por toda a pesquisa e anúncios do Google para os termos estudados.

Os links que apontam para páginas de produtos ou serviços no intuito de ganha comissão, normalmente não tem conteúdo de qualidade envolvido, já que o interesse principal e a monetização com links para ganhar comissões por indicação.

Outro ponto que o estudo mostra, e que esses links de afiliados também estão tomando conta dos anúncios do Google. Além disso, podem confundir facilmente o leitor a clicar neles, e não em outro resultado orgânico de maior qualidade.

Por mais que o Google lute contra isso, os profissionais de SEO que usam o marketing de afiliado como forma de monetização, sabem muito bem como otimizar páginas a ponto de superar conteúdos mais qualificados na pesquisa.

O estudo aponta, também, que esta cada vez mais difícil diferenciar conteúdo de qualidade de Spam na internet devido o crescimento da IA.

O que isso tem a ver com o SEO do meu site?

O que isso tem a ver com o SEO do meu site

Bom, no meu ponto de vista, analisar esse tipo de estudo dar insight de como esta a pesquisa, e o que fazer para se diferenciar da concorrência.

Nesse caso, por exemplo, é notório perceber que sites compostos de pessoas especializadas que criam conteúdos baseados em experiências reais para pessoas tendem a performar melhor que ponto de vista desenvolvidos com IA.

Portanto, ter foco na qualidade do conteúdo e não na quantidade de publicações, foco no público e não no mecanismo, foco na marca e menos em backlinks, foco na experiência do usuário e menos em desempenho, podem diferenciar você dos concorrentes e trazer mais posicionamento.

Além disso, a preferência do usuário na SERP também e considerado pelo mecanismo como sinal de qualidade. Sendo assim, analisar as paginas com muitas consultas e poucos cliques, e melhorar como essas paginas aparece na serp trara melhores CTRs e posicionamentos.

O trabalho focado em uma marca possibilitará ter seguidores leais, o famoso brandlovers, usuários que acessam o seu site mais de 15 vezes no mês. Em outras palavras, focar em estratégias de branding para reforçar os principais termos vinculados ao seu site, e trabalhar a retenção e interação do usuário trara independência do mecanismo, e por consequência, melhores posicionamentos.

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Com informações dos sites: businessinsider e olhardigital

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.