Goiânia, 09 de maio de 2022. Hoje, nós vamos te mostrar como o Google enxerga as questões sobre os dados estruturados e as perguntas frequentes. O assunto veio à tona na última edição do SEO Office-Hours, onde o apresentador John Mueller respondeu às dúvidas dos desenvolvedores e proprietários dos sites. O programa foi postado no canal do Search Central.
Dessa forma, no último programa do Google SEO Office-hours, mais de dez perguntas foram respondidas pelo apresentador John Mueller. Hoje, nós vamos abordar as questões sobre os dados estruturados e as perguntas frequentes.
Aliás, para aprender mais sobre as perguntas frequentes, você pode acessar a página de suporte do Google. Além disso, há mais informações acerca dos dados estruturados na Central de Pesquisa da Big Tech. Agora, vamos ver o que John Mueller respondeu no SEO Office-hours.
John Mueller e o SEO Office-hours
Nesse sentido, na última edição do Google SEO Office-hours, o apresentador John Mueller respondeu a dez dúvidas dos desenvolvedores e proprietários de sites. Hoje, vamos tratar sobre uma delas que versa sobre dados estruturados e perguntas frequentes. Segue a questão:
“Posso usar o Schema, ou os dados estruturados, de perguntas frequentes para marcar as respostas que aparecem em seções diferentes do blog? Aliás, a postagem não formatou o FAQ da forma tradicional.”
A princípio, John recomendou que o desenvolvedor verifique a documentação oficial. Lá, ele pode tirar todas as dúvidas sobre o tema. No entanto, o apresentador fez alguns apontamentos importantes.
Dados estruturados e perguntas frequentes
Em seguida, John afirma que, quando se trata da utilização dos dados estruturados para snippet de perguntas frequentes, o conteúdo deve estar visível na página. Aliás, não importa se as informações estão em seções diferentes, elas precisam estar disponíveis. Ou seja, os dados não podem estar escondidos.
No entanto, há um outro ponto a analisar. Não há garantia que os dados estruturados sejam capazes de exibir os snippets de perguntas frequentes nos resultados da pesquisa. Apesar de ser a estratégia correta, nem todos os dados serão exibidos.
Por isso, é importante verificar junto a uma ferramenta de implementação. Se ela acusar que está tudo bem, então, de acordo com o Google, você está no caminho certo. Contudo, ainda é preciso esperar pelas informações que o rastreador fornece.
Ou seja, no Google Search Console há relatórios específicos que fornecem informações sobre os dados e as perguntas. Eles mostram quando a sua página foi apresentada nos resultados de pesquisa. É um processo que tende a mostrar se a estratégia está funcionando.
Por fim, John Mueller encoraja os desenvolvedores a criar uma página de teste para verificar se o snippet de perguntas e respostas aparece nos resultados de pesquisa. Em caso positivo, é bom implementar a estratégia em todo o site. Em contrapartida, deve corrigir os pontos falhos para uma nova apreciação.
Para finalizar
Hoje, nós te mostramos uma das dez questões que John Mueller respondeu no Google SEO Office-hours. É um evento online que tira as dúvidas sobre o assunto. Além disso, dá algumas sugestões de como corrigir os problemas dos proprietários dos sites.
Veja as matérias:
- Como a pesquisa múltipla no Google Lens afeta o SEO?
- Segundo Google, nem todas as páginas precisam de dados estruturados!
- O Google classifica melhor as páginas em inglês?
Sendo assim, o uso dos dados estruturados para snippets de perguntas frequentes pode melhorar o ranqueamento do seu site. Mesmo que as questões estejam espalhadas pelas páginas. Portanto, é necessário conferir a documentação e fazer alguns testes para implementar a estratégia.