Dados estruturados e perguntas frequentes para SEO

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 4 leitura mínima
Imagem: Wagner Santos

Goiânia, 09 de maio de 2022. Hoje, nós vamos te mostrar como o Google enxerga as questões sobre os dados estruturados e as perguntas frequentes. O assunto veio à tona na  última edição do SEO Office-Hours, onde o apresentador John Mueller respondeu às dúvidas  dos desenvolvedores e proprietários dos sites. O programa foi postado no canal do Search Central.

Dessa forma, no último programa do Google SEO Office-hours, mais de dez perguntas foram respondidas pelo apresentador John Mueller. Hoje, nós vamos abordar as questões sobre os dados estruturados e as perguntas frequentes. 

Aliás, para aprender mais sobre as perguntas frequentes, você pode acessar a página de suporte do Google. Além disso, há mais informações acerca dos dados estruturados na Central de Pesquisa da Big Tech. Agora, vamos ver o que John Mueller respondeu no SEO Office-hours. 

John Mueller e o SEO Office-hours  

dados estruturados perguntas frequentes
Crédito FreePik

Nesse sentido, na última edição do Google SEO Office-hours, o apresentador John Mueller respondeu a dez dúvidas dos desenvolvedores e proprietários de sites. Hoje, vamos tratar sobre uma delas que versa sobre dados estruturados e perguntas frequentes. Segue a questão: 

“Posso usar o Schema, ou os dados estruturados, de perguntas frequentes para marcar as respostas que aparecem em seções diferentes do blog? Aliás, a postagem não formatou o FAQ da forma tradicional.” 

A princípio, John recomendou que o desenvolvedor verifique a documentação oficial. Lá, ele pode tirar todas as dúvidas sobre o tema. No entanto, o apresentador fez alguns apontamentos importantes. 

Dados estruturados e perguntas frequentes

Em seguida, John afirma que, quando se trata da utilização dos dados estruturados para snippet de perguntas frequentes, o conteúdo deve estar visível na página. Aliás, não importa se as informações estão em seções diferentes, elas precisam estar disponíveis. Ou seja, os dados não podem estar escondidos. 

No entanto, há um outro ponto a analisar. Não há garantia que os dados estruturados sejam capazes de exibir os snippets de perguntas frequentes nos resultados da pesquisa. Apesar de ser a estratégia correta, nem todos os dados serão exibidos. 

Por isso, é importante verificar junto a uma ferramenta de implementação. Se ela acusar que está tudo bem, então, de acordo com o Google, você está no caminho certo. Contudo, ainda é preciso esperar pelas informações que o rastreador fornece. 

Ou seja, no Google Search Console há relatórios específicos que fornecem informações sobre os dados e as perguntas. Eles mostram quando a sua página foi apresentada nos resultados de pesquisa. É um processo que tende a mostrar se a estratégia está funcionando. 

Por fim, John Mueller encoraja os desenvolvedores a criar uma página de teste para verificar se o snippet de perguntas e respostas aparece nos resultados de pesquisa. Em caso positivo, é bom implementar a estratégia em todo o site. Em contrapartida, deve corrigir os pontos falhos para uma nova apreciação.  

Para finalizar  

Hoje, nós te mostramos uma das dez questões que John Mueller respondeu no Google SEO Office-hours. É um evento online que tira as dúvidas sobre o assunto. Além disso, dá algumas sugestões de como corrigir os problemas dos proprietários dos sites. 

Veja as matérias: 

Sendo assim, o uso dos dados estruturados para snippets de perguntas frequentes pode melhorar o ranqueamento do seu site. Mesmo que as questões estejam espalhadas pelas páginas. Portanto, é necessário conferir a documentação e fazer alguns testes para implementar a estratégia. 

Compartilhe este artigo
Seguir:
Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.