SEO para concessionária de veículos: 5 dicas de um especialista

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Imagem: Wagner Santos

Goiânia, 11 de maio de 2022. Confira as 5 dicas de SEO para impulsionar a sua concessionária automotiva. Elas foram divulgadas por Adam Heitzman, no portal Search Engine Journal. São orientações importantes que podem fazer a diferença para o seu negócio. 

Para quem está começando a se familiarizar com SEO, vale a pena conferir o Guia para Iniciantes do Google. No link, você tem acesso a todas as informações necessárias para classificar o seu site nas primeiras posições do SERP. Além disso, a Big Tech oferece um suporte completo no canal de ajuda do Search Console

Conheça as 5 dicas de SEO para impulsionar a sua concessionária automotiva 

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Crédito FreePik

Hoje, nós vamos te apresentar as 5 dicas de SEO para impulsionar a sua concessionária automotiva. Elas são fundamentais para colocar o seu site dentre as primeiras posições do SERP. Além disso, elas fazem parte dos novos meios de comunicação que o marketing digital oferece. 

Sendo assim, principalmente após a pandemia do Covid-19, todos os nichos perceberam a importância do posicionamento online. A partir de 2019, houve um aumento na procura por informações através da Internet. Além disso, uma grande parte dos usuários dá preferência a pesquisa pelo smartphone. 

Dessa forma, é necessário se ater às boas práticas para ter um bom posicionamento no ambiente online. Nesse caso, um dos melhores caminhos para se destacar é a estratégia de SEO. A seguir, confira a primeira dica. 

1. Crie um conteúdo original 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Google dá preferência ao conteúdo original. Portanto, o site da sua concessionária deve publicar materiais autênticos e interessantes. Além disso, deve prestar atenção no tamanho do texto. 

Nesse sentido, há muita discussão sobre o tamanho ideal do conteúdo. Contudo, o Google costuma diferenciar por categorias. Aliás, cada uma delas funciona melhor para um tipo específico de site. 

No nicho dos automóveis, é importante criar textos com mais de 1600 palavras. É considerado um conteúdo longo. Na maioria das vezes, os usuários não leem todo o texto, mas ele é mais relevante para os rastreadores do Google. 

Ademais, você precisa garantir que o conteúdo seja passível de snippets. Para quem não sabe, são resumos que aparecem nos resultados de pesquisa do Google. São de extrema importância para fins de ranqueamento e indexação. 

Dessa forma, com um conteúdo original capaz de criar snippets, você deu um passo a mais para melhorar a classificação do seu site. Tais recursos são capazes de destacar a sua página dentre as outras. Mas há mais dicas para melhorar o seu posicionamento.   

2. Publique vídeos junto com o seu conteúdo 

Essa é uma dica valiosa que cabe para todos os nichos. No entanto, o ramo dos automóveis pode se beneficiar ainda mais com vídeos de alta qualidade. Esse formato é bem aceito pelo público e tem muito alcance. 

Aliás, as concessionárias de carros são uma das categorias mais populares no Youtube. Contudo, a plataforma também requer alguns cuidados com o SEO. Confira as nossas dicas sobre este tema

Nesse sentido, o Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa da Internet. Ao otimizar os seus vídeos você possibilita que o algoritmo os entregue para mais pessoas. Isso melhora a sua autoridade como produtor de conteúdo. 

Além disso, os usuários preferem assistir um bom vídeo do que ler um texto, ainda que seja envolvente. Como se não bastasse, um usuário tende a compartilhar mais conteúdos em vídeo do que em texto. São detalhes pequenos que fazem a diferença. 

Portanto, além de produzir os vídeos, você deve verificar se as palavras-chaves são condizentes com o seu nicho. Elas são fundamentais para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Por fim, dê preferência às produções curtas e agradáveis, são poucos os usuários que gostam de assistir propagandas extensas. 

3. Site para mobile  

Não basta criar um conteúdo autêntico e investir na produção de vídeos. Também é necessário criar os sites para navegação mobile. Afinal, a maior parte das pesquisas online vem dos smartphones. 

No entanto, a taxa de rejeição dos usuários aos sites mobile também é alta. A maioria não volta a navegar numa página ruim. Por isso é tão importante criar meios para superar a expectativa dos visitantes. 

Dessa forma, você pode contratar um desenvolvedor para criar uma versão mobile do site da sua concessionária. Aliás, é uma das práticas recomendadas pelo Google. Além disso, é uma forma de entregar conteúdo personalizado. 

Ou seja, quando o seu site reconhecer os usuários com navegadores móveis ele entregará as dimensões corretas para navegação. É como se o serviço fosse feito sob-medida. Assim, os clientes passam mais tempo na sua página e isso melhora a sua classificação no SERP. 

4. Use um Schema AutoDealer e tenha o perfil comercial do Google  

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Crédito FreePik

Agora, vamos te mostrar como é importante o Schema AutoDealer e o perfil comercial do Google. O primeiro te ajuda a entregar informações. Já o segundo aumenta o alcance da sua empresa. 

Dessa forma, o Schema AutoDealer poderá criar uma caixa de exibição, muito parecida com um snippet. Ele aparecerá nos resultados de pesquisa. Além disso, chamará a atenção dos clientes por exibir informações relevantes.  

O AutoDealer também entrega as informações do perfil comercial do Google. Por isso é tão importante reivindicar a sua página. Com isso, a Big Tech poderá fornecer mais informações úteis sobre a sua empresa. 

Por fim, para melhorar as táticas, você pode pedir aos clientes que avaliem a sua concessionária. Os depoimentos vão aparecer nos resultados de pesquisa e aumentar a confiabilidade da sua página. Aliás, a probabilidade da sua empresa aparecer no Google Maps e nos aplicativos de GPS será maior. 

5. Backlinks 

A nossa última dica é sobre os backlinks. Em síntese, são as menções que outras páginas fazem sobre a sua. Para quem quiser conhecer os reais benefícios dessa estratégia. 

Portanto, tais tipos de links fazem parte de uma estratégia que melhora o nível de autoridade do seu site. Ou seja, quanto mais páginas confiáveis citam a sua concessionária, melhor será para o algoritmo. Com isso, sua revenda ocupará os primeiros lugares no SERP. 

Sendo assim, você pode entrar em contato com empresas do mesmo segmento para trocar links e conteúdos. Pode direcionar um material para um fornecedor, enquanto ele faz o mesmo. Aliás, é bom para todas as páginas. 

Considere começar pelas empresas locais, aquelas da sua área. Isso ajuda a melhorar a autoridade perante ao Google. Em seguida, tente conquistar outros territórios. 

Essa é uma dica fundamental para melhorar o SEO do site da sua concessionária. É um indício de autoridade e reconhecimento. São quesitos indispensáveis para a boa classificação nos mecanismos de pesquisa. 

Últimas considerações!  

Todo site precisa aplicar as diretrizes recomendadas pelo Google para ter uma boa classificação no SERP. Não difere para o nicho de automóveis. Nesse sentido, o SEO é indicado para todos os ramos. 

Veja as matérias: 

Dessa forma, hoje nós te mostramos as 5 dicas de SEO para impulsionar a sua concessionária automotiva. Coloque em prática cada uma delas para se diferenciar dos seus concorrentes. Elas farão toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa! 

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piauí Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.