Goiânia, 04 de maio de 2022. Será que a pesquisa múltipla no Google Lens afeta o SEO? A pergunta foi feita a John Mueller, no último SEO Office-hours. Hoje, vamos te mostrar a resposta do especialista.
Mas antes, vale lembrar que o Google traz informações importantes sobre o recurso. Nesse sentido, a Big Tech disponibilizou uma central de ajuda sobre a nova ferramenta. Aliás, o próprio John Mueller fez referência a esses materiais no SEO Office-hours.
O que vamos aprender hoje?
Será que a pesquisa múltipla no Google Lens afeta o SEO?
Em primeiro lugar, o Google SEO Office-hours é um evento online onde o especialista John Mueller tira algumas dúvidas do público. Portanto, o programa é uma fonte de informações úteis sobre o assunto. Sendo assim, um dos participantes enviou a seguinte pergunta:
“Como a pesquisa múltipla no Google Lens pode afetar o SEO?”
De acordo com John Mueller, o recurso ainda é muito novo. Em complemento, ele indicou alguns artigos no blog do Google, que foram anexados na introdução deste texto. Para resumir, a ferramenta está disponível para o Chrome e alguns smartphones.
Google Lens & SEO
A princípio, John faz uma breve explicação sobre o Google Lens. Nesse sentido, é uma ferramenta nova onde o usuário pode pesquisar a partir de uma imagem. Ou seja, você pode tirar uma foto de algo e submetê-la aos mecanismos de busca.
Agora, do ponto de vista do SEO, John enfatiza que não existe um processo específico para indexação a partir do Google Lens. Portanto, a ferramenta utiliza os parâmetros de costume. Ele entrega as informações com base nos dados disponíveis.
Dessa forma, os resultados do Google Lens vem das informações que já são indexadas. Assim, se você fizer tudo certo, as suas imagens podem aparecer para os usuários que pesquisam através do aplicativo. Nesse sentido, não há um sistema de otimização específico para a nova ferramenta.
Ou seja, basta seguir as práticas recomendadas de otimização de imagens e os seus dados vão aparecer nas pesquisas no Google Lens. Sendo assim, ele não tem impacto direto no processo de SEO.
Para fechar
Por fim, hoje você aprendeu que a pesquisa múltipla no Google Lens não afeta o SEO. Ou seja, os resultados da consulta vêm das imagens otimizadas. A ferramenta não trouxe inovações no processo de otimização.
Veja as matérias:
- LinkedIN quer aumentar a visibilidade do seu negócio
- Segundo Google, é possível indexar conteúdo traduzido!
- Idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento
Assim, SEO Office-hours é um programa que pode te ajudar a melhorar o desempenho do seu site. No último programa, John Mueller mostrou como a pesquisa múltipla no Google Lens afeta o SEO. Portanto, a ferramenta mostra o conteúdo com base no processo de otimização que a Big Tech recomenda.