Seo para e-commerce — O Guia para posicionar lojas virtuais no Google!
Conseguir colocar uma loja na primeira página do google é o desejo de muita gente, no entanto, como fazer seo para e-commerce?
Além da credibilidade, estar bem ranqueado nos mecanismos de busca aumentará significativamente suas oportunidades de venda.
O Seo para e-commerce é essencial para atrair clientes, portanto, fator decisivo para que o sucesso aconteça.
Você sabia que apenas 10% das pessoas avançam para a segunda página do google? Pois é, por isso a importância de estar na primeira página.
Calma, não precisa se desesperar se sua loja ainda não aprece na primeira página, vou te apresentar um guia para posicionamento no google usando de forma correta o seo para e-commerce.
Veja também
- SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!
- SEO on-page: as principais estratégias para 2022
O que é seo para e-commerce e sua importância?
Primeiramente, trata-se de uma pergunta crucial e importante, porque muita gente apenas ouviu falar, mas saber de fato o que é não sabem.
Em suma, SEO significa “Seach Engine Optimozation” traduzindo seria: otimização para o Sistema de Buscas”.
O Seo para e-commerce engloba uma série de estratégias a fim de colocar sua loja nas primeiras posições, e o melhor não serve apenas para o google, ajudará no ranqueamento em outros mecanismos como Bing, Yahoo, Explore etc.
Não importa se a loja é grande ou pequena, o processo é o mesmo e visibilidade é o ponto-chave, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”.
Para o e-commerce está bem posicionado é importante, podendo destaque receberá mais visitas, e como consequência aumentará suas vendas.
O seo para e-commerce é um investimento preciso, escolhendo o profissional certo os resultados serão garantidos.
Estratégias de seo para e-commerce
Os consumidores atuais estão cada vez mais atentos, sabem comparar e pensam na hora de escolher qual produto comprar.
O seo para e-commerce ajudará sua loja não apenas aparecer, mas aparecer para o público certo, um público engajado e com interesse em compra.
Jornada de compra
A jornada de compra é o percurso que o cliente faz até concluir a compra. A jornada começa com a descoberta da loja virtual, pela atração do produto, aqui pode existir comparação de marca e preço.
Agora você entende porque o bom posicionamento aumenta as chances de venda? Mas, espere não é só isso.
De nada adianta estar na primeira página dos mecanismos de busca se ao clicar na loja o cliente não encontre em detalhes o que espera.
O seo para e-commerce vai além do posicionamento, os produtos precisam ter descrições, falar dos benefícios, ótimas fotos, avaliações, etc.
Link Building
Como estratégia de seo para e-commerce o link Building faz parte do processo, quando se tem links de autoridade apontando para sua loja o google entende que seu site é relevante, isso aumenta seu posicionamento orgânico.
Guia para posicionar lojas virtuais no google
Finalmente o passo a passo para posicionamento de lojas virtuais no google, são 10 dicas eficazes que se aplicadas com afinco em breve colherá os resultados.
Definição de palavra-chave
Ao definir a palavra-chave você estará identificando para o google para quem deseja que seu site apareça, ou seja, pessoas interessas na palavra-chave definida.
Para e-commerce recomendamos a palavra-chave em long tail por ser mais específica, de modo a responder melhor para o ranqueamento. O próprio google oferece o Keyword Planner para ajudar na busca pela palavra-chave.
Capriche nos títulos
É imprescindível que toda página do site tenha títulos adequados, isso pode implicar diretamente no ranqueamento.
Além disso, o título deve conter a palavra-chave para otimização, e que a descrição não ultrapasse 70 caracteres.
Heading tags
Estas servem para dar destaque aos títulos, se trata de códigos HTML, popularmente conhecidas como H1, H2, H3, etc. e devem ser usadas de maneira crescente.
Meta descriptions
Como o nome sugere é uma descrição do seu texto, tal descrição aparece no google abaixo do título quando alguém procura por sua palavra-chave. Interessar-se evitar excessos, ao fazer a meta descrição não ultrapasse 160 caracteres.
Otimização de imagens
Para quem quer vender precisa enxergar possibilidades por toda parte, uma ótima imagem venderá o produto por si mesma.
Ainda, as imagens precisam estar otimizadas para seo, preencha a tag <alt> e tag <src> pode parecer bobagem, mas simples detalhes colocam seu concorrente na frente na busca orgânica.
URL amigável
É o endereço URL, também conta para o seo, nele deve conter a palavra-chave, não deixe a URL muito longa, ideal é colocar apenas o nome do produto que você quer vender. Ou seja, sua palavra foco.
Descrição de produtos
Aproveite a descrição para vender o peixe, detalhadamente seja objetivo, mostre as vantagens do produto, evite a repetição, um bom texto é sinal de conversão.
Links internos
Ao linkar outra página com a página atual aumentará a relevância de ambas, pode ser link apontando para a home, para a categoria ou até mesmo para produtos similares.
Prova social
A prova social são as avaliações de quem já comprou o produto, dê destaque, deixe outros compradores lerem, a prova social sendo positiva costuma converter muitas vendas.
Velocidade do carregamento
Ninguém gosta de navegar em uma página que demora a ser carregada, as pessoas buscam agilidade, tempo é quesito essencial em um e-commerce.
Portanto, se uma página demora para carregar muitas pessoas podem desistir de comprar na loja, e isso além de implicar em perdas econômicas aumenta a taxa de rejeição com o google.
Organização
Da mesma forma que bagunça afasta, organização atrai. Então, mantenha a home organizada, cada produto na categoria especifica.
Se coloque no lugar de um cliente, veja se o site está agradável, se é fácil pesquisar e encontrar as coisas.
Concluindo sobre Seo para e-commerce
Como você notou é um conjunto de técnicas que ajudarão o e-commerce a se posicionar de forma favorável?
Mas, é preciso ficar ciente que mesmo realizando todas as técnicas citadas acima, e foram apenas algumas, não é muito rapidamente.
Primeiramente se estuda uma série de fatores, depois aplica as técnicas e aguarda os algoritmos do google rastrearem seu site.
Além disso, algumas técnicas são constantes de modo a manter a posição, como a de link building. Anotou as dicas? Então mãos a obra.
Por fim, desejamos boa sorte no seu e-commerce, até a próxima!
SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!
É fato que a internet é um grande contribuinte para o crescimento de uma empresa. No entanto, você precisa utilizar da maneira correta para conquistar que resultados almeja. E é por isso que você deve aprender a fazer SEO para Google meu negócio, já que ele pode lhe dar o que você espera. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar neste artigo.
O SEO para Google meu negócio é essencial para que o seu negócio possa ser conhecido. É aquele velho ditado, como você quer que as pessoas comprem da sua loja, se elas nem sequer sabem da existência dele? Portanto, para mudar essa realidade, não deixe de conferir as nossas dicas sobre esse assunto!
O que é Google meu negócio?
A grande parte das coisas estão mudando para o digital. Portanto, é preciso tentar se adaptar a esses novos moldes e padrão. As pessoas estão vivendo em uma época que prezam pela agilidade de informações e facilidade na resolução de problemas.
E pense bem: hoje, qual é a melhor forma de se conseguir esse resultado? Pela internet, é claro! E é por isso que a cada ano o Google vem trazendo novas ferramentas, para se adaptar a esses novos padrões e também auxiliar outras pessoas nisso.
O Google meu negócio, ou Google my business, é uma plataforma da empresa que visa dar aos empreendedores a chance de divulgar o próprio negócio. Ou seja, é uma chance única e que todo mundo deveria aproveitar.
Como essa é uma ferramenta gratuita, todos os resultados são orgânicos. Portanto, para que você aumente a relevância do seu negócio, é essencial que você aplique da forma certa o SEO para Google Meu Negócio.
Ademais, essa ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes. Ou seja, ela estreita os laços, o que é muito benéfico para o seu comércio. Fora isso, através dessa plataforma, as pessoas podem conferir as informações a respeito do comércio de uma forma muito mais rápida, ágil e fácil.
Como funciona o Google Meu Negócio?
É uma plataforma bem simples. Não há nada de complexo. Contudo, é justamente por essa característica que essa ferramenta dá resultados. Porque é uma forma simples de conferir algumas informações de um determinado local comercial.
Em suma, ele funciona da seguinte forma: você, empreendedor, deve cadastrar o seu negócio nessa ferramenta. A partir daí você precisa informar alguns dados básicos dele, como:
- Endereço;
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Eventos que vão acontecer;
- Site do estabelecimento, etc.
Essas simples informações já vão fazer uma grande diferença, mas ainda assim é preciso trabalhar com SEO para Google meu negócio, para que os efeitos sejam ainda mais positivos.
Além disso, à medida que as pessoas forem se relacionando com o seu negócio, ou seja, interagindo, fazendo comentários, adicionando fotos, avaliando, etc., também irá aparecer na sua página do Google meu negócio.
Essa estratégia, por mais simples que pareça, é muito benéfica, visto que as pessoas irão criar mais confiabilidade no seu negócio.
Porque o Google meu negócio é importante?
Porque essas informações impactam a vida de quem está navegando pelo buscador?
Imagine a seguinte cena: uma pessoa está em viagem na cidade de Campos do Jordão, por exemplo, e quer comer em um restaurante japonês.
Qual é a primeira coisa que ela faz? Pega o celular, abre o Google e digita “Restaurante japonês Campos do Jordão”. Contudo, se o seu negócio consegue suprir o desejo dessa pessoa, mas não está cadastrado na plataforma, como ela saberá da existência dele?
Sendo assim, como você pôde perceber, ainda que essa plataforma seja um tanto simples, ela pode lhe trazer novos clientes. Mas, como citado, isso deve ser feito da maneira correta, e é por isso que você deve usar SEO para Google meu negócio.
Veja tambem: SEO para iniciantes: Guia completo para quem está iniciando no marketing
7 Dicas de SEO local para Google Meu Negócio!
SEO local é aquele que se refere a região do seu negócio. No exemplo acima, criamos a hipótese de existir um restaurante japonês em Campos do Jordão. Então, o mais recomendado seria usar recursos do SEO local para o Google Meu Negócio.
Afinal de contas, por ser um espaço físico, você quer atrair clientes daquela localidade para ir até você. Por isso é benéfico ter essa estratégia de SEO local. Então, nos tópicos abaixo, mostraremos algumas dicas de como ele deve ser aplicado.
Menos tráfego, mais resultados
Não é porque um site tem um grande número de acesso mensal que ele tem sucesso. Às vezes, o seu concorrente pode possuir metade do tráfego que você tem, mas gerar mais resultados ao final do mês. E sabe por que isso acontece?
Porque muitas pessoas ainda estão focadas em gerar apenas tráfego. É claro que ele é importante, afinal de contas, faz com que o seu comércio se torne mais conhecido e tenha mais renome. Contudo, tráfego não é sinônimo de resultados.
O seu tráfego deve se basear em resultados, não apenas no número de acessos e visitas. Você precisa atrair as pessoas certas, para elas poderem lhe gerar resultados. E, para conseguir isso, deve-se aliar o SEO para Google meu negócio.
Quando algum usuário pesquisa por negócios locais, na grande maioria das vezes ele quer uma informação rápida, como telefone, endereço ou apenas as orientações para chegar no local.
E é por isso que você deve se esforçar para que essas informações sejam facilmente acessadas. Esse é um dos motivos pelo qual o Google está se dedicando em certas mudanças na ferramenta.
Então, quando o buscador apresenta o Local Pack, o usuário clica em uma das empresas que irá aparecer como resultado e lê todas as informações que desejar. Rápido, simples e muito prático. O usuário não precisa acessar o site para conferir informações das quais não precisas.
Gerencie seu negócio na plataforma
Já ouviu aquele ditado que tudo aquilo em que você dá atenção, tem vida? É cerca disso que queremos dizer com essa dica. Você precisa sempre gerenciar a sua empresa na plataforma, seja para adicionar informações, seja para atualizar algumas coisas, ou seja, para responder alguma dúvida de um dos usuários.
Pense bem! Se você chega no endereço de um restaurante, e ele aparenta estar abandonado, você teria coragem de entrar e consumir no local? No Google meu negócio não é diferente. Quando você abandona a sua empresa na plataforma, o usuário pode julgar que ela não existe mais, por exemplo.
Ou, em alguns casos, o cliente pode pensar que as informações são muito antigas e que não correspondem mais com a realidade. Portanto, nem que seja uma vez a cada dia, procure gerenciar a sua empresa na plataforma.
Então, se em algum dia de feriado o horário de funcionamento da sua loja diferir, procure atualizar os dados, para que o usuário note que a sua empresa ainda está ativa, e que se preocupa com eles. Fora isso, você também pode adicionar fotos, nem sempre é preciso esperar que algum usuário faça isso por você.
Tenha em mente que qualquer dado preenchido pode determinar a tomada de decisão do consumidor. Então, quanto mais completo o seu cadastro estiver, mais confiança do Google e dos usuários você conquistará.
Contudo, para alguns segmentos, o Google meu negócio vai além desses dados básicos. Se a sua empresa é sobre hotéis, por exemplo, alguns anúncios pagos permitem que o usuário visualize preços de diária ali mesmo na SERP.
Agora, se você tem comércio de restaurante com entrega, o Google pode informar ao usuário em quais aplicativos ele pode solicitar.
Utilize as ferramentas à sua disposição
Essa dica até se complementa com a anterior. Afinal de contas, quando você usa uma ferramenta do Google meu negócio, você está gerenciando a sua empresa. Mas, com essa dica, estamos querendo dizer para que você interaja com o seu público através das perguntas feitas.
A ferramenta de perguntas e respostas é um ótimo critério de credibilidade, além de criar laços com os seus clientes. Outra coisa que você deve fazer uso são os Google Posts, que servem para publicar atualizações e novidades sobre a empresa.
Dessa forma, se você possui uma empresa de eventos, você pode anunciar os eventos da semana, o que incita a curiosidade das pessoas. Ademais, o Google meu negócio tem prometido trazer outras novidades, então fique atento.
Incentive as avaliações
A ferramenta de perguntas e respostas é um dos fatores para rankeamento. Portanto, você deve incentivar que os seus clientes façam algum comentário sobre o local ou mesmo dê as famosas estrelinhas.
Além de criar conexões e fazer com que outras pessoas se interessem pelo seu comércio, acaba elevando a confiança que outros depositam em você e no seu negócio. Ademais, o buscador consegue entender o que os usuários pensam sobre a empresa.
Então, se muitas pessoas comentam que o seu restaurante tem “comida boa e barata“, o Google consegue entender essas palavras-chave e pode te posicionar nela. Portanto, fazer com que os seus clientes falem de você no Google meu negócio só irá te trazer benefícios.
Mas, para isso poder acontecer, primeiro é preciso habilitar essa opção. E já te adiantamos, críticas irão acontecer. E, nessa situação, você deve avaliar bem o que irá responder, para poder resolver o problema sempre que necessário.
Além disso, não podemos deixar de falar que o próprio Google oferece um marketing kit para a criação de posts que incentive os clientes a darem feedback nessa ferramenta. Portanto, não perca tempo!
Crie parcerias
Uma das formas de mostrar que você tem relevância é criar parcerias. Aos olhos do Google, construir autoridade na web é o mesmo que conquistar backlinks e citações de outros sites de qualidade, confiança e autoridade.
Ao nível local, isso é ainda mais importante. Afinal de contas, fazendo isso, o Google consegue entender melhor qual é o nível de destaque do estado, na cidade ou no bairro. Pense em diferentes formas de citações e links de negócios locais da sua região.
Contudo, ao criar esses links, você deve se preocupar em manter os dados da empresa sempre corretos.
De acordo com algumas pesquisas, a inconsistência de dados é o principal problema para rankear as páginas localmente.
Veja tambem: Como comprar backlinks brasileiros? Pacotes com DR 30|50|80+
Site responsivo
Atualmente, as pessoas podem acessar sites de várias plataformas, seja PC, notebook, celular, “tablet”, etc. Portanto, o seu site deve ser agradável de se ler em todas as plataformas. É cerca disso que estamos querendo dizer com site responsivo.
Fora isso, dê uma certa atenção de como o seu site ficará nos celulares. Afinal de contas, as pesquisas através de um dispositivo móvel têm crescido bastante nos últimos tempos. Esse também é um fator bem importante para posicionamento.
Além disso, ao deixar o seu site responsivo, você deve considerar quais informações são mais importantes para quem acessa o site pelo celular. O número de contato e as informações de como chegar são mais importantes que a página “sobre nós”, por exemplo. Portanto, leve isso em consideração.
Marketing de conteúdo focado no seu local
Se você quer que o seu site cresça no local onde o seu comércio está, é preciso que ele possua uma boa base de conteúdos focados na sua região. Independente da técnica aplicada, você deve oferecer conteúdos de qualidade.
Então, se você tem um restaurante mexicano em Porto Alegre, que tal criar um artigo sobre as principais atrações da cidade, e referenciar o seu restaurante? É uma técnica um tanto simples, mas com certeza essa é uma ótima técnica de SEO para Google meu negócio.
Recursos que o Google meu negócio proporciona!
O Google meu negócio quer que o seu negócio cresça usando essa plataforma. E é por esse motivo que ele disponibiliza alguns recursos. Um exemplo disso é o fato de a empresa oferecer um kit explicando sobre marketing, e como fazer para aplicar na sua empresa.
Fora isso, a plataforma possui vários outros cursos gratuitos que podem te ajudar a entender como usar essa ferramenta o melhor possível. Ainda que seja trabalhoso, é muito recompensador. Dentre outros recursos que o Google meu negócio proporciona, podemos citar:
- Conversar com os seus clientes 1 a 1;
- Configurar postagens;
- Gerenciar seu site;
- Oferecer informações adicionais do seu negócio;
- Responder às perguntas frequentes;
- Receber feedback.
Dúvidas sobre o Google meu negócio!
Se você começou a usar o Google meu negócio a pouco tempo, é normal que você tenha algumas dúvidas. No entanto, é preciso que todas elas sejam sanadas, para que você se sinta mais confiante de usar essa plataforma. Portanto, nos tópicos abaixo, falaremos sobre as dúvidas mais comuns a respeito desse assunto.
Como alterar o endereço no Google meu negócio?
Pode acontecer de você ter de mudar o seu comércio para outro lugar. E, para não perder clientes, você deve atualizar essa informação na plataforma. Portanto, para realizar esse procedimento, tudo o que você deve realizar, é:
- Clicar na ficha que deseja fazer alteração;
- Ir ao menu “Informações”;
- Encontrar o campo de endereço;
- Apertar no ícone de lápis de edição;
- Em seguida, na janela que irá aparecer, coloque o novo endereço;
- Clique em “aplicar”;
- Aguarde a revisão e aprovação do Google.
Ao fazer isso, o seu pedido já foi enviado e, em alguns minutos, haverá essa atualização. Ademais, salientamos que você pode adicionar o novo endereço escrevendo-o por extenso ou arrastando o pino vermelho ao local correto.
Como apagar fotos no Google meu negócio?
Isso dependerá um pouco. Se foi você mesmo quem postou a foto, é bem mais simples de excluir. Para tal, a única coisa que deve ser feita é:
- Acessar o aplicativo;
- Clicar em “Perfil”;
- Ir até à aba “fotos”;
- Localizar a foto que quer excluir;
- Clicar nos três pontinhos, situado no canto superior direito;
- Apertar em “excluir foto”.
Agora, se foi um usuário que postou a foto, não é assim tão simples. Você não pode apenas fazer esse mesmo procedimento para exclusão. E isso acontece porque um dos princípios do Google meu negócio é prezar pela transparência.
Portanto, para realizar esse procedimento você deve denunciar a foto, ou sinalizá-la como imprópria. E, ao fazer isso, o Google analisará a questão. No entanto, não é certeza de que a imagem será excluída. Isso só irá acontecer caso o Google considere a foto leviana coisas do gênero.
Como excluir os comentários do Google meu negócio?
Falamos no tópico anterior que uma das premissas do Google meu negócio, é prezar pela transparência. Sendo assim, você não pode apenas excluir um comentário ou avaliação. Para isso ocorrer, você também deve denunciar, para que ela passe por uma análise.
Então, se você denunciou um comentário negativo, mas que foi sincero, é bem provável que essa avaliação seja mantida. Portanto, nessas situações, recomenda-se que você procure uma forma de intermediar o problema e resolvê-lo.
Fora isso, caso sejam feitas avaliações fakes positivas, ainda que elas não sejam denunciadas, é provável que elas desapareçam. Afinal de contas, o algoritmo consegue entender quando há essa manipulação. Sendo assim, não faça isso, pois o Google irá lhe enxergar com maus olhos.
Como usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google?
Você sabia que é possível usar algumas técnicas para atrair clientes? Um exemplo bem claro é utilizar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. E, ao fazer isso, passar a receber trafego organico para o seu negócio. Portanto, se você quer aprender essa técnica, é só continuar nesta matéria que explicaremos tudo em detalhes.
Você sabe como usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google? Se você não tem como investir em técnicas pagas, saiba haver várias formas de conseguir resultados bem interessantes, sem precisar investir. E é sobre isso que falaremos neste artigo.
Para que o seu negócio tenha sucesso, as pessoas precisam saber que ele existe. Para tal, há várias coisas que você pode fazer. No entanto, algumas técnicas exigem que você invista em promoções pagas, por exemplo, ou outras estratégias.
É claro que elas são recomendadas e que você deve apostar nelas. Elas entregam um resultado bem eficaz. Contudo, nem sempre você está em condições, ou apenas quer testar outros recursos. E, um bom trabalho de SEO pode fazer com que você obtenha resultados semelhantes.
Sendo assim, para criar mais visibilidade, autoridade e atrair novos clientes, saiba que é possível utilizar ferramentas e plataformas do Google para atingir esses resultados. É claro que eles podem demandar mais trabalho, mas é bastante recompensador.
Fora isso, as suas estratégias precisam ser muito bem pensadas e devem ser analisadas com cuidado. Sendo assim, se você quer aprender a ter resultados e a usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, é só conferir os próximos tópicos.
O que é SEO?
Antes de tudo, você precisa entender o conceito de SEO para poder aplicar nas suas estratégias. SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Em suma, quer dizer um conjunto de técnicas cujo objetivo é posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. Precisa de uma explicação um pouco mais lúcida para poder compreender?
Sabe quando você tem alguma dúvida sobre um assunto, e vai procurar no Google? Então, ao fazer isso, aparecem alguns resultados. No entanto, uns aparecem no topo, outros aparecem no final da página. E o que determina isso é o SEO.
Então, quando um resultado aparece no topo, sinal de que tem um bom SEO. E há pessoas que usam o mecanismo de busca para procurar produtos e serviços. Sendo assim, é possível afirmar que SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é uma ótima estratégia.
No entanto, para que a sua estratégia dê certo, você precisa ter noção de alguns conceitos básicos, bem como saber elaborá-las. Mas se você não entende muito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos lhe dar algumas dicas.
O SEO dá realmente resultados?
Muito se fala em SEO, mas será que ele realmente é eficiente, e traz resultados significativos para uma empresa? A resposta é sim. O SEO é a base para que o seu negócio possa alcançar o sucesso que você deseja.
O Google já faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros. Qualquer dúvida que as pessoas têm, recorrem a esse mecanismo de busca. Sendo assim, se você trabalha para que o site da sua loja apareça na primeira página, os resultados podem triplicar.
São várias as pesquisas que corroboram com essa afirmativa. Fora isso, diariamente, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, sendo um total de 1,2 trilhão de pesquisas em todo o mundo. Ou seja, o poder que essa plataforma tem, para propagar produtos e serviços, é gigantesco.
Para entender melhor sobre o poder do SEO, confira abaixo algumas estatísticas:
- 84% dos usuários fazem 3 ou mais pesquisas diárias. (Fonte: Moz, 2019);
- 46% das pesquisas de produtos na internet começam pelo Google. (Fonte: Jumpshot, 2018);
- 90% dos usuários acessam apenas os links das primeiras posições. (Fonte: Search Engine Land, 2018)
Ou seja, como você pôde notar, trabalhar bem o SEO do seu negócio é capaz de aumentar o número de vendas. Sendo assim, você deve saber como bolar a sua estratégia. Falaremos sobre isso nos tópicos seguintes.
09 Dicas de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google!
O SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, como você pôde ver, é uma ótima estratégia para alavancar o seu número de vendas e tornar o seu negócio mais conhecido. Então, se você quer aprender algumas dicas, é só conferir os próximos tópicos.
Defina seu público-alvo
A primeira coisa que você deve entender, para poder ter resultados através do Google, é definir o seu público-alvo? Mas o que é exatamente isso? Em suma, é você saber identificar quais são os seus potenciais clientes. Ou seja, aqueles que compram ou usufruem dos seus serviços.
No marketing digital, ou de estratégias para SEO, o público-alvo pode ser referido como “avatar” ou “persona”. Mas por que é importante que você saiba como definir a sua persona? Porque esse simples fato é importante para o restante do seu projeto e para as estratégias que você irá elaborar?
Fora isso, quando você entende qual é o seu público, é mais fácil de se comunicar com eles. Ou seja, é possível dar uma experiência mais personalizada. Comunicar-se de uma maneira que faça com eles se sintam mais propensos a consumir o seu produto ou serviço.
Para definir o seu público, você precisa pesquisar muito. Procure obter características precisas, pois isso irá facilitar na hora de construir a sua estratégia. Faça pesquisas através de questionários ou formulários online, por exemplo. Utilize todas as ferramentas a seu favor.
Alguns pontos que você deve tentar levantar, são: gênero, idade, renda, nível de educação, estado civil, qual o ciclo de vida, onde eles vivem, etc. Ainda que de início não pareça, quanto mais informações você coletar, melhor. Isso estreitará muitos laços e fazer com que o seu SEO seja mais preciso.
Além disso, você pode consultar outras pesquisas para facilitar o entendimento do seu público. Se for possível, analise pesquisas do IBGE ou de outros órgãos que tenham coletado dados sobre o seu segmento, por exemplo.
Analise a concorrência
Analisar a concorrência é uma das formas de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. Mas por quê? Primeiro de tudo, você deve saber como anda o mercado. É preciso estar preparado para tudo, então, a análise é de suma importância.
Fora isso, quando você analisa os seus concorrentes, você consegue obter várias informações que são úteis. Na hora de definir o seu público, por exemplo, você pode olhar a concorrência e observar qual público mais consome os seus produtos/serviços.
E, a partir daí, você consegue enxergar onde a sua concorrência está errando ou quais pontos devem ser melhorados. Lembre-se que, para ter sucesso, você precisa ter um diferencial. E você pode definir um diferencial analisando o mercado e a concorrência.
Se você nota que, dentre a concorrência, está faltando uma estratégia X, você deve incluir isso no seu plano de negócios! Ainda que seja um ponto bem simples, ao fazer a sua análise, muitos pontos ficarão esclarecidos. Então não negligencie essa parte.
Em suma, a análise de concorrência é uma ótima maneira de identificar problemas e lacunas. Essa é uma estratégia tão importante quanto a produção de conteúdo e, portanto, você deve incrementar isso nos seus planos. Com certeza irá gerar resultados positivos para o seu negócio.
Algumas coisas que você deve considerar ao fazer essa análise é:
- Definir principais concorrentes;
- Analisar a estratégia de conteúdo;
- Encontrar pontos fracos;
- Averiguar em quais canais eles atuam;
- Analisar estratégia de SEO;
- Observar os temas abordados;
- Descobrir tipos de conteúdos que produzem, etc.
Pesquisa de palavra-chave
O SEO opera em palavras-chave. Portanto, antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, você deve fazer uma análise de quais são as principais palavras-chave voltadas para o assunto. E, ao encontrá-las, procure ao máximo incrementar nos seus artigos.
Elas irão ajudar a determinar quando o seu site irá aparecer quando as pessoas realizarem pesquisas no Google. Portanto, fazer a escolha certa influenciará em como você irá aparecer nos mecanismos de buscas do Google.
No entanto, se você não faz ideia de como fazer isso, saiba que há várias ferramentas que podem lhe auxiliar nesse processo. Ademais, você deve dar um certo foco em palavras-chave de cauda longa. Ou seja, que possuam três ou mais palavras.
Integre as palavras-chave em suas páginas
Um erro comum é associar as palavras-chave apenas em artigos. No entanto, se possível, você também deve inseri-las em suas páginas. Dessa forma, o Google irá entender qual o contexto da sua página, e irá recomendar com mais facilidade.
Fora isso, ao integrar as palavras-chave de cauda longa, a sua página tende a possuir uma classificação melhor para tais resultados. Portanto, sempre que possível, inclua em cabeçalhos, títulos, meta descrição e no corpo do texto de suas páginas.
As palavras-chave possuem grande relevância em relação a como o seu site irá posicionar. É claro que o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é eficiente. No entanto, você deve fazer da maneira correta.
Então, se você não entende muito bem como funciona essa estrutura, antes de qualquer coisa, recomendamos que você procure entender um pouco mais sobre esse assunto.
Conteúdo de qualidade
Como você criará conteúdo para a sua persona, se você ainda não tiver o seu público-alvo bem definido? O que estamos querendo dizer é que todas essas dicas se integram com outras? Aplicar todas, da maneira correta, é essencial para conquistar o resultado desejado.
Ademais, você só irá criar um conteúdo de qualidade quando souber o que a sua persona está interessada. Independentemente de quais estratégias você irá fazer, o conteúdo sempre será a coisa mais importante.
As pessoas querem que as suas dúvidas sejam sanadas. Ademais, é através dos seus conteúdos que você pode contestar qualquer objeção advinda dos seus clientes. E é por isso que ao analisar o seu público, você deve coletar o máximo de informações possíveis.
Você irá usar tais informações para elaborar todas as suas estratégias. Para criar algo de qualidade e focado na sua persona, você precisa entender quais são as suas dores e quais as expectativas dela referente ao seu produto ou serviço.
É apenas após entender esses pontos que você poderá aplicar essa dica. O seu conteúdo deve ser focado em eliminar qualquer objeção que possa surgir. Essa técnica, quando bem aplicada, com certeza irá lhe render bons resultados.
Então, sempre que for produzir algum conteúdo, tenha uma persona em mente. Ademais, preocupe-se em como resolver o problema dela durante o seu artigo. Fora isso, ao produzir o conteúdo, não se esqueça das palavras-chave.
Calendário editorial
O seu trabalho precisa ser consistente. Com certeza você sabe que as coisas não são instantâneas. Então, ainda que todas as suas estratégias sejam aplicadas da forma correta, elas podem demorar um certo tempo para surtir algum efeito.
Contudo, você nunca deve perder a sua consistência. É isso que irá fazer você ter resultados. Portanto, uma das dicas é você criar e manter o seu calendário editorial. Mas o que exatamente é isso? É quando você se preocupa com a consistência de publicações de artigos.
Procure publicar um artigo por dia, pelo menos. Isso com certeza irá ajudar com que os seus resultados aumentem. O Google adora esse tipo de trabalho, em especial para sites novos. Sites que publicam regularmente ganham mais autoridade.
Ademais, eles conquistam uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa. Fora isso, entenda que conteúdo novo informa ao Google que você está mantendo o seu site e páginas atualizadas. E ele gosta disso.
Então, planeje e siga o seu calendário editorial. No entanto, se você não tem tempo para entrar no site e publicar todos os dias, saiba que é possível agendar os seus artigos. Então, no final de semana, que tal agendar um artigo para cada dia, por exemplo?
Mas lembre-se, essa é uma ótima forma de aplicar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google. Contudo, ela demanda um certo tempo. Então, pense a longo prazo o quanto isso irá lhe beneficiar e o quanto será bom para o seu negócio.
SEO On-page!
Em primeiro lugar, você deve entender o que significa SEO on-page. Em suma, trata-se de um trabalho que consiste na aplicação de uma série de técnicas e estratégias. Utiliza-se em várias dimensões de um site, blog ou loja virtual.
O seu objetivo é fazer com que haja maior exposição nas ferramentas de busca. No caso do SEO on-page, aplicam-se elementos que compõem a página de um site, como os marcadores técnicos de SEO, o texto, formatação, imagens, links, etc.
O SEO on-page também influencia para que você alcance as primeiras posições no Google. Nesse ponto, há várias coisas que você deve considerar. Citaremos alguns exemplos abaixo.
URL amigável
A URL é uma prévia do seu conteúdo. Portanto, ela deve possuir termos claros. Ademais, na sua composição, sempre que possível, você deve inserir uma palavra-chave que deseja ranquear.
Título da metatag
Ou seja, é o snippet na página de resposta do Google. Ela precisa ser instigante para gerar cliques. Fora isso, deve conter a sua palavra-chave em foco.
Descrição da metatag
Em suma, é a descrição do seu site ou artigo. Ela será listada nas páginas de resposta do Google. Portanto, também deve conter a sua palavra-chave em foco.
Tag line
A tag line é o título da sua página. Ela precisa suscitar interesse, para que as pessoas cliquem nele. Fora isso, a sua palavra-chave em foco também deve estar presente.
Títulos e legendas
Os seus textos precisam ser organizados. Por isso, você deve usar subtítulos, usando as tags H2 e H3. O Google valoriza isso, pois entende como um conteúdo de qualidade.
SEO Off-page e backlinks orgânicos
Essa é uma dica de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google que deve ser usada como um complemento a dica anterior. Assim como há SEO on-page, também existe o SEO off-page. E ambos devem ser bem trabalhados e estruturados.
Mas, primeiramente, o que é SEO off-page? Trata-se, também, de um conjunto de estratégias. No entanto, elas são fora do ambiente do site. Sendo assim, o seu objetivo é de criar backlinks para o seu site, o que faz com que a sua página ganhe destaque no Google.
No caso do SEO off-page, você precisa elaborar algumas estratégias que criem links de qualidade que apontem para o seu site. No marketing digital, refere-se a ele como link building. Ele é essencial para aumentar a relevância do seu site.
Certo, você entendeu o que é SEO off-page e qual a sua importância. Mas como essa técnica deve ser aplicada, para um bom resultado? Falaremos disso abaixo.
Veja também: Vale a pena comprar backlinks? O que você precisa saber!
Contextualização
Sempre que você for buscar um site para gerar links, você precisa fazer com que eles sejam contextualizados. Isso quer dizer que eles precisam seguir uma linha semântica do site de destino.
Diversidade de domínios
Se você criar vários links, vindo de um único site, isso não irá gerar o impacto que você espera, em questão de relevância. O ideal é que você diversifique. O Google tende a medir a popularização de um site levando em conta a diversidade de domínios.
Sites relevantes
Sites e páginas que possuem autoridade técnica, irão dar mais força para o seu link. Portanto, sempre que possível procure por sites que sejam relevantes. O que importa nem sempre é a quantidade, mas a qualidade dos links que você recebe.
Gerar leads
Em suma, leads são contatos de possíveis consumidores que deixam seus dados e informações pessoais. Ou seja, é quando uma pessoa fornece e-mail, nome e número de telefone. As pessoas que fornecem essas informações é porque estão interessadas nos produtos ou serviços da empresa.
Dessa forma, devem ser tratadas como potenciais clientes. Então, se você quer usar SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google, essa é uma ótima alternativa. Fora isso, quando você gera leads de forma gratuita, os resultados são maravilhosos.
Ademais, há algumas formas de o que você deve fazer para poder gerar leads. E, nos tópicos abaixo, iremos falar com mais detalhe sobre cada um deles.
Use o Twitter
Você sabia que o Twitter é uma ótima plataforma para gerar leads? E isso acontece porque, através dela, você consegue interagir com várias pessoas, de uma maneira super objetiva e simples. Isso vai criar valor a marca, além de captar leads.
Webinars
Webinars são palestras ou seminários online. Eles servem para gerar empatia entre os potenciais clientes e o seu negócio. É uma estratégia um tanto simples, mas que com certeza irá fazer a diferença para quem quer aumentar os resultados.
Ebooks
Na grande maioria dos casos, o ebook possui um conteúdo mais profundo sobre determinado assunto, que é ligado ao segmento da marca. Sendo assim, para disponibilizar o download, geralmente deve-se preencher com alguns dados. Então, é uma ótima forma de gerar leads.
Formulários
É apenas preenchendo formulários que um visitante se torna lead. Então, deixe os seus formulários bem visíveis dentro da sua página.
Como usar o SEO para atrair clientes com o Google Meu Negócio para SEO local?
As pessoas da região onde a sua empresa está localizada, precisam saber da existência do seu negócio. Sendo assim, cadastrar a sua empresa nessa plataforma é de suma importância. Com certeza isso irá atrair novos clientes para você através das técnicas de SEO.
Sabe quando você pesquisa no Google “Restaurantes mexicanos”, por exemplo, e aparece uma série de restaurantes? Então, isso acontece porque os estabelecimentos estão cadastrados no Google Meu Negócio com SEO trabalhado.
E isso faz com que o número de visitas e de clientes aumentem. Afinal, se a sua empresa aparece como primeiro resultado, é bem provável que a pessoa interessada se desloque até lá, para usufruir dos seus produtos e serviços.
Fora isso, essa simples técnica reúne informações bem úteis para o usuário, como o horário de atendimento, endereço, avaliações, fotos do ambiente etc. Ademais, se o seu estabelecimento tiver um site, você pode incluir.
Dessa forma, o cliente poderá obter mais informações sobre a sua empresa, onde todas as dúvidas poderão ser sanadas. Sendo assim, essa técnica de SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google é muito eficaz.
Ademais, como se tudo isso não bastasse, você ainda pode interagir com os usuários, visto que é possível fazer perguntas. Então, sempre que alguém interessado questionar alguma coisa sobre o seu estabelecimento, você pode responder com facilidade.
SEO on-page: as principais estratégias para 2022
Primeiramente, na proposta de práticas de SEO on-page, as empresas sempre procuram por novidades que possam ajudar a ganhar mais destaque nas plataformas de busca. Assim, é possível ter um aumento do tráfego de visitação em blogs ou redes sociais corporativas.
A prática de SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos motores de busca inseridos em plataformas de pesquisa, como o Google, nas redes sociais e outras páginas na internet.
Dessa forma, isso facilita a experiência dos usuários que precisam encontrar determinado assunto. Ou um produto dentro de uma loja virtual, ou mesmo uma matéria específica em um portal de notícias.
De qualquer forma, a empresa que está presente na internet pode ter o posicionamento questionado caso não esteja presente entre as primeiras páginas de busca.
Mas isso pode ser melhorado se utilizar o SEO on-page de maneira correta, implementando diferentes elementos, como:
- Meta descrição;
- Palavras-chave;
- Título e subtítulo;
- URLs amigáveis.
Além disso, a prática de SEO on-page nas diversas estratégias dá o poder de credibilidade ao site, desde que contenha conteúdos otimizados a partir de textos e artigos, áudios e vídeos. E até mesmo através de códigos de rastreamento e imagens utilizadas de qualidade.
Meta descrição resume assunto
Na meta descrição é possível empregar um resumo sobre o conteúdo proposto, com palavras-chave e um atrativo para o clique no conteúdo.
Caso o site seja reconhecido como autoridade, a meta descrição se destaca no resultado das páginas de busca, além de auxiliar na leitura do algoritmo e atrair os usuários.
Além disso, esse texto deve ser curto, com no máximo 160 caracteres. Ainda, precisa despertar o senso de curiosidade do leitor, para ele poder ser levado a clicar sobre o link apresentado.
Palavras-chave são essenciais
Em todos esses elementos apresentados, as palavras-chave devem estar inseridas de uma forma natural e bem posicionada.
Com isso, o algoritmo reconhece como uma possibilidade apresentável em relação à pesquisa que está sendo feita.
O SEO on-page, de todas as maneiras, pode funcionar para atração de leads, no caso de sites comerciais, lojas virtuais e e-commerces, ainda melhor, para tratar da jornada de compra.
Título e subtítulo imprimem autoridade
O marketing de conteúdo é uma estratégia que deve ser explorada ao máximo, o tempo todo, nos mais diferentes momentos de uma campanha publicitária e dentro de um planejamento de comunicação contínuo e versátil.
O título deve ter destaque, sendo o primeiro a aparecer na página e atuando como “chamariz” nas páginas de pesquisa, enquanto o subtítulo destaca sobre assuntos específicos que imprimem autoridade ao longo do texto e indica quais os assuntos serão abordados naqueles materiais.
Mesmo roteiros produzidos para podcasts e vídeos publicitários ou institucionais, essas pausas propostas identificadas como H1, H2 e assim por diante podem servir muito bem para posicionar o leitor, o ouvinte ou o telespectador, bem como o algoritmo.
URLs amigáveis facilitam algoritmo
Um cuidado precioso que o programador deve tomar é em relação às URLs utilizadas, os endereços eletrônicos das páginas de um site.
Sempre que possível, os caracteres alfanuméricos devem ser substituídos por palavras-chave, como o título da matéria, devendo ser curtos, objetivos e representando bem o tema proposto.
Essa mecânica está inserida na construção do site e páginas dos produtos. Portanto, cabe ao desenvolvedor do site incluir essa possibilidade, e quem alimenta se aproveita ao máximo das condições de implementação de um SEO dinâmico e reconhecido nas demais.
As tendências de SEO para 2022
O investimento em anúncios em plataformas digitais ajudam as empresas a se posicionarem como autoridade em determinados pontos, quando se trata de especificações, objetivos e metas traçadas em um planejamento estratégico de Marketing, com foco, na prática de SEO.
Então, para garantir um ranqueamento adequado no site de buscas do Google, é preciso acompanhar as mudanças impostas pela empresa. Os algoritmos mudam ano a ano, aprimorados e ampliados para garantir uma melhor experiência para os usuários.
A partir de 2022, por exemplo, serão implementadas novas ferramentas e elementos que serão fundamentais para a adaptação dos sites se apresentarem em um bom posicionamento após uma busca:
- Core Web Vitals
- Intenção de busca;
- Otimização de imagens;
- Pesquisa por voz;
- Princípio EAT.
Vale a pena compreender cada um desses pontos para não ficar para trás da concorrência, e garantir o aumento de tráfego no site, no e-commerce e marcar presença nos marketplaces disponíveis.
Core Web Vitals
Essa é uma atualização que está relacionada com os algoritmos propostos pelo Google, implementando 3 métricas que focarão na experiência dos internautas.
As três métricas estabelecidas estão relacionadas à velocidade que uma página carrega, a estabilidade em perspectiva visual e as possibilidades de interatividade entre site e usuário.
Nesse quesito, as empresas devem apostar ainda mais no Inbound Marketing como meio de atração, conversão, venda e encantamento.
A tendência de Core Web Vitals propõe que as palavras-chave devem ser atraentes em relação ao público-alvo, assim como para os mecanismos de busca, como inseridos no algoritmo proposto pelo Google.
Dessa forma, é possível manter a presença online da marca, garantindo maior credibilidade e alcance no mercado consumidor.
Intenção de busca
As empresas que produzem um Marketing de Conteúdo mais centrado e especializado vão garantir presença nos resultados apresentados pela plataforma de busca do Google.
A ideia é garantir resultados relacionados a uma palavra-chave, com foco na intenção de pesquisa e experiência proposta pelo próprio usuário. Sendo assim, tudo que for genérico pode ser descartado.
Os sites e blogs que apresentam um conteúdo mais segmentado estarão um passo à frente, em se tratando especificamente dessa tendência disponibilizada pelo Google a partir de 2022.
Otimização de imagens
Há muito tempo o Google permite a pesquisa por imagens, e os QR codes viram uma tendência já explorada.
Contudo, a otimização de imagens reais pode ser ainda mais significativa com a aplicação de palavras-chave no nome do arquivo. Mas, também é essencial adicionar descrições ou textos curtos.
Aqui o SEO on-page se mantém como uma prática relevante e necessária, pois as abas propostas pelo Google devem ser exploradas em todas as possibilidades e com toda a diversidade possível.
Vale lembrar que isso também deve ser empregado nos vídeos presentes na plataforma do Youtube, em que é possível inserir anúncios diversos e ser apresentado ao público em diferentes formatos.
Pesquisa por voz
A expansão da comercialização de assistentes virtuais para automação de residências e das centrais multimídias presentes nos veículos será explorada de maneira apropriada em 2022.
O barateamento dessa categoria de equipamento e a evolução da tecnologia nesse segmento proporciona diversas possibilidades de uso em diferentes ambientes sociais, como uma residência ou no próprio veículo.
Aqui as empresas devem se adequar quanto à velocidade de carregamento das páginas, ou da entrega das informações solicitadas. Para isso, o certificado de segurança SSL deve ser garantido desde o princípio.
Além disso, o engajamento nas redes sociais se torna inevitável, independentemente do público a ser alcançado. Uma dica importante é a média do tamanho de um texto, que deve ser de, no máximo, 2.300 palavras.
Com isso, os sites poderão garantir maior envolvimento no funil de vendas, desde que haja investimento para as adaptações necessárias e estejam prontos para um atendimento de qualidade.
Princípio EAT
A sigla EAT significa Expertise, Authoritativeness and Trust, que em português pode ser traduzido para Especialização, Autoridade e Confiabilidade.
Dessa forma, os sites especializados em assuntos específicos serão priorizados a partir de uma busca onde a prática de SEO está inserida naturalmente e fluida.
Com isso, propõe-se que é preciso trabalhar, também, o marketing de conteúdo, porém com plataformas distintas, como as redes sociais.
A confiabilidade está na autoridade imposta sobre as postagens realizadas, e mesmo quando há investimento em anúncios pagos, como o Twitter Ads e outros sistemas de divulgação em massa.
De acordo com experiências anteriores, essa tendência visa explorar a autoridade conforme o número de acessos às páginas de um site. E a presença de backlinks, ou link building, em outras plataformas e parceiros comerciais.
A confiabilidade está baseada em todo o material apresentado e o impacto demonstrado na vida das pessoas. Desde um meme até a exploração do marketing viral em forma de podcasts e vídeos profissionais e amadores.
Veja também: como comprar pacotes de backlinks de qualidade e nacionais?
Conclusão
Não é de hoje que a prática de SEO on-page faz parte do mercado publicitário. Pelo contrário, antes do surgimento da Era da Informação proporcionada pela tecnologia e a internet, palavras e jargões eram aplicados para fixar marcas, serviços e produtos na mente do consumidor.
O que está acontecendo agora é que os meios digitais estão presentes em diferentes aspectos da vida da população. Há propagandas tradicionais, como cartazes em estações de metrô que são interativas a partir de um QR code com a câmera de um celular.
A ideia é trabalhar a criatividade, implementando SEO nas ferramentas digitais disponíveis, sempre levando o bom senso em consideração.
A interação é outra vertente que tende a crescer cada vez mais. Por isso, as empresas devem se manter atualizadas e oferecer conteúdos apropriados para o público-alvo.
Por fim, é muito importante lembrar que os hábitos de consumo estão em constante mudança, ainda mais depois do avanço da tecnologia e o fácil acesso a equipamentos como computadores, tablets e, principalmente, o celular modelo smartphone.
Acompanhar todas essas transformações é uma tarefa que deve ser levada a sério e com comprometimento. Assim, estar sempre presente, seja em 2022 ou em outros anos, e tenha uma continuidade nos anos seguintes.
Como usar as palavras de transição para melhorar o SEO e a experiência do usuário?
A otimização para motores de busca (SEO) é uma preocupação crescente para qualquer negócio que deseja melhorar o desempenho das suas páginas na “internet”. Angariar mais visitantes e, após isso, gerar “leads” para transformar em clientes é uma necessidade de, basicamente, todas as empresas. Com isso, as palavras de transição para SEO terão uma função importantíssima nesse processo.
Apesar de ser um conceito que não é tão abordado e lembrado pelos gestores de otimização, essa categoria de palavras são fundamentais para tornar qualquer texto atrativo e fácil de ser consumido.
Entretanto, apesar de possuir uma grande influência no ranqueamento das páginas de busca do Google, as palavras de transição não são analisadas diretamente pelos motores do buscador.
A verdade é que existem outras métricas influenciadas pela presença das palavras de transição para SEO e que, por sua vez, são analisadas diretamente para a definição das posições das páginas.
Em um primeiro momento, você pode ter ficado um pouco confuso sobre o assunto, porém, fique tranquilo, pois vou te mostrar exatamente o que você precisa saber sobre essa categoria de palavras e como utiliza-las nos seus conteúdos.
O que são palavras de transição?
Conhecendo ou não esse conceito, você, certamente, visualiza palavras de transição a todo momento em qualquer texto que tenha coerência e seja fácil de ser lido.
Isso porque estas palavras servem exatamente para construir fluidez durante a leitura e tornar o processo de aquisição de conhecimento mais fácil, e prazeroso.
Para ser mais prático, imaginamos o processo de construção das ideias que embasam qualquer categoria de produção textual. Você concorda que o conjunto de parágrafos é uma soma de pensamentos que comunicam algo, correto?
As palavras de transição para SEO servem exatamente para unir diferentes pensamentos e tornar toda a leitura mais fácil. Dessa forma, o usuário consegue perceber a conexão entre as frases e cria uma ordem de raciocínio na cabeça.
Vamos a um exemplo. Assim, você conseguirá entender facilmente o conceito que estamos analisando:
- “Estudar SEO é importante, porém, não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Dessa forma, um profissional qualificado deve buscar conhecer, também, as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”;
- “Estudar SEO é importante. Não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Um profissional qualificado deve buscar conhecer as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”.
Analisando às duas sentenças, você consegue perceber a diferença? Certamente, ler e compreender o parágrafo 1 é mais fácil e a leitura se torna mais fluida. Por outro lado, a leitura do parágrafo 2 se torna rebuscada e mais “chata”.
Isso acontece porque os termos “porém”, “dessa forma” e “também” são palavras de transição, ou seja, conectam frases que, de certa forma, são independentes, dando sequencialidade a uma ideia.
Porque as palavras de transição são importantes para SEO?
Quando se fala em criação de conteúdo, principalmente para Blogs, onde a carga textual é maior que em outros canais, precisamos nos atentar sempre para a qualidade do texto e a experiência do usuário durante a leitura.
Dessa forma, começamos a considerar alguns artifícios na estrutura do conteúdo que acabam facilitando a vida do visitante e tornando a página mais atrativa.
Naturalmente, as palavras de transição para SEO serão um dos pontos essenciais para tornar um texto efetivamente bom, com potencial suficiente para brigar pelas primeiras posições de qualquer buscador.
No entanto, como citamos previamente, o tema do nosso artigo não é analisado diretamente pelo Google, pelo Bing ou qualquer outro buscador. Portanto, precisamos entender essa relação indireta.
O Google lê o texto e interpreta as palavras de transição?
Apesar de os algoritmos do Google e de todas as outras ferramentas mais populares da internet estarem evoluindo de forma assustadoramente rápida, eles não fazem a leitura completa do texto, incluindo as palavras de transição.
Nesse sentido, o seu texto precisa possuir uma boa taxa de utilização dessas palavras para podermos entender como atrativo aos usuários. Isso sim! Fará com que o Google ranqueie melhor o seu conteúdo.
Por exemplo, quando o visitante chega em um conteúdo do seu “blog” e começa a leitura, é fundamental que a fluidez na observação das ideias seja notada e a facilidade de consumo do conteúdo, seja um fator de destaque.
Assim, é muito provável que o usuário permaneça na sua página, consuma o conteúdo na íntegra e, além disso, tenha mais oportunidades de realizar qualquer outra categoria de ação, como visitar outras páginas ou entrar em contato com você.
Todas as possibilidades de interação nascem com uma leitura agradável. Caso esse primeiro fator falhe, dificilmente você conseguirá manter as pessoas por muito tempo lendo o seu artigo.
Partindo para o que o Google realmente analisa.
Se entendermos que determinado conteúdo está bem escrito, com as palavras de transição para SEO sendo utilizadas da forma correta, provavelmente a retenção dos visitantes será cada vez maior.
Além disso, uma parte das pessoas possivelmente consumirá o conteúdo e partirá para outras páginas do seu site ou “blog”, interagindo ainda mais com os seus conteúdos.
Esse comportamento do usuário é analisado pelo Google a todo momento e é exatamente essa análise que será influenciada pelas palavras de transição.
Em um texto bem construído e utilizando esse segmento de palavras, entende-se que as pessoas ficarão por mais tempo, terão uma quantidade maior de interações e mostrarão ao Google que o seu conteúdo é relevante.
Como a relevância dos conteúdos é tudo o que o Google busca para entregar aos seus usuários, o seu artigo ganha posições e pode figurar, inclusive, entre os primeiros da página de resultados.
Conhecendo as categorias de palavras de transição para SEO.
Quando segmentamos uma classe de palavras como palavras de transição, podemos separá-las em subgrupos que auxiliarão ainda mais o processo de emprega-las nas suas construções de ideias.
Isso porque, antes de empregar uma palavra de transição, é necessário entender o contexto a ser inserido, a ideia que deve ser passada e a sensação que o usuário precisa ter ao consumir o conteúdo.
Sendo assim, segmentar os termos facilita a vida do produtor de conteúdo e torna a construção do “texto ideal” ainda mais objetiva.
Introdução
Esta categoria de palavras de transição para SEO se encaixa muito bem em inícios de frases, ou quando você está iniciando uma nova ideia e quer deixar claro para o leitor.
Alguns exemplos são:
- A princípio;
- Antecipadamente;
- Desde já;
- À primeira vista;
- Primeiramente;
- Em primeiro lugar;
Exemplo de frase: A primeira vista, as palavras de transição não parece ser tao importante, no entanto, são fundamentais para a legibilidade e escaneabilidade do texto.
Naturalmente, os exemplos são inúmeros, haja vista a grande variedade de palavras e termos que possuímos na língua portuguesa. No entanto, quando compreendemos a ideia dos termos, fica mais fácil encontrar a palavra correta.
Vale lembrar que muitas das palavras de transição são sinônimos, ou seja, se torna ainda mais fácil mesclá-las na publicação para evitar uma repetição desnecessária de palavras.
Continuação
As palavras de transição para SEO de continuação já se encaminham para uma linha de continuidade de uma ideia. Nesse caso, elas serão utilizadas no meio dos pensamentos.
Isso não significa que elas não podem aparecer no início de uma frase ou parágrafo, no entanto, precisa-se compreender que elas darão continuidade ao que foi falado na frase ou no parágrafo anterior.
Confira alguns exemplos de palavras de transição de continuação:
- Contudo;
- Porém;
- Todavia;
- Entretanto;
- Por exemplo;
- Ainda assim;
- Nesse sentido;
- Em outras palavras.
Exemplo de frase: as palavras de transição se tornaram indispensáveis nos últimos tempos, quando falamos de otimização de conteúdo. Entretanto, se atualizar e aplicar as estratégias de SEO on-page em conjunto é crucial para o sucesso de qualquer site na “internet”.
Assim como as palavras de introdução, também podemos estender muito mais os exemplos, porém, a quantidade citada já será suficiente para a compreensão da ideia.
Tempo
Nossa terceira categoria de palavras de transição para SEO traz, também, a sequencialidade das ideias, porém, emprega uma característica temporal que não pode ser realizada pelas categorias anteriores.
As palavras de transição de tempo trabalham para que o usuário consiga ter noção de fatores como prazo, urgência, entre outros que envolvem o tempo.
Alguns exemplos de palavras de transição de tempo são:
- Enquanto;
- Em seguida;
- Imediatamente;
- Finalmente;
- Agora;
- Ao passo que;
- Às vezes.
Exemplo de frase: esse artigo explica o que são as palavras de transição e como usar. Agora, depende de você aplicar no conteúdo para ter resultados!
É importante lembrar que as palavras de transição não dependem umas das outras para existirem. É possível empregar apenas uma na sua frase, buscando determinada fluidez, sem maiores problemas.
Comparação
A quarta das nossas categorias de palavras de transição para SEO trata de, como o próprio nome sugere, comparações entre sentenças. Esta comparação pode seguir uma linearidade ou se tornar adversativa.
Tudo depende da forma como é empregada e da ideia que se deseja passar para o leitor durante o texto.
Abaixo, alguns exemplos:
- Por outro lado;
- Bem como;
- De maneira idêntica;
- Ao contrário;
- Conforme;
- Analogamente;
- Tanto quanto.
Exemplo de frase: as estratégias de SEO no texto se tornaram um dos pilares mais importantes para ranquear bem nos últimos anos. Por outro lado, as estratégias OFF-page ainda continua sendo importante no posicionamento de um site no Google.
Podendo ser empregada tanto em início quanto meio ou fim de frase, esta categoria de palavra pode contribuir e muito para o alinhamento dos seus pensamentos, tornando os seus conteúdos muito mais fáceis de se consumir.
Conclusão
A última categoria das palavras de transição é a de conclusão. Esta é utilizada para finalizar pensamentos e concluir raciocínios. Sendo assim, pode ser utilizada no início ou no meio dos parágrafos, porém, sempre com o tom de finalização.
Por exemplo, ao fim deste conteúdo, provavelmente você verá alguma palavra de transição de conclusão, sinalizando que o artigo está chegando ao fim e que as ideias estão sendo finalizadas.
Confira alguns exemplos de palavras de transição de conclusão:
- Por fim;
- Definitivamente;
- Assim;
- Logo;
- Acima de tudo;
- Enfim;
- Em suma.
Exemplo de frase: por fim, use esse artigo para melhorar a qualidade do conteúdo trabalhando as palavras de transição para melhorar a experiência do usuário.
Algumas dessas palavras são utilizadas, inclusive, para resumir um raciocínio em poucas palavras. Por exemplo: alguns parágrafos deste conteúdo iniciam com “em suma”, principalmente quando uma definição vem logo em seguida.
Como saber se estou utilizando a quantidade de palavras de transição?
Essa é uma pergunta muito comum, já que não existe um valor fixo de palavras de transição para SEO a serem “catalogadas”.
Se você possui um “blog” em WordPress, posso te dizer que os seus problemas acabaram. Isso porque existe um plug-in específico para Worpress que se chama Yoast SEO e é extremamente popular entre os usuários.
Conhecendo o Yoast!
Ao instalar o plug-in no seu WordPress e acessar a parte de criação de artigo, provavelmente algumas mensagens aparecerão mais ao final da página.
Assim, será possível identificar possíveis falhas na otimização da página e do site em que ela está inserida. No entanto, você pode averiguar e decidir o que precisa realizar para reduzir a quantidade de avisos de advertência.
Tais advertências podem ser sobre a quantidade de palavras de transição, quantidade de frases com mais de 20 palavras, entre outros.
Basicamente, este plug-in é excelente para monitoramento de SEO e quanto mais você conseguir segui-lo melhor, todavia, realize as alterações de uma forma que mantenha a essência do seu conteúdo.
O que o Yoast Analisa?
Geralmente, existem dois fatores macro que o plug-in Yoast! SEO analisa ao averiguar um texto: legibilidade e escaneablidade.
Para você entender melhor, trabalharemos estes dois termos separadamente e rápida.
Legibilidade
O primeiro ponto é, sem dúvidas, a legibilidade. Para o plug-in, alguns parâmetros precisam ser respeitados para que o texto seja julgado como atrativo para o leitor.
Vale ressaltar que grande parte, se não a maioria, dos “blogs” é desenvolvida em WordPress, logo, a aderência ao Yoast é massiva por parte dos usuários.
Sendo assim, o plug-in consegue identificar as necessidades de melhoria para tornar o texto mais atraente e mais propício para subir posições nos buscadores.
Todavia, se não preparamos as páginas, de forma planejada e bem estruturada, dificilmente conseguiremos atender a todas as demandas.
Em suma, a legibilidade avalia a facilidade com que o leitor lerá o texto proposto. Dentre os diversos fatores analisados, estão as palavras de transição para SEO.
Além disso, o plug-in ainda analisa a quantidade de palavras por frase e, também, a complexidade das palavras e das frases que compõem o texto.
Escaneabilidade
Por outro lado, o plug-in também analisa a escaneabilidade do texto, que se resume à facilidade com que o usuário consegue entender sobre o que o texto se refere sem precisar consumi-lo por completo.
Para que a escaneabilidade seja entendida como boa! O texto deve ser dividido em subtítulos, cuja densidade de palavras entre cada subtítulo não pode ultrapassar 300 palavras.
Além disso, a escaneabilidade também possui como característica o tamanho dos parágrafos. Entende-se que parágrafos amigáveis possuem entre 2 e 3 linhas.
Todos esses fatores fazem com que o usuário consiga acessar a página, arrastar a barra de rolagem rapidamente e compreender tudo o que o texto trata por meio dos subtítulos.
Existe um número mínimo de palavras de transição para SEO?
Na prática, não existe uma quantidade pré-definida como boa! Até porque esse valor poderia variar conforme o tamanho do texto, no entanto, é importante analisarmos a experiência do leitor.
Se partimos do pressuposto que as palavras de transição para SEO interferem indiretamente no ranqueamento das páginas, precisamos analisar os fatores que mantém relação direta com o posicionamento nos resultados de busca.
A partir daí, entendemos a experiência do usuário como um fator-chave. E é exatamente isso que consideraremos para compreender se a quantidade de palavras de transição está boa ou não.
Para te auxiliar, o próprio Yoast faz sugestões sobre a quantidade, no entanto, a análise humana é essencial para garantir a melhor fluidez na leitura.
Como escolher os termos ideais?
Quando nos deparamos com um “catálogo” vasto de termos de transição, podemos nos sentir perdidos, sem saber qual utilizar e em, qual momento.
Nesse sentido, existe a necessidade de interpretar tanto a aplicação de cada uma das palavras quanto o momento do conteúdo visando compreender qual é o sentido que queremos dar àquela palavra de transição.
Além disso, é primordial que você tenha ciência sobre o tom que o interlocutor costuma se comunicar com o leitor. Isso porque as palavras de transição também precisa ter uma linguagem amigável e conforme o que já é praticado.
Dessa forma, não podemos utilizar uma palavra como “nesse ínterim” quando, realmente, a comunicação no “blog” é extremamente informal.
As palavras de transição me colocarão na primeira posição do Google?
É natural que nós sempre estejamos buscando respostas concretas para os nossos questionamentos, assim como buscamos fórmulas mágicas para resolver os nossos problemas.
Todavia, não olhe para as palavras de transição para SEO com a famosa “síndrome do objeto brilhante”.
Adequar o seu texto a essas orientações de harmonização textual não fará o seu texto subir diversas posições e, também, a ausência de tal adequação não será o fim dos tempos.
Pelo contrário, as otimizações de SEO englobam diversos fatores pertinentes e que juntos, formam o ranqueamento dos buscadores. Sendo assim, você também precisará se ater aos outros fatores pertinentes à busca orgânica.
No entanto, quando se fala das primeiras posições, é natural que a disputa seja no detalhe, o que faz com que o comportamento do usuário possa ser um pequeno diferencial que contribuirá para subir ou descer degraus.
De qualquer forma, as palavras de transição são mais um ponto de análise dentro da sua estratégia de SEO. Mantenha os conteúdos sendo construídos com grande apreço e você será recompensado.
Tome cuidado com a necessidade de estar 100% com o plug-in Yoast!
Apesar deste plug-in para WordPress, ser excelente e entregar orientações fundamentais para uma preparação melhor do texto, é fundamental que o bom senso seja aplicado em conjunto.
Isso porque o algoritmo do Google e dos outros buscadores e o comportamento do usuário são coisas extremamente voláteis e podem mudar por diversos fatores.
Dessa forma, mesmo que o plug-in indique que o seu texto está perfeito, pode ser que, na prática, as coisas não aconteçam na maior das perfeições e as primeiras posições não venham tão rapidamente.
Por outro lado, se você julgar que o texto está exatamente como você gostaria, porém, o Yoast indicou alguma necessidade de mudança, avalie cuidadosamente e sinta-se livre para alterar ou não.
A decisão final precisa ser sua, pois você terá o sentimento do que cativará ou não o seu público. Nesse sentido, partimos do pressuposto que você conhece melhor do que ninguém a sua audiência, melhor inclusive do que o Yoast.
Conclusão sobre as palavras de transição para melhorar o SEO
Geralmente, recapitularemos como você utilizará as palavras de transição para SEO e potencializar ainda mais o ranqueamento das páginas do seu site ou “blog”.
Lembre-se de analisar o seu texto de uma forma que priorize a experiência do usuário. Dessa forma, as métricas de comportamento melhorarão e, consequentemente, o Google visualizará o seu conteúdo como relevante.
As palavras de transição serão perfeitas para iniciar, conectar e finalizar ideias. Utilize-as livremente, visando sempre melhorar a legibilidade do seu texto, sem esquecer, em momento algum, da escaneabilidade dele.
O plug-in Yoast será perfeito para analisar a utilização das palavras de transição e poderá ser um excelente parâmetro de avaliação da qualidade do conteúdo.
No entanto, é preciso ter senso para entender que o algoritmo que analisa o texto não possui o raciocínio e a compreensão de ideias de um ser humano. Logo, tenha o seu entendimento como prioridade.
Se o plug-in avaliar o conteúdo com algum ponto negativo, entenda a natureza desta avaliação e verifique se as alterações são necessárias ou desnecessárias.
Muitas vezes, a sua ideia prevalecerá sobre o que o plug-in aconselha, já que é você que tem a noção do comportamento do cliente, e não a máquina.
Com o tempo e com a prática, a utilização das palavras de transição para SEO se torna natural e você conseguirá, cada vez mais, variar os termos e tornar o seu texto cada vez mais rico.
Todavia, atenha-se sempre à linguagem que você ou a sua empresa se comunica com o cliente, para existir coerência na comunicação, sem excessos de formalidades ou coloquialidades excessivas.
Você já conhecia o conceito de palavras de transição? Costuma utilizá-las nos seus textos? Deixe nos comentários e conte-nos um pouco da sua experiência com esta pequena parte das otimizações de SEO.
O que é, e como evitar o impacto do Erro 404 no SEO do site?
Excluir uma página, imagem, ou ate mesmo um artigo, sem redirecionar a URL antiga para uma nova, você acaba de gerar um erro 404 em seu site.
Muitos não sabem disso, mas os erros 404 que apontam para o seu site são prejudiciais para a experiência do usuário. Ou seja, afetará o seu ranqueamento, já que UX agora se juntou aos fatores usados pelo Google para posicionar paginas.
Entretanto, identificar e corrigir esses erros não e uma tarefa muito fácil para quem esta iniciando no SEO. Por isso, resolvi criar esse artigo com um passo a passo de como encontrar e resolver os erros 404 apontando para o seu site.
Portanto, sem mais delonga, nesse artigo você vera, o que é, como identificar, como afeta o SEO do seu site e como evitar o Erro 404.
O que um ERRO 404?
Um Erro 404 e uma página, imagem ou artigo que foi removido sem redirecionar da forma correta e a página não foram encontrados no servidor. Ou seja, se você remove uma (URL) do seu site, a mesma deve ser elaborado um redirecionamento 301 para uma (URL) contextual existente.
Portanto, ao excluir uma (URL) sem redirecionar corretamente, toda a lincagem interna e externa que apontava para essa (URL), agora e um Erro 404.
A pergunta que você deve esta se fazendo é, como identificar esses Erros? Se meu site tiver muitas páginas?
Qual o impacto de um Erro 404 no SEO do meu site?
Os erros 404 além de serem prejudiciais para a experiência de quem visitas suas páginas, como, afetam o posicionamento do seu site na SERP.
Pensa comigo, se você esta lendo um artigo de um site, e no meio do artigo você clica em um link interno que complementa o conteúdo e se depara com um erro 404? Vou embora na hora e você?
Portanto, isso e muito prejudicial para o SEO geral do seu site, já que a experiência da página agora e um dos fatores de ranqueamento.
Pensando nisso, recomendo você encontrar e resolver todos os erros 404 existente em seu site o mais rápido possível.
Como identificar os Erros 404 existentes no meu site?
Agora que você já sabe o que e um Erro 404, e a hora de aprender a como encontrar de forma fácil e prática para poder corrigir.
Portanto, passarei algumas formas de identificar todos os Erros 404 que estão prejudicando o seu site, que são, por exemplo:
- Usando o plugin Broken Link Checker.
- Com a ferramenta gratuita dead link checker.
- Usando o Google Search Console.
Bom, existem outras formas, porem, essas são as que uso e recomendo a você usar para encontrar os Erros 404.
A segunda opção e a mais simples e automática para verificar todo o seu site de uma só vez e identificar esses Erros.
Dead link checker
Como consertar e evitar que o Erro 404 aconteça no meu site?
Agora que você já sabe o que e como identificar os Erros 404 em seu site, chegou a hora de aprender a resolver o problema.
Nesse sentido, se você já sabe que os erros 404 são caminhos sem saída devido à exclusão de alguma imagem, pagina ou artigo, a única forma de arrumar isso e redirecionando essas urls com erro para uma (URL) contextual existente.
Para fazer isso, baixe e instale em seu site o plugin “Redirection” para conseguir criar redirecionamento 301 para corrigir os Erros 404.
O que e um redirecionamento 301? Quando você informa aos mecanismos de pesquisa que determinada (URL) mudou para outra, podendo assim, consertar os Erros 404 do seu site.
Portanto, após instalar e ativar o plugin, use a ferramenta para encontrar os erros 404 e use o plugin “redirection” para redirecionar as (URL) quebradas para urls contextual existente.
Para evitar que o erro 404 volte a acontecer, toda vez que for excluir uma (URL) em seu site, já cuide de fazer o redirecionamento da mesma no “Redirection”.
Como aproveitar os Erros 404 de outros sites para conseguir backlinks?
Você aprendeu sobre o que o erro 404, como identificar no seu site e como corrigir. Portanto, agora passarei uma tática extra para usar o erro 404 de outros sites para conseguir backlinks para o seu site.
Nesse sentido, essa e uma técnica usada por grandes nomes para conseguir os seus primeiros backlinks de alto nível.
Consiste em você buscar erros 404 externos existentes em sites do seu segmento de mercado usando as mesmas técnicas citadas acima.
Após isso, entre em contato com o dono do site informando o erro e sugira alterar a página de origem do erro 404 externo para um artigo contextual do seu site, criando assim um backlink para seu site caso tenha sucesso.
Essa estratégia de link building e considerada uma das melhores usadas ate hoje para conseguir links de qualidade.
Meu nome e Wagner Santos e esse e mais um conteúdo para melhorar cada dia mais o SEO do seu site.
05 Procedimentos Poderosos de Link building usados por Wagner Santos.
Se o desempenho do seu site no Google não e o que você espera e pensa que o que falta e aprender sobre Link Building. Esta no lugar certo! Meu nome e Wagner santos e vou te passar tudo o que você precisa aprender sobre as melhores estratégias de Link Building para conseguir backlinks de qualidade.
Caso você não saiba, o Google usa mais de 200 fatores de ranqueamento para determinar a página mais relevante para aparecer nos resultados.
Nesse sentido, o Link Building e um dos principais fatores de ranqueamento e deve ser trabalho da forma certa no site criado.
Portanto, se você quer posicionar melhor o seu site nas SERPs do Google precisa saber tudo sobre o assunto.
Entretanto, um artigo sobre Link Building rico em detalhes ficaria muito grande e confuso, principalmente se você e iniciante em SEO. Portanto, criei um texto leve e contendo somente o necessário para você aprender o que e Link Building.
Além disso, reuni algumas das melhores dicas de como criar a sua rede de links e bomba o seu perfil de backlinks.
Portanto, continue lendo esse artigo sobre o que Link Building e as melhores estratégias para conseguir backlinks para seu site.
O que é Link Building?
Milhões de páginas são criadas e indexadas todos os meses na “internet”, entretanto, somente uma pequena porcentagem recebe reconhecimento e tráfego orgânico do Google por não saber O que é Link Building.
Portanto, Link Building nada mais e que a junção de diversas formas de criar backlinks para o seu site.
Como mencionado acima, o Google usa mais de 200 métodos para determinar os resultados que aparece na pesquisa.
Nesse sentido, um desses fatores são os backlinks de outras páginas apontando para o seu site ou blog.
Entretanto, conseguir esses backlinks não e uma tarefa muito fácil, ainda mais se você e um iniciante em Link Building. Além disso, os links tem que parecer natural para o Google, por isso, usar as técnicas certas e muito importante.
Portanto, e usando as estratégias de Link Building que funciona que você vai conseguir links de qualidade para seu site.
Agora, se você e um completo leigo no assunto e não sabe também o que backlink vou explicar um pouco sobre sobre o assunto.
O que é backlink e como saber qual o melhor para o meu site?
Como você já aprendeu o que e Link Building, esta na hora de saber o que e backlinks e como funciona para seo.
Backlink( Link de volta): Funciona para o Google como uma espécie de voto de outros sites referenciando seu conteúdo com um link apontando de suas página para alguma página do seu site.
Nesse sentido, cada link que seu site recebe de outro site, reunido com outros fatores de ranqueamento, faz com que o Google entenda que o seu conteúdo e bom e sobe ele nos resultados de busca.
Em outras palavras, quando um site externo cria um link no seu artigo apontado para alguma página ou artigo do seu site, você acaba de ganhar um backlink.
Como avaliar se o site e bom antes de criar ou conseguir um backlink?
Criar ou conseguir backlinks e importante e crucial para o desempenho do seu site, entretanto, a qualidade do backlink precisa ser lavado em conta nas suas estratégias de Link Building.
Nesse sentido, antes de começar a sua campanha de Link Building, recomendo ler com atenção essas recomendações.
Analise e leve em conta a contextualidade do site.
A primeira e mais importante dica de qualidade na escolha de um site para criar ou conseguir um backlink e a contextualidade.
Portanto, recomendo que você busque criar links em sites do mesmo segmento que o seu, ou em sites de noticias que fale de vários assuntos.
Alguns pontos que torna o backlink contextual e mostra que foi criado naturalmente, e que todo o processo de criação seja do mesmo segmento. Ou seja, tem que falar do mesmo assunto os seguintes pontos:
- Site.
- Artigo.
- Texto ancora.
- Pagina de destino.
Portanto, isso vai fazer o Google entender a contextualidade do seu link e passar a relevância equivalente para posicionar seu site.
Jamais ele vai dar relevância a um backlink que o site fale de cachorro, o artigo de gato, o texto ancora de hamster, e a pagina de destino e uma loja de roupas.
Entendeu por que precisa ter contextualidade pensando em agregar valor a experiência do usuário do seu site.
Nesse sentido, sem contextualidade o leitor vai chegar a um assunto onde não foi encaminhado e volta para trás.
Fazendo com que a sua taxa de rejeição aumente e seu site despenque na SERP, já que isso impacta direto no ranqueamento.
Analise as métricas do site que vai lincar para você!
Antes de conseguir ou criar o seu backlink em um determinado site, você precisa saber se o mesmo e realmente de qualidade e se vai passar autoridade.
Nesse sentido, o primeiro passo na análise de um site para conseguir um bom backlink e olhar métricas como essas.
PA: Autoridade da pagina e DA: Autoridade do domínio
PA e DA são medidos pela MOZ para determinar a força de cada página individual e o domínio do site.
UR: Autoridade da pagina e DR: Autoridade do domínio
UR e DR são medidos pela ahrefs, que e outra forma de medir a autoridade da pagina e do domínio do seu blog ou site.
Portanto, antes de criar um backlink em um site olhe as métricas dele usando essas ferramentas mencionadas acima.
Nesse sentido, recomendo que escolha sites com PA e DA acima de 20, e UR e DR acima de 30 para criar ou conseguir um bom backlink.
O site que vai apontar o link tem trafego orgânico?
O erro mais comum dos iniciantes em Link Building e deixar de verificar se o site que vai te dar um backlink tem trafego orgânico ou não.
Nesse sentido, quem começa no SEO, não generalizando e claro, mas um grande percentual tem em mente procurar sites por métricas, e não pelo tráfego orgânico que esse site tem.
Portanto, recomendo que você busque sites que tenha acima de 5.000 acessos orgânicos e as métricas que mencionei acima!
Sendo assim, usando a ferramenta para ver o UR e DR você já consegue analisar a quantidade de visitas orgânicas do site.
Qual a taxa de SPAM do perfil de backlinks do site?
Outra métrica importantíssima e a taxa de SPAM do site que você pretende criar ou ganhar um backlink.
Como disse, milhares de paginas são criadas todos os dias na internet, e muitas delas com o único proposito de fazer SPAM.
Nesse sentido, usando a mesma ferramenta de análise de PA e DA você consegue analisar também a taxa de SPAM do site.
Portanto, na hora de analisar essas métricas já veja como esta a saúde do perfil de backlink do site em relação a SPAM.
Recomendo que você procure sites que tenha uma taxa de SPAM abaixo de 15 na MOZ, para que o back não prejudique o seu site.
Conclusão sobre backlinks
Em conclusão, agora que você já sabe analisar e escolher o melhor site para tentar conseguir o backlink, vamos para o próximo.
Nesse sentido, vou passar para você agora as melhores formas e estratégias de link building para conseguir um backlink.
Entretanto, a maioria das táticas são gratuitas, porém, para alcançar os melhores backlinks talvez você tenha que investir em um profissional de link building ou comprando esses backlinks para agilizar o processo.
Portanto, sem mais delonga vamos as dicas de link building para conseguir os melhores backlinks para o seu site.
05 Dicas de como prospectar os melhores backlinks na sua campanha de link building.
Agora você vera como eu faço para conseguir criar os backlinks dos meus sites e posicionar projetos mesmo que novos com uma estratégia de link building eficaz e que não vejo muita gente ensinando por aí de forma clara.
Entretanto, o que vejo muito na internet e sites enchendo linguiça dos usuários com termos complicados e palavras difíceis quando se trata de link building.
Portanto, eu decidir criar esse artigo somente com o necessário e da forma mais clara, para que você possa começar hoje a sua campanha de link building e conseguir os melhores backlinks para o seu site.
01 | Como ter sucesso na sua campanha de link building usando a estratégia de Guest post.
Começando nossa lista de estratégias para conseguir backlinks, temos o guest post no topo dessas táticas como a mais eficaz para isso.
Com o avanço do Google em inteligência de de seus algoritmos para detectar manipulação na criação de link, a tática de guest post na minha opinião e a mais eficaz para driblar essas políticas e não ser punido por criar seus próprios backlinks.
O que Guest Post?
Guest post e a tática de criar e enviar um artigo para ser publicado em outro site com um link dentro apontando para o seu site.
Nesse sentido, você busca sites do seu segmento na internet, entra em contato com eles e propõem a postagem de convidado.
Essa e a estratégia que mais uso para ter sucesso nas minhas campanhas de link building e posicionar meus projetos online.
Como encontrar os melhores sites para publicar seu Guest post?
Agora que você já sabe o que guest post e hora de aprender como encontrar os melhores sites para publicar.
Nesse sentido, existem diversas formas para isso, mas, vou te passar as formas que eu uso e que traz resultados.
Use plataformas especializadas em trocas de guest post para conseguir parceiros.
A minha primeira recomendação para conseguir bons parceiros de guest post e usar a plataforma comunidade SEO.
Espaço criado para iniciantes e profissionais que busca alavancar posicionamento através da estratégia de guest post.
Portanto, para acessar a comunidade de SEO para começar a troca guest post você terá que entrar em nosso grupo de link building no Telegram para receber o convite para a comunidade.
A inscrição e gratuita com certas limitações mas já da para começar o colocar em prática sua estratégia de guest.
Entretanto, mudando para o plano prêmio você terá acesso a todos os diretórios de sites e diversas ferramentas de seo.
Ferramentas e privilégios do plano prêmio da comunidade SEO
- Indexador de backlinks.
- Monitorador de backlinks.
- Calculadora de teste A/B.
- Gerador de link para WhatsApp.
- Contador de palavras e caracteres.
- Gerador de meta tags.
- Redimensionador e compressor de imagens.
Use as buscas do Google para encontrar sites que aceite postagem de convidado
A primeira forma para encontrar sites que aceite esse tipo de postagem gratuitamente e usando as buscas manuais do Google.
Portanto, abra o buscador e use a seguinte busca para encontrar sites para publicar seus guests.
Exemplo: Palavra do seu nicho+”envie um artigo” digitando essa busca no Google você encontrará todas as paginas da web que fale do seu assunto e aceite que você envie um artigo.
Nesse sentido você pode varias a palavra entre as aspas para encontrar outras paginas de sites que aderem a essa estratégia, como por exemplo:
- “guest post”
- “Sugestão de pauta”
- “Envie uma sugestão”
- “Escreva para nos”
- “Adicionar conteúdo”
Outra busca seria para encontrar uma categoria de postagem de convidado em sites do seu seu segmente seria:
- inurl:category/guest
Como encontrar parceiros de guest post analisando a sua concorrência
Outra forma que uso para encontrar locais para publicar meus artigos de guest post e analisando onde meus concorrentes estão publicando.
Portanto, usando a ferramenta ahrefs analise vários sites concorrentes e veja onde eles estão criando backlinks, e quais são de guest post para que você também possa conseguir enviar um artigo lá também.
Nesse sentido, acaba te poupando algum tempo e você ainda consegue os mesmo links que seus concorrentes estão conseguindo.
Além disso, analisando os seus concorrentes você pode ver quais os artigos de convidados que ele esta postando. Ou seja, se ele postar o artigo de alguém, logo ele ira enviar um artigo para esse parceiro também.
Nesse sentido, e ai que você entra, procure o site desse parceiro do seu concorrente e entre em contato com ele para conseguir essa troca de postagens também.
02| Como ganhar backlinks usando o Marketing de Conteúdo?
A segunda forma de conseguir backlinks e que serve como base do sucesso geral de toda a estratégia de link building e a produção de conteúdo de qualidade pensando sempre no usuário e não somente em ranquear no Google.
Nesse sentido, antes de começar qualquer estratégia de link building você deve criar conteúdos que sua persona goste.
Quando você cria um bom conteúdo e seu público gosta, tem grande chance dele ranquear bem e passar a ganhar backlinks gratuitamente somente pelo fato dele ser bom.
Portanto, crie os melhores artigos e outros formatos de conteúdo para que seu site passe a receber backlinks gratuitos e orgânicos.
Formatos de conteúdo para fidelizar audiência e ganhar backlinks.
O marketing de conteúdo não significa que você vai criar somente artigo para seu blog e para por ai.
Nesse sentido, recomendo que você diversifique os formatos dos seus conteúdos para conseguir o máximo de resultado possível.
Portanto, além dos seus artigos de blog, páginas e serviços, recomendo criar conteúdos para ganhar backlinks nos seguintes formatos:
- E-book
- Infográficos
- Check list
- Mapas mentais e muitos outros.
Todos esses formatos de conteúdos pode ser disponibilizado para Download e você pode inserir link dentro deles, criando assim backlinks toda vez que alguém baixar esse material.
03| Como conseguir os melhores backlinks investindo em assessoria de impressa ou link builder?
Para conseguir backlinks de qualidade e de grandes sites e portais você terá que investir em uma acessória ou um profissional link builder.
No meu caso, eu sou um link builder e posso esta apresentando para você como trabalho e como posso conseguir os melhores backlinks para o seu site, entre em contato comigo.
Nesse sentido, os grandes portais de notícias são autoridades para o Google e recebem milhões de acessos todos os meses.
Portanto, conseguir um backlink ou publicar um guest em um site desses gratuitamente e impossível. E ai que entra o acessor de imprensa e consegue publicar nesses grandes portais por determinado valor a combinar.
Existe o meu caso também, sou link builder e trabalho com sites segmentados e com portais de notícias também.
Em fim, você pode optar por contratar um profissional de qualidade para fazer esse trabalho de link building para seu site.
Nesse sentido, um exemplo de um trabalho profissional de link building e nossa www.revistademarketing.com.br, mais recente projeto de 8 meses de idade na data de hoje, e já conta com mais de 30 mil acessos orgânicos e com métricas como DA 31 e DR 39.
Chegando a isso após uma estratégia de link building através de postagens de convidados com 60 sites do mesmo segmento.
Mostrando o tanto que contratar um profissional pode poupar tempo e dinheiro em outras estratégias que não dão resultados.
04| Como usar os ERROS 404 para conseguir backlinks para o seu site.
Outra forma de conseguir bons backlinks ate mesmo de grandes sites, e aproveitando os erros 404 que possa existir em determinado site de seu interesse.
O ERRO 404 e prejudicial para o SEO geral do seu site e devem ser extintos do seu site se você presa pela experiência do usuário.
Entretanto, nem todo site consegue monitorar esse aspecto, e quanto maior o site mais urls e mais chance de ter esse tipo de erro.
Nesse sentido, e ai que você entra, usando a ferramenta para verificar link quebrado encontre links que estão apresentando o ERRO 404 apontados para fora do site. Ou seja, link externos do site que apontava para alguma outra pagina que já não existe mais.
Após isso, entre em contato com o dono do site para avisa-lo sobre o erro e sugira a ele que substitua a página quebrada por uma de suas páginas.
Portanto, conseguindo seguir esse processo e tendo sucesso você terá um backlink gratuito para o seu site apenas por ajudar um site do seu segmento a identificar e consertar um ERRO 404.
05| Como aproveitar as menções da marca na sua campanha de link buinding?
Outra forma que uso bastante para conseguir backlinks para meus projetos online e aproveitando as menções recebidas por minha marca.
Por mais que as menções sem conter links e um fator de posicionamento e mostra para o Google que sua marca esta sendo citada, porém, não passa nenhuma autoridade de um blog para o outro.
Portanto, recomendo que você monitore as menções que aparece na internet sobre sua marca para usar isso ao seu favor.
Nesse sentido, toda vez que você encontrar uma menção da sua marca sem link, entre em contato com o dono do site e peça para que complemente a menção acrescentando o link para o seu site.
Sendo assim, você além de ganhar uma menção da sua marca, também vai ganhar um backlink valioso para o seu site.
Como saber se minha marca esta sendo mencionada?
Para saber se minha marca esta sendo mencionada na internet uso a ferramenta sem hush após criar um perfil e um projeto do meu site.
Outra forma que também uso, e ativar as alertas do Google para me avisa toda vez que a minha marca por mencionada.
Por ultimo, uso também as pesquisas do Google nesse formato: “SEO Wagner Santos” -site:seowagnersantos.com.br. Para saber direto no buscador onde minha marca esta sendo citada.
Em conclusão, monitore as menções da sua marca e tente entrar em contato para converter essas menções em backlinks para o seu site.
Dica extra | Como eu monitoro meu perfil de backlink e dispenso os links tóxicos que prejudica invés de ajudar!
Para a dica extra ficou como eu faço a limpeza dos perfis de backlink dos meus sites para que não sejam penalizados pelo Google por algum eventual ataque de concorrente.
E difícil de acreditar mas existe pessoas que não consegue passar determinado site nas SERPS e usa de meios sujo para atacar o concorrente. Ou seja, criar centenas de backlink ruins e aponta para o site do concorrente para que o mesmo seja punido ou rebaixado pelo Google.
Portanto, fazer a limpeza do seu perfil de backlinks e outro fator crucial na sua campanha de link building.
Como do desavow nos links tóxicos que apontam para meu site!
Para fazer a limpeza do meu perfil de backlinks durante a minha campanha de link building e usando mais uma vez a Sem hush.
Nesse sentido, no perfil gratuito que você criou e fez o projeto do seu site vamos aprender a como remover backlinks tóxicos.
Portanto, abra a área de auditoria de backlink e configure o monitoramento do seu site para que a sem hush faça uma varredura na web e busque todos os links que apontam para ele.
Após isso, configure a sua conta do search console para que a sem hush tenha acesso a 100% dos seus backlinks.
Após isso, veja quais são os domínios tóxicos que estão apontando para o seu site e mande para a aba rejeitar.
Concluindo, após mandar todos os domínios tóxicos para a aba rejeitar, crie e baixe um arquivo contendo todos esses backlinks e envie para que o Google desconsidere esses links através da sua propriedade do search console.
Conclusão sobre link building
Concluindo, o que eu acabei de passar para você nesse artigo, foi a forma que eu uso para fazer link building.
Nesse artigo esta contendo 05 estratégias que vão fazer sua dificuldade de conseguir links sumir.
Portanto, espero que você tenha lido todo o artigo e não pulado ate aqui, e que também coloque em pratica diariamente todas as estratégias nas suas campanhas de link building.
E para finalizar, se você mesmo assim não tiver tempo ou não consiga ter sucesso no link building e precisa de um profissional entre em contato comigo que terei o prazer em de dar uma mine consultoria gratuita para determinar quantos backlinks o seu site precisa para ranquear no Google.
Além disso, vou passar como meu trabalho funciona e quais os resultados em tráfego e posicionamento que o seu projeto pode ter comigo, abraço!