O que é marketing de busca?
O marketing digital está se tornando um dos principais temas quando o assunto é a autoridade de uma marca, por exemplo. Nesse sentido, vemos como existem diversas estratégias, e uma delas é o marketing de busca, e entenderemos melhor sobre o tema a seguir.
Sendo assim, caso você queira ter destaque no mercado inserido, conheça o marketing de busca e saiba como isso pode ser vantajoso para você. No marketing digital geralmente, você precisa contar com as técnicas adequadas para ter destaque.
Ter essas ferramentas ao seu lado é primordial para criar autoridade à marca, ao passo que melhora o ranqueamento da sua página.
Diante disso, destaca-se que o marketing de busca, ou o SEM (Search Engine Marketing), se trata de um segmento com intuito de divulgar melhor o seu site nos buscadores.
Em alguns casos, como os de e-commerce, os buscadores se estendem para o Google Shopping e Buscapé, por exemplo.
Para aqueles que trabalham diretamente com as mídias sociais, esse é um conceito primordial para ser usado nos perfis e na produção de conteúdo.
Com isso, entenda sobre como o marketing de busca pode ser aplicado na sua estratégia.
Mas, afinal, o que é o marketing de busca?
Inicialmente, é interessante trazer o conceito de marketing de busca, que é uma estratégia do marketing digital, como foi dito acima. Assim, esse marketing se relaciona com o intuito de expor melhor o site ou página em busca realizadas.
Em suma, o marketing de busca visa colocar um destaque nas suas páginas, captando clientes para o seu negócio. Com isso, você pode sim, incluir essa técnica na sua estratégia, desde que tenha um sentido em toda a campanha de marketing.
Isso porque o principal intuito do Search Marketing é obter mais exposição por parte dos usuários, por meio da otimização das páginas.
Além dessa otimização, você pode contar com programas com essa mesma finalidade, a exemplo do Google Ads.
A exposição do seu site ou página é responsável por criar autoridade e reforçar o reconhecimento da marca. Isso gera um tráfego mais qualificado e aumenta as chances de conversão.
Como o marketing de busca pode ser aplicado?
Após ter criado uma noção geral sobre o que é o marketing de busca, é interessante saber como é possível aplicá-lo em suas estratégias.
Para isso ser possível, é necessário entender as dimensões do tema, os links patrocinados e as buscas orgânicas.
Inicialmente, saiba que ao realizar uma pesquisa no Google, você receberá dois resultados, os patrocinados e os orgânicos. No entanto, existe uma diferença nítida entre esses dois tipos.
Resultados orgânicos
O primeiro tipo de resultado é o orgânico, fruto de uma frequência de postagem e traz resultados espontâneos em páginas de resposta.
Isto é, o Google ranqueia os conteúdos postados conforme o algoritmo da plataforma.
Nessa categoria de resultados orgânicos, o que é utilizado com frequência é o SEO, ou o Search Engine Optimization. O SEO é um conjunto de técnicas que visa otimizar o site ou as páginas.
Ressalte-se que os sites que aparecem na primeira página, de forma orgânica, não fazem nenhum tipo de investimento direto para estarem ali. Essa posição foi conquistada com base nas técnicas utilizadas.
Essas técnicas costumam ser frases curtas, linguagem direta, backlinks e afins. Ao falarmos em investimento indireto, estamos nos referindo a uma possível contratação de profissional que realize a aplicação do SEO.
Resultado dos links patrocinados
O outro tipo de resultado que aparece após uma busca é aquele proveniente de links patrocinados.
Como o nome já nos propõe, esses resultados surgem de investimentos, isto é, a marca fez algum tipo de pagamento para que o seu site aparecesse ali.
Um resultado não é melhor que o outro, cada empresa investe naquilo que se sentir mais confortável e o que for mais benéfico para a sua estratégia.
Nesse caso, você deve ter um orçamento disponível para o investimento.
No caso dos resultados de links patrocinados, eles aparecem em destaque, entre os primeiros links, considerando a palavra-chave procurada. Essa mídia paga também exige a aplicação de técnicas, não apenas o pagamento em si.
A fim de decidir qual estratégia é a mais benéfica, entenda cada uma delas e analise os seus objetivos.
Integração de estratégias do marketing de busca
Tenha em mente que as estratégias do marketing de busca podem ser integradas, pois, quando executadas de forma simultânea, os resultados podem ser ainda melhores.
Não há como dissociar uma estratégia da outra, afinal, cada uma possui o seu benefício e o rendimento adequado do site.
Por isso, podemos afirmar que os links patrocinados e os resultados orgânicos são ações complementares.
Seja qual for a execução, você obterá resultados positivos para a performance do seu negócio, basta saber se é possível investir nos dois ou qual seria melhor para os seus objetivos traçados.
Crie autoridade para a sua marca
Por fim, após contextualizar como funciona o marketing de busca e a sua importância, concluímos que você deve criar autoridade para a sua marca.
Afinal, um objetivo comum é que as marcas sejam uma referência na área inseridas. Isso é o que chamamos autoridade.
Nesse sentido, vemos como o marketing de busca é uma ferramenta importante para expor marcas no meio digital, tanto através do SEO como por links patrocinados. Hoje em dia, o marketing de conteúdo é uma tendência no que se refere às estratégias de marketing.
Nesse sentido, vemos que ser uma referência na área de atuação é um processo árduo e exige algumas estratégias, incluindo a otimização de sites.
Para otimizar o seu site, é possível utilizar os links patrocinados ou o próprio tráfego orgânico.
Conclui-se, portanto, que o marketing de busca é uma estratégia que deve ser analisada com os olhos dos seus objetivos. Isto é, ao planejar a maneira que você irá criar autoridade no mercado, considere investir no marketing de busca, se posicionando na área e criando autoridade para a sua marca.
O que é experiência do usuário? 4 dicas para melhorar
A experiência do usuário, ou o user experience (UX), é um ponto crucial de qualquer negócio, e você deve saber como isso influência no seu dia a dia.
As pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes, e a sua empresa precisa acompanhar essas necessidades dos clientes. Dito isso, saiba como colocar em prática uma melhor experiência do usuário.
O que é a experiência do usuário ou a UX?
De modo a contextualizar melhor o tema, é interessante trazermos um conceito, mesmo que geral, do que é a experiência do usuário.
Em resumo, a UX pode ser definida como uma reunião de elementos que resultam na melhor experiência que o usuário tem com o seu serviço ou produto.
Nesse sentido, a UX traz consigo toda e qualquer percepção que os clientes têm ao utilizar o seu serviço ou produto comercializado.
Portanto, essa experiência tem uma relação íntima com emoções e respostas psicológicas.
Logo, não há como se negar a importância que a UX tem para o seu negócio, como o impacto do usuário com a marca.
Caso você queira melhorar a experiência do usuário, uma opção interessante é investir em SEO, melhorando tanto a usabilidade como a navegabilidade.
Afinal, o Google prioriza a experiência do usuário ao mostrar resultados nos buscadores.
Experiência do usuário nos sites
Todos os atos do seu negócio se resumem à experiência do usuário. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, pense em como isso impactará os clientes futuramente, essencial para a fidelidade desses clientes e captação de novos.
Nesse sentido, ao comentar sobre a UX em sites, é inegável citar como o SEO conduz toda a diferença.
Embora esse ponto tenha uma ligação mais próxima com o design, é preciso se preocupar com a usabilidade, design, conteúdo e acessibilidade.
Sendo assim, de modo a melhorar como o usuário vê o seu site e a sua experiência na totalidade, vá além.
Comece a modificar o design do seu site, com o intuito de melhorar o ranqueamento na SERP, por exemplo. Isso fará as vendas dispararem.
Para ser possível melhorar a experiência do usuário, você deve entender melhor os seus usuários, o que resultará em satisfação e confiança na sua marca.
Após isso, chegará o momento de investir em estratégias de tráfego orgânico.
O SEO possui um papel primordial, otimizar sites nos motores de busca, fazendo com que essas páginas sejam mais fáceis de encontrar.
Relação entre o SEO, experiência do usuário e a usabilidade
Como você pôde perceber, a experiência do usuário engloba muitos fatores até resultar em algo concreto.
E um dos fatores é a usabilidade, isto é, como o usuário consegue finalizar o seu objetivo no site sem que haja a necessidade de clicar várias vezes. Em resumo, é a facilidade na hora de comprar ou contratar um serviço.
Sendo assim, vemos como existe uma relação nítida entre a usabilidade, SEO e experiência do usuário.
Ao contrário do que muitos pensam, o SEO (Search Engine Optimization) não serve somente para otimizar o site.
Por outro lado, o SEO pode ser utilizado na interação que os usuários têm no seu site. Ao investir em um conteúdo otimizado, as pessoas poderão encontrar com mais facilidade e trocar comentário.
Tanto o SEO como a UX trabalham de formas distintas, contudo, complementares. No final, os dois possuem objetivos parecidos: melhorar o user experience.
No que se refere ao ranqueamento, a UX auxilia, indiretamente, a melhorar a experiência que o usuário tem com o seu site.
O SEO se refere ao engajamento do site, e a usabilidade ao aumento de cliques, o que se resume a uma melhor experiência do usuário.
Como colocar em prática a experiência do usuário?
Não existe uma regra específica ou um padrão de como aplicar técnicas que melhoram a UX.
Isso depende da estratégia que você adotou. No entanto, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.
O usuário precisa estar no centro
Se você melhorará a experiência que o usuário tem, comece colocando-o no centro de todo o seu planejamento.
Por isso, conheça mais do perfil desses usuários, fazendo pesquisas, por exemplo.
Esse é o primeiro passo para qualquer estratégia, na verdade. Afinal, apenas conhecendo de verdade o seu cliente que você poderá colocar em prática campanhas de seu interesse.
Não se limite às métricas tradicionais
Ao falar em experiência do usuário, temos em mãos um tema muito subjetivo. Em especial, pelo fato de que os seus clientes não iguais.
Apesar de você ter traçado um perfil próximo ao ideal para o seu negócio, cada um possui a sua particularidade.
Logo, você não deve se limitar às métricas tradicionais para entender o seu usuário, e sim outras formas de compreender a melhor forma de experiência para ele.
Apenas as métricas tradicionais não são suficientes, inclua o engajamento do site, grau de satisfação dos clientes e adoção de serviços e produtos.
Além disso, conte também com realização de sugestões de ação, como cadastro em newsletter, preencher formulários ou fazer o download.
Baixo bounce rate
O bounce rate é a taxa de rejeição que o seu site tem, e se a sua página tem uma baixa taxa, indica que os usuários aceitam muito bem o que lhe é compartilhado.
Caso o tempo de sessão seja alto! Isso significa que os usuários passam muito tempo olhando o seu site.
Além de contar com a otimização em SEO (desde a estrutura até o conteúdo), a velocidade do carregamento é um fator que influencia a métrica de bounce rate.
Alta conversão
Por fim, outro elemento para colocar a experiência do usuário em prática é priorizando uma alta conversão. Por exemplo, um excelente indicativo é quando o site obedece aos CTAS e os usuários passam muito tempo navegando a página.
Esses usuários gostam tanto do que está sendo alimentado no site que se inscreve para receber conteúdos ou concluindo uma compra.
Qual é a diferença entre SEO e CEO?
No artigo de hoje dia 18 de março de 2022 falaremos sobre: qual é a diferença entre SEO e CEO?
Quanto ganha um profissional de SEO?
Hoje em dia, muito se comenta sobre o marketing digital, as suas estratégias e os seus profissionais. Nesse sentido, vemos que, na área, surgiram alguns profissionais, como o analista de SEO. E uma dúvida muito frequente é: quanto ganha um profissional de SEO?
A priori, cumpre ressaltar que o SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica de otimização dos sites ou páginas, com base no tráfego orgânico.
Esse tipo de tráfego não costuma trazer resultados rápidos, porém, são duradouros. Inclusive, vemos que, para a sua aplicação, é importante contar com o auxílio de profissional de SEO.
É perceptível como as empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade do mercado de trabalho.
Uma das maneiras de estar atualizado é investir em estratégias de SEO, a fim de que os usuários e clientes em potencial possam encontrar o seu site de forma espontânea.
Dito isso, conferimos a seguir as funções de profissional de SEO e quanto ele ganha em média.
Quais as principais funções do profissional de SEO?
Inicialmente, julgamos importante trazer as principais funções do profissional de SEO, de forma a justificar os seus ganhos em média.
Nesse sentido, vemos que o profissional de SEO, ou analista, é um profissional responsável pela ampliação de acessos de um site.
Isto é, o profissional de SEO estabelece alguns fatores para que o site ou página receba mais visitas. Inclusive, a própria tradução da sigla SEO já nos traz uma ideia, por significa otimização das ferramentas de busca.
No que se refere à área de marketing, vemos que essa estratégia é primordial para a sua marca, já que as empresas podem ser encontradas com mais facilidade. Ademais, o SEO define uma maneira de aumentar os ganhos por meio do seu site.
Quanto mais tráfego você tiver, maior será a chance de se tornar visível para os seus clientes. Para isso, é possível investir em algumas estratégias, como as trazidas a seguir.
Busca por palavras-chave
Tenha em mente que as palavras-chave são essenciais para iniciar uma busca, logo, fazer com que o usuário chegue até o seu site. O profissional de SEO tem como função elaborar e definir as palavras-chave ideais para trazer os clientes até a sua página.
Por essa razão, os profissionais de SEO são imprescindíveis: eles trazem estratégias benéficas para o acesso do seu site. São eles, inclusive, que estudam o comportamento dos usuários ao realizarem pesquisas.
SEO on page
Um fator que deve ser destacado é que o profissional em SEO foca na experiência que o usuário tem ao visitar o seu site.
Por esse motivo, ele consegue identificar os problemas ou dificuldades que prejudicam o tráfego do site. Por outro lado, também é analisado quais as oportunidades que essa página traz consigo.
Porém, todo esse estudo não está limitado ao tipo de conteúdo. Por exemplo, no SEO on Page, toda a preocupação está voltada para os elementos que classificam melhor a página nos sites de pesquisa.
É preciso entender se as URLs concordam com as palavras-chave escolhidas, por exemplo. O mesmo se aplica ao uso de imagens, links internos e tags HTML.
SEO off page
Além de contar com as pesquisas diretas e os acessos pelos buscadores, o profissional de SEO foca ainda no tráfego dos links externos de qualidade. Em resumo, o SEO off page lida com a autoridade do seu site.
Se outros domínios trazem como link o seu site, ele se tornará relevante, ganhando destaque no meio que está inserido.
Esses são os conhecidos backlinks, responsáveis por direcionar as visitas para a sua página, aumentando as visualizações.
Em suma, isso acontece devido ao fato de ter o seu domínio linkado em outro site, podendo ter o acesso através desta página. Logo, o profissional de SEO se preocupa com todo esse contexto para melhorar a seu desempenho no digital.
Analisar as métricas
Além do que citamos, o profissional de SEO precisa analisar as métricas e entender o que deve continuar, ser substituído ou até mesmo removido da estratégia.
Uma ferramenta muito utilizada para isso é o Google Analytics, que ajuda na tomada de decisões da sua marca.
No entanto, saiba que essa é uma tarefa contínua, pois você deve identificar as palavras-chave que garantem acesso às páginas do site.
Isso sem contar com o tráfego proveniente dos links inseridos e o tempo de permanência da visita.
Quanto um profissional de SEO ganha?
Agora que você já tem uma noção geral sobre as funções de um profissional de SEO, trouxemos a resposta tão aguardada: quanto esses profissionais ganham?
Essa é uma pergunta relativa, na verdade, assim como ocorre em todos os mercados. Afinal, os ganhos dependem da experiência que o profissional tem na área, se a empresa já possui uma relevância no mercado e outros fatores.
No entanto, podemos definir que a média de ganho está entre R $2.500,00 e R $2.800,00 por mês. Exploraremos esses ganhos de forma mais detalhada.
Profissional de SEO júnior
O profissional de SEO júnior pode ser entendido como a primeira etapa desse mercado, e ele costuma receber, em média, R $3.500,00 ao mês. Porém, claro que esse valor depende da empresa.
Essa é uma previsão otimista, pois a base salarial costuma ser de R $2.000,00 no Brasil, mas pode variar de acordo com o estado.
Profissional de SEO pleno
Já o profissional de SEO pleno é aquele que possui uma certa experiência no ramo, mas ainda não domina o conhecimento adquirido. Por isso, a sua média de ganho é de R $4.300,00.
Profissional de SEO sênior
Por fim, o profissional de SEO sênior é considerado como o mais experiente de toda essa hierarquia trazida. Por isso, a sua média de ganhos é de R $5.400,00. Esses são números que devem ser tratados como referência.
O que significa a sigla SERP?
No artigo de hoje 18/03/2022 falaremos sobre O que significa a sigla SERP e qual a importância para o seu site está bem posicionado nela.
O que é persona no SEO e como trabalhar para melhorar em 2022?
Existem algumas questões extremamente importantes na criação de uma estrutura de SEO. Alguns termos são tão importantes que é comum os ouvir o tempo todo. Persona é um deles, mas o que significa exatamente?
Bem, sabemos que desde sua popularização o SEO se tornou um dos principais elementos para trabalhar a relação entre clientes e empresas.
Não é à toa que existem técnicas específicas para divulgar qualquer produto ou serviço na web.
Como você sabe, o SEO é a otimização para motores de busca. Isso significa que a publicidade depende bastante dele.
A ideia de persona já é algo mais antigo, apesar de bem definido. Aprenderemos um pouco mais sobre ela?
O que é persona?
A preocupação em vender mais produtos e encantar o cliente se tornou fundamental para o desenvolvimento de vários negócios.
Com isso, também começou a existir estudos sobre o padrão desse tal “cliente ideal”. Ele pode ser responsável tanto pelas vendas como pela publicidade de uma empresa.
O significado de persona está aí! O cliente ideal é alvo de estudos de pequenas e grandes empresas.
Geralmente, é criado uma espécie de “personagem”, muitas vezes com dados daqueles clientes que mais frequentam ou compram no negócio.
Portanto, a criação desse personagem tem o objetivo de estabelecer o que mais tem interesse pelos seus produtos, ajudando, por exemplo, a direcionar melhor suas campanhas.
Mas não é apenas isso, a ideia de persona ajuda com a economia da empresa, como veremos a seguir.
Onde a persona é útil em 2022
Isso sempre foi muito importante, mas em 2022 o distanciamento social, bem como a quarentena, tornou ainda mais importante a definição de persona.
O contato com a internet fez com que muitas marcas se tornassem mais propícias a entrar nessa estratégia.
Evidentemente, ótimas vantagens podem ser encontradas com esse tipo de trabalho. A primeira delas é a possibilidade de criar campanhas bem direcionadas ao seu público.
Muitas pessoas podem visitar seu estabelecimento e poucas compram, a definição do cliente ideal faz com que sua ação seja mais direta.
No entanto, não pense que o público geral não tem importância. Estabelecer aqueles que mais compram é apenas uma maneira de diminuir grandes ações de marketing e divulgação ali.
O foco pode ser a venda nessa situação, enquanto para os outros, a divulgação é mais importante.
Dessa forma, podemos citar como benefício de criar um perfil do gênero fatores como:
- Economia em campanhas de marketing;
- Maior quantidade de vendas;
- Projeções e métricas para o futuro;
- Gerar mais autoridade para a empresa.
É claro, existem outros benefícios que poderiam facilmente entrar para a lista, mas são os mais importantes, principalmente se deseja fazer SEO.
SEO e a relação com a persona
Atualmente a ideia de SEO está ligada diretamente com o marketing. Sim, existem vários outros fatores que fazem com que a otimização para motores de busca seja efetiva, mas tudo possuem um “toque” de marketing.
Se você criar uma logo, por exemplo, está buscando divulgar sua marca, mas, em simultâneo, motores de busca como o Google avaliam muito bem isso.
De forma simples, a relação com o SEO está totalmente voltada para os potenciais clientes.
Primeiramente, com o estabelecimento do cliente ideal para sua empresa é muito mais fácil e econômico criar sua campanha de marketing. Isso envolve geração de conteúdo para web, anúncios pagos, tráfego orgânico e muito mais.
A lógica é simples: quando você sabe exatamente para quem vender, seu conteúdo fica mais atraente e bem direcionado.
Na web é extremamente importante trabalhar com o conteúdo para desenvolver o SEO. Em 2022, mais do que nunca, a presença dessa estratégia na internet é muito importante.
Tráfego pago
A relação entre o tráfego pago acontece no momento em que se constrói algo mais direcionado.
Geralmente, os buscadores que oferecem tráfego pago já guiam seus anúncios para quem tem interesse, ou seja, seus “clientes ideais”.
Em uma estratégia de SEO você pode utilizar essa vantagem para saber que mais compra seus produtos ou serviços e criar, por exemplo, um funil de vendas. Também pode ser útil para construir um tráfego orgânico efetivo!
E falando em tráfego orgânico, como ele pode ser influenciado?
Tráfego orgânico
A relação do SEO com o tráfego orgânico é clara, mas com a persona? Bem, existe uma diferença enorme entre público alvo e persona.
O público alvo pode ser mais aproveitado com o tráfego orgânico, útil na divulgação da sua empresa ou até mesmo nas vendas.
A criação de uma persona faz com que a estratégia de criação de conteúdo para o tráfego orgânico seja mais direta.
É muito mais fácil vender quando já sabem quem compra, assim a geração de qualquer conteúdo fica mais direto.
Além disso, você sabe que com esse tipo de tráfego irá atrair pessoas que divulguem seu produto ou serviço, aumentando também o número de pessoas que desejam comprar.
Vá além sempre e continue pesquisando
Por fim, depois de um grande trabalho para estudar seu cliente ideal você deve estar cansado, não é? Está na hora de dar atenção a outra parte? Não!
Após finalizar a criação do seu cliente ideal saiba que ele será fundamental para gerar mais engajamento. Sua empresa se desenvolve e novos clientes aparecem.
O “personagem ideal” que visitava sua loja de vez em quando e sempre saia com algo não é sempre o mesmo.
É sempre importante pesquisar e se manter atualizado sobre os potenciais clientes, sempre desenvolvendo mais a persona.
Vá sempre além e crie estratégias valiosas para o marketing e o SEO. A persona é um dos pontos de ignição para começar um negócio promissor.
Conclusão
Como deu para ver, a criação de um cliente ideal é extremamente útil para o SEO. Seja você um pequeno ou grande empresário, a divulgação faz parte do seu dia a dia.
Você deve estar preparado para criar estratégias e conhecer cada vez mais seus clientes. A estratégia de SEO é apenas um convite, mas você deve fazer a ocasião, seja a compra ou o engajamento.
SEO para LinkedIn — Como usar o Linkedln na estratégia de SEO
Sabemos que o SEO (otimização para motores de busca) é um ponto fundamental na criação de uma estratégia para divulgação na web. Porém, é também nítido que esse mecanismo é associado ao Google em quase todos os momentos, então poucas pessoas sabem como usar SEO para LinkedIn.
Pois é, muitas pessoas não sabem, mas esse mecanismo pode ser utilizado para vendas. Ela é a maior rede social profissional do mundo e o que muitos se perguntam é como otimizar com ela.
Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente, a plataforma se tornou um sinônimo de divulgação de currículo e de vagas de trabalho. O famoso networking foi potencializado pelo uso da rede.
Considerações importantes sobre a rede
Com certeza a ideia de explorar a rede com o foco de aumentar negócios é algo interessante.
A pesquisa Social Media Trends do ano de 2019 demonstrou que o desenvolvimento do uso do LinkedIn por empresas cresceu cerca de 10%. No ano de 2018 cerca de 47% das empresas estavam nesse meio, agora, em 2022, o número ultrapassa os 57%!
Mas esses são apenas dados sem significado caso não saiba utilizá-los. Afinal, é realmente possível utilizar a rede para conseguir vender mais? Que tipos de estratégias podem ser utilizadas para criar algo mais denso e centrado para sua empresa? É sobre isso que vamos falar agora mesmo.
Então aproveite que o texto em questão pode ajudar bastante no seu desenvolvimento no LinkedIn.
Você deve fazer SEO para LinkedIn?
Bem, é importante saber como agir, veja bem os principais pontos da rede para se situar bem.
Com toda certeza o SEO para LinkedIn é referência em rede social profissional, mas ainda existe muito o que fazer para criar um ambiente propício para SEO!
Antes de tudo, se você já faz marketing em alguma outra rede, como o Facebook e Instagram, já terá uma grande vantagem já que a maioria trabalha sobre um mesmo tipo de divulgação.
A grande vantagem dessas redes sociais é que se facilita fazer publicidade dentro e fora das redes.
Entenda o SEO do LinkedIn
Antes de fazer grandes alterações em sua estratégia, entenda como funciona a rede social para SEO.
Isso porque, dentro de cada uma, existem diferenças na forma de se divulgar e ganhar relevância no motor de busca. Lembrando que esse motor de busca pode ser tanto do Google como do próprio LinkedIn.
Geralmente, se você possui uma empresa, deverá contar com critérios importantes para a elaboração de uma estratégia. O SEO para Linkedlin é feito para gerar relevância para aquelas pessoas que utilizam das práticas corretas para chegar a tal resultado.
Sendo assim, cada conteúdo e também a forma que seu perfil é construído irá gerar mais engajamento, portanto, o mecanismo de busca começará a ver você como mais importante.
Dessa forma, além de criar um SEO para LinkedIn, você também pode criar uma otimização que chame atenção para um blog ou até mesmo em outras redes sociais.
Aliás, é importante fazer sobre o conteúdo que pode produzir, veja mais a seguir.
Conteúdo para a rede
Bem, é verdade que para um bom SEO a produção de conteúdo é fundamental. Claro, fatores como formato da página e outros também influenciam, mas boa parte deles está bem feita no LinkedIn. Sendo assim, foque no conteúdo.
Mas afinal, o que produzir. O conteúdo da rede é mais diversificado, sendo assim seu SEO para Linkedlin pode ser feito a partir de imagens, textos e até vídeos. No entanto, não esqueça que a produção deve seguir uma linha lógica e não exagerada!
Por exemplo, se você divulgará sua empresa basta mostrar vídeos para ajudar no crescimento. Porém, a maioria das pessoas que começa nesta e em diversas outras redes são pequena nos negócios, por isso a produção de pequenos textos é eficiente.
Uma linguagem mais pessoal pode ajudar bastante a atrair pessoas. Pense ser uma rede social, então deve soar como uma fala de você para outras pessoas.
Utilize uma página para sua empresa
Bem, mas vamos lá. Você tem uma empresa e deseja divulgar no LinkedIn. Você já sabe as regras de SEO, mas ainda não entende como aplicá-las corretamente.
A primeira opção é criar uma página para a empresa, um recurso presente em outras redes sociais como Instagram ou Facebook.
Essa primeira página deverá ser a vitrine de sua empresa. Mesmo que não esteja vendendo um produto ali, as pessoas podem conhecer sua marca a partir deste local.
Em outras palavras, pode ser que não venda, mas irá obter autoridade para seu empreendimento.
E isso é importante para o SEO para LinkedIn na totalidade. Se você utiliza blogs ou sites para desenvolver sua empresa, pode utilizar sua relevância na rede social para alimentar esses outros canais.
Além disso, quanto maior o tráfego melhor o SEO, não é mesmo?
LinkedIn ADS
Muita gente nem mesmo sabe da existência desse recurso. Ele é chamado LinkedIn Ads e funciona assim como o Google Ads.
Nesse caso, você poderá divulgar, criando anúncios e alcançando aquelas pessoas que deseja.
Dessa forma você poderia fechar negócios com grandes perfis, dependendo do que vende no seu negócio. Além disso, o anúncio é direto, chega aquelas pessoas que já possuem alguma intenção de compra.
No entanto, você também deve considerar que existem formatos diferentes para esses anúncios, esses são:
- Conteúdo que aumenta o engajamento e alcance;
- Propagandas em textos;
- Anúncios mais dinâmicos e até personalizados;
- Aqueles elaborados com imagens.
Elabore o SEO para LinkedIn com base no que acredita ser o melhor para sua empresa!
Conclusão
Pronto! Você já está pronto para assumir o SEO para LinkedIn e também sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se dimensionar melhor no mercado.
Além disso, com tantas mudanças fica claro a necessidade de crescimento da marca dentro desse meio. A rede social é extremamente importante para pessoas comuns e também para empresas, quanto mais inserido nela estiver, mais oportunidades terá de aumentar seu SEO.
Veja esse artigo em formato de Web stories e tenha uma visao diferente das melhores estratégias de SEO para LinkedIn!
Sinais sociais para SEO — Como trabalhar as redes sociais para melhorar o posicionamento orgânico!
Primeiramente, você sabe a influência dos sinais sociais para SEO? Muitas pessoas já ouviram falar, mas de fato não sabem o tamanho da importância para o ranqueamento orgânico.
Métricas como número de seguidores e curtidas estão em jogo, assim como o engajamento da página.
Além disso, milhares de pesquisas acontecem todos os dias, quando um usuário busca por algo bem provável que perfis sociais também apareçam no resultado.
De modo que uma rede social pode levar a pessoa até o site gerando tráfego orgânico, por isso os sinais sociais para SEO são importantes.
Principalmente para buscas locais, muitas pessoas costumam colocar o nome do produto e a cidade na frente na hora de uma pesquisa.
Assim, a empresa tendo algum tipo de perfil social o mesmo irá aparecer nos resultados, dados como endereço e telefone costumam aparecer.
Então o que seria os sinais sociais para SEO? Podemos dizer ser a influência positiva nos mecanismos de busca, hora, influenciado nas pesquisas de alguma forma impacta no SEO.
No entanto, existe uma gama de fatores e estratégias que colaboram com o posicionamento orgânico. Os sinais sociais isoladamente, não farão milagre!
A melhora do posicionamento através dos sinais sociais para SEO acontece de duas maneiras.
Por mais que existam especulações que o Google não considera esses sinais para ranqueamento, podemos esclarecer que existes outros tipos de pesquisa.
Sinais sociais para SEO no Bing
O Bing, por exemplo, é o segundo maior buscado atrás do Google e já garantiu que utilizar sinais sociais para o SEO.
A segunda forma é que um sinal social com bastante autoridade rompe os algoritmos de posicionamento e se destaca.
Quando o sinal social está em todas as redes com autoridade é impossível que o site não apareça nas buscas?
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Sinais sociais para SEO — o que ajuda?
Link Building
Muito utilizado o link Building está entre uma das estratégias de SEO mais utilizadas, se seu site possui link nas redes sociais o Google olha como uma fonte confiável apontando para sua (URL).
Outro fator interessante é que os artigos compartilhados nas redes indexam mais rápido.
Dito isto, não deixe de compartilhar suas publicações!
Interesse pela marca
Aqui entra a eficiência dos sinais sociais para seo, quanto mais ativo for nas redes aumentará a curiosidade pela marca.
Algumas pessoas podem clicar no link para saber mais, ou até mesmo ir direto ao Google realizar uma pesquisa.
Sendo assim, seu site aparecerá nas buscas tranquilamente, quanto mais sua marca for compartilhada, maior a busca.
Sinais sociais trabalham a seu favor
Já citamos acima, mas lembrando que existes outros mecanismos de buscas sem ser o Google.
Então, vale muito a pena investir nas redes sociais para melhorar o posicionamento orgânico.
As estratégias SEO são várias e o ideal é que você pratique mais de uma e constantemente.
Não se esqueça do conteúdo, um sinal social não é apenas criar contas e colocar sua marca, entregue conteúdo.
O site também precisa ser abastecido com conteúdo, quanto mais palavras orgânicas estiverem posicionadas maior será o tráfego.
Capriche na interação, tire um tempinho para ler os comentário e responda individualmente, afinal, casa usuário é único.
Interaja com outras redes similares a sua, faça comentários, seja visto por outras pessoas que talvez possam ser interessar pelo seu conteúdo.
Publicando com regularidade a médio e longo prazo será notado o aumento de seguidores.
Embora o Google possa não considerar, os sinais sociais para SEO são válidos e importantes para construir autoridade.
Sinais sociais e sua importância
Ah! Mas você acabou de dizer que o Google não considera sinais sociais para SEO, de fato, porém aumentando a presença nas redes.
Porém, as pessoas vão ao Google para saber da sua marca, e quando jogarem seu nome lá o Google mostrará seu site a elas.
Como sinal de relevância sua presença online será apresentada ao usuário, além da interação, entregar conteúdo é essencial.
Se você notar as grandes empresas estão presente em todas as redes sociais devido à importância e aparecimento da marca.
As pesquisas locais apontam para rede próxima, está conseguindo entender o benefício que a presença online em vários lugares pode trazer para o seu negócio?
Como exemplo: o usuário digita “boticário em São Paulo” todas as lojas na cidade aparecerão primeiro como resultado.
Se não acredita basta realizar o teste, sinais sociais para SEO precisa estar na estratégia de qualquer empresa.
O que considerar sobre os sinais sociais para seo
Conteúdo é a chave, aproveite suas redes sociais para compartilhar links, últimos artigos, vídeos, conteúdos que possam gerar engajamento.
Porque não realizar tráfego pago? Embora queiramos o orgânico, a arbitragem terá maior alcance, consequentemente as pessoas alcançadas podem se transformar em seguidores.
Faça testes, acompanhe as mídias sociais, descubra quais tipos de postagem geram maior compartilhamento do seu link.
Algumas ferramentas podem ser úteis, são elas:
BrighEdge: útil por fornecer insights além de integrar os sinais sociais. Através dos insights melhorias podem ser realizadas no site, o que contribuirá positivamente para o ranqueamento orgânico.
BuzzSumo: irá analisar o conteúdo do seu site, muito utilizado inclusive para compreender o impacto que sua marca está apresentando aos usuários.
inTuitive.social: todos os sinais sociais que você possui na web ele mostrará o desempenho, permitindo ainda o acompanhamento quando alguém fizer menção a sua marca.
Existem outras ferramentas gratuitas na internet que podem ajudar na integração dos sinais sociais.
Lembramos que os resultados podem demorar de médio a longo prazo para serem vistos, então não desista e continue se esforçando dando o melhor em seus projetos.
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