Goiânia, 11 de maio de 2022. Como indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google e fazer SEO para aplicativos? Essa foi uma das perguntas que John Mueller respondeu no evento online SEO Office-hours. O canal do Search Central publicou o vídeo no dia 06/05/22 e você pode conferí-lo aqui:
Além disso, o especialista do Google trouxe informações adicionais sobre o tema. Para quem quiser se aprofundar, aconselhamos o recurso Firebase, junto com seu Guia de Suporte. São indispensáveis para quem quer melhorar a indexação dos aplicativos.
No entanto, no Google SEO Office-hours, o apresentador John Mueller apresentou as estratégias para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google. A seguir, vamos te mostrar todos os detalhes.
Como fazer SEO para aplicativos?
Nesse sentido, uma das últimas perguntas que John Mueller respondeu no Google SEO Office-hours trata sobre a indexação de aplicativos. Veja a dúvida do participante:
“Há uma política para indexação de aplicativos? Se não estiver, como faço para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google?”
A seguir, vamos analisar a resposta de John Mueller. Além de sugerir o Firebase, o especialista apresentou outras soluções. Vamos conferir.
As soluções propostas por John Mueller
Em primeiro lugar, John destaca que o Google deixou de indexar os aplicativos há muito tempo. Antes, era possível através do Search Console. No entanto, tal recurso deu vez ao Firebase.
Nesse caso, é importante verificar a documentação do Firebase. Aliás, John destaca que há muitos detalhes sobre a utilização desta ferramenta. Por fim, o especialista admite que não tem familiaridade com a indexação de aplicativos no Android.
Mesmo assim, John deu uma dica ao participante: faça um site para divulgar o seu aplicativo. Independente se o app for para smartphones ou desktops, você pode indexar a página nos resultados de pesquisa. Na verdade, é uma tática muito comum.
Dessa forma, o site do aplicativo aparecerá nos resultados de pesquisa. Nesse caso, basta aplicar todas as regras de SEO para ter uma boa classificação. Há a possibilidade de agregar mais valor ao app.
Portanto, mesmo que a indexação de aplicativos não funcione mais, isso não quer dizer que não existem recursos para classificação nos resultados de pesquisa. Você pode divulgar o app através de um site. Assim, a página pode ocupar os primeiros lugares do SERP.
Para concluir
Sendo assim, hoje nós te mostramos que o Google não tem uma política específica para indexação de aplicativos. Há o recurso Firebase, mas há estratégias mais funcionais. Como, por exemplo, a divulgação através de um site.
Veja as matérias:
- Segundo John Mueller, o Google pode redefinir um URL canônico
- Quando os pequenos ajustes de SEO não resolvem o problema
- Sobre spam e backlinks em domínios tóxicos
Dessa forma, para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google, é necessário criar um site e usar todas as estratégias de SEO. Com isso, o app pode aparecer nos primeiros lugares do SERP.