SEO para aplicativos: 3 soluções para atrair usuários pelo Google

SEO para aplicativos

Goiânia, 11 de maio de 2022. Como indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google e fazer SEO para aplicativos? Essa foi uma das perguntas que John Mueller respondeu no evento online SEO Office-hours. O canal do Search Central publicou o vídeo no dia 06/05/22 e você pode conferí-lo aqui: 

Além disso, o especialista do Google trouxe informações adicionais sobre o tema. Para quem quiser se aprofundar, aconselhamos o recurso Firebase, junto com seu Guia de Suporte. São indispensáveis para quem quer melhorar a indexação dos aplicativos.

No entanto, no Google SEO Office-hours, o apresentador John Mueller apresentou as estratégias para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google. A seguir, vamos te mostrar todos os detalhes. 

Como fazer SEO para aplicativos?

indexar aplicativo resultados pesquisa
Crédito FreePik

Nesse sentido, uma das últimas perguntas que John Mueller respondeu no Google SEO Office-hours trata sobre a indexação de aplicativos. Veja a dúvida do participante: 

“Há uma política para indexação de aplicativos? Se não estiver, como faço para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google?”

A seguir, vamos analisar a resposta de John Mueller. Além de sugerir o Firebase, o especialista apresentou outras soluções. Vamos conferir. 

As soluções propostas por John Mueller

Em primeiro lugar, John destaca que o Google deixou de indexar os aplicativos há muito tempo. Antes, era possível através do Search Console. No entanto, tal recurso deu vez ao Firebase. 

Nesse caso, é importante verificar a documentação do Firebase. Aliás, John destaca que há muitos detalhes sobre a utilização desta ferramenta. Por fim, o especialista admite que não tem familiaridade com a indexação de aplicativos no Android. 

Mesmo assim, John deu uma dica ao participante: faça um site para divulgar o seu aplicativo. Independente se o app for para smartphones ou desktops, você pode indexar a página nos resultados de pesquisa. Na verdade, é uma tática muito comum. 

Dessa forma, o site do aplicativo aparecerá nos resultados de pesquisa. Nesse caso, basta aplicar todas as regras de SEO para ter uma boa classificação. Há a possibilidade de agregar mais valor ao app. 

Portanto, mesmo que a indexação de aplicativos não funcione mais, isso não quer dizer que não existem recursos para classificação nos resultados de pesquisa. Você pode divulgar o app através de um site. Assim, a página pode ocupar os primeiros lugares do SERP. 

Para concluir 

Sendo assim, hoje nós te mostramos que o Google não tem uma política específica para indexação de aplicativos. Há o recurso Firebase, mas há estratégias mais funcionais. Como, por exemplo, a divulgação através de um site. 

Veja as matérias: 

Dessa forma, para indexar um aplicativo nos resultados da pesquisa do Google, é necessário criar um site e usar todas as estratégias de SEO. Com isso, o app pode aparecer nos primeiros lugares do SERP. 

Aumente sua Autoridade Online com Link Building Estratégico!

Quer uma amostra Grátis?

Me envie um termo que quer posicionar e a pagina de destino que mandarei um backlink de um site DA30+ com mais de 10.000+ acessos mensais!