Goiânia, 10 de maio de 2022. O que fazer quando os pequenos ajustes de SEO não resolvem o problema? Essa pergunta foi feita a John Mueller, no evento online Google SEO Office-hours. O canal Search Central postou o vídeo e você pode conferí-lo a seguir:
No evento, o especialista respondeu dez perguntas sobre SEO. Hoje, vamos ver a questão que um participante levantou sobre os ajustes técnicos que não resolvem o problema. Sendo assim, para você ter mais informações sobre o tema, há o Guia para iniciantes e a documentação para certificado SSL, ambos feitos pelo Google.
Nesse sentido, os dois arquivos são importantes para entender as informações que vamos apontar. Agora, vamos ver o que o participante perguntou a John Mueller e quais são os problemas que o site está enfrentando.
O que vamos aprender hoje?
O que fazer quando os pequenos ajustes de SEO não resolvem o problema?
A saber, no Google SEO Office-hours do dia 06/05/2022, um dos participantes fez algumas perguntas interessantes a John Mueller. Ao que parece, os ajustes não foram capazes de resolver a situação. Segue o questionamento:
“No final de janeiro, tivemos uma queda no ranking do nosso domínio em alemão. Em seguida, o mesmo aconteceu em outros domínios importantes como at, ch, it, fr, es. Pensamos que era um problema técnico ou de perda de confiança do Google. Algumas adversidades foram descobertas pela equipe de TI, principalmente com o certificado SSL. Corrigimos outras questões técnicas, como robots.txt, metatags, url canônico e hreflang. Mas o problema continua. O que podemos fazer?”
Nesse caso, John ressalta a importância de dar um passo para trás. É necessário ver além do domínio. Vamos ver o que o especialista do Google respondeu.
Como o Google entende o seu site
Após ressaltar a importância de olhar além do domínio, John diz que, nesses casos, é comum o problema de um site se estender aos demais. No entanto, não há como resolver com simples ajustes técnicos. Aliás, pode ser uma questão de como o Google entende a página do participante.
Sendo assim, o certificado SSL pode fazer diferença. No entanto, se ele funcionar bem em um navegador, então o Google o colocará nos resultados de pesquisa. Além disso, não seria motivo para a queda de visibilidade da página.
A seguir, John afirmou que os problemas mencionados não são capazes de causar grandes quedas de visibilidade no site. Principalmente se os parâmetros problemáticos forem antigos. Salvo quando o Google demora para reconhecer o documento.
Assim, quando o site mostra queda na visibilidade, não adianta recorrer a correção de pequenos ajustes técnicos. O SEO é muito amplo e, também, específico para cada domínio. É preciso ir mais fundo para corrigir os problemas de classificação nos mecanismos de pesquisa.
Palavras finais
Nesse sentido, é comum que os domínios inferiores tenham um desempenho parecido com os superiores. Ou seja, quando a visibilidade do principal cair a do acessório tende a seguir no mesmo sentido. Para corrigir, não basta se ater às pequenas questões técnicas de SEO.
Veja as matérias:
- O Googlebot prefere as páginas em HTML ou em Blog?
- Sobre spam e backlinks em domínios tóxicos
- Segundo John Mueller, o Google pode redefinir um URL canônico
Portanto, há situações em que os pequenos ajustes de SEO não resolvem o problema. Nesses casos, é preciso ir além de um domínio específico para analisar todo o site. É necessário mostrar ao Google como ele deve entender as suas páginas.