Goiânia, 10 de maio de 2022. Segundo John Mueller, o Google pode redefinir um URL canônico. Tal afirmação foi feita no SEO Office-hours, um programa periódico que o canal Search Central disponibiliza. A seguir, veja o vídeo na íntegra:
Além disso, o especialista John Mueller recomendou a página de suporte do Google sobre URL canônico. Lá, você encontrará uma série de dicas e dois vídeos complementares. O primeiro trata sobre a escolha do URL canônico, enquanto o segundo desmistifica algumas curiosidades sobre o tema.
Agora, vamos ver uma das questões que John Mueller respondeu na última edição do Google SEO Office-hours. O participante compartilhou suas dúvidas sobre o URL Canônico.
O que vamos aprender hoje?
Por que o Google não mostra os meus URLs canônicos?
Nesse sentido, um dos participantes do Google SEO Office-hours, que aconteceu no dia 06/05/2022, trouxe algumas observações sobre a sua situação. Em seguida, fez a seguinte pergunta:
“Eu tenho algumas páginas com URLs canônicos. No entanto, eles não estão ranqueados, mas há outras páginas que estão. Por que o Google não mostra os URLs que escolhi como canônicos?”
No início, John admite que não entendeu a pergunta. No entanto, ele trouxe explicações importantes sobre os URLs canônicos. Confira a seguir.
Segundo John Mueller, o Google pode redefinir um URL canônico
Sendo assim, John entendeu que o participante tinha algumas páginas num único URL canônico. Contudo, há outras partes do site que não há tal comando. No entanto, o Google mostra as páginas indexadas de várias maneiras.
Em seguida, John explica que o URL canônico serve para indexar um conteúdo duplicado. Como exemplo, imagine duas páginas com o mesmo texto, mas uma delas está em letra minúscula, enquanto a outra está em maiúscula. Neste caso, são endereços diferentes para o mesmo material.
Aliás, do ponto de vista prático, o servidor exibe a mesma coisa. Sendo assim, o Google pode entender que não é necessário indexar os dois endereços. O mecanismo de busca apresentará somente um deles.
No entanto, ao utilizar o URL canônico, o desenvolvedor emite um sinal para o Google. Assim, a Big Tech poderá escolher esse endereço. Mas nem sempre funciona como quer o proprietário do site.
Em alguns casos, o Google pode redefinir um URL canônico. Ele entende que o conteúdo direcionado não é o mais adequado ao público. Aliás, isso pode melhorar a classificação do site.
Dessa forma, a URL canônica faz parte das boas práticas que o Google recomenda. Mas nem sempre o SERP a exibe. Há casos em que o algoritmo escolhe outra página com um conteúdo melhor do que aquele que o desenvolvedor seleciona.
Conclusão
Sendo assim, hoje nós te mostramos a importância que o URL canônico tem para fins de ranqueamento e classificação. Como se não bastasse, compartilhamos vídeos e artigos para enriquecer o seu repertório sobre SEO. São informações valiosas para qualquer profissional do ramo.
Veja as matérias:
- 6 dicas do Google para otimização de imagens em e-commerce
- O Googlebot prefere as páginas em HTML ou em Blog?
- Segundo Google, o uso de componentes não prejudica o SEO
Para fechar, segundo John Mueller, o Google pode redefinir um URL canônico. A ideia é mostrar um conteúdo mais adequado ao que o público procura. Nesse caso, não há prejuízo na classificação do site.