Goiânia, 10 de maio de 2022. Confira o que disse John Mueller, na última edição do Google SEO Office-hours, quando lhe perguntaram sobre spam e backlinks em domínios tóxicos. O Search Central, através do seu canal no Youtube, publicou o programa no dia 06/05/2022. Confira todo o evento a seguir:
Além do programa, você encontrará mais informações sobre o tema nos canais de suporte do Google. Na página do Webmaster há um material sobre a remoção de links externos. Enquanto que no site do Developers há toda a documentação e as orientações sobre a utilização dos links.
Dessa forma, hoje vamos te mostrar o que John Mueller respondeu no último programa do Google SEO Office-hours. Uma das dez perguntas foi sobre os problemas que os links externos podem causar.
O que vamos aprender hoje?
Milhares de links de spam
Um dos participantes do Google SEO Office-hours encaminhou suas dúvidas a John Mueller. No início ele expõe os seus problemas e na sequência faz a sua indagação:
“O que posso fazer quando tenho milhares de links de spam que são classificados como backlinks em domínios tóxicos? Eles têm palavras-chave como spam e causam o problema 404s em nosso site. Parece que tem uma relação desses links com uma penalidade que recebemos em 2021, após a atualização de spam. Nossa equipe rejeita e denuncia os links de spam, mas parece não surtir efeito. O que podemos fazer?”
Nesse caso, John Mueller trouxe informações técnicas relevantes sobre o spam e os backlinks em domínios tóxicos. Aliás, em alguns casos, não são fatores que determinam a classificação do site. A seguir, vamos ver o que o especialista do Google respondeu.
O que disse John Mueller sobre spam e backlinks em domínios tóxicos
A princípio, John destaca que pode ser muito frustrante para um site quando, aparentemente, um terceiro atrapalha as suas boas chances nos resultados de pesquisa. Mas precisamos explicar algumas questões.
Primeiro, segue John, quando os links estão apontando para páginas no seu site que voltam com o aviso 404, então eles são direcionados a páginas que não existem. Neste caso, o Google não considera tais links. Ou seja, não há como associar a página do terceiro com a do participante.
Na segunda hipótese, o participante rejeitou os backlinks como spam. Aliás, ele utilizou a ferramenta certa para tal fim. Nesse caso, o sistema retira os links do Google.
Contudo, o que pode parecer confuso, é que tais links ainda aparecem no Search Console. Mesmo assim, eles não têm efeito algum. Na verdade, no caso de rejeição, eles não afetam o site, nem de forma positiva ou negativa.
Por fim, sobre os resultados da pesquisa, John afirma que o conteúdo e a experiência do usuário são mais importantes do que as estruturas de backlinks. Além disso, ainda recomenda ao participante que não perca tempo com a denúncia de spam. Basta rejeitar e seguir em frente.
Para concluir
Ou seja, para fins de classificação, é melhor se ater ao conteúdo do que a rejeição de spam e backlinks em domínios tóxicos. Outro ponto importante é a experiência do usuário. São questões mais importantes e que podem melhorar o ranqueamento do site.
Veja as matérias:
- Segundo Google, não existe uma métrica de autoridade de domínio
- Confira o episódio 37 do podcast Google Search Off the Record
- Sobre a flutuação de dados e erros de redirecionamento
Sendo assim, o spam e os backlinks em domínios tóxicos podem causar alguns problemas, como o 404, mas não são fundamentais para classificação. Portanto, lembre-se, os parâmetros que mais importam são a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário. Com isso, você pode colocar o seu site entre os primeiros nos mecanismos de pesquisa.