Por acaso, você já se perguntou quais são os conteúdos mais procurados no YouTube? Segundo a plataforma, em 2021, a Final do Mundial de Free Fire foi o vídeo mais assistido no Brasil. Contudo, como você pode acessar mais informações sobre o tema?
Aliás, o canal YouTube Creators publicou um vídeo sobre os recursos da Guia Pesquisa no YouTube Analytics. Além disso, você pode acessar mais informações na Central de Ajuda, no tópico específico sobre as percepções de pesquisa e conhecer os conceitos básicos do recurso. Agora, confira o vídeo da íntegra:
Os conteúdos mais procurados do YouTube!
Você sabia que o YouTube oferece uma central de pesquisa que te ajuda a encontrar novos assuntos para os seus vídeos? Ou, então, conhece o termo “lacuna de conteúdo”? Não? Então conheça o YouTube Analytics, a ferramenta que pode te dar novas ideias.
Em primeiro lugar, a lacuna de conteúdo é o ponto inexplorado pelos criadores de vídeos. Nesse sentido, o YouTube Analytics fornece informações para preencher esse espaço. A meta é deixar a plataforma ainda mais completa e diversificada.
No entanto, para obter as informações, é necessário navegar na plataforma. Assim, você poderá criar vídeos conforme o gosto dos espectadores. A seguir, vamos te apresentar o passo-a-passo para usar o YouTube Analytics.
Dentro do YouTube Studio!
Primeiro, acesse o YouTube Studio no Desktop e abra a guia Analytics. Em seguida, clique na aba Pesquisa. Aqui, você terá acesso a três funções.
A primeira é a guia “Pesquisas no YouTube”. Ela apresenta o conteúdo mais pesquisado na plataforma. Além disso, fornece vários assuntos e palavras-chave.
Logo, a segunda guia trata sobre as “Pesquisas dos Espectadores”. Você encontrará o que o seu público, bem como o de outros produtores, assiste.
Por fim, a guia “Salvo”. É a sua oportunidade para acessar seus próprios termos de pesquisa. Agora, vamos te mostrar o que cada aba faz.
Pesquisas no YouTube!
Nessa aba, você tem acesso às palavras-chave que os usuários mais pesquisaram. Aliás, ele revela a pesquisa total e não apenas a que é restrita ao seu canal.
Como exemplo, digite a palavra “tutorial”. O YouTube te fornecerá os tutoriais que o público mais assistiu. Além disso, o recurso mostra alternativas ao tema principal, como “tutorial de como criar um canal”, dentre outros.
Portanto, são dados que te ajudam a desenvolver novas ideias.
Pesquisas dos Espectadores!
A partir dessa guia você tem acesso às palavras-chave que seu público pesquisou. Portanto, o recurso mostra os termos mais pesquisados em seu canal. Como se não bastasse, é possível acessar o volume de pesquisa em relação aos principais termos.
Além disso, a aba oferece alguns filtros que podem te ajudar. O principal trata sobre a lacuna de conteúdo. Ele mostra quando uma pesquisa não apresenta um resultado satisfatório.
Dessa forma, isso acontece quando os espectadores não encontram nenhum resultado, principalmente na pesquisa de correspondência exata. Também acusa quando o conteúdo é antigo ou de baixa qualidade.
Portanto, a lacuna de conteúdo é um ótimo ponto de partida para sua pesquisa. Ela fornecerá dados importantes para te auxiliar na produção dos próximos vídeos.
Salvo
Por fim, a guia “Salvo”. Ela guarda os termos de pesquisa ou conteúdos que você salvou. Para salvar um conteúdo, basta clicar no ícone do marcador.
Os conteúdos salvos podem te dar novas ideias. Principalmente sobre o conteúdo que consumimos ao longo dos anos.
Descubra os conteúdos mais procurados do YouTube para criar vídeos relevantes!
Dessa forma, as percepções de pesquisa são um ponto de partida para você criar conteúdos mais relevantes. Com tais informações, você pode direcionar a sua linha editorial para os assuntos que estão em alta, bem como para o interesse dos espectadores.
Além disso, você pode descobrir um termo de pesquisa novo, que o seu canal ainda não abordou. Ou, quem sabe, conhece um tema relevante para o seu público.
Veja as matérias:
- Dicas de SEO para restaurantes, melhore a classificação do seu cardápio
- Confira a entrevista de Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet
- 13 Ferramentas gratuitas para melhorar o SEO
Portanto, criar vídeos com base nas pesquisas em alta ajuda a preencher as lacunas de conteúdo. De quebra, você pode agradar seus espectadores e melhorar o alcance do canal. Dessa forma, vale a pena saber quais são os conteúdos mais procurados no YouTube.