SEO para restaurantes: 6 dicas para aumentar o consumo

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 9 leitura mínima
Imagem: Wagner Santos

A princípio, bastava ter uma comida excelente para chamar a atenção do público. No entanto, nos dias de hoje isso não é o suficiente. Para te ajudar a alcançar mais clientes, vamos te apresentar algumas dicas de SEO para restaurantes. 

Nesse sentido, as dicas são da especialista Laura Voicu, do portal Search Engine Journal. Logo, a redatora aponta alguns passos que melhoram o desempenho do SEO do seu restaurante. Elas são fundamentais para quem quer se destacar nos dias de hoje. 

Veja as matérias: 

Dicas de SEO para restaurantes        

Em 2022, é fundamental construir autoridade no ambiente digital. A regra recai para qualquer tipo de empresa. Inclusive aos restaurantes. 

Além disso, os usuários pesquisam sobre novas experiências gastronômicas. Dessa forma, eles têm acesso a uma infinidade de cardápios na palma da mão. Assim, fica difícil se destacar no meio de tantos concorrentes. 

Sendo assim, o SEO é a melhor maneira de destacar o seu restaurante na Internet. A seguir, você encontrará um passo-a-passo para melhorar a classificação do seu cardápio. Vamos te ensinar sobre o Google Meu Negócio, TripAdvisor, Yelp, a importância dos links, dentre outros temas. 

1. Faça seu perfil no Google Meu Negócio, TripAdvisor e Yelp

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Crédito FreePik

Em primeiro lugar, vamos tratar sobre o Google Meu Negócio. É uma ferramenta poderosa para qualquer empresa. Nesse sentido, ela é capaz de aumentar a visibilidade do seu restaurante. 

Para tal, é necessário ter um perfil no Google Meu Negócio. Com ele, os usuários podem encontrar o seu restaurante através dos resultados de pesquisa e no aplicativo Maps. Sendo assim, você deve preencher com as principais informações do seu empreendimento. 

Dentre os principais dados, podemos destacar o site, a localização, as informações de contato, o cardápio e fotos do ambiente. Neste caso, o mesmo vale para o TripAdvisor e Yelp. No entanto, lembre-se que cada um tem seus requisitos para preencher o perfil. 

Aliás, é importante ressaltar que, de acordo com a pesquisa da BrighLocal, 98% dos usuários leem as avaliações do TripAdvisor. Além disso, tanto ele como o Yelp recebem milhões de visitas por dia. O seu restaurante sai na frente dos demais quando marca presença nesses canais. 

No entanto, para ter bons resultados nesses sites, é necessário preencher todas as informações. Além disso, incentive os seus clientes a dar um feedback nas plataformas. São importantíssimos para o bom desempenho do SEO. 

2. Vincule o site do seu restaurante nas mídias sociais

Num primeiro momento, grande parte dos restaurantes acreditam que as fotos chamativas no perfil do Instagram são o suficiente para chamar o público. Isso pode funcionar, mas não se compara com os resultados do SEO. Nesse caso, as mídias sociais são um acessório de engajamento e não é a via principal. 

Portanto, é fundamental vincular o site do seu restaurante nas mídias sociais. Com isso, você construirá mais tráfego online para a sua página. É um fator que influencia, de forma indireta, o SEO. 

Ademais, é importante estar presente nas mídias sociais. Nesse aspecto, as fotos que dão água na boca são fundamentais. Além disso, é recomendado interagir com os usuários. 

Nesse sentido, cada mídia social tem sua forma de interação. Como exemplo, o Instagram, Facebook e Youtube têm dinâmicas diferentes. Dessa forma, escolha as redes mais usadas na sua localidade e entregue um conteúdo relevante aos seus clientes. 

Se você tem um site – e espero que tenha! – os backlinks dos sites com autoridade ajudam a melhorar o seu ranqueamento. Além disso, destacar o seu restaurante em páginas locais também o divulgará a novos clientes. É uma prática que melhora o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca. 

Sendo assim, você pode procurar sites da sua região que são autoridades no nicho gastronômico. Uma postagem nesta mídia pode render clientes fiéis. Afinal, quem procura por novos sabores pesquisa sobre restaurantes que ainda não conhece. 

A partir do Link Building, o seu restaurante conquista mais autoridade na Internet. Com isso, o Google entrega o seu conteúdo para mais pessoas interessadas. Mas há um caminho mais lucrativo. 

4. Crie um blog sobre seu restaurante 

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Nos dias de hoje, a maior mentira que você ouve sobre a Internet é que os blogs não funcionam mais. Diferente das mídias sociais, no blog há como criar um conteúdo que trabalhe para você. Ou seja, com o SEO, sua página pode entregar materiais relacionados com as pesquisas locais. 

Primeiro, é necessário pesquisar as palavras-chave do seu nicho. A partir disso, você será capaz de entregar um conteúdo que seja acessado todos os dias. Dessa forma, os tópicos que seu blog apresenta são interessantes para os usuário. 

Nesse sentido, experimente criar conteúdos que abordem guias de culinária, listas de ingredientes, tendências de cardápio, atualizações do menu, novos serviços e curiosidades sobre a equipe. Como se não bastasse, cada postagem é uma oportunidade de vender o seu peixe. Assim, direcione o seu editorial para tratar sobre esses temas e o você se surpreenderá com os resultados no ambiente digital. 

5. Faça parcerias com influenciadores 

Através dos influenciadores, o seu restaurante pode atingir um público novo e interessado. Aliás, é muito comum encontrar um blogueiro gastronômico. Eles podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site, bem como o desempenho do SEO. 

Portanto, considere convidar influenciadores locais para uma degustação exclusiva no seu restaurante. Eles podem postar sobre as novas delícias do seu cardápio nas redes sociais. É uma ótima forma de engajar novos usuários. 

Além disso, você pode oferecer cupons especiais para o influenciador. Para chamar a atenção do público, ele pode divulgar o seu restaurante através de algum cupom de desconto. É uma estratégia muito comum na Internet. 

6. Mantenha seus dados atualizados 

Para fins de SEO, é importante manter atualizado os dados do seu restaurante. Principalmente o nome, o endereço e o número de telefone. São itens obrigatórios para fins de rastreamento, indexação e ranqueamento. 

Nesse sentido, as informações citadas devem estar disponíveis no perfil do Google Meu Negócio, Yelp, TripAdvisor, bem como no site, mídias sociais e nas páginas de terceiros. Afinal, como o cliente poderá encontrar o seu restaurante se os dados disponíveis estão incorretos? 

Além disso, é importante verificar a consistência e a apresentação das informações. Elas devem ser exibidas no mesmo formato. Caso contrário, o usuário pode se confundir, ou, pior, os rastreadores do Google podem desconsiderar os dados. 

Para concluir as dicas de SEO para restaurantes 

Gerenciar um restaurante e ter um bom resultado de SEO não são tarefas fáceis. Contudo, elas podem ressignificar o seu negócio. Tanto para a sua equipe, como para o público. 

Mais informações sobre o tema: 

Você pode achar que tudo isso dá trabalho e que o perfil no Instagram dá conta da demanda. No entanto, a cada dia que passa o nicho está mais competitivo. Assim, para se destacar, a campanha do SEO é uma ótima estratégia. 

Aliás, quem não é visto não é lembrado. Por isso compartilhamos com você dicas de SEO para restaurantes. Ao seguir todas elas, os usuários da sua região vão ver o seu cardápio! 

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.