A princípio, vale lembrar que, antes de 2019, as compras online não eram essenciais para a economia. Contudo, o cenário mudou com a pandemia do Covid-19. Agora, a Forbes reconhece que o SEO e o E-commerce são ótimas oportunidades.
Veja as matérias:
- 7 dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO
- Sobre o lançamento de um site e o Google Shopping
- O uso de abreviações e o efeito negativo no SEO
O que vamos aprender hoje?
A grande oportunidade na América Latina
Antes de continuar, vale destacar que a Forbes é uma das maiores divulgadoras de conteúdo sobre economia. Além de mostrar as próximas tendências, a revista traz notícias sobre os bilionários, o dinheiro e as inovações.
Recentemente, a Forbes alegou que o SEO e o E-commerce são oportunidades maduras. Principalmente para a América Latina. Não é à toa, afinal, a população online não para de crescer.
Além disso, os métodos de pagamentos estão cada vez mais confiáveis e quebram as objeções dos consumidores. Os que consomem estão mais inclinados a adotar o método de compra online. Sem dúvida, é um reflexo da pandemia do Covid-19.
No entanto, os empreendedores precisam se preparar para aproveitar a oportunidade. Assim, o SEO e o e-commerce se apresentam como ótimas aliadas. De acordo com a revista, quem souber usar os dois mecanismos têm muita chance de prosperar.
SEO e o ROI
Segundo Patrick O’Neill, CEO da Sherlock Communications, o SEO é uma das maneiras mais baratas e rápidas de destacar um empreendimento. Principalmente se houver um novo mercado. É a melhor forma de destinar o tráfego com base na pesquisa direta, além dos links das redes sociais, citações e até de anúncios pagos.
Nesse sentido, o principal trabalho de um e-commerce é criar conteúdo em torno das palavras-chaves e metatags. O objetivo principal é gerar tráfego. Dessa forma, é necessário simplificar a estrutura do site, eliminando links quebrados e textos ausentes para melhorar os resultados pela busca direta.
Além disso, as métricas de SEO são confiáveis. As estratégias aumentam a precisão da divulgação do conteúdo ao público alvo. É uma ferramenta que pode impulsionar o e-commerce na América Latina.
SEO, e-commerce e América Latina
No ano passado, a América Latina mostrou o seu potencial para o comércio eletrônico. A região é uma das que mais cresce no mundo. Nesse sentido, as grandes empresas como Amazon e Mercado Livre obtiveram resultados incríveis com o uso do SEO.
Sendo assim, o e-commerce está passando por sua fase de ouro. Os cidadãos da América Latina estão usando e abusando da Internet. No Brasil, como exemplo, mais de dois terços da população está online.
Outro dado importante é que, em janeiro de 2021, mais de 400 milhões de consumidores online surgiram na América Latina. A situação pandêmica acelerou a atuação do e-commerce. Além disso, alguns dados mostram que a região pode ter mais 484 milhões de usuários até 2025.
A pandemia fez com que os usuários ganhassem mais confiança no e-commerce. No México, por exemplo, antes da pandemia menos de 10% das compras de varejo eram feitas online. Hoje, o número corresponde a 74%.
Ainda assim, muitos consumidores compram online e retiram os produtos nas lojas. O brasileiro aceitou muito bem a medida. Assim, empresas locais com boas avaliações estão propensas a vender mais.
A partir disso, fica nítido que o consumidor do e-commerce latino-americano têm preferências específicas. Portanto, o conteúdo com estratégia de SEO é uma ótima aliada para conquistar a confiança do usuário. Assim, as empresas podem oferecer seus produtos de uma forma suave e otimizada para dispositivos móveis.
O consumidor online latino-americano
A Forbes trouxe informações importantes sobre o consumidor online latino-americano. De acordo com a revista, a maioria prefere usar o Android ao invés do iOS. Além disso, a maioria não tem o hábito de pesquisar nas vitrines on-line.
Nesse sentido, quase metade dos usuários não passa da primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Mas não para por aí, cerca de 20% dos consumidores não passam dos três primeiros resultados, mesmo que sejam anúncios. Assim, é fundamental que a sua empresa esteja no topo dos primeiros resultados de pesquisa do Google.
Além do mais, a maioria das pesquisas ocorre pelo celular. Muitos consumidores usam o WhatsApp para concluir a compra. Portanto, a plataforma é uma ótima aliada do empreendedor do e-commerce.
Por tais razões, o conteúdo para e-commerce deve ser adequado à navegação mobile. Como se não bastasse, tanto o conteúdo quanto as imagens devem ser otimizadas para tal interface. Com isso, o usuário tende a confiar mais no método de compra online.
Conteúdo para cada tipo de público
Ademais, cada público consome um tipo de conteúdo. A mesma estratégia utilizada nos Estados Unidos pode não funcionar na América Latina.
Como exemplo, os blogs e sites de resenha despertam a atenção do consumidor norte-americano. No entanto, o mercado chileno não é adepto a este meio de comunicação.
Além disso, os usuários confiam mais em conteúdos orgânicos do que em anúncios ou postagens nas redes sociais. Assim, as ofertas vinculadas a notícias, ou outras formas de comunicação, são efetivas na América Latina, principalmente quando se trata de tecnologia. Portanto, o SEO é um aliado para conquistar a confiança do mercado para apresentar matérias com qualidade.
Últimas palavras
Por fim, a junção entre SEO e E-commerce é vital para o sucesso no mercado latino-americano. Além disso, nunca houve um melhor momento para entrar no jogo.
Ademais, as grandes empresas, como as citadas Amazon e Mercado Livre, já utilizam essa tática. Portanto, as pequenas e médias empresas devem utilizar as estratégias para conquistarem espaço no ambiente online.
Dessa forma, segundo a Forbes, o SEO e o E-commerce são ótimas oportunidades para se destacar no mercado da América Latina. Principalmente se o conteúdo estiver voltado para dispositivos móveis. Aproveite a chance!
Aprenda mais com o Google:
- Google Webmasters: suporte, aprendizado e conexão
- Configurar o acompanhamento de comércio eletrônico
- Google Search Console