As 13 Melhores Ferramentas para Otimização do Google

Escritor Koala Por Escritor Koala 14 leitura mínima
Imagem: Wagner Santos - Canva

Hoje vamos te apresentar as 13 ferramentas gratuitas para melhorar o SEO. São recursos incríveis e fazem parte da rotina de grandes profissionais. Afinal, é um nicho em expansão e desenvolvimento. 

Dessa forma, vamos te apresentar as ferramentas que o expert Matt Diggity indicou. A maioria delas são totalmente gratuitas, enquanto outras têm suas versões pagas. Aliás, você se surpreenderá com as funções e os recursos disponíveis aos profissionais de SEO. 

Veja as matérias: 

Conheça as 13 ferramentas gratuitas para melhorar o SEO

A princípio, é importante ressaltar que existem dois tipos de ferramentas gratuitas para melhorar o SEO. Primeiro, vamos falar sobre o tipo Freemium. Este oferece duas versões, a gratuita, com recursos limitados, e a paga, que tem várias opções extras. 

Essas ferramentas são incríveis porque elas podem melhorar. Assim, a versão gratuita do Freemium já entrega recursos funcionais para qualquer profissional de SEO. Já a opção paga é destinada aos experts que gerenciam projetos complexos e cheios de detalhes. 

Agora, as versões gratuitas são chamadas de Free Tools. Geralmente, são extensões do navegador. Oferecem recursos fundamentais para o bom desempenho do SEO. 

Sendo assim, vamos te apresentar as 13 ferramentas gratuitas para melhorar o SEO. Ao final você terá acesso a todo vídeo do expert Matt Diggity. Aproveite para conhecer recursos novos que podem alavancar os seus resultados. 

1. Keyword Surfer 

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Crédito FreePik

A primeira Free Tool que vamos te apresentar é a Keyword Surfer. Ela te ajuda a reunir ideias de palavras-chave e métricas de SEO enquanto pesquisa no Google. Você pode coletar métricas sem interromper o fluxo de trabalho, inclusive as informações de outros países. 

Além disso, a ferramenta serve para procurar palavras-chave de baixa concorrência. Assim, são fundamentais para seu plano de conteúdo. Como se não bastasse, com o recurso da barra lateral você pode criar uma lista com os itens relacionados a sua pesquisa. 

Aliás, com apenas um clique você pode exportar toda a lista junto com as métricas de volume da pesquisa mensal. Ela te ajuda a aprimorar a pesquisa de palavras-chave, algo fundamental no SEO. É uma ferramenta indispensável, em especial aos iniciantes. 

2. SEO Minion 

Essa também é uma extensão gratuita do navegador. O SEO Minion pode extrair dados das primeiras páginas do SERP. Nesse sentido, pode dar ideias de conteúdos que o seu site ainda não abordou. 

Sendo assim, você pode baixar os vinte principais títulos do SERP. Aliás, o SEO Minion tem a capacidade de filtrar as informações de snippets importantes, como o “as pessoas também perguntam”. Assim, com alguns cliques você baixa todo o conteúdo. 

Por facilitar a exportação dos dados de snippets, esta ferramenta é uma aliada fundamental de qualquer profissional de SEO. Como foi dito, ela pode te auxiliar na produção de conteúdo. Além de tudo, ela é muito fácil de usar. 

3. GMass

Se você costuma criar links de divulgação como uma estratégia de SEO, então o GMass será uma ótima ferramenta. Principalmente nas campanhas de divulgação orgânica através do Gmail.

Assim, o GMass é capaz de colocar e-mails na sua lista de divulgação. Além disso, ele pode agendar e acompanhar o envio das correspondências eletrônicas. 

Ademais, o GMass é uma ferramenta gratuita utilizada como extensão do navegador. Portanto, ele não atrapalha o desempenho do Gmail. Se você é novo no SEO, então vale a pena usar esse recurso.  

4. Detailed SEO

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Crédito FreePik

Esta ferramenta gratuita de SEO oferece uma visão panorâmica das especificações técnicas de qualquer página da Internet. O Detailed SEO é ótimo para a sua equipe, bem como para auditoria dos seus clientes. Pode atender os iniciantes e experientes no ramo. 

Aliás, o Detailed SEO é ótimo para melhorar o processo de busca de informações, principalmente no campo de perguntas e respostas. Além disso, melhora a implementação do cabeçalho correto, texto alternativo de imagem e todos os dados HTML. São questões fundamentais para ter uma página com bom SEO. 

Como dito, a ferramenta pode ser utilizada para auditar o site de algum cliente. Ou, então, realizar uma análise detalhada dos seus concorrentes. Afinal, o que você vê na página é muito diferente do que está no código. 

5. Google Search Console 

O Google Search Console, também conhecido como GSC, é, de longe, a ferramenta gratuita de SEO mais popular da Internet. Aliás, ela é essencial para qualquer profissional do ramo. 

Com o GSC, você pode enviar o sitemap diretamente ao Google. Isso facilita e acelera o rastreamento. 

Além disso, a ferramenta também resolve problemas técnicos de SEO relacionados aos bots de rastreamento e indexação do conteúdo. Como se não bastasse, você obtém informações sobre as palavras-chaves indexadas pelo seu site, bem como o desempenho orgânico da sua página. 

Por fim, o Google entrega uma caixa de ferramentas gratuitas de SEO. Dentre os principais, podemos destacar: Analytics, Tag Manager, Trends, Keyword Planner, Sheets e NLP API. Aproveite tais recursos para melhorar o ranqueamento da sua página. 

6. Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools pode ser comparado com o Google Search Console. Contudo, o primeiro oferece alguns recursos adicionais. 

Aliás, poucos profissionais conhecem todos os recursos do Bing Webmaster Tools. A ferramenta pode conferir o desempenho do SEO, obter relatórios sobre os backlinks, mostrar novas palavras-chave e até realizar uma auditoria técnica. 

Assim, ele oferece mais dados do que o GSC. Além disso, o Bing Webmaster Tools tem acesso ao Microsoft Clarity, uma ferramenta de mapeamento de calor. 

Nesse sentido, se você não usa uma ferramenta de mapeamento de calor, então comece agora. Por fim, tanto o Bing Webmaster Tools como o GSC são indispensáveis para ajustar e melhorar a otimização. 

7. Merkle Schema Generator 

A saber, o Schema traduz o conteúdo que nós produzimos para a linguagem que o algoritmo rastreia. Aliás, é importante lembrar que, não importa o quão inteligente os rastreadores do Google pareçam, eles não conseguem entender o material tão bem quanto os humanos. 

Dessa forma, o Schema informa ao Google qual é o tipo da sua publicação. Como exemplo, a ferramenta mostra o tema para que o algoritmo não perca tempo em decifrá-lo. 

No entanto, a maioria dos plugins gratuitos de SEO já é capaz de criar um Schema básico para passar as informações ao Google. Mas, em alguns casos, isso não é o suficiente. 

Portanto, se você deseja se sobressair aos concorrentes, aconselhamos o Merkel. É um gerador de Schema gratuito.

Além disso, você pode melhorar o recurso ao combiná-lo com o Validator Schema. Assim, será fácil criar um código personalizado, seja para e-commerce, sites de serviço, notícias e etc. 

Isso por si só já é uma vantagem sobre a sua concorrência que produz o Schema de forma automática. Aliás, você pode ter ótimos resultados ao aplicar o conceito nas classificações de comentários que se destacam no SERP. 

8. Screaming Frog

Agora, vamos analisar uma ferramenta Freemium. Ela é gratuita, mas a sua versão paga tem recursos indispensáveis para o bom desempenho do SEO. 

Assim, na versão gratuita, o Screaming Frog pode analisar um site com até 500 URLs. Ele desbloqueia informações essenciais e é compatível com o Google Search Console. 

Nesse sentido, você pode usar o Screaming Frog para coletar os dados das páginas com links internos quebrados, as com carregamento lento, bem como o status da capacidade de indexação. Como se não bastasse, o recurso verifica os elementos ausentes nas páginas, tais como heading tags, meta títulos e descrições. 

Portanto, o Screaming Frog é ótimo para prestar auditorias. Principalmente naquelas complexas e de grande escala. 

9. AHREFS

Há, também, ferramentas que melhoram o tráfego e o ranqueamento. A AHREFS é uma delas. 

No entanto, a AHREFS vai além e oferece muitas ferramentas gratuitas. É considerado o verdadeiro canivete suíço do SEO. Dentre as principais, podemos destacar a AHREFS Webmasters Tools. 

Portanto, o AHREFS Webmasters Tools tem as mesmas funções do Screaming Frog e o Google Search Console. Ele oferece dados indispensáveis para o bom desempenho do SEO e é muito fácil de navegar. 

Além disso, há o AHREFS Site Explorer, um recurso para realizar a auditoria da página. No entanto, a versão gratuita não permite que você analise os sites dos concorrentes. 

Mesmo assim, os recursos do AHREFS são ótimos aliados a qualquer profissional de SEO. Sem contar que as versões pagas oferecem recursos incríveis. 

10. Answer The Public

Neste ponto, vamos te apresentar uma ferramenta fundamental para pesquisar ideias sobre conteúdo. Assim, o Answer The Public traz informações relevantes sobre títulos e palavras-chave. 

Portanto, essa ferramenta te ajuda a preencher qualquer lacuna de conteúdo. Ela fornece um infográfico com muitas informações sobre o tema de pesquisa. 

No entanto, a versão paga traz muito mais opções e entrega mais informações. Mesmo assim, a versão gratuita já é o suficiente para a maioria. 

11. UberSuggest 

O UberSuggest é muito parecido com o AHREFS. Contudo, ele é um pouco mais limitado. 

Apesar disso, a ferramenta oferece informações relevantes sobre as palavras-chave, os concorrentes e o desempenho da campanha do SEO. É um recurso indispensável para quem quer se aprofundar neste ramo. 

Em comparação ao AHREFS, o UberSuggest entrega menos informações. Mesmo assim, é uma das ferramentas gratuitas que podem melhorar o SEO. 

12. RankMath

Agora, vamos analisar uma ferramenta que melhora o processo de otimização. O RankMath é um plug-in Freemium do WordPress. 

Com ele, você pode atualizar seus principais itens de SEO, tais como os títulos, as tags e as descrições. Mesmo assim, é importante lembrar que não é uma ferramenta para otimizar o seu site com profundidade. 

Apesar disso, o RankMath pode gerar o sitemap de forma automática. Além do mais, ele se destaca no suporte da criação de um Schema personalizado. 

13. Keyword Hero 

Por fim, temos a última ferramenta gratuita para melhorar o SEO. O Keyword Hero é capaz de desbloquear palavras-chave não fornecidas pelo Google Analytics. 

Além disso, você obtém informações de como os usuários estão encontrando o seu conteúdo. É uma ferramenta que te auxilia na produção do material e nas métricas. 

Portanto, o Keyword Hero é uma ferramenta de SEO indispensável, inclusive para os iniciantes. Ela te fornece dados capazes de mudar o posicionamento do seu site. 

Últimas palavras sobre as ferramentas gratuitas para melhorar o SEO 

Assim, chegamos ao fim da nossa apresentação das 13 ferramentas gratuitas indispensáveis para melhorar o desempenho do SEO. Como vimos, algumas são do tipo Freemium, enquanto outras são Free Tools. Os dois tipos podem te impressionar. 

Mais informações sobre o tema: 

Como promessa é dívida, vamos compartilhar com você o vídeo do especialista Matt Diggity. O expert expõe suas considerações sobre cada ferramenta. É um conteúdo que pode mudar a vida de qualquer profissional de SEO.

Por fim, apresentamos as 13 ferramentas gratuitas para melhorar o SEO. Como vimos, elas fornecem informações valiosas para qualquer profissional que queria se destacar no ramo. Escolha as principais, aprenda a usá-las e o seu site ocupará as primeiras posições no SERP. 

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