Como aumentar tráfego orgânico do site?
Quer melhorar o tráfego orgânico do seu site? Então acompanhe as principais dicas sobre SEO e marketing orgânico.
SEO para pequenas empresas: 3 métodos essenciais
Quer melhorar o posicionamento do seu negócio local? Conheça as dicas de SEO para pequenas e médias empresas.
O que é marketing de busca?
O marketing digital está se tornando um dos principais temas quando o assunto é a autoridade de uma marca, por exemplo. Nesse sentido, vemos como existem diversas estratégias, e uma delas é o marketing de busca, e entenderemos melhor sobre o tema a seguir.
Sendo assim, caso você queira ter destaque no mercado inserido, conheça o marketing de busca e saiba como isso pode ser vantajoso para você. No marketing digital geralmente, você precisa contar com as técnicas adequadas para ter destaque.
Ter essas ferramentas ao seu lado é primordial para criar autoridade à marca, ao passo que melhora o ranqueamento da sua página.
Diante disso, destaca-se que o marketing de busca, ou o SEM (Search Engine Marketing), se trata de um segmento com intuito de divulgar melhor o seu site nos buscadores.
Em alguns casos, como os de e-commerce, os buscadores se estendem para o Google Shopping e Buscapé, por exemplo.
Para aqueles que trabalham diretamente com as mídias sociais, esse é um conceito primordial para ser usado nos perfis e na produção de conteúdo.
Com isso, entenda sobre como o marketing de busca pode ser aplicado na sua estratégia.
Mas, afinal, o que é o marketing de busca?
Inicialmente, é interessante trazer o conceito de marketing de busca, que é uma estratégia do marketing digital, como foi dito acima. Assim, esse marketing se relaciona com o intuito de expor melhor o site ou página em busca realizadas.
Em suma, o marketing de busca visa colocar um destaque nas suas páginas, captando clientes para o seu negócio. Com isso, você pode sim, incluir essa técnica na sua estratégia, desde que tenha um sentido em toda a campanha de marketing.
Isso porque o principal intuito do Search Marketing é obter mais exposição por parte dos usuários, por meio da otimização das páginas.
Além dessa otimização, você pode contar com programas com essa mesma finalidade, a exemplo do Google Ads.
A exposição do seu site ou página é responsável por criar autoridade e reforçar o reconhecimento da marca. Isso gera um tráfego mais qualificado e aumenta as chances de conversão.
Como o marketing de busca pode ser aplicado?
Após ter criado uma noção geral sobre o que é o marketing de busca, é interessante saber como é possível aplicá-lo em suas estratégias.
Para isso ser possível, é necessário entender as dimensões do tema, os links patrocinados e as buscas orgânicas.
Inicialmente, saiba que ao realizar uma pesquisa no Google, você receberá dois resultados, os patrocinados e os orgânicos. No entanto, existe uma diferença nítida entre esses dois tipos.
Resultados orgânicos
O primeiro tipo de resultado é o orgânico, fruto de uma frequência de postagem e traz resultados espontâneos em páginas de resposta.
Isto é, o Google ranqueia os conteúdos postados conforme o algoritmo da plataforma.
Nessa categoria de resultados orgânicos, o que é utilizado com frequência é o SEO, ou o Search Engine Optimization. O SEO é um conjunto de técnicas que visa otimizar o site ou as páginas.
Ressalte-se que os sites que aparecem na primeira página, de forma orgânica, não fazem nenhum tipo de investimento direto para estarem ali. Essa posição foi conquistada com base nas técnicas utilizadas.
Essas técnicas costumam ser frases curtas, linguagem direta, backlinks e afins. Ao falarmos em investimento indireto, estamos nos referindo a uma possível contratação de profissional que realize a aplicação do SEO.
Resultado dos links patrocinados
O outro tipo de resultado que aparece após uma busca é aquele proveniente de links patrocinados.
Como o nome já nos propõe, esses resultados surgem de investimentos, isto é, a marca fez algum tipo de pagamento para que o seu site aparecesse ali.
Um resultado não é melhor que o outro, cada empresa investe naquilo que se sentir mais confortável e o que for mais benéfico para a sua estratégia.
Nesse caso, você deve ter um orçamento disponível para o investimento.
No caso dos resultados de links patrocinados, eles aparecem em destaque, entre os primeiros links, considerando a palavra-chave procurada. Essa mídia paga também exige a aplicação de técnicas, não apenas o pagamento em si.
A fim de decidir qual estratégia é a mais benéfica, entenda cada uma delas e analise os seus objetivos.
Integração de estratégias do marketing de busca
Tenha em mente que as estratégias do marketing de busca podem ser integradas, pois, quando executadas de forma simultânea, os resultados podem ser ainda melhores.
Não há como dissociar uma estratégia da outra, afinal, cada uma possui o seu benefício e o rendimento adequado do site.
Por isso, podemos afirmar que os links patrocinados e os resultados orgânicos são ações complementares.
Seja qual for a execução, você obterá resultados positivos para a performance do seu negócio, basta saber se é possível investir nos dois ou qual seria melhor para os seus objetivos traçados.
Crie autoridade para a sua marca
Por fim, após contextualizar como funciona o marketing de busca e a sua importância, concluímos que você deve criar autoridade para a sua marca.
Afinal, um objetivo comum é que as marcas sejam uma referência na área inseridas. Isso é o que chamamos autoridade.
Nesse sentido, vemos como o marketing de busca é uma ferramenta importante para expor marcas no meio digital, tanto através do SEO como por links patrocinados. Hoje em dia, o marketing de conteúdo é uma tendência no que se refere às estratégias de marketing.
Nesse sentido, vemos que ser uma referência na área de atuação é um processo árduo e exige algumas estratégias, incluindo a otimização de sites.
Para otimizar o seu site, é possível utilizar os links patrocinados ou o próprio tráfego orgânico.
Conclui-se, portanto, que o marketing de busca é uma estratégia que deve ser analisada com os olhos dos seus objetivos. Isto é, ao planejar a maneira que você irá criar autoridade no mercado, considere investir no marketing de busca, se posicionando na área e criando autoridade para a sua marca.
Qual é a diferença entre SEO e CEO?
No artigo de hoje dia 18 de março de 2022 falaremos sobre: qual é a diferença entre SEO e CEO?
SEO para LinkedIn — Como usar o Linkedln na estratégia de SEO
Sabemos que o SEO (otimização para motores de busca) é um ponto fundamental na criação de uma estratégia para divulgação na web. Porém, é também nítido que esse mecanismo é associado ao Google em quase todos os momentos, então poucas pessoas sabem como usar SEO para LinkedIn.
Pois é, muitas pessoas não sabem, mas esse mecanismo pode ser utilizado para vendas. Ela é a maior rede social profissional do mundo e o que muitos se perguntam é como otimizar com ela.
Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente, a plataforma se tornou um sinônimo de divulgação de currículo e de vagas de trabalho. O famoso networking foi potencializado pelo uso da rede.
Considerações importantes sobre a rede
Com certeza a ideia de explorar a rede com o foco de aumentar negócios é algo interessante.
A pesquisa Social Media Trends do ano de 2019 demonstrou que o desenvolvimento do uso do LinkedIn por empresas cresceu cerca de 10%. No ano de 2018 cerca de 47% das empresas estavam nesse meio, agora, em 2022, o número ultrapassa os 57%!
Mas esses são apenas dados sem significado caso não saiba utilizá-los. Afinal, é realmente possível utilizar a rede para conseguir vender mais? Que tipos de estratégias podem ser utilizadas para criar algo mais denso e centrado para sua empresa? É sobre isso que vamos falar agora mesmo.
Então aproveite que o texto em questão pode ajudar bastante no seu desenvolvimento no LinkedIn.
Você deve fazer SEO para LinkedIn?
Bem, é importante saber como agir, veja bem os principais pontos da rede para se situar bem.
Com toda certeza o SEO para LinkedIn é referência em rede social profissional, mas ainda existe muito o que fazer para criar um ambiente propício para SEO!
Antes de tudo, se você já faz marketing em alguma outra rede, como o Facebook e Instagram, já terá uma grande vantagem já que a maioria trabalha sobre um mesmo tipo de divulgação.
A grande vantagem dessas redes sociais é que se facilita fazer publicidade dentro e fora das redes.
Entenda o SEO do LinkedIn
Antes de fazer grandes alterações em sua estratégia, entenda como funciona a rede social para SEO.
Isso porque, dentro de cada uma, existem diferenças na forma de se divulgar e ganhar relevância no motor de busca. Lembrando que esse motor de busca pode ser tanto do Google como do próprio LinkedIn.
Geralmente, se você possui uma empresa, deverá contar com critérios importantes para a elaboração de uma estratégia. O SEO para Linkedlin é feito para gerar relevância para aquelas pessoas que utilizam das práticas corretas para chegar a tal resultado.
Sendo assim, cada conteúdo e também a forma que seu perfil é construído irá gerar mais engajamento, portanto, o mecanismo de busca começará a ver você como mais importante.
Dessa forma, além de criar um SEO para LinkedIn, você também pode criar uma otimização que chame atenção para um blog ou até mesmo em outras redes sociais.
Aliás, é importante fazer sobre o conteúdo que pode produzir, veja mais a seguir.
Conteúdo para a rede
Bem, é verdade que para um bom SEO a produção de conteúdo é fundamental. Claro, fatores como formato da página e outros também influenciam, mas boa parte deles está bem feita no LinkedIn. Sendo assim, foque no conteúdo.
Mas afinal, o que produzir. O conteúdo da rede é mais diversificado, sendo assim seu SEO para Linkedlin pode ser feito a partir de imagens, textos e até vídeos. No entanto, não esqueça que a produção deve seguir uma linha lógica e não exagerada!
Por exemplo, se você divulgará sua empresa basta mostrar vídeos para ajudar no crescimento. Porém, a maioria das pessoas que começa nesta e em diversas outras redes são pequena nos negócios, por isso a produção de pequenos textos é eficiente.
Uma linguagem mais pessoal pode ajudar bastante a atrair pessoas. Pense ser uma rede social, então deve soar como uma fala de você para outras pessoas.
Utilize uma página para sua empresa
Bem, mas vamos lá. Você tem uma empresa e deseja divulgar no LinkedIn. Você já sabe as regras de SEO, mas ainda não entende como aplicá-las corretamente.
A primeira opção é criar uma página para a empresa, um recurso presente em outras redes sociais como Instagram ou Facebook.
Essa primeira página deverá ser a vitrine de sua empresa. Mesmo que não esteja vendendo um produto ali, as pessoas podem conhecer sua marca a partir deste local.
Em outras palavras, pode ser que não venda, mas irá obter autoridade para seu empreendimento.
E isso é importante para o SEO para LinkedIn na totalidade. Se você utiliza blogs ou sites para desenvolver sua empresa, pode utilizar sua relevância na rede social para alimentar esses outros canais.
Além disso, quanto maior o tráfego melhor o SEO, não é mesmo?
LinkedIn ADS
Muita gente nem mesmo sabe da existência desse recurso. Ele é chamado LinkedIn Ads e funciona assim como o Google Ads.
Nesse caso, você poderá divulgar, criando anúncios e alcançando aquelas pessoas que deseja.
Dessa forma você poderia fechar negócios com grandes perfis, dependendo do que vende no seu negócio. Além disso, o anúncio é direto, chega aquelas pessoas que já possuem alguma intenção de compra.
No entanto, você também deve considerar que existem formatos diferentes para esses anúncios, esses são:
- Conteúdo que aumenta o engajamento e alcance;
- Propagandas em textos;
- Anúncios mais dinâmicos e até personalizados;
- Aqueles elaborados com imagens.
Elabore o SEO para LinkedIn com base no que acredita ser o melhor para sua empresa!
Conclusão
Pronto! Você já está pronto para assumir o SEO para LinkedIn e também sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se dimensionar melhor no mercado.
Além disso, com tantas mudanças fica claro a necessidade de crescimento da marca dentro desse meio. A rede social é extremamente importante para pessoas comuns e também para empresas, quanto mais inserido nela estiver, mais oportunidades terá de aumentar seu SEO.
Veja esse artigo em formato de Web stories e tenha uma visao diferente das melhores estratégias de SEO para LinkedIn!
SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!
É fato que a internet é um grande contribuinte para o crescimento de uma empresa. No entanto, você precisa utilizar da maneira correta para conquistar que resultados almeja. E é por isso que você deve aprender a fazer SEO para Google meu negócio, já que ele pode lhe dar o que você espera. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar neste artigo.
O SEO para Google meu negócio é essencial para que o seu negócio possa ser conhecido. É aquele velho ditado, como você quer que as pessoas comprem da sua loja, se elas nem sequer sabem da existência dele? Portanto, para mudar essa realidade, não deixe de conferir as nossas dicas sobre esse assunto!
O que é Google meu negócio?
A grande parte das coisas estão mudando para o digital. Portanto, é preciso tentar se adaptar a esses novos moldes e padrão. As pessoas estão vivendo em uma época que prezam pela agilidade de informações e facilidade na resolução de problemas.
E pense bem: hoje, qual é a melhor forma de se conseguir esse resultado? Pela internet, é claro! E é por isso que a cada ano o Google vem trazendo novas ferramentas, para se adaptar a esses novos padrões e também auxiliar outras pessoas nisso.
O Google meu negócio, ou Google my business, é uma plataforma da empresa que visa dar aos empreendedores a chance de divulgar o próprio negócio. Ou seja, é uma chance única e que todo mundo deveria aproveitar.
Como essa é uma ferramenta gratuita, todos os resultados são orgânicos. Portanto, para que você aumente a relevância do seu negócio, é essencial que você aplique da forma certa o SEO para Google Meu Negócio.
Ademais, essa ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes. Ou seja, ela estreita os laços, o que é muito benéfico para o seu comércio. Fora isso, através dessa plataforma, as pessoas podem conferir as informações a respeito do comércio de uma forma muito mais rápida, ágil e fácil.
Como funciona o Google Meu Negócio?
É uma plataforma bem simples. Não há nada de complexo. Contudo, é justamente por essa característica que essa ferramenta dá resultados. Porque é uma forma simples de conferir algumas informações de um determinado local comercial.
Em suma, ele funciona da seguinte forma: você, empreendedor, deve cadastrar o seu negócio nessa ferramenta. A partir daí você precisa informar alguns dados básicos dele, como:
- Endereço;
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Eventos que vão acontecer;
- Site do estabelecimento, etc.
Essas simples informações já vão fazer uma grande diferença, mas ainda assim é preciso trabalhar com SEO para Google meu negócio, para que os efeitos sejam ainda mais positivos.
Além disso, à medida que as pessoas forem se relacionando com o seu negócio, ou seja, interagindo, fazendo comentários, adicionando fotos, avaliando, etc., também irá aparecer na sua página do Google meu negócio.
Essa estratégia, por mais simples que pareça, é muito benéfica, visto que as pessoas irão criar mais confiabilidade no seu negócio.
Porque o Google meu negócio é importante?
Porque essas informações impactam a vida de quem está navegando pelo buscador?
Imagine a seguinte cena: uma pessoa está em viagem na cidade de Campos do Jordão, por exemplo, e quer comer em um restaurante japonês.
Qual é a primeira coisa que ela faz? Pega o celular, abre o Google e digita “Restaurante japonês Campos do Jordão”. Contudo, se o seu negócio consegue suprir o desejo dessa pessoa, mas não está cadastrado na plataforma, como ela saberá da existência dele?
Sendo assim, como você pôde perceber, ainda que essa plataforma seja um tanto simples, ela pode lhe trazer novos clientes. Mas, como citado, isso deve ser feito da maneira correta, e é por isso que você deve usar SEO para Google meu negócio.
Veja tambem: SEO para iniciantes: Guia completo para quem está iniciando no marketing
7 Dicas de SEO local para Google Meu Negócio!
SEO local é aquele que se refere a região do seu negócio. No exemplo acima, criamos a hipótese de existir um restaurante japonês em Campos do Jordão. Então, o mais recomendado seria usar recursos do SEO local para o Google Meu Negócio.
Afinal de contas, por ser um espaço físico, você quer atrair clientes daquela localidade para ir até você. Por isso é benéfico ter essa estratégia de SEO local. Então, nos tópicos abaixo, mostraremos algumas dicas de como ele deve ser aplicado.
Menos tráfego, mais resultados
Não é porque um site tem um grande número de acesso mensal que ele tem sucesso. Às vezes, o seu concorrente pode possuir metade do tráfego que você tem, mas gerar mais resultados ao final do mês. E sabe por que isso acontece?
Porque muitas pessoas ainda estão focadas em gerar apenas tráfego. É claro que ele é importante, afinal de contas, faz com que o seu comércio se torne mais conhecido e tenha mais renome. Contudo, tráfego não é sinônimo de resultados.
O seu tráfego deve se basear em resultados, não apenas no número de acessos e visitas. Você precisa atrair as pessoas certas, para elas poderem lhe gerar resultados. E, para conseguir isso, deve-se aliar o SEO para Google meu negócio.
Quando algum usuário pesquisa por negócios locais, na grande maioria das vezes ele quer uma informação rápida, como telefone, endereço ou apenas as orientações para chegar no local.
E é por isso que você deve se esforçar para que essas informações sejam facilmente acessadas. Esse é um dos motivos pelo qual o Google está se dedicando em certas mudanças na ferramenta.
Então, quando o buscador apresenta o Local Pack, o usuário clica em uma das empresas que irá aparecer como resultado e lê todas as informações que desejar. Rápido, simples e muito prático. O usuário não precisa acessar o site para conferir informações das quais não precisas.
Gerencie seu negócio na plataforma
Já ouviu aquele ditado que tudo aquilo em que você dá atenção, tem vida? É cerca disso que queremos dizer com essa dica. Você precisa sempre gerenciar a sua empresa na plataforma, seja para adicionar informações, seja para atualizar algumas coisas, ou seja, para responder alguma dúvida de um dos usuários.
Pense bem! Se você chega no endereço de um restaurante, e ele aparenta estar abandonado, você teria coragem de entrar e consumir no local? No Google meu negócio não é diferente. Quando você abandona a sua empresa na plataforma, o usuário pode julgar que ela não existe mais, por exemplo.
Ou, em alguns casos, o cliente pode pensar que as informações são muito antigas e que não correspondem mais com a realidade. Portanto, nem que seja uma vez a cada dia, procure gerenciar a sua empresa na plataforma.
Então, se em algum dia de feriado o horário de funcionamento da sua loja diferir, procure atualizar os dados, para que o usuário note que a sua empresa ainda está ativa, e que se preocupa com eles. Fora isso, você também pode adicionar fotos, nem sempre é preciso esperar que algum usuário faça isso por você.
Tenha em mente que qualquer dado preenchido pode determinar a tomada de decisão do consumidor. Então, quanto mais completo o seu cadastro estiver, mais confiança do Google e dos usuários você conquistará.
Contudo, para alguns segmentos, o Google meu negócio vai além desses dados básicos. Se a sua empresa é sobre hotéis, por exemplo, alguns anúncios pagos permitem que o usuário visualize preços de diária ali mesmo na SERP.
Agora, se você tem comércio de restaurante com entrega, o Google pode informar ao usuário em quais aplicativos ele pode solicitar.
Utilize as ferramentas à sua disposição
Essa dica até se complementa com a anterior. Afinal de contas, quando você usa uma ferramenta do Google meu negócio, você está gerenciando a sua empresa. Mas, com essa dica, estamos querendo dizer para que você interaja com o seu público através das perguntas feitas.
A ferramenta de perguntas e respostas é um ótimo critério de credibilidade, além de criar laços com os seus clientes. Outra coisa que você deve fazer uso são os Google Posts, que servem para publicar atualizações e novidades sobre a empresa.
Dessa forma, se você possui uma empresa de eventos, você pode anunciar os eventos da semana, o que incita a curiosidade das pessoas. Ademais, o Google meu negócio tem prometido trazer outras novidades, então fique atento.
Incentive as avaliações
A ferramenta de perguntas e respostas é um dos fatores para rankeamento. Portanto, você deve incentivar que os seus clientes façam algum comentário sobre o local ou mesmo dê as famosas estrelinhas.
Além de criar conexões e fazer com que outras pessoas se interessem pelo seu comércio, acaba elevando a confiança que outros depositam em você e no seu negócio. Ademais, o buscador consegue entender o que os usuários pensam sobre a empresa.
Então, se muitas pessoas comentam que o seu restaurante tem “comida boa e barata“, o Google consegue entender essas palavras-chave e pode te posicionar nela. Portanto, fazer com que os seus clientes falem de você no Google meu negócio só irá te trazer benefícios.
Mas, para isso poder acontecer, primeiro é preciso habilitar essa opção. E já te adiantamos, críticas irão acontecer. E, nessa situação, você deve avaliar bem o que irá responder, para poder resolver o problema sempre que necessário.
Além disso, não podemos deixar de falar que o próprio Google oferece um marketing kit para a criação de posts que incentive os clientes a darem feedback nessa ferramenta. Portanto, não perca tempo!
Crie parcerias
Uma das formas de mostrar que você tem relevância é criar parcerias. Aos olhos do Google, construir autoridade na web é o mesmo que conquistar backlinks e citações de outros sites de qualidade, confiança e autoridade.
Ao nível local, isso é ainda mais importante. Afinal de contas, fazendo isso, o Google consegue entender melhor qual é o nível de destaque do estado, na cidade ou no bairro. Pense em diferentes formas de citações e links de negócios locais da sua região.
Contudo, ao criar esses links, você deve se preocupar em manter os dados da empresa sempre corretos.
De acordo com algumas pesquisas, a inconsistência de dados é o principal problema para rankear as páginas localmente.
Veja tambem: Como comprar backlinks brasileiros? Pacotes com DR 30|50|80+
Site responsivo
Atualmente, as pessoas podem acessar sites de várias plataformas, seja PC, notebook, celular, “tablet”, etc. Portanto, o seu site deve ser agradável de se ler em todas as plataformas. É cerca disso que estamos querendo dizer com site responsivo.
Fora isso, dê uma certa atenção de como o seu site ficará nos celulares. Afinal de contas, as pesquisas através de um dispositivo móvel têm crescido bastante nos últimos tempos. Esse também é um fator bem importante para posicionamento.
Além disso, ao deixar o seu site responsivo, você deve considerar quais informações são mais importantes para quem acessa o site pelo celular. O número de contato e as informações de como chegar são mais importantes que a página “sobre nós”, por exemplo. Portanto, leve isso em consideração.
Marketing de conteúdo focado no seu local
Se você quer que o seu site cresça no local onde o seu comércio está, é preciso que ele possua uma boa base de conteúdos focados na sua região. Independente da técnica aplicada, você deve oferecer conteúdos de qualidade.
Então, se você tem um restaurante mexicano em Porto Alegre, que tal criar um artigo sobre as principais atrações da cidade, e referenciar o seu restaurante? É uma técnica um tanto simples, mas com certeza essa é uma ótima técnica de SEO para Google meu negócio.
Recursos que o Google meu negócio proporciona!
O Google meu negócio quer que o seu negócio cresça usando essa plataforma. E é por esse motivo que ele disponibiliza alguns recursos. Um exemplo disso é o fato de a empresa oferecer um kit explicando sobre marketing, e como fazer para aplicar na sua empresa.
Fora isso, a plataforma possui vários outros cursos gratuitos que podem te ajudar a entender como usar essa ferramenta o melhor possível. Ainda que seja trabalhoso, é muito recompensador. Dentre outros recursos que o Google meu negócio proporciona, podemos citar:
- Conversar com os seus clientes 1 a 1;
- Configurar postagens;
- Gerenciar seu site;
- Oferecer informações adicionais do seu negócio;
- Responder às perguntas frequentes;
- Receber feedback.
Dúvidas sobre o Google meu negócio!
Se você começou a usar o Google meu negócio a pouco tempo, é normal que você tenha algumas dúvidas. No entanto, é preciso que todas elas sejam sanadas, para que você se sinta mais confiante de usar essa plataforma. Portanto, nos tópicos abaixo, falaremos sobre as dúvidas mais comuns a respeito desse assunto.
Como alterar o endereço no Google meu negócio?
Pode acontecer de você ter de mudar o seu comércio para outro lugar. E, para não perder clientes, você deve atualizar essa informação na plataforma. Portanto, para realizar esse procedimento, tudo o que você deve realizar, é:
- Clicar na ficha que deseja fazer alteração;
- Ir ao menu “Informações”;
- Encontrar o campo de endereço;
- Apertar no ícone de lápis de edição;
- Em seguida, na janela que irá aparecer, coloque o novo endereço;
- Clique em “aplicar”;
- Aguarde a revisão e aprovação do Google.
Ao fazer isso, o seu pedido já foi enviado e, em alguns minutos, haverá essa atualização. Ademais, salientamos que você pode adicionar o novo endereço escrevendo-o por extenso ou arrastando o pino vermelho ao local correto.
Como apagar fotos no Google meu negócio?
Isso dependerá um pouco. Se foi você mesmo quem postou a foto, é bem mais simples de excluir. Para tal, a única coisa que deve ser feita é:
- Acessar o aplicativo;
- Clicar em “Perfil”;
- Ir até à aba “fotos”;
- Localizar a foto que quer excluir;
- Clicar nos três pontinhos, situado no canto superior direito;
- Apertar em “excluir foto”.
Agora, se foi um usuário que postou a foto, não é assim tão simples. Você não pode apenas fazer esse mesmo procedimento para exclusão. E isso acontece porque um dos princípios do Google meu negócio é prezar pela transparência.
Portanto, para realizar esse procedimento você deve denunciar a foto, ou sinalizá-la como imprópria. E, ao fazer isso, o Google analisará a questão. No entanto, não é certeza de que a imagem será excluída. Isso só irá acontecer caso o Google considere a foto leviana coisas do gênero.
Como excluir os comentários do Google meu negócio?
Falamos no tópico anterior que uma das premissas do Google meu negócio, é prezar pela transparência. Sendo assim, você não pode apenas excluir um comentário ou avaliação. Para isso ocorrer, você também deve denunciar, para que ela passe por uma análise.
Então, se você denunciou um comentário negativo, mas que foi sincero, é bem provável que essa avaliação seja mantida. Portanto, nessas situações, recomenda-se que você procure uma forma de intermediar o problema e resolvê-lo.
Fora isso, caso sejam feitas avaliações fakes positivas, ainda que elas não sejam denunciadas, é provável que elas desapareçam. Afinal de contas, o algoritmo consegue entender quando há essa manipulação. Sendo assim, não faça isso, pois o Google irá lhe enxergar com maus olhos.
Como usar as palavras de transição para melhorar o SEO e a experiência do usuário?
A otimização para motores de busca (SEO) é uma preocupação crescente para qualquer negócio que deseja melhorar o desempenho das suas páginas na “internet”. Angariar mais visitantes e, após isso, gerar “leads” para transformar em clientes é uma necessidade de, basicamente, todas as empresas. Com isso, as palavras de transição para SEO terão uma função importantíssima nesse processo.
Apesar de ser um conceito que não é tão abordado e lembrado pelos gestores de otimização, essa categoria de palavras são fundamentais para tornar qualquer texto atrativo e fácil de ser consumido.
Entretanto, apesar de possuir uma grande influência no ranqueamento das páginas de busca do Google, as palavras de transição não são analisadas diretamente pelos motores do buscador.
A verdade é que existem outras métricas influenciadas pela presença das palavras de transição para SEO e que, por sua vez, são analisadas diretamente para a definição das posições das páginas.
Em um primeiro momento, você pode ter ficado um pouco confuso sobre o assunto, porém, fique tranquilo, pois vou te mostrar exatamente o que você precisa saber sobre essa categoria de palavras e como utiliza-las nos seus conteúdos.
O que são palavras de transição?
Conhecendo ou não esse conceito, você, certamente, visualiza palavras de transição a todo momento em qualquer texto que tenha coerência e seja fácil de ser lido.
Isso porque estas palavras servem exatamente para construir fluidez durante a leitura e tornar o processo de aquisição de conhecimento mais fácil, e prazeroso.
Para ser mais prático, imaginamos o processo de construção das ideias que embasam qualquer categoria de produção textual. Você concorda que o conjunto de parágrafos é uma soma de pensamentos que comunicam algo, correto?
As palavras de transição para SEO servem exatamente para unir diferentes pensamentos e tornar toda a leitura mais fácil. Dessa forma, o usuário consegue perceber a conexão entre as frases e cria uma ordem de raciocínio na cabeça.
Vamos a um exemplo. Assim, você conseguirá entender facilmente o conceito que estamos analisando:
- “Estudar SEO é importante, porém, não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Dessa forma, um profissional qualificado deve buscar conhecer, também, as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”;
- “Estudar SEO é importante. Não podemos esquecer que o marketing é construído por diversos segmentos. Um profissional qualificado deve buscar conhecer as áreas adjacentes à otimização para motores de busca”.
Analisando às duas sentenças, você consegue perceber a diferença? Certamente, ler e compreender o parágrafo 1 é mais fácil e a leitura se torna mais fluida. Por outro lado, a leitura do parágrafo 2 se torna rebuscada e mais “chata”.
Isso acontece porque os termos “porém”, “dessa forma” e “também” são palavras de transição, ou seja, conectam frases que, de certa forma, são independentes, dando sequencialidade a uma ideia.
Porque as palavras de transição são importantes para SEO?
Quando se fala em criação de conteúdo, principalmente para Blogs, onde a carga textual é maior que em outros canais, precisamos nos atentar sempre para a qualidade do texto e a experiência do usuário durante a leitura.
Dessa forma, começamos a considerar alguns artifícios na estrutura do conteúdo que acabam facilitando a vida do visitante e tornando a página mais atrativa.
Naturalmente, as palavras de transição para SEO serão um dos pontos essenciais para tornar um texto efetivamente bom, com potencial suficiente para brigar pelas primeiras posições de qualquer buscador.
No entanto, como citamos previamente, o tema do nosso artigo não é analisado diretamente pelo Google, pelo Bing ou qualquer outro buscador. Portanto, precisamos entender essa relação indireta.
O Google lê o texto e interpreta as palavras de transição?
Apesar de os algoritmos do Google e de todas as outras ferramentas mais populares da internet estarem evoluindo de forma assustadoramente rápida, eles não fazem a leitura completa do texto, incluindo as palavras de transição.
Nesse sentido, o seu texto precisa possuir uma boa taxa de utilização dessas palavras para podermos entender como atrativo aos usuários. Isso sim! Fará com que o Google ranqueie melhor o seu conteúdo.
Por exemplo, quando o visitante chega em um conteúdo do seu “blog” e começa a leitura, é fundamental que a fluidez na observação das ideias seja notada e a facilidade de consumo do conteúdo, seja um fator de destaque.
Assim, é muito provável que o usuário permaneça na sua página, consuma o conteúdo na íntegra e, além disso, tenha mais oportunidades de realizar qualquer outra categoria de ação, como visitar outras páginas ou entrar em contato com você.
Todas as possibilidades de interação nascem com uma leitura agradável. Caso esse primeiro fator falhe, dificilmente você conseguirá manter as pessoas por muito tempo lendo o seu artigo.
Partindo para o que o Google realmente analisa.
Se entendermos que determinado conteúdo está bem escrito, com as palavras de transição para SEO sendo utilizadas da forma correta, provavelmente a retenção dos visitantes será cada vez maior.
Além disso, uma parte das pessoas possivelmente consumirá o conteúdo e partirá para outras páginas do seu site ou “blog”, interagindo ainda mais com os seus conteúdos.
Esse comportamento do usuário é analisado pelo Google a todo momento e é exatamente essa análise que será influenciada pelas palavras de transição.
Em um texto bem construído e utilizando esse segmento de palavras, entende-se que as pessoas ficarão por mais tempo, terão uma quantidade maior de interações e mostrarão ao Google que o seu conteúdo é relevante.
Como a relevância dos conteúdos é tudo o que o Google busca para entregar aos seus usuários, o seu artigo ganha posições e pode figurar, inclusive, entre os primeiros da página de resultados.
Conhecendo as categorias de palavras de transição para SEO.
Quando segmentamos uma classe de palavras como palavras de transição, podemos separá-las em subgrupos que auxiliarão ainda mais o processo de emprega-las nas suas construções de ideias.
Isso porque, antes de empregar uma palavra de transição, é necessário entender o contexto a ser inserido, a ideia que deve ser passada e a sensação que o usuário precisa ter ao consumir o conteúdo.
Sendo assim, segmentar os termos facilita a vida do produtor de conteúdo e torna a construção do “texto ideal” ainda mais objetiva.
Introdução
Esta categoria de palavras de transição para SEO se encaixa muito bem em inícios de frases, ou quando você está iniciando uma nova ideia e quer deixar claro para o leitor.
Alguns exemplos são:
- A princípio;
- Antecipadamente;
- Desde já;
- À primeira vista;
- Primeiramente;
- Em primeiro lugar;
Exemplo de frase: A primeira vista, as palavras de transição não parece ser tao importante, no entanto, são fundamentais para a legibilidade e escaneabilidade do texto.
Naturalmente, os exemplos são inúmeros, haja vista a grande variedade de palavras e termos que possuímos na língua portuguesa. No entanto, quando compreendemos a ideia dos termos, fica mais fácil encontrar a palavra correta.
Vale lembrar que muitas das palavras de transição são sinônimos, ou seja, se torna ainda mais fácil mesclá-las na publicação para evitar uma repetição desnecessária de palavras.
Continuação
As palavras de transição para SEO de continuação já se encaminham para uma linha de continuidade de uma ideia. Nesse caso, elas serão utilizadas no meio dos pensamentos.
Isso não significa que elas não podem aparecer no início de uma frase ou parágrafo, no entanto, precisa-se compreender que elas darão continuidade ao que foi falado na frase ou no parágrafo anterior.
Confira alguns exemplos de palavras de transição de continuação:
- Contudo;
- Porém;
- Todavia;
- Entretanto;
- Por exemplo;
- Ainda assim;
- Nesse sentido;
- Em outras palavras.
Exemplo de frase: as palavras de transição se tornaram indispensáveis nos últimos tempos, quando falamos de otimização de conteúdo. Entretanto, se atualizar e aplicar as estratégias de SEO on-page em conjunto é crucial para o sucesso de qualquer site na “internet”.
Assim como as palavras de introdução, também podemos estender muito mais os exemplos, porém, a quantidade citada já será suficiente para a compreensão da ideia.
Tempo
Nossa terceira categoria de palavras de transição para SEO traz, também, a sequencialidade das ideias, porém, emprega uma característica temporal que não pode ser realizada pelas categorias anteriores.
As palavras de transição de tempo trabalham para que o usuário consiga ter noção de fatores como prazo, urgência, entre outros que envolvem o tempo.
Alguns exemplos de palavras de transição de tempo são:
- Enquanto;
- Em seguida;
- Imediatamente;
- Finalmente;
- Agora;
- Ao passo que;
- Às vezes.
Exemplo de frase: esse artigo explica o que são as palavras de transição e como usar. Agora, depende de você aplicar no conteúdo para ter resultados!
É importante lembrar que as palavras de transição não dependem umas das outras para existirem. É possível empregar apenas uma na sua frase, buscando determinada fluidez, sem maiores problemas.
Comparação
A quarta das nossas categorias de palavras de transição para SEO trata de, como o próprio nome sugere, comparações entre sentenças. Esta comparação pode seguir uma linearidade ou se tornar adversativa.
Tudo depende da forma como é empregada e da ideia que se deseja passar para o leitor durante o texto.
Abaixo, alguns exemplos:
- Por outro lado;
- Bem como;
- De maneira idêntica;
- Ao contrário;
- Conforme;
- Analogamente;
- Tanto quanto.
Exemplo de frase: as estratégias de SEO no texto se tornaram um dos pilares mais importantes para ranquear bem nos últimos anos. Por outro lado, as estratégias OFF-page ainda continua sendo importante no posicionamento de um site no Google.
Podendo ser empregada tanto em início quanto meio ou fim de frase, esta categoria de palavra pode contribuir e muito para o alinhamento dos seus pensamentos, tornando os seus conteúdos muito mais fáceis de se consumir.
Conclusão
A última categoria das palavras de transição é a de conclusão. Esta é utilizada para finalizar pensamentos e concluir raciocínios. Sendo assim, pode ser utilizada no início ou no meio dos parágrafos, porém, sempre com o tom de finalização.
Por exemplo, ao fim deste conteúdo, provavelmente você verá alguma palavra de transição de conclusão, sinalizando que o artigo está chegando ao fim e que as ideias estão sendo finalizadas.
Confira alguns exemplos de palavras de transição de conclusão:
- Por fim;
- Definitivamente;
- Assim;
- Logo;
- Acima de tudo;
- Enfim;
- Em suma.
Exemplo de frase: por fim, use esse artigo para melhorar a qualidade do conteúdo trabalhando as palavras de transição para melhorar a experiência do usuário.
Algumas dessas palavras são utilizadas, inclusive, para resumir um raciocínio em poucas palavras. Por exemplo: alguns parágrafos deste conteúdo iniciam com “em suma”, principalmente quando uma definição vem logo em seguida.
Como saber se estou utilizando a quantidade de palavras de transição?
Essa é uma pergunta muito comum, já que não existe um valor fixo de palavras de transição para SEO a serem “catalogadas”.
Se você possui um “blog” em WordPress, posso te dizer que os seus problemas acabaram. Isso porque existe um plug-in específico para Worpress que se chama Yoast SEO e é extremamente popular entre os usuários.
Conhecendo o Yoast!
Ao instalar o plug-in no seu WordPress e acessar a parte de criação de artigo, provavelmente algumas mensagens aparecerão mais ao final da página.
Assim, será possível identificar possíveis falhas na otimização da página e do site em que ela está inserida. No entanto, você pode averiguar e decidir o que precisa realizar para reduzir a quantidade de avisos de advertência.
Tais advertências podem ser sobre a quantidade de palavras de transição, quantidade de frases com mais de 20 palavras, entre outros.
Basicamente, este plug-in é excelente para monitoramento de SEO e quanto mais você conseguir segui-lo melhor, todavia, realize as alterações de uma forma que mantenha a essência do seu conteúdo.
O que o Yoast Analisa?
Geralmente, existem dois fatores macro que o plug-in Yoast! SEO analisa ao averiguar um texto: legibilidade e escaneablidade.
Para você entender melhor, trabalharemos estes dois termos separadamente e rápida.
Legibilidade
O primeiro ponto é, sem dúvidas, a legibilidade. Para o plug-in, alguns parâmetros precisam ser respeitados para que o texto seja julgado como atrativo para o leitor.
Vale ressaltar que grande parte, se não a maioria, dos “blogs” é desenvolvida em WordPress, logo, a aderência ao Yoast é massiva por parte dos usuários.
Sendo assim, o plug-in consegue identificar as necessidades de melhoria para tornar o texto mais atraente e mais propício para subir posições nos buscadores.
Todavia, se não preparamos as páginas, de forma planejada e bem estruturada, dificilmente conseguiremos atender a todas as demandas.
Em suma, a legibilidade avalia a facilidade com que o leitor lerá o texto proposto. Dentre os diversos fatores analisados, estão as palavras de transição para SEO.
Além disso, o plug-in ainda analisa a quantidade de palavras por frase e, também, a complexidade das palavras e das frases que compõem o texto.
Escaneabilidade
Por outro lado, o plug-in também analisa a escaneabilidade do texto, que se resume à facilidade com que o usuário consegue entender sobre o que o texto se refere sem precisar consumi-lo por completo.
Para que a escaneabilidade seja entendida como boa! O texto deve ser dividido em subtítulos, cuja densidade de palavras entre cada subtítulo não pode ultrapassar 300 palavras.
Além disso, a escaneabilidade também possui como característica o tamanho dos parágrafos. Entende-se que parágrafos amigáveis possuem entre 2 e 3 linhas.
Todos esses fatores fazem com que o usuário consiga acessar a página, arrastar a barra de rolagem rapidamente e compreender tudo o que o texto trata por meio dos subtítulos.
Existe um número mínimo de palavras de transição para SEO?
Na prática, não existe uma quantidade pré-definida como boa! Até porque esse valor poderia variar conforme o tamanho do texto, no entanto, é importante analisarmos a experiência do leitor.
Se partimos do pressuposto que as palavras de transição para SEO interferem indiretamente no ranqueamento das páginas, precisamos analisar os fatores que mantém relação direta com o posicionamento nos resultados de busca.
A partir daí, entendemos a experiência do usuário como um fator-chave. E é exatamente isso que consideraremos para compreender se a quantidade de palavras de transição está boa ou não.
Para te auxiliar, o próprio Yoast faz sugestões sobre a quantidade, no entanto, a análise humana é essencial para garantir a melhor fluidez na leitura.
Como escolher os termos ideais?
Quando nos deparamos com um “catálogo” vasto de termos de transição, podemos nos sentir perdidos, sem saber qual utilizar e em, qual momento.
Nesse sentido, existe a necessidade de interpretar tanto a aplicação de cada uma das palavras quanto o momento do conteúdo visando compreender qual é o sentido que queremos dar àquela palavra de transição.
Além disso, é primordial que você tenha ciência sobre o tom que o interlocutor costuma se comunicar com o leitor. Isso porque as palavras de transição também precisa ter uma linguagem amigável e conforme o que já é praticado.
Dessa forma, não podemos utilizar uma palavra como “nesse ínterim” quando, realmente, a comunicação no “blog” é extremamente informal.
As palavras de transição me colocarão na primeira posição do Google?
É natural que nós sempre estejamos buscando respostas concretas para os nossos questionamentos, assim como buscamos fórmulas mágicas para resolver os nossos problemas.
Todavia, não olhe para as palavras de transição para SEO com a famosa “síndrome do objeto brilhante”.
Adequar o seu texto a essas orientações de harmonização textual não fará o seu texto subir diversas posições e, também, a ausência de tal adequação não será o fim dos tempos.
Pelo contrário, as otimizações de SEO englobam diversos fatores pertinentes e que juntos, formam o ranqueamento dos buscadores. Sendo assim, você também precisará se ater aos outros fatores pertinentes à busca orgânica.
No entanto, quando se fala das primeiras posições, é natural que a disputa seja no detalhe, o que faz com que o comportamento do usuário possa ser um pequeno diferencial que contribuirá para subir ou descer degraus.
De qualquer forma, as palavras de transição são mais um ponto de análise dentro da sua estratégia de SEO. Mantenha os conteúdos sendo construídos com grande apreço e você será recompensado.
Tome cuidado com a necessidade de estar 100% com o plug-in Yoast!
Apesar deste plug-in para WordPress, ser excelente e entregar orientações fundamentais para uma preparação melhor do texto, é fundamental que o bom senso seja aplicado em conjunto.
Isso porque o algoritmo do Google e dos outros buscadores e o comportamento do usuário são coisas extremamente voláteis e podem mudar por diversos fatores.
Dessa forma, mesmo que o plug-in indique que o seu texto está perfeito, pode ser que, na prática, as coisas não aconteçam na maior das perfeições e as primeiras posições não venham tão rapidamente.
Por outro lado, se você julgar que o texto está exatamente como você gostaria, porém, o Yoast indicou alguma necessidade de mudança, avalie cuidadosamente e sinta-se livre para alterar ou não.
A decisão final precisa ser sua, pois você terá o sentimento do que cativará ou não o seu público. Nesse sentido, partimos do pressuposto que você conhece melhor do que ninguém a sua audiência, melhor inclusive do que o Yoast.
Conclusão sobre as palavras de transição para melhorar o SEO
Geralmente, recapitularemos como você utilizará as palavras de transição para SEO e potencializar ainda mais o ranqueamento das páginas do seu site ou “blog”.
Lembre-se de analisar o seu texto de uma forma que priorize a experiência do usuário. Dessa forma, as métricas de comportamento melhorarão e, consequentemente, o Google visualizará o seu conteúdo como relevante.
As palavras de transição serão perfeitas para iniciar, conectar e finalizar ideias. Utilize-as livremente, visando sempre melhorar a legibilidade do seu texto, sem esquecer, em momento algum, da escaneabilidade dele.
O plug-in Yoast será perfeito para analisar a utilização das palavras de transição e poderá ser um excelente parâmetro de avaliação da qualidade do conteúdo.
No entanto, é preciso ter senso para entender que o algoritmo que analisa o texto não possui o raciocínio e a compreensão de ideias de um ser humano. Logo, tenha o seu entendimento como prioridade.
Se o plug-in avaliar o conteúdo com algum ponto negativo, entenda a natureza desta avaliação e verifique se as alterações são necessárias ou desnecessárias.
Muitas vezes, a sua ideia prevalecerá sobre o que o plug-in aconselha, já que é você que tem a noção do comportamento do cliente, e não a máquina.
Com o tempo e com a prática, a utilização das palavras de transição para SEO se torna natural e você conseguirá, cada vez mais, variar os termos e tornar o seu texto cada vez mais rico.
Todavia, atenha-se sempre à linguagem que você ou a sua empresa se comunica com o cliente, para existir coerência na comunicação, sem excessos de formalidades ou coloquialidades excessivas.
Você já conhecia o conceito de palavras de transição? Costuma utilizá-las nos seus textos? Deixe nos comentários e conte-nos um pouco da sua experiência com esta pequena parte das otimizações de SEO.