Em primeiro lugar, é importante destacar que todo tipo de empreendimento deve investir no posicionamento online. Caso contrário, será um retardatário na corrida pelo lucro. Desta forma, vamos te apresentar as seis dicas essenciais de SEO para startups.
Antes de continuar, vamos ressaltar que as dicas são do especialista Deep Moteria, do portal News Break. Ele já trabalhou com mais de cem empresários e entende do assunto. Também vamos te mostrar algumas sugestões do Google sobre este tema.
Veja as matérias:
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Seis dicas essenciais de SEO para Startups
Desde o surgimento da Internet, as empresas tiveram que mudar a sua visão sobre autoridade e reconhecimento. Assim, elas tiveram que aprender sobre as ferramentas disponíveis para ajustar o foco. Com o surgimento dos grandes sites de pesquisa, como Yahoo e Google, veio a necessidade de dominar o SEO.
Sendo assim, é imprescindível ter um ponto de partida. Antes de compartilhar as dicas do especialista Deep Moteria, vamos te mostrar um vídeo do Google. Nele, a consultora Maile Ohye mostra os primeiros passos que uma startup deve dar no SEO.
Agora, vamos a primeira dica de Deep Moteria. Hoje, as startups devem reservar um orçamento para o SEO.
Tenha um orçamento específico para SEO
Todo bom investidor sabe da necessidade de um orçamento bem feito. Cada setor deve ter a sua reserva. O mesmo acontece com o Estado, que cria uma lei orçamentária para definir o teto de gastos.
Dessa forma, a sua startup precisa de um orçamento para SEO. Afinal, a reserva será gasta em construção de autoridade, reconhecimento e posicionamento. São quesitos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer marca.
Analise as palavras chaves dos seus concorrentes
A princípio, é comum acreditar que uma ideia inovadora não encontra concorrentes no mercado. Pois bem, isso não é verdade. A sua startup aprende junto com o setor.
Assim, é muito importante analisar como as maiores empresas do seu setor se comportam na Internet. Para fins de SEO, é muito importante prestar atenção nas palavras-chave. É um ponto de partida.
Após analisar as palavras-chave, você verificará o conteúdo dos seus concorrentes. Dessa forma, a sua startup pode descobrir como é a comunicação do seu setor. Com isso será mais fácil direcionar a produção do conteúdo.
O tamanho do conteúdo importa
Nesse sentido, o Google entende que os conteúdos maiores são, em tese, mais relevantes que os menores. Aliás, artigos com mais de 2000 palavras têm mais chance de ocupar as primeiras posições do SERP do que as de 500. São considerados de formato longo.
No entanto, não fique preso a um número. No final, a qualidade do conteúdo é mais relevante. Portanto, uma boa estratégia é trabalhar com vários formatos de material.
Ou seja, separe os assuntos abordados pela sua startup em categorias. Em seguida, defina uma linha editorial que abranja todo o espectro do formato de conteúdo considerado pelo Google. Assim, fica mais fácil ter um bom desempenho no SEO.
Pesquise as palavra-chave do seu nicho
Na segunda dica, a meta era pesquisar as palavras-chave do seu concorrente. Agora, é necessário verificar aquelas utilizadas no nicho da sua startup. Afinal, é muito difícil que as empresas já tenham esgotado todos os termos.
Aliás, muitas startups demoram muito tempo para se preocupar com as palavras-chave. Na verdade, elas deveriam fazer isso desde o começo. Afinal, as inovações são aceitas com mais facilidade quando as soluções propostas são amplamente divulgadas.
Portanto, invista numa equipe que faça a pesquisa das palavras-chave. É importante agir desde o começo. É essencial para o bom desempenho no SEO e a construção de autoridade da marca.
A tal da cauda longa
Além das palavras-chave, que são termos específicos, é importante pesquisar as palavras-chave de cauda longa. Ou seja, são frases recorrentes que aparecem num termo de pesquisa.
Por exemplo, imagine que a sua startup quer desenvolver uma tecnologia que transforma a água do mar em potável. Uma frase interessante para posicionar a sua marca seria: “Jeito fácil de transformar a água do mar em potável”. A partir dela a sua empresa pode abordar o assunto para construir autoridade.
Além disso, os termos de cauda longa são mais fáceis de indexar e ranquear. Eles atendem as pesquisas específicas. Feitas por usuários mais interessados.
Links; internos e externos
Para que a sua startup tenha um bom desempenho em SEO, é preciso que o conteúdo tenha links internos e externos. A dinâmica é muito simples. Os internos são os que direcionam para conteúdos do seu site. Já os externos são os que levam o usuário para página de um terceiro.
No entanto, o gerenciamento de linkbuilding é complicado. É necessário que uma pessoa especializada seja responsável pelo serviço. Afinal, faz toda a diferença para o SEO.
Assim, os links quebrados ou considerados intrusivos podem atrapalhar os seus resultados. Sendo assim, invista num profissional qualificado que dê conta da tarefa.
Algumas considerações
Pois bem, a sua startup já tem as informações necessárias para dar os primeiros passos bem sucedidos de SEO. Mas há outras questões a considerar.
Considere começar o trabalho em SEO antes das campanhas de marketing. Acredite em mim, é mais fácil produzir conteúdo a partir dos objetivos de otimização.
Além disso, você deve traçar metas e acompanhar os resultados. Assim, a sua startup pode reconhecer os pontos positivos e negativos para traçar novos objetivos.
Para finalizar
Bom, se você leu até aqui, então tem consciência da importância e dos benefícios do SEO. Ele é fundamental para qualquer empreendimento. Portanto, precisa de investimento e compromisso.
Por fim, as dicas de SEO para startups são o ponto de partida. A partir daqui, você já sabe por onde começar. Por fim, aproveite para aprofundar sua pesquisa com o Google:
- Ferramentas para ajudar você com a sua nova startup
- Ajuda e suporte de SEO do Google
- Sobre opções de correspondência de palavra-chave