Em primeiro lugar, a Internet é uma ferramenta que pode destacar qualquer empreendimento. Para isso, o responsável deve estar atento aos recursos disponíveis para conquistar bons resultados. Hoje, nós vamos te mostrar dicas de SEO para melhorar o posicionamento de pequenas e médias empresas.
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De fato, as empresas disputam mais espaço na Internet. Ao contrário do que se imagina, há espaço para pequenos e médios empreendimentos. Sua loja, marcenaria ou padaria será vista quando otimizar as citações locais, o site, conteúdo e os links.
Neste artigo, você encontrará três dicas de SEO local para pequenas e médias empresas. Leia até o final, aplica todas as sugestões e você será surpreendido com os resultados que a Internet pode entregar.
1. Cadastrar os dados no Google Maps
A princípio, vamos conhecer os principais dados que a sua empresa precisa divulgar: nome, endereço e contato. Sem tais informações, fica difícil se destacar na Internet.
Além disso, para ser listado e classificado no Google Maps, a sua empresa deve ser legítima. Assim, é indispensável cumprir todos os requisitos legais.
Ao passar pela fase burocrática, a sua empresa já pode ser cadastrada no Google Maps. Ademais, os dados também são usados para cadastrar o seu negócio em outros sites. Portanto, certifique-se de usar todas as informações em todas as plataformas.
Dessa forma, você deve fornecer as seguintes informações:
- Nome, endereço e contato;
- URL do Site, ou da Rede Social;
- Uma descrição com até 50 caracteres que deve incluir o nome da cidade e o tipo de negócio;
- Uma descrição de até 250 caracteres para dar mais detalhes sobre a empresa;
- Fotos atualizadas;
- Categoria do empreendimento;
- Palavras-chave para classificar o negócio.
A partir dessas informações, você pode cadastrar a sua empresa para ser encontrada no Google Maps. Agora, ela já está pronta para ser citada.
2. Citações locais
Bom, a sua empresa já está cadastrada no Google Maps. Ou seja, o seu negócio aparecerá no aplicativo quando o usuário pesquisar por uma palavra-chave correspondente. Por exemplo, se você tiver um restaurante, ele aparecerá na pesquisa quando alguém buscar por esse termo.
Contudo, isso não é o suficiente. O consumidor busca por mais informações, principalmente pela opinião do público. Para tal, as citações locais são ótimas aliadas.
Nesse sentido, as citações são menções online do nome, endereço ou contato da empresa local. Elas podem acontecer em sites, aplicativos ou redes sociais. Assim, o Google Maps mostra as referências que o público fez do seu negócio.
3. Comentários são essenciais
Nesse sentido, os comentários são fundamentais para o posicionamento da sua empresa. Assim, o marketing do “boca-a-boca” está presente na internet. Portanto, é fundamental obter a opinião dos seus clientes.
Nos dias de hoje, os usuários pesquisam as opiniões de outros consumidores. Principalmente sobre o desempenho de empresas locais. Seja para estabelecimentos ou prestadores de serviço, é fundamental estimular a avaliação dos seus consumidores.
Assim, é fundamental criar uma boa estratégia para administrar as avaliações. Afinal, a sua empresa precisa agradecer os comentários positivos e se justificar pelos negativos. Além disso, os avaliadores gostam de obter respostas por seus comentários.
Dessa forma, obter e administrar os comentários é de extrema importância. É excelente para a comunicação e o posicionamento da sua marca. Não deixe de responder as avaliações, independente do tipo ou nível de qualificação.
Recapitulando
Enfim, essas são as três estratégias iniciais para melhorar o posicionamento de qualquer empresa local de pequeno ou médio porte. Cadastrar no Google Maps, obter as citações e administrar as avaliações. Assim, a sua empresa já tem o mínimo necessário para ser conhecida e se posicionar perante os internautas.
No entanto, há mais ações que podem melhorar o alcance e posicionamento do seu empreendimento. As dicas de SEO local para pequenas e médias empresas são um ponto de partida. Nesse sentido, há mais estratégias e ferramentas para impulsionar o alcance do seu negócio.
Assim, após você dar os primeiros passos, é importante pensar no que está por vir. Posicionamento nas redes sociais, otimização do site, blogs, dentre outras formas de comunicação são indispensáveis para melhorar a interação na jornada do consumidor. Entre em contato com um profissional de SEO para tirar todas as suas dúvidas e traçar estratégias campeãs!
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