SEO NEWS

Google Search Console e os logs de rastreamento

De Wagner Santos

Abril 09, 2022

Para início de conversa, o Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pela Big Tech. Através dele, você pode monitorar e resolver os problemas relacionados ao seu site. É uma ferramenta fundamental que te ajuda a entender como o algoritmo enxerga o seu conteúdo.

Indispensável para SEO

Assim, o serviço gratuito é indispensável aos profissionais de SEO. O Google Search Console fornece estatísticas importantes, inclusive os logs de rastreamento. Portanto, você pode conferir se o algoritmo pode rastrear o seu site.

Ademais, no Google Office realizado no dia primeiro de abril, a editora Isabel Roman fez uma pergunta ao analista John Mueller. A dúvida pairava sobre o rastreamento do algoritmo em seu site. Ao que parece, apareciam números diferentes de monitoramento no log do servidor.

Números do Search Console não corresponde ao Googlebot

A saber, a editora Isabel Roman foi a primeira a tirar suas dúvidas com o analista John Mueller. A pergunta foi sobre o monitoramento do site. De acordo com ela, o número de rastreamento do Google aparece três vezes no servidor do Search Console.

Números do Search Console não corresponde ao Googlebot

Na resposta, John Mueller diz que os números são diferentes. Ao que parece, as informações do Search Console passam pelo Googlebot. Como se não bastasse, o Adsbot usa a mesma estrutura.

Além disso, continua Mueller, os números do log do servidor e do Googlebot não corresponderão aos apresentados no Search Console. No entanto, a melhor maneira de verificar é através do número do IP.

Sendo assim, o endereço do IP pode provar se o número é realmente do Googlebot. Ademais, a Central de Ajuda traz o passo a passo para verificação. Nesse sentido, os números do Search Console não informam quais são os agentes que rastrearam o site.

Google Search Console e suas funcionalidades

Dessa forma, John Muller informou que o Google Search Console não é capaz oferecer os logs de rastreamento com precisão. Assim, os editores devem procurar através do número de IP. Por isso devem acessar a Central de Ajuda para descobrir o passo-a-passo.