Há poucos anos, o Google lançou uma nova ferramenta de comunicação e engajamento. O Web Stories, inspirado no Snapchat, é a oportunidade de melhorar o seu posicionamento na internet. No entanto, tome cuidado com os links iscas, você pode se surpreender com o declínio do tráfego.
O que vamos aprender hoje?
Google Web Stories, ora aliado, ora vilão
Desde a sua criação, o Google Web Stories busca melhorar a interação dos usuários com os conteúdos postados na rede. Inspirado no antigo Snapchat, vem num formato dinâmico para disseminar as informações com mais facilidade. Com a ferramenta, muitos sites aumentaram o seu alcance.
Veja as matérias:
- 9 barreiras que impedem o sucesso da sua campanha de SEO
- Conteúdo criado por Inteligência Artificial afeta SEO
- SEO para Google meu negócio — 7 Dicas SEO local para empresas!
No entanto, alguns conteúdos podem prejudicar o posicionamento do seu site. Assim, o uso de iscas, ou click-baits, no Web Stories, pode resultar no declínio do tráfego. Ademais, o analista John Mueller fez tal afirmação no Google Office Hours que aconteceu no dia 01/04/2022.
O tráfego pelo Web Stories caiu, e agora?

No último Google Office Hours, o desenvolvedor Gaurav Patil trouxe suas dúvidas. De acordo com ele, sua equipe começou a usar o Web Stories há três meses. Desde então, o recurso era fonte de 500 acessos por publicação.
Contudo, desde o início de março houve uma queda instantânea nos visitantes através do Web Stories. Como se não bastasse, o Search Console não apontava nenhum erro. Além disso, a linha editorial do conteúdo não foi alterada.
Em resposta, John Mueller apontou que isso pode acontecer. Além disso, o declínio do tráfego pelo Web Stories não precisa de nenhuma razão específica. Muitos desenvolvedores já relataram o mesmo problema.
Nesse sentido, John citou o caso de sites que recebem muito tráfego pelo Web Stories. Entretanto, eles relatam que o fluxo de visitantes pode baixar e aumentar de uma hora para outra. Ademais, as regras do Google Discover mudam e, com isso, a circulação de dados não é a mesma.
Acrescenta, ainda, que o Google Discover pode restringir a visualização de publicações com conteúdo inadequado. Dentre as principais, citou a tática das iscas, ou click baits, que contém títulos sensacionalistas divergentes com a matéria. Em casos como esse, além de tantos outros, pode haver o declínio do tráfego no Web Stories.
Aprenda mais com o Google:
- Como conectar o Search Console ao Data Studio
- Conheça a nova API URL Inspection do Search Console
- Nova tag robots: indexifembedded
Web Stories não está vinculado à busca específica
Ao final, John Mueller concluiu que é muito difícil ter controle do tráfego do Web Stories. Ademais, o recurso não está vinculado à busca específica. Ou seja, não está relacionada com o usuário e a pesquisa por palavra-chave no motor de busca.
Mesmo assim, John acredita que vale a pena que o desenvolvedor Gaurav Patil continue a experimentar o recurso. Afinal, é normal que, por algum motivo desconhecido, haja o declínio no tráfego pelo Web Stories.