Bom, assim como o mundo, o algoritmo do Google muda constantemente. Assim, isso significa que os profissionais da internet devem prestar atenção no que há de novo. Para te ajudar, vamos te mostrar três tendências para SEO em 2022.
Veja as matérias:
- 9 barreiras que impedem o sucesso da sua campanha de SEO
- Google Lens pode melhorar a experiência de pesquisa
- Como usar o SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google?
O que vamos aprender hoje?
1. Considere a intenção do usuário
Certamente, você já sabe que a intenção do usuário é relevante. Nesse sentido, o Google vem trabalhando para decifrar a ideia por trás de cada pesquisa. Dessa forma, a ideia de “criar conteúdo SEO” se torna obsoleta.
Isso não quer dizer que você deve ignorar os requisitos de SEO, longe disso. A criação de conteúdo por palavra-chave ainda é fundamental. No entanto, o Google está dando preferência à intenção do usuário e não aos temas genéricos com fins de indexação.
Para isso, o profissional de SEO deve compreender a intenção de pesquisa. O conteúdo precisa se ater às palavras chaves e a finalidade da consulta. Afinal, tanto o usuário quanto o produtor são beneficiados por esta nova fase de produção do material midiático.
2. O conteúdo deve ser bom
Analogamente à tendência anterior, em 2022 é necessário criar conteúdo de qualidade. Mais uma vez, não adianta atender todos os requisitos de SEO se os assuntos são medíocres. Além disso, todo o site deve transparecer a ideia de autoridade no assunto.
Como se não bastasse, conteúdos genéricos, muitas vezes transcritos de outras fontes, podem prejudicar o seu ranqueamento. A partir disso, o Google dá preferência a temas legítimos. Assim, é muito importante ser autêntico e eficiente.
No entanto, é difícil encontrar redatores com experiência em SEO. Portanto, é muito importante que as equipes estejam entrosadas. Ademais, vale a pena investir na capacitação do time para entregar conteúdos de qualidade.
3. Alterações de SERP
A saber, SERP é a página de resultados de pesquisas dos buscadores. Nesse sentido, em 2022, o Google atualizou o layout dos motores de busca. Neste ano, a Big Tech está dando preferência à intenção do usuário local.
Ademais, a medida veio para diminuir a disseminação da desinformação. Por tal razão, o Google orientou a atualização do SERP para se dirigir aos fatos. Além disso, a localização do conteúdo também faz muita diferença.
Por tais razões, é necessário criar conteúdo com foco local. Em 2021, os sites com conteúdo territorial e específico tiveram melhores posições de ranqueamento do que os genéricos. Portanto, você deve segmentar ainda mais os seus temas para se destacar no ambiente online.
Conheça mais sobre SEO:
SEO em 2022
Por fim, vale destacar que estamos num período muito promissor para os profissionais da internet. No entanto, é importante conhecer as tendências para SEO em 2022. As táticas antigas podem piorar o seu posicionamento.