Sinais sociais para SEO — Como trabalhar as redes sociais para melhorar o posicionamento orgânico!

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 7 leitura mínima
Imagem: Freepik.com

Primeiramente, você sabe a influência dos sinais sociais para SEO? Muitas pessoas já ouviram falar, mas de fato não sabem o tamanho da importância para o ranqueamento orgânico. 

Métricas como número de seguidores e curtidas estão em jogo, assim como o engajamento da página. 

Além disso, milhares de pesquisas acontecem todos os dias, quando um usuário busca por algo bem provável que perfis sociais também apareçam no resultado. 

De modo que uma rede social pode levar a pessoa até o site gerando tráfego orgânico, por isso os sinais sociais para SEO são importantes. 

Principalmente para buscas locais, muitas pessoas costumam colocar o nome do produto e a cidade na frente na hora de uma pesquisa. 

Assim, a empresa tendo algum tipo de perfil social o mesmo irá aparecer nos resultados, dados como endereço e telefone costumam aparecer. 

Então o que seria os sinais sociais para SEO? Podemos dizer ser a influência positiva nos mecanismos de busca, hora, influenciado nas pesquisas de alguma forma impacta no SEO. 

No entanto, existe uma gama de fatores e estratégias que colaboram com o posicionamento orgânico. Os sinais sociais isoladamente, não farão milagre!

A melhora do posicionamento através dos sinais sociais para SEO acontece de duas maneiras.

Por mais que existam especulações que o Google não considera esses sinais para ranqueamento, podemos esclarecer que existes outros tipos de pesquisa.

Sinais sociais para SEO no Bing

O Bing, por exemplo, é o segundo maior buscado atrás do Google e já garantiu que utilizar sinais sociais para o SEO

A segunda forma é que um sinal social com bastante autoridade rompe os algoritmos de posicionamento e se destaca.

Quando o sinal social está em todas as redes com autoridade é impossível que o site não apareça nas buscas? 

Veja também

Sinais sociais para SEO — o que ajuda? 

Muito utilizado o link Building está entre uma das estratégias de SEO mais utilizadas, se seu site possui link nas redes sociais o Google olha como uma fonte confiável apontando para sua (URL). 

Outro fator interessante é que os artigos compartilhados nas redes indexam mais rápido.

Dito isto, não deixe de compartilhar suas publicações! 

Interesse pela marca

Aqui entra a eficiência dos sinais sociais para seo, quanto mais ativo for nas redes aumentará a curiosidade pela marca. 

Algumas pessoas podem clicar no link para saber mais, ou até mesmo ir direto ao Google realizar uma pesquisa. 

Sendo assim, seu site aparecerá nas buscas tranquilamente, quanto mais sua marca for compartilhada, maior a busca. 

Sinais sociais trabalham a seu favor

Já citamos acima, mas lembrando que existes outros mecanismos de buscas sem ser o Google. 

Então, vale muito a pena investir nas redes sociais para melhorar o posicionamento orgânico. 

As estratégias SEO são várias e o ideal é que você pratique mais de uma e constantemente. 

Não se esqueça do conteúdo, um sinal social não é apenas criar contas e colocar sua marca, entregue conteúdo. 

O site também precisa ser abastecido com conteúdo, quanto mais palavras orgânicas estiverem posicionadas maior será o tráfego. 

Capriche na interação, tire um tempinho para ler os comentário e responda individualmente, afinal, casa usuário é único. 

Interaja com outras redes similares a sua, faça comentários, seja visto por outras pessoas que talvez possam ser interessar pelo seu conteúdo. 

Publicando com regularidade a médio e longo prazo será notado o aumento de seguidores. 

Embora o Google possa não considerar, os sinais sociais para SEO são válidos e importantes para construir autoridade. 

Sinais sociais e sua importância 

Ah! Mas você acabou de dizer que o Google não considera sinais sociais para SEO, de fato, porém aumentando a presença nas redes. 

Porém, as pessoas vão ao Google para saber da sua marca, e quando jogarem seu nome lá o Google mostrará seu site a elas. 

Como sinal de relevância sua presença online será apresentada ao usuário, além da interação, entregar conteúdo é essencial. 

Se você notar as grandes empresas estão presente em todas as redes sociais devido à importância e aparecimento da marca. 

As pesquisas locais apontam para rede próxima, está conseguindo entender o benefício que a presença online em vários lugares pode trazer para o seu negócio?

Como exemplo: o usuário digita “boticário em São Paulo” todas as lojas na cidade aparecerão primeiro como resultado. 

Se não acredita basta realizar o teste, sinais sociais para SEO precisa estar na estratégia de qualquer empresa. 

O que considerar sobre os sinais sociais para seo

Conteúdo é a chave, aproveite suas redes sociais para compartilhar links, últimos artigos, vídeos, conteúdos que possam gerar engajamento. 

Porque não realizar tráfego pago? Embora queiramos o orgânico, a arbitragem terá maior alcance, consequentemente as pessoas alcançadas podem se transformar em seguidores. 

Faça testes, acompanhe as mídias sociais, descubra quais tipos de postagem geram maior compartilhamento do seu link. 

Algumas ferramentas podem ser úteis, são elas: 

BrighEdge: útil por fornecer insights além de integrar os sinais sociais. Através dos insights melhorias podem ser realizadas no site, o que contribuirá positivamente para o ranqueamento orgânico. 

BuzzSumo: irá analisar o conteúdo do seu site, muito utilizado inclusive para compreender o impacto que sua marca está apresentando aos usuários. 

inTuitive.social: todos os sinais sociais que você possui na web ele mostrará o desempenho, permitindo ainda o acompanhamento quando alguém fizer menção a sua marca. 

Existem outras ferramentas gratuitas na internet que podem ajudar na integração dos sinais sociais. 

Lembramos que os resultados podem demorar de médio a longo prazo para serem vistos, então não desista e continue se esforçando dando o melhor em seus projetos. 

Gostou do nosso artigo? Conhece alguma dica que pode complementar nosso post? Escreva para gente através dos comentários abaixo, será gratificante a sua contribuição, até a próxima!

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.