Em primeiro lugar, o algoritmo do Google pode ser uma incógnita até para seus desenvolvedores. Como exemplo, podemos destacar as reuniões online que esclarecem as principais dúvidas sobre o motor de busca. Nesse sentido, há indagações sobre a eficiência do SEO para texto alternativo da imagem.
O que vamos aprender hoje?
O que é o texto alternativo da imagem?
Nesse contexto, o texto alternativo da imagem é um recurso que aprimora a experiência online dos usuários com deficiência visual. Sendo assim, o Google é capaz de descrever o conteúdo do site. Assim, as imagens também são descritas ao visitante.
Veja as notícias:
- Google Lens pode melhorar a experiência de pesquisa
- Experiência do usuário: o que é e como melhora no seu site?
- Qual é a diferença entre SEO e CEO?
Portanto, o SEO para texto alternativo da imagem serve para enriquecer a experiência do usuário com deficiência visual. O Google considera as publicações que utilizam o recurso. Ao contrário do que se imagina, a ferramenta não se limita ao número de palavras.
16 palavras são o suficiente?
A fim de tirar as dúvidas dos usuários, o Google realiza uma reunião semanal e virtual. No encontro que aconteceu no dia primeiro de abril, o especialista John Mueller respondeu às perguntas do público.
Portanto, uma das questões foi sobre o número máximo de palavras consideradas pelo Google no texto alternativo da imagem. O usuário perguntou se o máximo de termos era 16. Em contrapartida, John Mueller refutou a ideia.
Nesse sentido, para fins de SEO, o Google não limita a quantidade de palavras no texto alternativo de imagens. De acordo com John, o contexto é mais importante que a quantia. Assim, é melhor descrever a foto do que se limitar ao número de termos.
Como exemplo, John Mueller imaginou uma postagem com a foto de uma praia. A descrição da imagem deve obedecer o contexto do conteúdo do site. Desse modo, para melhorar a experiência do usuário, ele recomendou que o texto alternativo seja descritivo.
Ademais, apesar do SEO ser qualificado por aplicativos, na prática é um pouco diferente. O algoritmo do Google considera mais a experiência do usuário e o contexto da publicação do que o número de palavras. Por isso não há uma limitação de 16 termos por descrição.
Uma descrição contextual gera mais resultados
Como se não bastasse, John Muller atribuiu o mito aos aplicativos que qualificam o SEO das publicações. Realmente, a maioria está limitada ao número de palavras. No entanto, o algoritmo vai além disso.
O especialista reforça que é melhor optar por uma descrição contextual. Afinal, o Google quer enriquecer a experiência do usuário. Para tal, ele utiliza o texto alternativo da imagem.
Portanto, não há um limite tão rígido para descrever as fotos do seu site. Os resultados do SEO são melhores quando o texto alternativo da imagem condiz com o contexto da publicação.