A princípio, você pode tirar as suas dúvidas de SEO diretamente com a equipe Google. O Office Hours é um evento online quinzenal com participação dos analistas e desenvolvedores. Na última edição, o especialista John Mueller afirmou que o Google Search Console tenta mostrar os URLs canônicos.
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O que vamos aprender hoje?
Search Console, URLs canônicos e AMP
A partir do programa, um desenvolvedor trouxe questões importantes ao time do Google SEO Office Hours. Num primeiro momento, ele esclareceu que utilizava o filtro Search Appearance no Console. Assim, ele deveria mostrar os conteúdos com AMP disponíveis na pesquisa.
Para esclarecer, AMP é a sigla para Acelerador de Páginas Mobile. Ou seja, é uma ferramenta que cria páginas leves, com opção de carregamento rápido para dispositivos móveis. O recurso é indispensável para quem deseja ocupar as primeiras posições no resultado de pesquisa do Google.
Voltando a pergunta do desenvolvedor, ele informa que o Search Appearance traz informações incoerentes sobre o AMP. Em tal filtro, os dados da URL são apresentados e não do AMP.
Portanto, o Google Search Console mostrou o link canônico, algo diferente do que foi solicitado. Dessa forma, seria um problema de relatório?
Search Console tende a mostrar os URLs canônicos
Antes de continuar, vale lembrar o que é uma URL canônica. É o endereço principal de um conteúdo duplicado. Ou seja, quando há mais de um material, o Google mostra o link da referência, e não da cópia.
Nesse sentido, o especialista John Mueller destacou que o Search Console tenta mostrar os URLs canônicos no relatório de desempenho. No entanto, não é 100% preciso, pois certos tipos de links são relatados de forma diferente. Mas a ferramenta tenta apresentar o endereço principal.
Por isso é normal encontrar uma URL canônica no relatório geral de desempenho em AMP. O especialista ainda supõe que pode haver um relatório separado do AMP, mas, naquele momento, não pode confirmar. Contudo, o desenvolvedor não precisa se preocupar com a divergência dos dados.
Grande parte é URL canônico, mas nunca é 100%
Ao final, John Mueller esclareceu que o Google tenta mostrar os URLs canônicos. Todavia, não é 100% preciso. Alguns dados são apresentados da forma como foram coletados.
Assim, em algumas oportunidades os relatórios incluem o hash na URL. Principalmente se tiver algum link que direcione para uma seção específica da página. Portanto, o filtro quer mostrar o URL canônico, mas às vezes traz outro tipo.
Por fim, o especialista assegura que o desenvolvedor não precisa se preocupar com as informações obtidas no Appearance. Afinal, o Google Search Console tenta mostrar os URLs canônicos, mas tem vezes que apresenta outros.
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