Goiânia, 05 de maio de 2022. Na última edição do SEO Office-hours, o especialista John Mueller respondeu perguntas sobre a penalidade de URL e o local nas metatags. No evento, os participantes podem encaminhar suas dúvidas sobre os processos de otimização e os mecanismos de pesquisa. Portanto, é uma ótima chance para aprender mais sobre o tema.
Nesse sentido, sobre a penalidade de URL, o Google disponibiliza um passo a passo sobre o gerenciamento dos links. Como se não bastasse, a Big Tech também explica como as metatags funcionam. São fontes complementares para tirar suas dúvidas sobre o assunto.
O que vamos aprender hoje?
Existe uma penalidade pelo formato de URL?
Sendo assim, um dos participantes do SEO Office-hours fez a seguinte pergunta:
“Existe uma penalidade pelo tipo do formato da URL? No meu caso, há um tipo de link que não é rastreado. É a página mais citada, mas não foi encontrada nenhuma ligação interna. Parece que o Google está ignorando o URL. Contudo, ele passa a rastreá-lo quando mudamos apenas um caractere do link. O que está acontecendo?”
A princípio, John Mueller diz que é difícil chegar a uma conclusão sem ver alguns exemplos. Além disso, acrescenta o especialista, esse problema deve ser compartilhado nos fóruns de ajuda. Assim, os integrantes podem ajudar o usuário a resolver o problema.
Porém, há uma outra questão. Às vezes, aos olhos do Google, o link pode estar quebrado. Quando isso acontece, pode haver problemas na indexação e rastreamento da URL.
Adicionar o nome do local na metatag melhora a classificação?
Nesse sentido, um outro participante do evento online do Google fez uma pergunta mais direta:
“Adicionar o nome do local na metatag faz diferença para a classificação, mesmo quando a qualidade do conteúdo se mantém a mesma?”
Nesse caso, John Mueller explica que o Google não considera as metatags para fins de classificação. Ou seja, elas são usadas como snippet na página de resultados da pesquisa. No entanto, isso pode fazer diferença na experiência do usuário.
Sendo assim, um bom snippet no SERP pode tornar a sua página mais interessante. Com isso, os usuários tendem a acessá-la com mais facilidade. Portanto, as metatags melhoram a experiência do internauta, mas não na classificação nos mecanismos de busca.
Últimas palavras sobre a penalidade de URL e o local nas metatags
No evento Google SEO Office-hours os participantes podem tirar suas dúvidas com o time de especialistas da Big Tech. Logo, na última edição, John Mueller respondeu mais de 15 perguntas. Hoje, nós te mostramos duas delas.
Veja as matérias:
- Segundo Google, não existe uma métrica de autoridade de domínio
- Idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento
- Google e a reavaliação da qualidade do site
Sendo assim, esclarecemos algumas questões sobre a penalidade de URL e o local nas metatags. São questões complexas, mas suas soluções estão disponíveis nas páginas de suporte do Google. Além disso, os fóruns de ajuda são ótimos canais para compartilhar os problemas e encontrar as respostas.