O que significa a sigla SERP?

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 8 leitura mínima
Imagem: Freepik.com

No artigo de hoje 18 de março de 2022 falaremos sobre o significado da SERP, além de dicas de como se posicionar melhor nela.

É interessante trazer uma visão geral sobre o que significa a sigla SERP e qual a sua importância. Hoje em dia, é comum pesquisar qualquer coisa de modo a entender o seu significado. 

Nesse cenário, temos contato quase que diário com a SERP, tendo em vista que este é um resultado dos buscadores após a inclusão de um termo no espaço de busca. 

Em resumo, a SERP é uma página de resultados com todas as informações que possuem relação com o que foi buscado. 

A complexidade dessa estratégia gira em torno da estratégia adotada para estar em boas posições de ranqueamento. Afinal, você com certeza deseja que os usuários encontrem, de forma espontânea, as suas páginas. 

Inclusive, é importante ressaltar que as posições demonstradas com destaque são fruto de investimento em marketing de conteúdo e estrategias de SEO

Até porque é através dessas estratégias que se torna possível conseguir os resultados desejados. 

Desse modo, você deve entender o que é SEO, como planejá-lo e onde você está trabalhando. Ao nos referimos ao Google, esse é um “terreno” repleto de desafios, mas, em simultâneo, oportunidades. 

Constantemente nos deparamos com atualizações em seus algoritmos e precisamos lidar da melhor maneira. 

Dito isso, entendemos a seguir o que significa a sigla SERP e qual a sua importância. 

Conceito da sigla SERP 

Inicialmente, trouxemos o conceito da sigla SERP, sendo Search Engine Results Page. A partir da SERP, o Google entende como os usuários se sentem ao visitar as páginas e como tornar essa experiência melhor, mostrando os resultados mais relevantes. 

Saiba, porém, que nem sempre funcionou dessa maneira, e não continuará como está hoje. Isso porque o Google está constantemente atualizando a forma como trata os seus algoritmos. 

O algoritmo do Google é o responsável por trazer a ordem que julga mais relevante de conteúdo. 

O funcionamento deste algoritmo não é divulgado de maneira ampla, mas os analistas de SEO e agências de marketing dominam esse ponto. Por isso é importante contar com o auxílio dessas empresas para colocar em prática estratégias de marketing

Estrutura básica da SERP 

O primeiro ponto que você deve entender é a estrutura básica da SERP. Ou seja, em uma simples busca, a SERP filtra e mostra os melhores resultados trazidos do tráfego orgânico. Por página, costumam aparecer 10 resultados e os anúncios em destaque

Considerando toda a experiência que o usuário tem, o Google pode mudar a disposição da apresentação. Em alguns casos, observamos as featured snippets de modo a otimizar a busca

Nesse momento, você tem contato com dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago. No caso do tráfego orgânico, as estratégias aplicadas se baseiam em SEO e na qualidade do conteúdo

Por outro lado, o tráfego pago tem um destaque na exibição de resultados, porém, exige um certo investimento. 

A partir da análise comportamental dos usuários, o Google identifica o principal objeto de busca. E com isso, o tempo de entrega é reduzido. 

Importância da SERP para o seu negócio 

Com o conhecimento básico sobre a SERP, você pode investir, de maneira eficaz, em estratégias de SEO Off page

Com isso, é possível garantir uma melhor conexão com os leads em sua página principal, estando em posições favoráveis do Google

Além disso, com a SERP, você conhece melhor a concorrência e entende as suas estratégias. 

Inclusive, é possível criar respostas eficientes para as ações de marketing, considerando o investimento em anúncios, por exemplo. 

Ao contrário do que ocorre com a ordem dos resultados de busca orgânica, as snippets privilegiam a experiência que o usuário tem com os sites. 

Isso indica que o conteúdo do seu site pode ter destaque frente aos concorrentes, mas isso não significa que está obrigatoriamente nas primeiras posições

Estratégias de marketing de SEO 

Se você investirá em estratégias de marketing para otimizar o seu site com SEO, saiba ser necessário considerar alguns pontos cruciais antes disso. 

Otimização das suas URLs 

Um passo importantíssimo para melhorar o ranqueamento do seu site com SEO é a otimização das URLs.

 Isso porque quando encontramos códigos difíceis de entender ou endereços longos, não é bom para o usuário e a sua experiência. Além disso, o próprio buscador tem dificuldade para compreender o conteúdo. 

Meta descriptions 

A meta description da sua página deve conter, ao menos, um resumo simples do conteúdo e tenha a palavra-chave em questão. 

Com esse elemento, os usuários podem ter uma prévia se o seu conteúdo será de grande valia ou não. 

Estratégia com palavras-chave 

Outra forma de investir em otimização de sites e páginas é ter uma estratégia bem elaborada com as suas palavras-chave. Ou seja, os termos que os usuários utilizam para buscar sobre um determinado tema. 

Adaptabilidade em diferentes dispositivos 

Preocupe-se ainda se o seu site ou página consegue se adaptar aos diferentes dispositivos, apresentando o conteúdo da maneira que você planejou. 

Caso isso não ocorra, adapte o seu site, pois esse é um dos fatores que o Google considera ao analisar a experiência do usuário. 

Por fim, as estratégias de link Building são as capazes de tornar o conteúdo relevante, possuindo destaque nos algoritmos do Google. 

Principais features da SERP do Google 

É interessante trazer ainda as principais features da SERP do Google, afinal, você já compreendeu que cada busca possui uma feature personalizada. 

Anúncio do Google Ads na SERP

Uma das principais features da SERP é o anúncio do Google Ads, onde a marca opta por custear uma divulgação por anúncio. 

Nesse caso, o site tem destaque nos resultados de busca. No entanto, a palavra “anúncio” fica logo no início, evidenciando as razões por estar no topo. 

Imagem do termo de pesquisa 

Ao realizarmos uma pesquisa, é comum aparecer uma imagem, e esse é outro featured da SERP, podendo otimizar a sua página

Snippet de descrição

Com certeza essa é a snippet mais estratégica, já que, como o nome já nos diz, traz uma descrição sobre o tema de forma mais ampla, atraindo os usuários. 

Box de notícias 

Por fim, ainda temos o box de notícias, que possui a mesma logística das imagens, como se fosse uma pesquisa voltada para as notícias relacionadas à palavra-chave procurada.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.