O que é persona no SEO e como trabalhar para melhorar em 2022?

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 8 leitura mínima
Imagem: Freepik.com

Existem algumas questões extremamente importantes na criação de uma estrutura de SEO. Alguns termos são tão importantes que é comum os ouvir o tempo todo. Persona é um deles, mas o que significa exatamente?

Bem, sabemos que desde sua popularização o SEO se tornou um dos principais elementos para trabalhar a relação entre clientes e empresas. 

Não é à toa que existem técnicas específicas para divulgar qualquer produto ou serviço na web. 

Como você sabe, o SEO é a otimização para motores de busca. Isso significa que a publicidade depende bastante dele. 

A ideia de persona já é algo mais antigo, apesar de bem definido. Aprenderemos um pouco mais sobre ela?

O que é persona?

A preocupação em vender mais produtos e encantar o cliente se tornou fundamental para o desenvolvimento de vários negócios. 

Com isso, também começou a existir estudos sobre o padrão desse tal “cliente ideal”. Ele pode ser responsável tanto pelas vendas como pela publicidade de uma empresa.

O significado de persona está aí! O cliente ideal é alvo de estudos de pequenas e grandes empresas. 

Geralmente, é criado uma espécie de “personagem”, muitas vezes com dados daqueles clientes que mais frequentam ou compram no negócio.

Portanto, a criação desse personagem tem o objetivo de estabelecer o que mais tem interesse pelos seus produtos, ajudando, por exemplo, a direcionar melhor suas campanhas. 

Mas não é apenas isso, a ideia de persona ajuda com a economia da empresa, como veremos a seguir.

Onde a persona é útil em 2022

Isso sempre foi muito importante, mas em 2022 o distanciamento social, bem como a quarentena, tornou ainda mais importante a definição de persona

O contato com a internet fez com que muitas marcas se tornassem mais propícias a entrar nessa estratégia. 

Evidentemente, ótimas vantagens podem ser encontradas com esse tipo de trabalho. A primeira delas é a possibilidade de criar campanhas bem direcionadas ao seu público

Muitas pessoas podem visitar seu estabelecimento e poucas compram, a definição do cliente ideal faz com que sua ação seja mais direta.

No entanto, não pense que o público geral não tem importância. Estabelecer aqueles que mais compram é apenas uma maneira de diminuir grandes ações de marketing e divulgação ali. 

O foco pode ser a venda nessa situação, enquanto para os outros, a divulgação é mais importante.

Dessa forma, podemos citar como benefício de criar um perfil do gênero fatores como:

  • Economia em campanhas de marketing;
  • Maior quantidade de vendas;
  • Projeções e métricas para o futuro;
  • Gerar mais autoridade para a empresa.

É claro, existem outros benefícios que poderiam facilmente entrar para a lista, mas são os mais importantes, principalmente se deseja fazer SEO.

SEO e a relação com a persona

Atualmente a ideia de SEO está ligada diretamente com o marketing. Sim, existem vários outros fatores que fazem com que a otimização para motores de busca seja efetiva, mas tudo possuem um “toque” de marketing.

Se você criar uma logo, por exemplo, está buscando divulgar sua marca, mas, em simultâneo, motores de busca como o Google avaliam muito bem isso. 

De forma simples, a relação com o SEO está totalmente voltada para os potenciais clientes.

Primeiramente, com o estabelecimento do cliente ideal para sua empresa é muito mais fácil e econômico criar sua campanha de marketing. Isso envolve geração de conteúdo para web, anúncios pagos, tráfego orgânico e muito mais.

A lógica é simples: quando você sabe exatamente para quem vender, seu conteúdo fica mais atraente e bem direcionado. 

Na web é extremamente importante trabalhar com o conteúdo para desenvolver o SEO. Em 2022, mais do que nunca, a presença dessa estratégia na internet é muito importante.

Tráfego pago

A relação entre o tráfego pago acontece no momento em que se constrói algo mais direcionado. 

Geralmente, os buscadores que oferecem tráfego pago já guiam seus anúncios para quem tem interesse, ou seja, seus “clientes ideais”.

Em uma estratégia de SEO você pode utilizar essa vantagem para saber que mais compra seus produtos ou serviços e criar, por exemplo, um funil de vendas. Também pode ser útil para construir um tráfego orgânico efetivo!

E falando em tráfego orgânico, como ele pode ser influenciado?

Tráfego orgânico

A relação do SEO com o tráfego orgânico é clara, mas com a persona? Bem, existe uma diferença enorme entre público alvo e persona. 

O público alvo pode ser mais aproveitado com o tráfego orgânico, útil na divulgação da sua empresa ou até mesmo nas vendas.

A criação de uma persona faz com que a estratégia de criação de conteúdo para o tráfego orgânico seja mais direta. 

É muito mais fácil vender quando já sabem quem compra, assim a geração de qualquer conteúdo fica mais direto.

Além disso, você sabe que com esse tipo de tráfego irá atrair pessoas que divulguem seu produto ou serviço, aumentando também o número de pessoas que desejam comprar.

Vá além sempre e continue pesquisando

Por fim, depois de um grande trabalho para estudar seu cliente ideal você deve estar cansado, não é? Está na hora de dar atenção a outra parte? Não! 

Após finalizar a criação do seu cliente ideal saiba que ele será fundamental para gerar mais engajamento. Sua empresa se desenvolve e novos clientes aparecem.

O “personagem ideal” que visitava sua loja de vez em quando e sempre saia com algo não é sempre o mesmo. 

É sempre importante pesquisar e se manter atualizado sobre os potenciais clientes, sempre desenvolvendo mais a persona.

Vá sempre além e crie estratégias valiosas para o marketing e o SEO. A persona é um dos pontos de ignição para começar um negócio promissor.

Conclusão

Como deu para ver, a criação de um cliente ideal é extremamente útil para o SEO. Seja você um pequeno ou grande empresário, a divulgação faz parte do seu dia a dia. 

Você deve estar preparado para criar estratégias e conhecer cada vez mais seus clientes. A estratégia de SEO é apenas um convite, mas você deve fazer a ocasião, seja a compra ou o engajamento.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.