Em primeiro lugar, vale lembrar que, a cada dia que passa, somos surpreendidos com as novidades na tecnologia. Nos últimos dias os usuários ao redor do mundo apontaram algumas novidades no SERP e, ao que parece, o Google está testando novos snippets.
Veja as matérias:
- Backlink tóxico, direitos autorais e migração de domínio!
- Google dá dicas para melhorar a performance no WordPress
- Alterar URLs para testes pode prejudicar o SEO
O que vamos aprender hoje?
Google testa o snippet “O que as pessoas estão dizendo”
Recentemente, o jornalista Barry Schwartz, do portal Se Roundtable, informou que o Google está testando novos snippets. Um deles está relacionado a “o que as pessoas estão dizendo”. O usuário do Twitter @AleksAtWork foi o primeiro a divulgar a novidade através de um printscreen.
Assim, Aleks fez uma pesquisa sobre “nomes de bebês em 2022” e percebeu o snippet “o que as pessoas estão dizendo”. Contudo, o recurso sumiu em pouco tempo. Além disso, ninguém mais pode replicá-lo.
Dessa forma, os especialistas acreditam que seja só um teste. Afinal, é comum que isso aconteça durante o período de prova. O Google mostra os recursos de forma breve para recolher informações sobre a sua eficiência.
Outros snippets: “Da Web” e “Outros Sites Dizem”
As novidades não param por aí. Além do snippet “o que as pessoas estão dizendo”, o Google pode estar testando outros recursos. Dentre eles, podemos destacar o “Da Web” e “Outros Sites Dizem”.
Assim, o snippet “Da Web” inclui várias fontes disponíveis num mesmo ponto. Ele reúne as informações de vários sites no mesmo local. Dessa forma, ele trabalha diferente de outros destaques.
Nesse sentido, na imagem a seguir, que o usuário do Twitter @vladrpt divulgou, você pode conhecer o recurso. O print foi tirado de uma pesquisa feita em desktop. O site Se Roundtable também publicou informações sobre o tema.
O que outros sites dizem
Além do mais, outros usuários do Twitter apontaram as mudanças do Google. Um deles foi @SarahBlocksidge, que divulgou o snippet “o que outros sites dizem”. Confira na imagem a seguir:
Portanto, repare nas opções que aparecem logo abaixo do snippet. Eles são diferentes do que estamos acostumados a ver. O Google está testando novas modalidades no SERP.
Além dela, outros usuários também apontaram as mudanças. No entanto, o recurso ainda não está disponível a todos. No meu SERP, por exemplo, os novos snippets não apareceram.
Testar, analisar e lançar
Apesar das novidades, o recurso ainda não está disponível a todos. É algo comum na fase de testes, o Google libera o recurso aos poucos para analisar os resultados. Dessa forma, o lançamento só ocorre após a verificação dos dados.
Mesmo assim, muitos usuários antenados já experimentaram os recursos. A maioria achou interessante. Pode mudar o trabalho de SEO e melhorar os resultados de pesquisa.
Por fim, há novidades no SERP já que o Google testa novos snippets. Logo, os recursos vão ser liberados a todos. No entanto, a Big Tech ainda não informou uma data de lançamento.