Goiânia, 03 de maio de 2022. Na última sexta-feira, dia 29/04/2022, o Google realizou mais uma edição do evento online SEO Office-hours. Portanto, o objetivo é tirar as dúvidas dos desenvolvedores sobre otimização e os mecanismos de busca. Dessa forma, perguntaram ao especialista John Mueller se as intersticiais para verificar a idade do usuário prejudicam o ranqueamento do site.
Antes de continuar com a resposta do especialista, é importante destacar que o Google fornece muitas informações nas suas páginas de suporte. Sobre as intersticiais, por exemplo, há um site exclusivo que presta orientações. Como se não bastasse, para evitar penalizações, você pode aprender a evitar as caixas de diálogo intrusivos.
O que vamos aprender hoje?
Intersticiais, verificação da idade e ranqueamento do site
A saber, o especialista do Google, John Mueller, participou de mais uma edição do evento online SEO Office-hours. Na oportunidade, o apresentador respondeu mais de quinze perguntas. Hoje, vamos te mostrar uma delas que envolve intersticiais, verificação de idade e ranqueamento do site.
Sendo assim, um dos desenvolvedores fez a seguinte pergunta:
“Um site exige que os usuários verifiquem sua idade antes de exibir qualquer conteúdo. Portanto, eles precisam clicar num botão para continuar. É possível que o Google tenha problemas para rastrear a página? Se sim, há alguma prática recomendada para lidar com essa situação?”
John Mueller responde
Nesse caso, responde John Mueller, depende da maneira como configuraram a intersticial. Ou seja, é possível que ocorram problemas no rastreamento. Aliás, o Googlebot não clica em nenhum botão quando rastreia um site.
Dessa forma, não é que o Google possa navegar pela intersticial, ainda mais se elas estiverem dentro das diretrizes. No entanto, neste caso, os usuários precisam inserir dados e clicar em avançar. Sendo assim, o Googlebot não saberia o que fazer com esse tipo de formulário.
Por tanto, se a intersticial bloquear o carregamento de qualquer conteúdo, é provável que atrapalhe a indexação e o rastreamento. Mas há como verificar se o material está escondido. Nesse caso, basta pesquisá-lo e averiguar se ele aparece nos resultados da pesquisa.
Assim, se o conteúdo aparecer na sua pesquisa, significa que o Google pode rastreá-lo. No entanto, do ponto de vista técnico, é necessário observar se o rastreador consegue carregar o material da página. Aliás, com o JavaScript e HTML é possível mostrar um intersticial em cima disso.
Mesmo assim, o Google precisa ser capaz de carregar todo o conteúdo e não parte dele. Esse é o ponto mais importante. Ainda assim, não adianta usar algum tipo de redirecionamento de URL temporário.
Portanto, vale a pena usar o JavaScript ou CSS para exibir um intersticial sobre um conteúdo existente. Assim, John Mueller ressalta que não é uma prática condenável pelas diretrizes de uso. Além disso, está tudo bem se os usuários puderem acessar o material depois da verificação idade.
Últimas palavras
Hoje, você teve acesso a mais uma questão que John Mueller respondeu no SEO Office-hours. Aliás, gostaríamos de frisar que o evento é rico em conteúdo para quem deseja se aprofundar no assunto. Assim, desenvolvedores de todas as partes do mundo participam da reunião e encaminham suas dúvidas.
Veja as matérias:
- Segundo Google, alterar blog para landing page afeta SEO
- Confira as melhores notícias do Google segundo Barry Schwartz
- Meta quer humanizar a Inteligência Artificial
Por fim, podemos concluir que as intersticiais para verificar a idade podem prejudicar o ranqueamento do site. Para evitar problemas, elas devem ser configuradas de um jeito que não atrapalhe a experiência do usuário e a exibição do conteúdo. Com a configuração certa você pode utilizar o recurso e ainda ser visto pelo Googlebot.