Goiânia, 02 de maio de 2022. A princípio, no dia 29 de abril de 2022, foi ao ar mais um episódio do Google SEO Office-Hours. Dentre outras questões, o analista John Mueller tirou algumas dúvidas sobre como a utilização de idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento. Ao que parece, é comum que os desenvolvedores escolham línguas diferentes para compor o material da página.
Assim, hoje nós vamos te apresentar o que o especialista do Google respondeu no SEO Office-Hours. Aliás, você pode tirar as suas dúvidas diretamente com a Big Tech. Ela fornece sites de suporte que explicam a melhorar a classificação local no SERP, dão uma base ao criador de conteúdo e mostram como usar o aplicativo de criação de páginas.
O que vamos aprender hoje?
Idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento
A saber, o especialista do Google, John Mueller, respondeu algumas dúvidas dos desenvolvedores no último SEO Office-hours. Na verdade, o programa é recomendado aos interessados em aprender mais sobre os mecanismos de busca e ranqueamento. No programa, um dos participantes compartilhou a sua dificuldade.
Dessa forma, o desenvolvedor perguntou como o Google considera um site que usa idiomas diferentes para a estrutura do URL, dos títulos e do conteúdo. Ou seja, a página da empresa escolhe uma língua no endereço, mas designa outra para o material. Um verdadeiro recorte estrutural e linguístico.
Para ser mais específico, o desenvolvedor utiliza a língua alemã para a estrutura da URL e dos títulos. Contudo, tanto o conteúdo como as descrições são feitas em inglês. Nesse caso, para fins de ranqueamento, qual é a posição do Google?
Pode dar problema
Na resposta, John Mueller enfatizou que, para fins de classificação, o rastreador foca no conteúdo principal da página. Assim, se o material foi redigido em inglês, resultará num sinal muito forte de que este é o idioma do site. Além disso, se houver textos em outra língua, o algoritmo não será preciso na hora de analisar o assunto.
Portanto, o desenvolvedor precisa definir o idioma dominante da página. Ou, então, o rastreador não será capaz de classificar o conteúdo com precisão. Dessa forma, utilize a língua que do seu público para produzir o seu material.
Além disso, John traz um outro ponto que merece atenção. Assim, o idioma dos títulos da página, da estrutura de URL e do conteúdo devem ser o mesmo. Ou será muito difícil para o rastreador determinar o material que deve estar no SERP.
Em outras palavras, John Mueller não aconselha que você utilize idiomas diferentes na estrutura da URL, nos títulos e no conteúdo. Isso pode confundir o rastreador e prejudicar o ranqueamento do seu site. Portanto, devemos evitar essa estratégia.
Últimas palavras
Hoje nós te apresentamos mais algumas dicas do especialista John Mueller. O evento Google SEO Office-Hours é uma excelente oportunidade para ter insights sobre o tema. Afinal, os maiores especialistas do ramo acompanham o programa e tiram suas dúvidas.
Veja as matérias:
- 13 Ferramentas gratuitas para melhorar o SEO
- Já se perguntou quais são os conteúdos mais procurados no Youtube?
- John Mueller explica o ranqueamento do site com idiomas diferentes
Para finalizar, John Mueller entende que idiomas diferentes no título e no conteúdo prejudicam o ranqueamento. Portanto, certifique-se de utilizar a mesma língua na estrutura do URL e em todo o site. Assim, você não confundirá o rastreador e ele te exibirá no SERP.