04 maneiras comprovadas de melhorar a qualidade dos seus Guest posts

SEO Wagner Santos Por SEO Wagner Santos 15 leitura mínima
Imagem: Inspiring - Freepik.com

Hoje falaremos sobre guest post. A internet se revelou no tempo da pandemia uma ferramenta simplesmente sensacional para que a vida não precisasse parar. O mercado cresceu e se reinventou. E nunca foi tão fácil alcançar tantas pessoas como hoje.

O ramo se desenvolveu de tal maneira que muitas estratégias foram criadas. Todas pensadas como uma maneira de atrair as pessoas e ser visto por todas elas. E o guest post é uma dessas possibilidades incríveis de poder ser observado nas redes.

Mas, como funciona essa estratégia? Quais os benefícios? Há riscos na utilização de guest posts? Isso tudo deixaremos bem claro aqui neste artigo!

O que é Guest post?

Em primeiro lugar, precisa entender do que se trata um guest post. De modo bem resumido, se trata de uma publicação de alguém, realizada no perfil ou site de outra pessoa. Em outras palavras, um guest post é como se fosse um convite de um site para outro. Como se um estivesse falando no espaço do outro, amigavelmente.

Isso quer dizer que você produz um conteúdo e posta em um espaço que não é seu. Lentamente quem faz isso consegue ir criando sua imagem e sua autoridade na internet. Porque isso é tão importante?

Hoje a utilização dessa estratégia tem funcionado como a melhor para se criar autoridade. Trata-se de conteúdos de qualidade que chamam a atenção para si, ou seja, para o site criado. Esse é o resumo do que é um guest post.

Porque escrever Guest Post?

Se você pensar por um minuto pode parecer bem irracional a ideia de escrever para outros sites e de maneira gratuita. Mas, saiba que essa é uma grande e estratégica oportunidade de conseguir autoridade dentro do Google. Explicaremos melhor.

Todas às vezes que você escreve um artigo e a pública em outro lugar, você cria um link. Em outras palavras, você inclui alguns links nesses textos e consegue fazer aumenta a sua própria autoridade nos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, basta apenas o esforço por escrever e pensar em assuntos que prendam a atenção das pessoas. Pense naquilo que elas querem saber. E no meio, coloque alguma coisa que ligue diretamente a você. Ou mesmo para onde deseja que a pessoa navegue. E depois, é só assistir dos links acontecendo.

Os chamados backlinks são aqueles links em outro site. Em outras palavras, é quando um link de site específico está noutro. Isso expressa a confiança e aumenta a autoridade tanto do site onde está o link, como a indicação que ele faz.

Para ter backlinks perfeitos o ideal é que:

  • Você pode comprar: isso faz com que a confiança nesse link seja ainda maior.
  • Apresentação tranquila: que o link não fique incomodando no site, mas pareça o mais natural possível.
  • Que tenham relevância: a relevância, nesse caso, se mede pela coincidência entre o link e o site. Ou seja, não são tão diferentes, a ponto de serem parceiros.

Tráfego qualificado

Esse é um nome que se dá aquele tráfego com grande potencial de conversão. Isso quer dizer que agrega mais pessoas interessadas. O que gera, por exemplo, um grande engajamento faz com que um canal seja mais relevante. Isto é, cresce as interações e isso é sinal do crescimento do interesse por aquele canal e pelo seu conteúdo.

Mais autoridade

A autoridade num comércio qualquer significa, basicamente, que aquele lugar sabe bem o que está fazendo. Em outras palavras, com o total domínio daquela área e pode esclarecer todas as dúvidas. Além disso, é aquele espaço que oferece o atendimento de todas as diversas necessidades de seus clientes.

Na internet isso não é nem um pouco diferente. A única coisa que muda é que precisa criar maneiras das pessoas confiarem em você. Por exemplo, numa loja física a pessoa confia mais porque a loja não irá sair andando depois que comprar. E nas redes muitas pessoas têm medo de cair em golpes.

Portanto, criar autoridade é também gerar a confiança de que a pessoa pode contar com o site. E sempre que precisar, estará ali. Porém, essa autoridade só pode ser criada com as estratégias certas. E a ideia dos guest posts é uma dessas de sucesso para ter nome nesse mercado virtual. Isso porque demonstra que sabe bastante sobre o assunto.

Melhores posições nos mecanismos de pesquisas

As posições na internet significam, basicamente, uma hierarquia de interesse. Quando você digita algo no Google, aqueles sites que aparecem por primeiro são os que estão numa posição mais elevada. Isso em comparação, por exemplo, aos que estão na página 2.

Várias técnicas são utilizadas para isso. Como é o caso das palavras-chave, conteúdo de qualidade, legendas estratégicas, entre outras. Em resumo, todos os detalhes de uma postagem contribuem para a posição na internet.

A importância do guest post

Um guest post é importante por vários motivos. Os principais são a autoridade e a visibilidade. Em outras palavras, postar conteúdos de qualidade na internet demonstra autoridade no assunto. Por outro lado, ter links espalhados em vários sites faz com que você seja mais visto.

Basicamente é a construção de uma identidade pela internet. Uma maneira de ser falado e mencionado em vários lugares.

Como criar o conteúdo para guest post?

conteúdo para guest post
Graphics4U – Freepik.com

A primeira coisa que precisa fazer é pesquisar. Ninguém consegue escrever algo relevante sem uma boa pesquisa. Porque só assim para se informar sobre o interesse das pessoas no momento?

O mais recomendado é fazer isso pelo Google mesmo. Ou pode também utilizar de sites que façam esse trabalho de busca dos interesses no momento.

Depois disso, na hora da escrita, pesquise o que outras pessoas estão publicando. Ou seja, aprenda também sobre o conteúdo para poder escrever sobre ele. Isso fará toda a diferença no contato com o seu público. Vejamos algumas dicas práticas!

1. Siga a linha editorial do site que publicará o Guest post!

Pense por um minuto por qual motivo um site consegue fazer sucesso com a estratégia de links? Com certeza é porque faz parcerias com sites que não são tão diferentes assim. Em outras palavras, não há vantagem nenhuma, publicar algo num site que, por exemplo, não concorde com o site lincado.

Portanto, o ideal é que se siga a linha editorial do site. Pois, ao ser publicado o guest post nele, não parecerá estranho. Inclusive, uma prática muito comum é a de pesquisar no site de interesse a sua linha de conteúdos. Assim, a parceria ficará ainda mais clara entre os dois sites. O que é vantajoso para ambos!

Os links são muito interessantes para quem deseja ser visto em várias páginas. Ou seja, é uma maneira de atrair as pessoas. Porém, vá sempre com calma. Colocar links demais na frente das pessoas polui muito a sua visão. Sem contar que não atrai.

Na verdade, quando se enche muito uma página com links a pessoa irá querer escapar de todos eles. O ideal é fazer com que cada um seja visto, por exemplo, um a um. E que isso não atrapalhe a leitura e navegação das pessoas.

3. Conteúdo de qualidade

Em relação àquilo que se produz, não pense que pode ser sobre qualquer coisa. Na verdade, o que funciona mesmo é quando você pensará como um leitor seu. O que é você gostaria de ver, ou que chama a sua atenção?

Por isso, saiba que para conquistar precisa ser esperto. Ou seja, precisa oferecer às pessoas exatamente aquilo que elas desejam. E isso significa que deve ajudar de alguma forma com os seus textos. Eles serão somente lidos se forem relevantes na vida das pessoas.

Então, busque no Google e entre os seus concorrentes aquilo que mais está sendo pesquisado. Olhe notícias e interesses das pessoas. Depois faça o seu texto com esses melhores assuntos. Lembre-se que deve fazer com que as pessoas se interessem por aquilo que está falando. Conteúdos de qualidade geram atenção e futuros clientes.

Como encontrar bons sites que aceitam guest post?

Observar os sites que se quer colocar um link como esse é sempre a melhor maneira de avaliar. Não faz sentido alguém querer colocar um texto num site que não possui sucesso. Por isso, alguns pontos são muito importantes na hora de escolher um site. Os critérios são:

  • Público-alvo: em primeiro lugar, precisa saber se o seu público-alvo navega nesse site. Porque não adianta nada escrever para quem não irá se interessar pelo conteúdo! Pergunte-se, portanto, se o seu público visita esse site.
  • Conteúdo do site: o conteúdo é muito importante. Se o que percebe no site não tem ligação nenhuma com os seus objetivos, não é bom. Ou seja, qual a maneira das pessoas te observarem ali se não há nenhuma semelhança com o conteúdo do site.
  • Nível do tráfego: confira sempre se o tráfego é bom. Pois, o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas. E isso quer dizer que deve haver nesse ambiente um alto nível de acessos, visualizações e engajamento.
  • Originalidade: a maior corrida na internet é geralmente por esse motivo. Cada um está tentando demonstrar para as pessoas que aquilo que oferece é original. Ou seja, o melhor. Então, saiba qual o nível desse site naquilo que ele oferece. Quanto mais único ele parecer no mercado, melhor para essa parceria.
  • Entre outros.

Não importa quantos critérios você terá nesse momento. O mais importante é prestar atenção nos detalhes. Além disso, entenda que se envolver com qualquer site é parecer companheiro na internet. E você com certeza não irá querer ser associado a um site sem sucesso!

Parcerias

As parcerias são atitudes muito interessantes dentro dessas várias estratégias que já comentamos. Trata-se de uma espécie de acordo para que se um compartilhe o conteúdo do outro. De maneira geral é isso.

Claro que existem várias maneiras de se fazer isso. Você pode, por exemplo, ter um amigo em área diferente e fechar esse acordo sem grandes formalidades. Mas, a maneira mais conhecida de fazer isso são as parcerias pagas. Em outras palavras, você investe para ter uma publicação sua no site de outra pessoa.

Funciona da seguinte maneira. Você contrata por link, por texto. Não o espaço. Afinal, ninguém venderá um espaço inteiro no próprio site para outra pessoa. Então, saiba a oferta que está sendo feita para evitar futuros problemas. Entenda que isso é um negócio. Portanto, trate sempre como um comércio mesmo.

Compra de espaços para guest post

A compra de espaço para publicação de guest post é importante de dois lados. Primeiro de quem publica, pois, terá uma publicação com seu site ou sua pessoa. E isso gera visibilidade nas redes. Por outro lado, isso é também interessante para quem oferece o espaço. Pois, o seu próprio site fica mais rico em conteúdos.

Quando acontece essa parceria, a pessoa que escreve fica conhecida como um especialista no assunto que escreveu. Portanto, aparece como uma autoridade nisso. E para quem está recebendo esse artigo, sobe a sua credibilidade. Porque aparece como uma preocupação trazer pessoas de autoridade no assunto?

Plataformas de guest post

A plataforma de guest post é uma opção para acompanhar essas movimentações de artigo. Um sistema como esse faz, por exemplo, um monitoramento de artigos e links. Por isso, é muito interessante para quem deseja saber para qual assunto e sites é melhor apostar num determinado momento.

Sugestão de pauta

Mais uma vez a pesquisa é muito importante. O que mais chama a atenção das pessoas ou que elas estão interessadas nesse momento? Ou seja, trata-se de procurar dar àquilo que as pessoas querem, da maneira mais acertada possível.

Conclusão

Por fim, entenda que você não é o único a produzir conteúdos na internet. Porém, precisa querer ser o melhor. E para isso acontecer, entenda que a autoridade é uma construção diária.Cada post, cada texto, cada palavra, tudo é muito importante no conjunto. E cada detalhe colaborará com a construção de sua identidade nas redes. Portanto, utilize da estratégia de guest post como uma oportunidade para ser visto como um especialista, principalmente.

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Com uma carreira dedicada ao SEO e ao marketing digital desde 2019, sou um especialista com 33 anos e 4 anos de experiência profunda na área. Minha jornada é marcada por um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais inovadores como a 'Revista de Marketing', 'SEO Wagner Santos', 'Midia Con', 'Brasil Wiki', entre outros. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo regularmente com percepções e atualizações sobre os mecanismos de pesquisa para renomados veículos de comunicação como G1, PortalN10 e Piuai Hoje. Meu trabalho e especialização em SEO foram reconhecidos em grandes portais de notícias, incluindo Catraca Livre, G1, ACidadeOn e Rock Content.